Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Golden Teacher - Round Two FIGHT!

Diário de cultivo completo.
Boa noite pessoal!
No meu ultimo cultivo, tive alguns problemas com contaminação e uns frutos digamos que "feios", tinha um terrario que fiz de ultima hora, meio que sem tempo e pá.
Agora vamos ao Round 2 :teo_ninja: utilizando copos ao invés de potes p/ o bolo sair com facilidade.
Brevemente estarei criando outro tópico sobre a incubadora que irei montar.
-----------------------------------------
Utilizei PF TEK, [ START 29/01/2014 ] :!:

Temperatura da incubadora: 29c a 30c

2014-01-29 12.58.25.jpg potes.jpg


Abraço!
 
E aí Trip, tudo certo?

Naquela foto dos copos, eu percebi (não tenho muita certeza, mas parece) que os dois copos do meio (4to e 5to) ficaram com o arroz muito cozido. Até dá pra ver que o papel alumínio ficou meio inflado. Provavelmente entrou água neles na hora de esterilizar.
Se for isso mesmo, talvez o micélio tenha dificuldade em colonizar o copo. Comigo aconteceu do mesmo jeito e acabei tendo que descartar o copo, que já estava até com cheiro de vinagre.

Não estou falando pra você descartar agora, mas apenas para ficar de olho.

Boa sorte e sucesso!
 
é realmente @Champis, o arroz quando fica muito empapado é difícil de o micélio conseguir colonizar sem problemas.
Tente baixar um pouco a temperatura da incubadora, 29, 30º é muito quente, se na sua região a temperatura ambiente estiver na casa de 25º, nem tem necessidade da incubadora, é até risco de atrair contaminantes (ambiente fechado e quente) e percebi que o termostato está dentro de um recipiente com água e aberto, o que significa que está deixando toda a caixa úmida, mais um ponto para atrair bactérias.
 
@tupy , mas não posso deixar a parte sup do termostato relar na agua. Não tinha p/ vender um mais básico aqui e comprei esse mesmo, que paguei caro ._.
Temperatura ambiente aqui é 31c, dentro de casa faz 26c.
 
Temperatura ambiente aqui é 31c, dentro de casa faz 26c.

Então acho que você está gastando energia atoa com o termostato. 26 graus é suficiente para colonização do substrato. Não precisa manter o rigor em cultivar em temperaturas exatas. Lembre-se que a temperatura interna do micélio é sempre mais alta que a temperatura do ambiente.

https://teonanacatl.org/threads/qua...a-incubação-e-o-que-acontece-aos-frascos.202/

@Champis , pod crê amigo

Amiga! :idea:
 
26 a 28 graus célsius na incubação é a temperatura ideal. E o substrato, obviamente, tem que estar na umidade, preparação e esterilização adequadas. Meu conselho é evitar ficar olhando toda hora, abrindo e fechando a incubadora... Lembre-se: cada vez que vc abre a incubadora pra saciar a ansiedade apenas, é uma chance a mais de algum contaminante oportunista tomar conta do cultivo. Muita calma nessas horas!
 
Tirei o termostato, tá fazendo 29 c ainda o.o...
Mais agora não tenho o problema com umidade na incubadora :B.
Hoje vi o primeiro sinal do "Mí <3" (micelio lol) Tá indo conforme o planejado. Boa domingueira a vocês
 
Amigos, pra um terrario digamos que grande, tô indo amanha comprar a caixa organizadora, vou comprar a maior que tiver,
Ai fica a duvida, qual seria o melhor, perlita ou argila expandida? Pretendo colocar 2 humidificador no terrario, mas pode ser que 1 só já de conta.
 
argila expandida é melhor, 2 umidificadores é demais, na verdade nem tem necessidade, é um luxo. Mas... se puder compre, também não deixa de ser um investimento.

Amigos, pra um terrario digamos que grande, tô indo amanha comprar a caixa organizadora, vou comprar a maior que tiver,
Ai fica a duvida, qual seria o melhor, perlita ou argila expandida? Pretendo colocar 2 humidificador no terrario, mas pode ser que 1 só já de conta.
 
Ai fica a duvida, qual seria o melhor, perlita ou argila expandida? Pretendo colocar 2 humidificador no terrario, mas pode ser que 1 só já de conta.
Oi Trip!
Como eu também sou nova nos cultivos, eu vou apenas dar a minha opinião conforme a pouca experiência que eu tenho.
Eu estou atualmente usando perlita, conforme as pesquisas que inicialmente fiz em sites gringos. Porém, além de ser cara e difícil de conseguir, a perlita faz muita sujeira. Ela gruda em tudo e aos poucos vai se desintegrando. Lavar a o terrário e a perlita dá muito trabalho, não é nada prático. Pelo mesmo motivo, no futuro vou migrar para a argila expandida.
Na questão de umidade, não sei se faz muita diferença entre uma e outra, espero que não.

Abraço!
 
Caso tenha o umidificador, não precisa nem de perlita nem de argila expandida... basta colocar o compressor de ar com pedra porosa na agua q assim garante q a umidade nao caia muito enquanto o umidificador estiver desligado. Voce pode ligar o umidificador no timer, se for comprar um timer, a dica q eu dou pe comprar um DIGITAL, pois o tempo minimo ligado do Analógico são de 15 minutos... 15 minutos na névoa fraca do umidificador, é suficiente pra deixar bem umido mesmo, então recomendo ligar o umidificador durante 2 minutos no máximo no timer Digital, apenas pra aumentar a umidade relativa do ar, e nao do substrato. Caso coloque gelo pro calor, vc pode ligar o umidificador 1 mminuto após por o gelo, assim ele evita qo gelo tire toda umidade rapidamente... o bom é q seu terrário é caixa plástica, assim se for agua e argila expandida ela não vaza igual ao de isopor. Boa sorte :D
 
Ai fica a duvida, qual seria o melhor, perlita ou argila expandida? Pretendo colocar 2 humidificador no terrario, mas pode ser que 1 só já de conta.

Também acho que 2 umidificadores é um exagero. Se for usar higrômetro, compre um profissional (esses baratos não prestam) e temporizador para adaptá-lo o seu cultivo. Particularmente eu prefiro o princípio K.I.S.S.. Tem dado muito certo assim, usando apenas argila expandida e bomba de aquário com pedra porosa.

No início dos meus cultivos, assim como a @Champis comentou acima. Não tive boas experiências com perlita. Além de durarem pouco, pois quebram com muita facilidade, quase entupiram o encanamento do meu apê.
 
Há tempos eu já aboli tanto perlita quanto argila expandida. Para garantir o índice de umidade adequado, uso apenas um terminal da bomba de aquário imerso e borbulhando num pote com água. Isto, por si só, já garante um índice de perto de 90% de umidade dentro do terrário de aproximadamente 50 litros. Agora só uso argila expandida nos meus vasos de plantas. Nessa imagem está um dos potes com a "pedra porosa" e uma cultura líquida que se formou depois da esporulação de alguns cogumelos no terrário.
2013-05-31 13.33.37.jpg
 
Última edição:
@Trip_ Se ainda estiver na dúvida ou quiser mais informação, dá uma olhada nesse link:
http://www.shroomery.org/9136/Humidifying-FAQ .

Veja aí qual seria a melhor alternativa para você, considerando o investimento, equipamento disponível, etc. :)
Claro que, a experiência e dicas de quem mora aqui no Brasil também são super valiosas, pois muitas vezes se adaptam melhor à nossa realidade.

Abs!
 
Na questão de umidade, não sei se faz muita diferença entre uma e outra, espero que não.

Também tenho essa dúvida. Já li que perlita é melhor, assim como já li que argila expandida é melhor. (Mas agora, de cabeça, não sei indicar os links das leituras.)
 
Também tenho essa dúvida. Já li que perlita é melhor, assim como já li que argila expandida é melhor. (Mas agora, de cabeça, não sei indicar os links das leituras.)

Não existe "melhor", por assim dizer. Cada uma tem seus prós e contras. Assim como também não existe "melhor" técnica de umidificação/cultivo. O importante é usar as técnicas básicas como referência e a partir daí adaptar o cultivo conforme as necessidades e condições de cada um.
 
Obrigado pessoal, vou ficar com a argila expandida mesmo!
Fui ver a caixa, a maior que tinha era de 50 LT , o cara que cobrou absurdos 60 reais...
Não comprei ainda, mais se não achar outra opção vô lá amanhã. Agora estou apanhando com meu controlador de temperatura.
Alguem já viu essa coisa na vida?
Temperature_Controller_STC_8000_961.jpg
 
Eae rapaziada ~
Trago fotinhas do "Mi"
Numerei tudo p/ ficar mais facil falar sobre eles :)
Boa domingueira a todos o/ [ 09/02/2014 ]

01.jpg 2.jpg 03.jpg
2014-02-09 10.49.52.jpg
 
Back
Top