Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

  • Os tópicos em esta seção, são para discussões dos artigos enviado a nossa Biblioteca.

    Recomendamos que use a aba "Biblioteca" no menu principal acima para navegar com mais fácilidade.

Tutorial Guia completo de cultivo básico

Aew Mortandello!

Muito obrigado!! Muito mesmo!! Eu ainda não chequei a referência do site do aquario que vc me passou, mas creio que vendo o site ficará mais claro oq vc falou!!
E eu esqueci de fazer algumas perguntas:
Uma fez feito o terrário, os bolos tem uma "duração" de qnto tempo? eles frutificam só uma vez?
E quanto à incidência de luz, é melhor evitar? ou tem partes do processo que elas são benéficas e partes que não?
Valeu! xD Vou começar o processo do cultivo! \o/

:D
 
Aew Mortandello!

Uma fez feito o terrário, os bolos tem uma "duração" de qnto tempo? eles frutificam só uma vez?


tem sim, essa duracao depende de quao esteril o seu meio de cultivo se manter.
Limpeza a cada 15 dias de tudo + manutencao correta dos bolos no entre-flush fazem um bolo PF normal render pelo menos 9 flushes (apesar que depois do 5 ja nao se torna mais viavel, demora demais pra pinar e crescer, MAS CRESCE.)


E quanto à incidência de luz, é melhor evitar? ou tem partes do processo que elas são benéficas e partes que não?
durante a fase de pinagem eh necessario manter uma luz fraquinha 24h acesas, tem muitas teorias sobre isso, mas o unico fato eh que ele direciona os cogumelos pra cima, ajudando na colheita (cogumelos criados no escuro total alem de demorarem muito pra pinar ficam todos baguncados no terrario).
 
muito bom ,
mais eu nao sei o que é glovebox e mais esses outros nomes dificieis =/ ´pdem me ajudar ?
 
será q alguem poderia me ajudar com uma duvida?

eu gostaria de saber, quanto tempo leva para o cogumelo atingir a idade adulta a partir do momento q ele rompe a superficie? tipo.. do momento q ele surge ate o tamanho adulto.. seriam oq? uns 3 dias?
eu tenho lido varios topicos sobre o cultivo mas nao encontrei a resposta em nenhuma deles. valeu
 
depende da temperatura fabinho
se conseguir maner a 19 graus constantes fica em 5 dias, se mantiver a 24 - 25 constantes, em 3 dias.
 
Primeiramente parabens pelo post. Algumas coisas gostaria de entender melhor... por ex.: não entendi mto bem sobre o procedimento quando acontece na boca do forno... o que garantiza a redução de contaminação por ser na boca do forno? Ele fica ligado? Na bandeja é necessario fazer o que? É melhor que fazer em outros ambientes? Por que?

Dúvida!!!

Hoje preparei alguns copos, mas depois que eles já estavam na panela me dei conta que não tinha colocado a maisena (n tinha cremogema no momento), dai vi que no "Guia rápido de cultivo p/ iniciantes" não cita a cremogema como ingrediente do substrato e fiquei me perguntando o que vai acontecer... o substrato foi feito com vermiculita, FAI e água mineral, funciona assim também ou a cremogema é um ingrediente indispensável?

Vlw :)
 
Última edição por um moderador:
A cremogema não é indispensável.

E maizena é bem diferente de cremogema.


Essa receita que você fez funciona.
 
Ecuador valew pelo feedback! Me diz uma coisa, vc sabe dizer o que acontece se ao invés de fechar os buracos dos copos 2h depois de desligar o fogo da panela de pressão só fizer isso umas 10hs depois, isso sem a panela ter sido aberta durante esse tempo e tendo ficado um pouco de água dentro... contamina, não contamina? (pq em teoria o ambiente deveria estar estéril dentro da panela já q ela n foi aberta, pelo menos p/ mim). É q li isso q tá ai em abaixo e por vacilo acabei esperando as 10hs p/ abrir! :(

20) Deixar esfriar sem derramar água por cima da panela. Usualmente isto leva 10 horas.
»Obs.: depois de deixar 1hora com a panela ligada contar 2 horas com a panela desligada abrir a panela de pressão e tampar os 2 furinhos com esparadrapo ou band-aid


Eu uma vez consegui fazer o da "Amazonia" mas foi com Vermiculita, maisena e grãos de pássaro, com essa receita da vermi, FAI, cremogema e água estou tentando pela primeira vez, rola substituir a cremogema por maisena? Alguém sabe dizer? Eu vou usar na metade dos copos o Cubensis Chile e na outra Cubensis PES Hawaii, alguém já conseguir fazer algum desses?

Outra coisa que fiquei meio perdida, sobre esse lance que diz no Guia: "1 colher de sopa de calcário (dolomítico) agrícola (gesso, giz,
ou qualquer outro corretor de ph)" esse Giz que diz ai pode ser aquele giz branco que os prof. usavam no colégio p/ escrever no quadro-negro / lousa? alguém já usou isso na receita do substrato ou preferem fazer sem esse ingrediente?

Mais uma vez valew pela ajuda ;)
 
vc sabe dizer o que acontece se ao invés de fechar os buracos dos copos 2h depois de desligar o fogo da panela de pressão só fizer isso umas 10hs depois, isso sem a panela ter sido aberta durante esse tempo e tendo ficado um pouco de água dentro... contamina, não contamina?


Nessas condições não contamina.

E eu normalmente faço isso sem problemas.





Outra coisa que fiquei meio perdida, sobre esse lance que diz no Guia: "1 colher de sopa de calcário (dolomítico) agrícola (gesso, giz,
ou qualquer outro corretor de ph)" esse Giz que diz ai pode ser aquele giz branco que os prof. usavam no colégio p/ escrever no quadro-negro / lousa? alguém já usou isso na receita do substrato ou preferem fazer sem esse ingrediente?


Pode usar o giz, mas é outro ingrediente que não é indispensável.
 
No guia diz: " Os bolos voce vai colocar um apoio no fundo do aquario e vai colocar vermiculita pura pra poder colocar os bolos em cima da vermiculita."

Agora fiquei com a dúvida se a vermiculita tem que necessariamente estar esterelizada ou não, porque eu já coloquei os bolos no terrario em cima da vermiculita, mas sem estereliza-la :/ do jeito que diz ai, a vermiculita apenas em baixo e o bolo em cima.

Alguém já fez assim?

Espero que n tenha contaminado :(
 
Mantenha os parametros do terrario sobre controle total e nao terá maiores problemas.
Cuida muito da oxigenaçao, bolos = fabriquinha de CO2.
O ideal seria ter esterelizado porém se nao fez saiba que micélio sadio que tem ar pra respirar e agua disponível, nao fica doente a toa.
 
E ai galera, fui baixar o arquivo de powerpoint e nao quer abrir, será que alguém poderia mandar pro meu email? grato!!
 
Salve !
Estou em meu 3° fluhs e acredito que tenha contaminado , uma de minhas estufas estava repleta de primordios , uns 10 em media , (cerca de 3cm cada) fui regar após dois dias e vi que os coguleluzinhos estavão completamente atrofiados e com mofo escuro.
*será possivel outro flush nesse bolo ? ou se contaminou ja era ?

  • Corta pedaços de papel filtro com tamanho suficiente para cobrir a boca do recipiente (copo) com folga.
  • Firmando apenas com a mão o papel alumínio na boca do recipiente fazer 2 furos com a ponta de uma caneta esferográfica no alumínio.
  • Retirar o papel alumínio do recipiente.
  • Cobri a boca do recipiente com o pedaço de papel filtro.
  • Inverter o papel alumínio de modo que o lado que antes estava para fora do recipiente fique para dentro. As rebarbas nos dois furos feitos com a caneta devem estar para o lado de fora.

Não estou entendendo essa estapa. Pra que serve o filtro de café , e esse furo com caneta esferografica ? elevei minha imaginação a 29 potencia , mas não rolou ! :eek:

desde já agradeço !
 
Última edição por um moderador:
Não estou entendendo essa estapa. Pra que serve o filtro de café , e esse furo com caneta esferografica ? elevei minha imaginação a 29 potencia , mas não rolou ! :eek:


O filtro de papel é para impedir a entrada de contaminante, ao mesmo tempo permitindo a troca de gases.

E o furo com caneta no papel alumínio é só para dar uma idéia do tamanho. Pode usar outro instrumento para fazer o furo.
 
Olá a todos.

Desde há muito tempo ("era" Garagem Hermética) venho querendo cultivar os CMs. Hoje estou muito mais, acredito eu, preparado para tal feito. Há uma semana (cinco horas /dia pelo menos) leio vários posts de como fazê-lo e decidi por este do Mortandello (me parece o mais detalhado). Mas tenho algumas dúvidas ainda e quero saná-las o mais rápido possível pois postei a carta ontem e quero estar totalmente certo do que fazer após a chegada de meu primeiro print.

Vamos lá:

"Colar um pedaço de durex nos dois locais (ou quatro) onde será inserida a agulha na capa de papel alumínio, sendo que são dois esparadrapos, um por baixo pra não rasgar o alumínio e outro por cima pra tampar o furinho da seringa..."
Após todo o trabalho de esterilização dos materiais e do copo, pergunto:
Qual o melhor procedimento para grudar o esparadrapo que ficará por baixo? Seria melhor já haver colocado-os antes de ir para a panela de pressão? Ou colocar o recipientes (copos) na GB e inserir os esparadrapos em local adequado? É esparadrapo ou durex?


"Flambar a agulha em um isqueiro ou semelhante, esperar alguns segundos para que ela esfrie."
Ao flambar a agulha, a mesma fica escura, com pó preto (proveniente do teor de gás do isqueiro, por exemplo). Limpo com um papel toalha embebido em álcool 92% ou esse resíduo não interfere no processo?

"Quando estiver o copo todo branco depois de uns 15 dias, injetar água mineral..."
Onde é o melhor local para o armazenamento dos recipientes (copos) durante os 15 dias?


PS: Parabéns a todos os organizadores e moderadores da comunidade CM. Não devem nada a nenhum site "de fora".


Obrigado


"A vida é muito importante para ser levada a sério" - Oscar Wilde

Ah...

Faltou só mais essa dúvida... por enquanto.

"...Fura com a agulha no esparadrapo e suga água para dentro. Tira a agulha, tampa o furo e espirra essa água dentro do copinho. Fura novamente o copo, em cima do esparadrapo, puxa mais 20 ml e joga dentro do copinho de exame. Tapa o copinho de exame, raspa o carimbo, abre o potinho e joga os esporos dentro. ...suga de volta pra seringa e guarda o que sobrou ETIQUETADO na geladeira ou em local arejado e fora da incidência de luz."
Lendo vários posts descobri que até 1 litro de água pode ser diluído os esporos.
Pergunto: A primeira sugada de água foram também de 20ml? Caso positivo, não há problemas, nesse método, de diluir todo o esporo em apenas 40ml?

Obrigado
 
"Colar um pedaço de durex nos dois locais (ou quatro) onde será inserida a agulha na capa de papel alumínio, sendo que são dois esparadrapos, um por baixo pra não rasgar o alumínio e outro por cima pra tampar o furinho da seringa..."
Após todo o trabalho de esterilização dos materiais e do copo, pergunto:
Qual o melhor procedimento para grudar o esparadrapo que ficará por baixo? Seria melhor já haver colocado-os antes de ir para a panela de pressão? Ou colocar o recipientes (copos) na GB e inserir os esparadrapos em local adequado? É esparadrapo ou durex?
Cole os esparadrapos(fita branca) fora da glovebox mesmo, sem luvas mas com as maos bem lavadas.
algumas pessoas(eu mesmo) tem dificuldades incriveis em lidar com esparadrapos vestindo luvas.

"Flambar a agulha em um isqueiro ou semelhante, esperar alguns segundos para que ela esfrie."
Ao flambar a agulha, a mesma fica escura, com pó preto (proveniente do teor de gás do isqueiro, por exemplo). Limpo com um papel toalha embebido em álcool 92% ou esse resíduo não interfere no processo?
eu tambem tenho esta duvida, costumo limpar a primeira inoculacao no proprio esparadrapo colado na beira do copo.

"Quando estiver o copo todo branco depois de uns 15 dias, injetar água mineral..."
Onde é o melhor local para o armazenamento dos recipientes (copos) durante os 15 dias?
uma caixa de isopor fechada..

"...Fura com a agulha no esparadrapo e suga água para dentro. Tira a agulha, tampa o furo e espirra essa água dentro do copinho. Fura novamente o copo, em cima do esparadrapo, puxa mais 20 ml e joga dentro do copinho de exame. Tapa o copinho de exame, raspa o carimbo, abre o potinho e joga os esporos dentro. ...suga de volta pra seringa e guarda o que sobrou ETIQUETADO na geladeira ou em local arejado e fora da incidência de luz."
Lendo vários posts descobri que até 1 litro de água pode ser diluído os esporos.
Pergunto: A primeira sugada de água foram também de 20ml? Caso positivo, não há problemas, nesse método, de diluir todo o esporo em apenas 40ml?
nao ha problemas mas de longe nao eh o ideal, faca sua seringa, e guarde este resto pra diluir mais depois.


Espero ter ajudado, e qualquer outra duvida eh so perguntar amigo.
 
Mr. Mortandello,

Ao invés de perguntar aos poucos decidi, como sempre, sabatinar de uma só vez:

Na sua opinião, qual a melhor opção?
( ) Aquecedor com termostato integrado
( ) Termohigrômetro
( ) As duas opções juntas

Se tiver que escolher entre um ou outro, para minimizar custo, qual devo priorizar?


Sobre este Guia completo de cultivo básico:

Entre usar pequenos pires ou quentinha (ou marmitex), qual o mais indicado? Vai influenciar muito?

Qual a quantidade de vermiculita (ou pó de coco) que devo colocar como base para o bolo? Já li em posts que são 2 cm. Confere?

Qual é a quantidade aproximada de bolos que renderão nessa "receita"?

Usando a bomba de aquário, não preciso usar perlita (ou argila expandida) né?


Para usar uma bomba de aquário normalmente, sem o aquário. Qual a melhor opção?
( ) Isopor de 55 litros - tenho 3 em casa (com bomba para 100litros)
( ) Caixa organizadora de "X" litros (com bomba para o dobro de "X" litros)
( ) Bomba de aquário se usa apenas com aquário. Outros meios use perlita ou substituto.


Desculpe as perguntas, mas como quero precisar um método totalmente voltado a este guia, gostaria das informações mais detalhadas possíveis.

Logo acabo o "projeto". Acho que mais uma sessão de dúvidas e pronto.


Aquele... abraço!
 
Na sua opinião, qual a melhor opção?
Aquecedor com termostato integrado - fica facil de adaptar a uma garrafa PET e manter limpo o suficiente pra ficar dentro do seu cultivo/incubadora..


Se tiver que escolher entre um ou outro, para minimizar custo, qual devo priorizar?
o aquecedor com termostato a meu ver eh mais necessario do que um higrometro/termometro - tem termometros de aquario tambem nas mesmas lojas e eles saem bem em conta

Entre usar pequenos pires ou quentinha (ou marmitex), qual o mais indicado? Vai influenciar muito?
prefiro algo que seja de ceramica ou vidro - o papel aluminio pode corroer durante o processo e da muito problema.
Qual a quantidade de vermiculita (ou pó de coco) que devo colocar como base para o bolo? Já li em posts que são 2 cm. Confere?
exato. apenas o suficiente pro bolo nao ficar em contato direto com o pires/quentinha, e pra garantir que nao junte agua em contato direto com o substrato.
Qual é a quantidade aproximada de bolos que renderão nessa "receita"?
se a medida for o mesmo copo utilizado pro cultivo rende 5 copos com selo superior e inferior de vermiculita ainda sobra uma rasquinha(substrato aerado = melhor velocidade na colonizacao)

Usando a bomba de aquário, não preciso usar perlita (ou argila expandida) né?
nao precisa, nem argila nem nada, so se viver no semi-arido nordestino.

Para usar uma bomba de aquário normalmente, sem o aquário. Qual a melhor opção?
Isopor de 55 litros - tenho 3 em casa (com bomba para 100litros)
ja que tens a mao utiliza-o, se nao gostar (eu acho bem sujo) parta pro plastico ou vidro.
 
Back
Top