Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Glovebox - Como construir

tupy

★ vento sul ☆
Membro da Staff
Cultivador confiável
29/05/2006
4,063
94
Terra de Deus
Uma das várias maneiras possíveis de se montar uma>
"glovebox" (caixa de procedimentos):

Ajuda em muita para lidar com os esporos, montar seringas, trabalhar com agar, inoculações, etc.

Uma caixa de isopor, pode ser nova ou usada:
cultivo 001.jpg

Com um cano de PVC faça as medidas para o corte com o estilete:
cultivo 002.jpg

Corte o PVC com uma serrinha própria,
cultivo 003.jpg

Passe uma lixa para não ter problemas futuros:
cultivo 004.jpg

Uma luva de látex, corte como na foto:
cultivo 005.jpgcultivo 006.jpgcultivo 007.jpgcultivo 008.jpgcultivo 009.jpgcultivo 010.jpg

Passe um papel alumínio ou um papel de plastico por dentro, para manter uma boa assepsia:
cultivo 011.jpgcultivo 012.jpg

Uso plastico filme para servir como "tampa"
cultivo 013.jpgcultivo 014.jpg

Uma outra maneira é não usar a luva de jardinagem, somente usar luvas de látex e embrulhar o braço em um plástico qualquer, também é viável, em alguns casos, dá até mais mobilidade para o seu braço.
 
Eu fiz uma glovebox usando esse esquema. Realmente fica bom, mas tive um problema.

Uma das luvas para procedimentos cirúrgicos se rasgou na parte colada na luva de jardinagem.

Eu achei no supermercado uma luva de jardinagem tamanho P que eu acho que fica suficientemente apertada para não prejudicar muito a destreza das mãos. É bem menos sensível, mas muito mais resistente e prático, eu acho.

To pensando em reforma-la e fazer usando só essa luva mesmo.
 
Eu fiz uma glovebox usando esse esquema. Realmente fica bom, mas tive um problema.

Uma das luvas para procedimentos cirúrgicos se rasgou na parte colada na luva de jardinagem.

Eu achei no supermercado uma luva de jardinagem tamanho P que eu acho que fica suficientemente apertada para não prejudicar muito a destreza das mãos. É bem menos sensível, mas muito mais resistente e prático, eu acho.

To pensando em reforma-la e fazer usando só essa luva mesmo.

É atualmente tirei a luva de jardinagem, uso só a luva cirúrgica.
 
Tenho uma pergunta sobre a atmosfera interna da glover.

Eu geralmente sou super preocupado com assepsia. Fiz uma glover usando esse mesmo modelo apresentado neste tópico.

Sempre, antes de usar, borrifo hipoclorito nas paredes e nas luvas, que depois, já com as mãos lá dentro, retiro o excesso com gaze esterilizada e dou uma reforçada com uma outra gaze molhada de álcool 70 previamente depositada dentro da glover.
Detalhe: O hipoclorito é altamente corrosivo para o alumínio. Então o bom é sempre retirar o excesso antes de guardar, ou forrar com algum tipo de papel contact ou filme pvc. Eu não fiz isso ainda.

Mas eu sempre acho que devem haver esporos sobreviventes suspensos no ar, dentro da glover, e que podem acabar aterrizando em cima de uma C.L aberta, por exemplo, ou uma placa de petri (nunca usei, mas vou usar).
Eu borrifo hipoclorito direto no "ar ambiente" de dentro da caixa, mas não sei se isso adianta. Acho que o mais recomendado seria lysol, mas eu não tenho.

Quais ensinamentos os mais experientes teriam para transmitir sobre essa questão?
Seria muita neurose ou exagero da minha cabeça eu me preocupar com isso?

Abraço!
 
Se você está realmente preocupado com isso, @DanBlotter, monte um esquema de ventilação com um filtro HEPA.
 
Obrigado pelas respostas. Acho que vou continuar fazendo como sempre fiz então.

Quanto ao sistema com filtro HEPA, quem sabe quando eu já estiver obtendo uma taxa agradável de sucesso, eu pense em aprimorar o aparato. Seria muito interessante. Mas se por enquanto só a glover ta resolvendo, vou manter assim.

Valeu!
 
Fiz com uma daquelas caixas organizadoras de PVC e usei uma placa de vidro como tampa. Na borda da caixa passei silicone de vedação pois, o ambiente interno fica bem vedado com o peso do vidro. Para fixar o cano usei cola quente e fiz o acabamento com durepox. O resultado final ficou muito bom!!
 
Esse é um vídeo tutorial explicando a montagem de uma glove box bem simples.

 
A minha está pronta :)

E basicamente igual à do vídeo acima (embora não tenha sido a minha referência); segue a idéia geral de caixa organizadora com canos de PVC e luvas.

20140226_003859.jpg 20140226_003914.jpg

A diferença é que eu preferi colocar as entradas / luvas nas laterais. Isso porque enquanto estava medindo o lugar para fazer as entradas, percebi que trabalhar com as mãos próximas ficaria incômodo... Com as entradas laterais, pode não ficar muito bom para trabalhar de pé, mas funciona bem sentado, com a caixa na altura do peito.
E dá para alcançar bem as coisas dentro da caixa, ja que é pequena.

20140226_003958.jpg
A tampa tem as alças que prendem e deixam bem justa. É claro que isso não veda perfeitamente, então vou colocar alguma coisa em torno da boca da caixa, como feltro ou espuma.
Talvez use velcro... Se for possível colar o velcro na caixa, de forma que não descole quando for tirar a tampa, acho que ficaria uma vedação muito boa, pois funcionaria como um filtro de ar. Cola quente talvez resolva.

Outro detalhe é que eu só coloquei e fixei as luvas depois de ter colado os canos de PVC na caixa. Porque posso precisar trocar as luxas, e queria testar a praticidade disso. Para colar as luvas eu ia usar silver tape, mas fita isolante foi mais prático (pela espessura da fita, e menor esforço). Deu certo.
 
Também fiz a minha com entradas laterais, porém com uma caixa menor e com tampa azul transparente, o que dificulta um pouco a visão (mas não muito).

No começo eu me bati um pouco até me acostumar com ela. Agora já consigo trabalhar sem problema.

Quando eu estiver com uma máquina fotográfica boa, posto fotos também.
 
A caixa não sendo alta demais, as entradas ficam mais ou menos na metade da altura. De forma a permitir pegar alguma coisa que esteja no fundo, e também manusear objetos altos (lata de spray), sem atrapalhar.

Se for fazer as entradas pela frente, leve em consideração que as entradas também não devem ficar muito próximas, ou você vai se sentir trabalhando nela "algemado". (por isso eu fiz pelas laterais).
Medida ergonômica = no mínimo 2/3 da largura do seu quadril.
 
Bem pessoal, minha glove box é bastante simples, caixa de papelão revestida com duas camadas de papel alumínio, bandeja com vidro, aros de isopor de garrafa de cerveja litrão que colei com cola branca, ficou muito parecida com a do Tupy, a única diferença é a bandeja que serve como tampa e também para colocar alguns itens na hora da inoculação. Para aqueles que tem bastante tempo e saco para colar papel alumínio vai mais essa sugestão

unnamed.jpg unnamed (1).jpgunnamed (2).jpg
 
Back
Top