Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático GT • PF Tek + Antibiótico

Diário de cultivo problemático.
E aí pessoal, tudo em paz?!

bem, já faz um bom tempo q num tento cultivar cogumelos. minha ultima, e primeira, tentativa foi com a strain Canbodian (FSRE) e num deu certo pq contaminou tudo.

Agora, depois de 6 meses, estou voltando com um print de GT (o meu último pedido pelo FSRB) e um novo cultivo... Salve!

Vamos começar então...

Sábado - 25/02/06 12:30

Preparando o substrato: PF Básico + Amoxilina

Fiz a técnica PF conforme as dicas da biblioteca com passos adicionais... vamos por partes né:

• Preparação do substrato

numa tigela juntei 2 copos de vermiculita e 200mg de amoxilina* em pó (cápsula) diluída em 1 copo de água mineral. Misturei muito bem e só depois acrescentei 1 copo de farinha de arroz integral moída na hora.
após muito bem misturado com carinho, é lógico, deu uma quantidade suficiente pra 5 copos.
com uma colher, fui colocando suavemente o substrato nos copos, sempre dando uma mechidinha pra ficar bem aerado e deixando cerca d 1 cm de sobra em cima pra colocar o selo de vermiculita (camada de vermiculita seca).
Então coloquei um pedaço generoso de papel alumínio sobre todos os copos e mandei pra panela de pressão com cerca de 3 dedos d'água. Couberam os 5 copos na minha panela.
Tampei, tirei o pesinho da tampa e coloquei em fogo alto.
*Obs.: deve ser usado 50mg/copo de substrato de antibióticos, porém como eu num sabia que toda a mistura ia dar pra encer 5 copos, utilizei 200mg mesmo.

• 12:55 Tampei, tirei o pesinho da tampa e coloquei em fogo alto.

• 13:05 Como nas dicas da biblioteca, esperei comecçar a sair o ar da panela (5 min) então contei o tempo pra todo o ar sair até so haver no interior da panela vapor d'água (5 min). Só entaum coloquei o pesinho da tampa com o auxílio de um pano pa num me queimar e começei a contagem do tempo de esterilização.
Obs.: no momento do tmepo de esterilização me esqueci de abaixar o fogo da panela :( ...

• 13:45 Finalizado o tempo de esterilização, um leve cheiro de arroz cozido :( , mas tudo bem... vamso ver depois na hora da inoculção se o selo de vermiculita vai estar seco... Agora é soh deixar esfriar por 24 horas...

• Confecção da seringa

• 22:15 Do mesmo dia..rs.. logo d manhã minha mãe havia limpado e preparado o banheirinho do fundo d casa pra eu usar como "laboratório"...rs
Tranquei tudo e abri soh essa hora pra confecionar a seringa. Como eu estou com gripe, tomei um banho com protex pra minha assepsia, utilizei luvas, toca e máscara. limpeza do ar com lysol em borrificador improvisado, seringa de 20ml esterilizada, uma taça de boca estreita.

Bem, primeiro desinfectei o ar com lysol; limpei a taça com álcool, mas como a luva tava cheia de lysol axei perigoso para os esporos, entaum passei áqua da torneira com medo deles morrerem por causa do lysol :( . preparei a seringa, esterilizei a agulha com uma chama de isqueiro, abri o print e raspei com a agulha cerca de 1/5 do print, deixando os esporos cairem dentro da taça (o print era dos grandes, com uns 6 cm de diâmetro :eek: ), entaum furei com a agulha a embalagem do soro fisiológico e suguei 20ml, votei à taça e joguei todo o soro contido na seginga pra mistura-lo ocm os esporos, suguei e soltei novamente, agitando a taçã como se fosse vinho:D , depois suguei mais uma vez e pronto, a seringa tava pronta. Sua água estava bem escurinha com muitos e muitos blocos de esporos. Esterilizei novamente a agulha e a tampei com o protetorzinho de plastico...

Reservei até o dia seguinte pra inoculação.
 
Última edição por um moderador:
Legal, você parece bem cuidado com as coisas.
>>>Aqui tinha um comentário sobre a amoxilina mas vou recolher dados mais completos :)
Outra coisa, um spore print de 6cm pra uma única seringa é total desperdício de esporos ;) Poderia ter feito no mínimo umas 10. Não se esqueça da quantidade de esporos presentes no sporeprint. Não faz sentido simplesmente querer deixar os esporos visiveis à olho nú, eles estão no mundo microscópico :) Ver os esporos na seringa é simplesmente provar pra você a olho nú que a seringa não é só água hehe. Eu já fiz seringas que pareciam pura água e serviram muito bem :)
Espero que você tenha outros prints pra caso esse cultivo não funcione :)

Continue com os posts,
Boa sorte,
Abraços.
 
• Inoculação • Domingo - 12:30

A parte mais gostosa! Heheheh...

Peguei a seringa com cerca de 13 horas hidratando, um micropore, a panela de pressão e levei até o banheirinho que ainda estava limpinho.

Deu uma bela lavada nas minhas mãos e braços com protex e coloquei a máscara e a touca (num coloquei as luvas pq ia ficar difícil ajeitar os pedaços de micropore nos copos).

Antes de abrir a panela, me certifiquei de borrifar lysol em tudo novamente inclusive no ar. Pasei lysol também em toda a superfície da panela, só então a abri. Retirei os copos com cuidado para num mover as tampas de papel alumínio do lugar. Então rápidamente fui prendendo à cada tampa de papel alumínio um elástico préviamente esterilizado com álcool (como havia perdido a p´ratica ,apenas o primeiro copo dei uma embananada, mas com os outros fui bem ágil). Depois disso feito, ocm calma fui ajeitando pedaços de micropore que iam cobrir os furos da seringa e, coloquei 4 pedaços por tampa, deixando-os prontos para cobrir os furos. Após essa etapa passei um paninho com álcool sobre todos os copos. Retirei o a tampinha da agulha da seringa, passei um paninho com álcool nela também e a flambei com a chama do isqueiro. Agitei a seringa para dispersar os esporos e fui inoculando (para cada copo eu esterilizava a seringa) e fachando os furos rapidamente com os micropores. Eu fiquei abismado com minha agilidade... demorou 1 hora todo o processo :eek: !!!

Bem, agora vamos aguardar né...

Obs.: qdo acabei de inocular, fui verificar se o substrato num tinha cozido né, percebi q qse toda a água da panela havia evaporado, pelo menos percebi q o selo d vermiculita tava seco (menos mal) só q vi em um dos copos dois pontinhos amarelos. Pode ser ocntaminantes logo após a esterilização?!

>> Germinando Esporos <<
• Segunda - 27/02/06 - 07:45h • 2º DIA


Os copos parecem estar bem. Deixei-os no escuro... agora vamos esperar esses esporos germinarem!!!


Agredeço a todos que estejam acompanhando meu cultivo!

Valew Shroower pelo post!
Eu num usei todo o print, apenas 1/5 dele, mas realmente vc tem razão... axo q uns 1/12 dele jah bastava! Eu comentei dos blocos de espóros visíveis pq eu li na biblioteca q bastam alguns blocos pra seringa ser viável... bem, jah aproveitando o espaço né, será q alguém pode me dizer se num cultivo em meio líquido pode ser trocar o Karo (glucose de milho) pelo genérico da Yoki (Glicose)?

Gente, muuuuuuita paz pra td mundu!!!! :p:
 
Parabens, muito explicativo e detalhado, e tabem muito bem planejado.

Mas vamos tocar em alguns pontos:

- A quantidade de amoxicilina está boa, nao se preocupe.

- Acho que dava pra te dexado um poquinho mais na panela, 40 minutos não é muito pouco, mas eu considero pouco ainda.

- A seringa tambem poderia ter hidratado um pouco mais, aceleraria o aparecimento micelial. Mas nao se preocupe se eles nao tiverem hidratado na seringa eles hidratam lah dentro mesmo.

- Podem ser contaminantes, mas tambem podem não ser hehe, só com uma foto para poder afirmar.

- Como voce verificou se o substrato nao havia cozido?? Nao foi com os dedos nao neh? E que mal haveria se eles o tiovessem ? (cara 40 minutos na panela de pressao é certeza que tah tudo cozido hehe)

Bom, desejo muita sorte pra voce nesse cultivo, estou gostando dele, quanto mais informaçoes a gente conseguir sobre o uso da amoxicilina melhor, logo teremos um bom banco de dados sobre o uso de antibioticos,

Paz, amor e muita poesia cara!
 
Valeu Psilo pelo post!

Bem, eu verifiquei ontem, e essas manchinhas amarelas num cresceram nada nada.... talvez seja outra coisa ao invés de contaminação:confused:

Sei lah, mas eu tbm espero q vários cultivadores experimentes antibióticos pra gente tirar resultados. Qto ao substrato cozido, eu veriqiquei sem tocar, olhômetro mesmo, mas parece tudo ok.

Por favor, dêem suas opinões! Postem! Assim nos sempre melhoraremos nosso fórum! :pos:

Até mais!
 
• Quarta (01/03) - 12:50

Bem galera, hj qdo cheguei em casa para almoçar, fui olhar meus copos... pra minha surpresa 2 deles haviam FORMIGAS dentro, isso mesmo, mas tinham umas 5 ou seis das pequenininhas dentro dos copo... mas num pára por aí.... outro estava 70% colonizado por cobweb, no qual vou postar algumas fotos pra vcs... agora estou ocm medo ods 2 que restaram se contaminarem tbm.

Segue as fotos do copo contaminado
P3022651.JPGP3022652.JPGP3022653.JPGP3022654.JPGP3022655.JPG
 
Formigas?!? Totalmente bizarro. Mas pra ter entrado formiga só pode estar mal fechado e se está mal fechado vai contaminar.

Boa sorte com os que restaram!
 
Vixe, mas como mal fechado? fechei com elástico, e os furos com micropore:confused:
 
Eu nunca confiei em elasticos ( hehe e nunca gostei da pf tbem :D), o melhor para se vedar os frascos de cultivo é uma boa fita crepe para auto-clave, ela é quase o mesmo preço da normal e tem a vantagem de nao soltar na panela e mudar de cor depois de aquecida e submetida a forte pressao, uma boa opçao tambem é esparadrapo veda muito bem.

As fotos estao meio desfocadas, nao consigo afirmar se é web mesmo, nao descarte os copos , apenas isole-os em quarentena , se surgir micelio voce npode facilmente isolar uma parte sadia e adiantar muito um novo cultivo.

Paz e muita sorte!
 
Por essas fotos está difícil de dizer, mas isso não está com cara de contaminante não...
Eu guardaria esses potes e procuraria umas fotos de micélio para comparar (caso vc não tenha certeza de como ele é).
 
Pra mim parece cobweb. PF é bem lerdo pra colonizar, a colonização nos bolos PF aparecem no começo só no lugar da inoculação já que você não chacoalhar e nessas fotos parece ter cobweb quase no copo todo e não só nos pontos de inoculação.
Você tampou com quantos micropore os buracos? Os buracos do micropore são imensos, bactérias e esporos passam por ele sem problemas. Micropore não é filtro.
 
Olha a mancada!

Eu li no fórum q o micropore servia como filtro e ajudava a troca de ar. mas então oq eu faço pra haver uma troca de ar? tampo com fita crepe e espero colonizar 50% e depois abro os furos (como na receita básica de PF Tek)?

Eu num sabia q micropore deixava passar esporos e bactérias, o povo do fórum aprovou o uso dele, e nunca vi nenhum comentário sobre isso.

Então, Pedro, eu tenho certeza q micélio de P. cubensis num é, pois esse micélio aí é meio cinza, parece fumaça no meio do substrato.


Valew Shroower, Psilo e Pedro!!!:pos:
 
E115 disse:
Olha a mancada!

Eu li no fórum q o micropore servia como filtro e ajudava a troca de ar. mas então oq eu faço pra haver uma troca de ar? tampo com fita crepe e espero colonizar 50% e depois abro os furos (como na receita básica de PF Tek)?

Eu num sabia q micropore deixava passar esporos e bactérias, o povo do fórum aprovou o uso dele, e nunca vi nenhum comentário sobre isso.

Então, Pedro, eu tenho certeza q micélio de P. cubensis num é, pois esse micélio aí é meio cinza, parece fumaça no meio do substrato.


Valew Shroower, Psilo e Pedro!!!:pos:
Então, E115.

No meu cultivo eu adicionei apenas mais uma camada de papel alumínio por cima da camada com os furos pós inoculação, e coloquei mais 2 elásticos...

Abraços.
 
Por isso que eu sou adepto do quanto mais simples melhor...
Nos meus cultivos eu não uso Antibiótico, nem filtros, nem micropore etc...
Só o arroz + vermiculita e papel alumínio preso com fita adesiva (durex).

Depois de inocular é só tapar o furo com o durex e pronto!

Bom, E115, se vc tem certeza que não é micélio aí é melhor jogar fora, mas ainda assim eu deixaria colonizar mais um pouco para ter certeza mesmo.
Pq se vc usou uma seringa com muitos esporos e "regou" o bolo na hora de inocular, a maior parte dos esporos estariam no fundo, como aparecem nas fotos...
Sem falar que micélio no começo da colonização tem cara de fumaça mesmo...

Abs.
 
Pedro disse:
Por isso que eu sou adepto do quanto mais simples melhor...
Nos meus cultivos eu não uso Antibiótico, nem filtros, nem micropore etc...
Só o arroz + vermiculita e papel alumínio preso com fita adesiva (durex).
.

Po cara desse jeito vc nao incentiva em nada a evoluçao do cultivo no Brasil, ainda mais com um cara q tah iniciando o cultivo, tá certo que novatos muitas vezes perdem seus cultivos por quererem inovar de mais, mas acho que ainda mais agora que estamos começando a construir um banco de dados sobre a utilizaçao correta e eficaz de antibioticos é que comentarios como esse atrapalham no desenvolvimento cientifico da parada, o povo vai sempre achar que tentar o novo nao vale a pena e que é perda de tempo e dinhero, quando na verdade é pura aquisiçao de experiencia e conhecimento.

Mas nada pessoal cara é só o que eu acho mesmo, qualquer coisa me manda uma mp se o sentido nao foi esse. Abraço.

Paz, amor e muita poesia!
 
Entaum gente, vou ver se amanhã posto fotos das manchas amarelas de um dos copos

Vou ver se sábado ocmeço a cultiver em milho e yoki (karo genérico)

vlewww
 
psilocibec disse:
Po cara desse jeito vc nao incentiva em nada a evoluçao do cultivo no Brasil, ainda mais com um cara q tah iniciando o cultivo, tá certo que novatos muitas vezes perdem seus cultivos por quererem inovar de mais, mas acho que ainda mais agora que estamos começando a construir um banco de dados sobre a utilizaçao correta e eficaz de antibioticos é que comentarios como esse atrapalham no desenvolvimento cientifico da parada, o povo vai sempre achar que tentar o novo nao vale a pena e que é perda de tempo e dinhero, quando na verdade é pura aquisiçao de experiencia e conhecimento.

Mas nada pessoal cara é só o que eu acho mesmo, qualquer coisa me manda uma mp se o sentido nao foi esse. Abraço.

Paz, amor e muita poesia!

Não entendi o pq da sua revolta, a única coisa que eu quis dizer, é que as vezes as técnicas mais simples, são mais fáceis e resultam em bons resultados.
Concordo que são essas inovações que aprimoram os cultivos, é só ver que antes o pessoal só usava a técnica PF e depois passaram tmb a usar outros grãos, mas tem coisa que tentam inovar e ao meu ver só aumenta a chance de contaminar.

É claro que isso faz vc adquirir conhecimento, como por exemplo tentar sem usar todas essas tralhas.
Principalmente os iniciantes, tem muita coisa que podem aprender partindo do método mais simples para depois tentar inovar, como por exemplo o uso do micropore.
Pra mim ele é desnecessário, meus bolos sempre foram completamente selados e sem nenhuma entrada de ar e cresce o micélio do mesmo jeito.
As pessoas ao lerem técnicas como essa, passam a acreditar que o bolo precisa respirar (e muito) para se desenvolvar, o que não é bem verdade.

O antibiótico, pelo menos para mim tmb parece uma inovação que só encarece o cultivo, já que o que se deve mesmo é caprichar na esterilização.
Talvez o uso de água oxigenada tenha uma relação custo/benefício melhor que remédios.

Abs.
 
Pois é, agora eu não tenho nenhum dado aqui, mas da última vez que eu vi o diametro dos buracos do micropore eles eram maiores do que bactérias. Vou procurar e depois te mando. Mesmo assim já vi outras pessoas usarem micropore e funcionou, sei lá porque não funcionou com você. Talvez alguma parte do papel alumínio presa com o elástico tenha ficado frouxa ou levantada. ;/ realmente não tenho idéia.
Eu ainda estou atrás de um lugar que venda Tyvek no Brasil ;/
 
A melhor coisa é vedar como o pedro faz, tambem sempre vedei e sempre deu certo.

Se for querer trocas gasosas para deixar o crescimento mais rapido e evitar que o substrato fermente (importante) use filtros de polifil nao sao nada caros e funcionam muuuito bem, agilizam muito a colonizaçao.

Creio que agua oxigenada e antibioticos nao se comparem a niveis de prevençao e tratamento de contaminaçoes, a diferença é bem grande. Hehe e nao fiquei revoltado, só fiquei meio assustado mesmo.

Paz.
 
Back
Top