Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Frutificação com alguns problemas no terrario

mcirqueira

Hifa
Cadastrado
08/08/2016
22
7
Olá, boa noite.
meu terrario eh outdoor, diretamente no chao, cavado a uns 15 cm e enchi ele de esterco de cavalo, pois estou cultivando Panaeolus subbalteatus.
Nesse local, eu fiz uma casinha de madeira coberta de palha no teto e nas paredes para evitar q o vento quebre-os, a luz do sol incida diretamente e manter a umidade alta.
O micelio estava bem, pois nao vi nenhum sinal de invasores(a nao ser os besouros q estao decompondo o esterco), e o primeiro cogumelo estava realmente lindo, igual meu avatar.
Mas os outros nao estao indo muito bem, eles comecam a murchar, e secam.
Alguns ficam com pequenos furos no pileo, e percebi q tinham alguns vermes e formigas andando sobre eles.

O problema deles murcharem seriam essas formigas e esses vermes, ou a umidade q ta baixa e eles secando ?
Hoje comprei um pulverizador, deixei o substrato e os pins bem umidos, e fiz um novo substrato, com 50% esterco e 50% farinha de milho flocada e coloquei em um pote de vidro, depois coloquei um pedaço de esterco com hifas e deixei em um isopor com garrafas pets congeladas, espero q assim possa colonizar melhor e continuar a geracao, pois estou com medo de perde-los, pois nenhum esta chegando a maturidade e liberando esporos pra continuar a vida.
Desculpe se postei no local errado, sou novo e n conheco as areas do forum direito.
 
Certamente os vermes, formigas, e provavelmente também as bactérias que esses vetores carregam.

Se há formigas e vermes, é porque há alimento para eles. Os vermes são provavelmente larvas de mosquito, há várias (muitas mesmo) espécie de mosquitos que comem fungos, as mais comuns são normalmente chamadas de "mosquinha da fruta".

É muito difícil se livrar de larvas uma vez que elas estejam instaladas, porque provavelmente vão estar nos frutos e também no substrato e micélio. Mas você pode tentar algumas coisas...

A primeira necessidade é proteger a "casinha" contra a entrada de mais insetos, principalmente voadores. Para isso acho que seria interessante você fechar a casinha (e bem) com algum tipo de tecido fino, afim de evitar os mosquitos.

A segunda é uma forma de matar os mosquitos e larvas que já estão dentro. As larvas provavelmente só com inseticida, que talvez até não mate os fungos, mas não acho uma boa idéia. Mas elas vão virar mosquitos um dia (e provavelmente logo), então você poderia colocar dentro da casinha também uma armadilha - seja algo pronto como "papel pega mosca" ou alguma solução caseira (deve haver várias idéias de como fazer uma pela internet).

As formigas você pode tentar colocar próximo algum veneno específico para formigas, mas qual veneno é mais indicado depende de qual espécie de formiga é. Sendo jardim, provavelmente será um tipo de isca granulada.

Os besouros também vão ter que se mudar, infelizmente. Ou então você parte para o cultivo dentro de terrário / balde.
 
Eh, to tentando fazer isso, porque tipo, eh um ambiente abertao, vai ser dificil controlar pq tem insetos por todo lado, vou fazer um terrario qnd arranjar uma caixa de isopor e colocar uns esterco pasteurizado.
Vlw mano :);)
 
Sao selvagens, estavam no esterco que eu peguei e coloquei nesse terrario.
Mas foi assim, um tiro no escuro, eu n sabia se aquele micelio era fulano ou ciclano, mas tinha esperanca de algum panaelous ou psilocybe.
Depois q pinou, eu peguei umas hifas e to criando em um pote com esterco, arroz branco, milho flocado e farinha de linhaca, o micelio esta bem rizomorfo, e crescendo rapido, depois q vou pegar os esporos desse q ta isolado.
 
Tirei uma foto hoje dele, tenho quase certeza que se trata de um Panaeolus subbalteatus, pois nao se parece com Panaeolus foenisecii ou Panaeolus fimicola, pelo que ando pesquisando.
Se possivel alguem mais experiente me ajudar na identificação, agradeço.

Cap: cônica, quase cone, no centro mais claro, 1mm de borda branca

giils: preta, ainda n deu de ver se está adnata ou adnexa, so após arrancar.

stipe: marrom, 3,5 a 4,5 cm, olhometro, n estava com régua.

spore print: ainda n arranquei, primeiro exemplar era preta.
 

Anexos

  • 20160817_104345.jpg
    20160817_104345.jpg
    160.4 KB · Visualizações: 22
  • 20160817_193334.jpg
    20160817_193334.jpg
    206.7 KB · Visualizações: 24
Última edição:
Dos q ja arranquei, n azulou rapido, e tambem n esperei meia hora pra ver se azulava.Pelo q pesquisei, ele raramente azula, e se azula eh bem fraco, pois n contem psilocina, so a psilobina.
E tambem nas pesquisas vi q os 3 sao psicoativos, mas com muito pouca concentracão de alcaloides, sendo o subbalteatus o com maior concentração do que os outros 2.
 
Boa noite!
Assim ecuador, o primeiro pin era igual a minha foto, os seguintes estao com essa aparencia, pode se tratar do panaeolus fimicola ?
Gostaria de saber qual especie exatamente seria essa, pois achei legal, e ja isolei em dois potes uns micelios para aprender mais sobre cultivo indoor, e tambem as formigas estao comendo os q estao em area livre.
 
Back
Top