Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Fungo preto atacou, mas eu não quero desistir do bolo

Lunodalua

Esporo
Cadastrado
20/11/2019
3
3
23
Olá, gente! Sou cultivador de primeira viagem e tentei fazer de tudo para meu cultivo dar certo, mas infelizmente um fungo preto infectou 3 dos meus 4 bolinhos que inoculei dia 15/06. Bom, a questão é que um deles estava muito bonito, com crescimento rizomórfico e um micélio bem denso (quase não dava para ver a vermiculita); de uns dias para cá eu notei umas manchinhas pretas e, sinceramente, dá pena de descartá-lo; eu tô com pena até de enterrar, porque eu receio que ele não frutifique e tenho certeza que ele teria uma boa produção. A minha ideia é aniversariá-lo numa garrafa pet bem isolada do local de cultivo e ver se consigo tirar pelo menos alguns gramas... A minha duvidá é: será que essa é a melhor tática? Será que devo aguardar mais um tempo (Visto que faz "pouco tempo" que inoculei, mesmo aparentemente o bolo ter colonizado 100%:unsure:)? Se eu estiver aniversariando cedo demais, será que vai frutificar? Já que é período chuvoso, enterrar seria a melhor opção? Aliás, tenho estrumo de cavalo curtido que poderia esterilizá-lo para colocar com o bolo enterrado. Bom, são muitas dúvidas e gostaria que compreendessem minha teimosia com esse bolo, por isso dispenso comentários do tipo "joga fora no lixo", ao menos que ele tenha 0 salvação kkkkk.

P.S: estou sem fotos no momento, pois estou uns dias longe de casa. Quando chegar eu posso mostrar a vocês.
 
Salve colega bem vindo!
tenho certeza que ele teria uma boa produção
Isto aqui faz algum sentido?

Imagino qual é esta contaminação pois ja tive por aqui, um micélio lindo bem ralo que toma todo o substrato rapidamente. E logo após uns dias começa a ficar preto. Não tem nada de micelio de cubensis nisto e nunca daria uma boa produção, até por que nunca foi micélio de cubensis.
Apenas recomendo que descarte, contaminações fazem parte e não acho que seja tão dramático e triste descartar o substrato.
E dá lhe numa próxima tentativa.
 
Upvote 0
Back
Top