Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Glovebox - Como construir

tupy

★ vento sul ☆
Membro da Staff
Cultivador confiável
29/05/2006
4,063
94
Terra de Deus
Uma das várias maneiras possíveis de se montar uma>
"glovebox" (caixa de procedimentos):

Ajuda em muita para lidar com os esporos, montar seringas, trabalhar com agar, inoculações, etc.

Uma caixa de isopor, pode ser nova ou usada:
cultivo 001.jpg

Com um cano de PVC faça as medidas para o corte com o estilete:
cultivo 002.jpg

Corte o PVC com uma serrinha própria,
cultivo 003.jpg

Passe uma lixa para não ter problemas futuros:
cultivo 004.jpg

Uma luva de látex, corte como na foto:
cultivo 005.jpgcultivo 006.jpgcultivo 007.jpgcultivo 008.jpgcultivo 009.jpgcultivo 010.jpg

Passe um papel alumínio ou um papel de plastico por dentro, para manter uma boa assepsia:
cultivo 011.jpgcultivo 012.jpg

Uso plastico filme para servir como "tampa"
cultivo 013.jpgcultivo 014.jpg

Uma outra maneira é não usar a luva de jardinagem, somente usar luvas de látex e embrulhar o braço em um plástico qualquer, também é viável, em alguns casos, dá até mais mobilidade para o seu braço.
 
como assim cirúrgica? elas são custas, acredito que seja bem melho o manuseio mais elas são curtas para colocar na boca do cano e prender.

Provavelmente o Tupy se refere às luvas de Kevlar. Essas comuns que a gente encontra nas farmácias em 3 tamanhos, na verdade são chamadas de luva de procedimento. E luvas cirúrgicas são as chamadas luvas de Kevlar, que são mais duráveis, um pouco mais grossas e maleáveis sem que arrebente.
 
Qual o diametro do cano PVC?

é aquele maior, por onde vai passar o seu antebraço facilmente, comprei em loja de materiais de construção, é só pedir pelo cano que desce a água da calha.
 
Pessoal, alguém tem alguma dica de uma forma fácil de fazer os furos para as luvas numa caixa organizadora.
Comprei uma e a ideia era fazer vário furos com a furadeira até formar o circulo mas ela acabou quebrando a caixa :p
Pensei em usar um soldador mas aí vai detonar o soldador né?

Alguém descobriu alguma técnica simples?
 
Pessoal, alguém tem alguma dica de uma forma fácil de fazer os furos para as luvas numa caixa organizadora.
Comprei uma e a ideia era fazer vário furos com a furadeira até formar o circulo mas ela acabou quebrando a caixa :p
Pensei em usar um soldador mas aí vai detonar o soldador né?

Alguém descobriu alguma técnica simples?

Pegue uma faca velha, esquenta a lamina em uma vela, até a lâmina ficar vermelha (proteja as mãos com um pano seco). A lâmina quente irá cortar o plástico muito facilmente, como manteiga.

Dependendo da qualidade do plástico (se for mais fraco) um estilete bom, já irá resolver o seu problema.
 
pois é, eu tentei o estilete e não funcionou, i platico era muito duro.
Vou ver se compro uma chave de fenda barata em algum 1,99 e tentar a técnica do @tupy

Valeu!
 
Só pra constar, eu achei que fosse mais caro, mas comprei um soldador por R15,00 no supermercado e ele funciona perfeitamente pra fazer os furos nas caixas organizadoras. Ela derrete o plástico sem queimá-lo, então não fica aquele fedor de plastico queimado nem fica preto, Tu podes inclusive usar o lastico que cortaste para "colar" o pvc na caixa, se tiveres habilidade para tal.

Achei bem prático e recomendo pro pessoal que estiver fazendo sua glovebox ou terrário. Só recomendo que tenhas um especifico para isso pois acho que se fores usar o mesmo aparelho para soldar algo depois creio que pode "sujar" a solda e a coisa não ficar boa.
 
Nesse tutorial @tupy usou plástico filme como tampa.
Esse plástico não contmina a Gb?
Ou a parte de "dentro " dele é estéril?
Gostei desse tutorial mas fiquei com essa dúvida.
 
Nesse tutorial @tupy usou plástico filme como tampa.
Esse plástico não contmina a Gb?
Ou a parte de "dentro " dele é estéril?
Gostei desse tutorial mas fiquei com essa dúvida.

Poxa, acredito que não seja pra tanto. Sempre utilizei o plástico filme por cima e devido a isso tive cultivos contaminados e outros não. É difícil dizer se a causa foi o plastico filme que utilizei, acho difícil, no final.
 
Não é garantido que seja estéril, mas é razoavelmente limpo.

Na dúvida você esteriliza todas as superfícies (incluindo o filme) na hora que for usar.
 
Mais um excelente material, Tupy! Uma sugestão, tem umas luvas que vem até os ombros, luvas para inseminação artificial de vacas, vende em lojas de veterinária. Vou usá-las quando montar minha glove box.
 
Perdão reviver o tópico mas recentemente fiz minha glovebox de um modelo semelhante a esse e tive alguns problemas ao utilizar, logo gostaria de compartilhar minha experiência para que outras pessoas não repitam o erro:
Minha gb é esta:
20151028_190112.jpg
Colei os tubos na casa usando um selante próprio, que inclusive custou caro R$20,00.

Ontem fui testar e tive um grande problema, parte devido a glovebox em si e parte devido a minha inexperiência.
Ao tentar colocar as mão na luva percebi que não entrava por nada, então tive que improvisar.
Abri a glovebox e espirrei bastante de uma mistura de água sanitária com água, fechei e deixei descansar por meia hora.
Em seguida abri novamente, coloquei o material a ser utilizado dentro e coloquei as luvas com ajuda da outra mão (que estava dentro da caixa pois a gb estava aberta) e fechei a caixa.
Minha ideia inicial era realizar outra desinfectação com álcool mas os papeis toalha que coloquei lá dentro já estavam todos molhados pelo excesso de liquido que foi borrifado anteriormente, então utilizei o resto que podia aproveitar para desinfetar os materiais que ia usar. Além disso a combinação luva + álcool se mostrou muito mais lisa que esperava e acabei derrubando o copo dos esporos, que ainda não tinha água (outro erro, deveria ter posto água primeiro e depois esporos), umas duas vezes. Mas no geral além da luva, minha glovebox se mostrou um pouco pequena para se trabalhar. A garrafa de álcool não cabia inteira e teve que ficar inclinada, os copos + seringa não podiam ficar na vertical também.
Conclusão, o selante descolou por causa do esforço para colocar/tirar a luva e provavelmente esse cultivo não vai dar muito certo hahaha, mas tentarei mesmo assim para praticar.

Agora minha duvida é: Eu utilizei luvas de cozinha mesmo que se mostraram muito apertadas, pelo que tenho visto as de jardinagem são bem parecidas. Gostaria de saber quais luvas são mais adequadas ou como vocês têm feito para colocar as luvas sem abrir a gb.

Valeu!
 
Eu utilizei luvas de cozinha mesmo que se mostraram muito apertadas
As luvas de cozinhas vêm em três tamanhos e no pacote mesmo tem um indicador pra você descobrir seu tamanho. Não foi nisso que errou, não?
O resto das questões eu não saberia responder. Eu fiz uma pseudo-glovebox sem as luvas fixas (uma caixa organizadora com dois furos https://teonanacatl.org/attachments/img_3164-jpg.74416/), a utilidade dela é poder desinfetar a área de trabalho e trabalhar sob o ar parado. Ela deixa brechas para a entrada de contaminantes, não é o ideal, mas até o momento não tive problemas de contaminação (mas eu também não tenho um longo currículo), mas trabalho num quarto sem correntes de ar, tudo limpo e higienizado, inclusive meus braços. Sobre as luvas, eu usava luvas dessas de cozinha (do tamanho certo! :LOL:), mas agora prefiro usar luvas de vinil descartáveis (vende em caixas), mas elas seriam difíceis de adaptar aí. Provavelmente você só precise voltar ao supermercado e comprar luvas do tamanho certo.:)
 
As luvas de cozinhas vêm em três tamanhos e no pacote mesmo tem um indicador pra você descobrir seu tamanho. Não foi nisso que errou, não?

Eu pensei nisso na hora de comprar, inclusive eu comprei o tamanho "G". Bom..amanha vou tentar inocular, acredito que a segunda vez vai ser um pouco melhor já, qualquer coisa reporto aqui hahha
Valeu pelas dicas :)
 
Qual o diametro do cano PVC?
Tubo de 100mm

Tambem eh bom usar uma lampada uv dentro da glove, ajuda a esterilizacao da caixa e instrumentos Lembrando de desliga-la quando for utilizar pois os raios uv sao prejudiciais. Agradeco aos irmaos...
 
Última edição por um moderador:
Back
Top