Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Geladeira velha como terrário

Marcio888888

Esporo
Cadastrado
13/01/2022
7
2
26
Então pessoal, comprei a carcaça de uma geladeira estragada e sem motor para transformar ela em terrário e incubadora. Na cidade aonde moro a temperatura é muito quente, com dias que chegam a quase 38º C. Eu coloquei gelo dentro da geladeira e durou bastante, com a temperatura ideal para o cultivo, só que não há circulação de ar dentro da geladeira, terei que abrir um buraco para por filtro (se sim, isso não vai fazer a temperatura dela não se manter baixa e controlada dentro da geladeira?). Devo usar um exaustor para circulação de ar, devo instalar tanto um exaustor quanto um cooler para isso?

Comprei também um mini ar-condicionado que irei instalar na lateral da geladeira, ele vai ajudar a manter a temperatura baixa e a umidade alta. Alguém já tentou fazer isso, funcionou?
 
Alguém já tentou fazer isso, funcionou?

Colocar ar-condicionado, ainda não vi. A não ser que o nobre @Rickarddin tenha tentado, mas se não me engano, ele usou coolers (me corrija se estiver errado, por favor).

Bem... deu certo o ar condicionado, @Marcio888888?

Mas até onde sei, um ar-condicionado reduz bem a umidade de um ambiente, e não o contrário. Talvez se os cogumelos estiverem dentro de um "terrário interno" como pequenas garrafas cortadas na parte superior, destampadas, com um filete de água (e argila expandida ou perlite, opcionalmente) no fundo de cada uma, possa se reter a umidade dentro das garrafas enquanto o bolo tira proveito da redução de temperatura... ou talvez um recipiente relativamente largo com água seja o suficiente pra não causar a redução drástica de umidade por conta do ar-condicionado.
 
(se sim, isso não vai fazer a temperatura dela não se manter baixa e controlada dentro da geladeira?)
Tecnicamente, você precisa fazer 2 buracos. Um para entrada, outro para saída de ar.
Se vc fizer só para entrada (cooler ventilando), você diminui a umidade e deixa o ambiente seco.
Se fizer só pra saída (cooler fazendo exaustão), você vai precisar renovar o ar (evitar saturação) abrindo a geladeira, o que pode render algumas contaminações.
Fazendo os dois sistemas, você garante a circulação, e não precisa ficar abrindo (é uma circulação pequena, dentro de uma caixa grande como uma geladeira).
No sistema que fiz, o furo de baixo (cooler de 8 cm) ventila e o de cima (cooler de 12 cm) faz exaustão (partindo do princípio que o ar mais quente é mais leve e sobe, então não há aumento de temperatura)

Eu comprei um umidificador atomizador desse modelo aqui.
Screenshot_20220408-041642-154.png

Custa em média 170 conto no ML, mas é sucesso garantido. Na Shopee tem dele, numa faixa de 40-70 Reais, mas no ML eu precisei trocar e consegui, e sinceramente, esperar 30 dias pra essa bodega vir da China e dar problema, é coisa que desanima.
Se for comprar umidificador modelo rosquinha, sai dessa vida, não aguenta 10 horas ligado direto, é mais barato, mas também é bem fraquinho. Comprei 3 vezes e deu defeito em todas.
Liguei esse atomizador da foto numa controladora de chocadeira, igual a essa aqui Screenshot_20220408-042928-617.png
Esse aparelhinho é uma maravilha. Você deixa programada a umidade mínima, e ele ativa o umidificador até chegar na umidade programada, e desliga quando chegar na marca desejada. Pode ligar ele e mararonar sua série preferida de boa, pode esquecer o cultivo e dar atenção pra namorada, que o minino cuida de tudo.

Mas depois que comecei a trabalhar em monotube, desliguei tudo e passei a usar a geladeira pra guardar os baldes. Cabe uns 20, e pra mim, rende melhor. Tenho TDAH e ficar monitorando bolos PFtek me deixa perdido feito cupim em metalúrgica. Hoje só deixo a exaustão ligada 24 horas, abro a geladeira umas 4 vezes ao dia e acendo a lâmpada apenas pra ver os cogus crescendo nos baldes.

Sobre esse lance de ar-condicionado, desconheço totalmente. Mas acredito que a explicação do @ExPoro foi beeeem satisfatória. Melhor que isso só conversando com cientista da Embrapa... Kkkk

ou talvez um recipiente relativamente largo com água seja o suficiente pra não causar a redução drástica de umidade por conta do ar-condicionado
Esse filete de água pode ser colocado na gaveta de verduras, que a geladeira deve ter, e sempre fica na parte de baixo. Eu fiz isso. Inclusive você pode usar aquecedor nela, se necessário. Isso pode ajudar a provocar condensação nas paredes internas, o que seria ótimo.
O lance mais complicado é fazer a regulagem do Ponto de Orvalho, que é uma equação que dá um trabalhinho mental interessante. Acertar isso ajuda bastante. E você pode até dispensar o uso de umidificador, mantendo só a circulação de ar com os coolers.
Mas não esqueça de colocar um clorinho/água sanitária nessa água, e se puder, renovar periodicamente.
 
Última edição:
@ExPoro pela expressão "mini ar-condicionado" acho que ele ia comprar aqueles que vende na China, pra por na mesa.

Alguns são só um mini ventilador com um "papelão" que você coloca água e a evaporação resfria o ar que passa ali.

Outros são placas de peltier, tipo algumas adegas elétricas mais baratas/ruins.

Nenhum dos dois resfria direito.

Se vai usar geladeira estragada, melhor aproveitar a vedação dela e não ficar abrindo tanto buraco.
O benefício dela é justamente segurar a temperatura...
 
benefício dela é justamente segurar a temperatura...

É, eu ia dizer isso, mas deixei pra lá... a estrutura e materiais da geladeira são feitas pra uma perda passiva de calor que ajuda a reduzir o custo do condensador.

Em regra, em especial se os copos estiverem sobre as bandejas transparentes da geladeira, estarão alguns graus abaixo do ambiente.
 
Back
Top