(se sim, isso não vai fazer a temperatura dela não se manter baixa e controlada dentro da geladeira?)
Tecnicamente, você precisa fazer 2 buracos. Um para entrada, outro para saída de ar.
Se vc fizer só para entrada (cooler ventilando), você diminui a
umidade e deixa o ambiente seco.
Se fizer só pra saída (cooler fazendo exaustão), você vai precisar renovar o ar (evitar saturação) abrindo a geladeira, o que pode render algumas contaminações.
Fazendo os dois sistemas, você garante a circulação, e não precisa ficar abrindo (é uma circulação pequena, dentro de uma caixa grande como uma geladeira).
No sistema que fiz, o furo de baixo (cooler de 8 cm) ventila e o de cima (cooler de 12 cm) faz exaustão (partindo do princípio que o ar mais quente é mais leve e sobe, então não há aumento de temperatura)
Eu comprei um umidificador atomizador desse modelo aqui.
Custa em média 170 conto no ML, mas é sucesso garantido. Na Shopee tem dele, numa faixa de 40-70 Reais, mas no ML eu precisei trocar e consegui, e sinceramente, esperar 30 dias pra essa bodega vir da China e dar problema, é coisa que desanima.
Se for comprar umidificador modelo rosquinha, sai dessa vida, não aguenta 10 horas ligado direto, é mais barato, mas também é bem fraquinho. Comprei 3 vezes e deu defeito em todas.
Liguei esse atomizador da foto numa controladora de chocadeira, igual a essa aqui

Esse aparelhinho é uma maravilha. Você deixa programada a umidade mínima, e ele ativa o umidificador até chegar na umidade programada, e desliga quando chegar na marca desejada. Pode ligar ele e mararonar sua série preferida de boa, pode esquecer o cultivo e dar atenção pra namorada, que o minino cuida de tudo.
Mas depois que comecei a trabalhar em monotube, desliguei tudo e passei a usar a geladeira pra guardar os baldes. Cabe uns 20, e pra mim, rende melhor. Tenho TDAH e ficar monitorando
bolos PFtek me deixa perdido feito cupim em metalúrgica. Hoje só deixo a exaustão ligada 24 horas, abro a geladeira umas 4 vezes ao dia e acendo a lâmpada apenas pra ver os cogus crescendo nos baldes.
Sobre esse lance de ar-condicionado, desconheço totalmente. Mas acredito que a explicação do
@ExPoro foi beeeem satisfatória. Melhor que isso só conversando com cientista da Embrapa... Kkkk
ou talvez um recipiente relativamente largo com água seja o suficiente pra não causar a redução drástica de umidade por conta do ar-condicionado
Esse filete de água pode ser colocado na gaveta de verduras, que a geladeira deve ter, e sempre fica na parte de baixo. Eu fiz isso. Inclusive você pode usar aquecedor nela, se necessário. Isso pode ajudar a provocar condensação nas paredes internas, o que seria ótimo.
O lance mais complicado é fazer a regulagem do Ponto de Orvalho, que é uma equação que dá um trabalhinho mental interessante. Acertar isso ajuda bastante. E você pode até dispensar o uso de umidificador, mantendo só a circulação de ar com os coolers.
Mas não esqueça de colocar um clorinho/
água sanitária nessa água, e se puder, renovar periodicamente.