Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Forno Microondas

Olá.

Só uma coisa, a borra de café já é usada como adubo, por ter muito nitrogênio, dê uma pesquisada no Google.

Minha tia jogava borra de café na hortinha dela. :)

Até.
 
Ae Kliphos

Gostei da introdução e dos motivos do experimento!

Começou mal o teste hehe
Boa sorte nas próximas tentativas!


Bom pessoal, já ia até abrir um post, mas como não cheguei a discutir o assunto com ninguém vou explanar um pouco aqui primeiro. Vou aproveitar o tópico por também ser uma idéia maluca digna de experimento parecido.



Então, pesquisando na net sobre alimentação vegetariana, receitas e artigos de nutricionistas acabei me deparando com as mais variadas dietas vegetarianas, dentre elas a vegan, macrobiótica, frugivora e crudivora. Esta última me chamou bastante a atenção pela sua idéia de consumir os alimentos em seu estado quanto mais natural possível, nunca sendo expostos a temperaturas superiores a 42°c(ainda a divergências nas informações que eu encontrei, alguns falam de temperaturas até 48°c) que na teoria preservariam os nutrientes e enzimas dos nossos alimentos.

Comida crua é indispensável a nossa alimentação, mesmo que em porções mínimas, tanto que quem não consome nada tem várias complicações típicas dos marinheiros de séculos atrás, que passavam vários meses sem alimentos frescos.

Na nossa cúlinaria é comum exagerarmos no cozimento, o que notoriamente causa uma descaracterização dos nutrientes originais. Assim nós consumimos uma fração da energia de que o alimento dispunha.

Mas onde essa dieta entra no cultivo de cogumelos?

Vocês com suas mentes sempre ativas e despertas já perceberam onde eu quero chegar.

O substrato. Evidentemente ele precisa ser de alguma forma esterilizado. Na forma mais comum ele é submetido a altas temperaturar e pressão durantes algumas horas.

A idéia que me surgiu, e dúvida também, é que se seria possível cultivar cogumelos em um substrato que não fosse submetido a essas altas temperaturas?

Não tenho muito idéia da possibilidade de se fazer isso, motivo este para eu estar expondo meus pensamentos aqui e esperando a opinião de todos.

Nem preciso falar dos benefícios lógicos de se usar um substrato não sobre cozido não é?


Espero que eu não tenha escrito um monte de besteira:D


Até mais
 
É uma idéia interessante.

Como o Infected lembrou, "só o fato de ferver a água já destroem muitos nutrientes". Isso já é conhecido de todos.

A questão é essa mesma... Esterilizar completamente o substrato para que não haja fungos ou micróbios/bactérias (prejudiciais) concorrentes do nosso micélio, sem alterar a temperatura, sem utilizar produtos químicos ou quaisquer métodos que possam fazer o substrato perder suas características nutricionais.

Muito interessante mesmo. Explicaria o fato dos selvagens serem... Selvagens... E carregarem em si uma ligeira potência a mais (e tamanho maior também). Claro que existem outros fatores e variáveis não reproduzíveis em cultivos indoor, que somente a natureza pode oferecer.

Mas enfim... Nada a dizer... :eek:
 
Estou postando algumas fotos da experiência.

As três primeiras fotos foram tiradas 13/01/2007 logo após o almoço.

As próximas três fotos foram tiradas 14/01/2007 pela manha.

As seguintes três fotos foram tiradas 14/01/2007 após o almoço.

As últimas três fotos foram tiradas hoje, 15/01/2007 pela manha.


Fiz da seguinte forma, seqüências de 3 fotos, a primeira mostra em detalhes os vasos 1 (vitaminado) e 2 (normal). A segunda foto mostra os vasos 3 (fervido) e 4 (microondas). A terceira foto mostra uma visão geral de todos os vasos.


Embora entusiasmado com a experiência, frustrado estou com o resultado dela. :eek:

É divertido de qualquer forma. :p:

Conclusões PARTICULARES, tiradas de qualquer forma, sem muita reflexão:

O vaso 1, 'vitaminado', completamente atrasado em relação aos demais. Acredito que os feijões não tenham apreciado o café e a cremogema. Pensando pelo lado positivo posso imaginar que assim como esta se desenvolvimento lentamente conseqüentemente perecerá mais depois que os outros vasos, tendo assim uma vida mais duradoura (ou vai morrer na maturidade).

O vaso 2, 'normal', completamente... Normal! Serve como parâmetro para analisar os outros.

O vaso 3, 'fervido', foi o que começou a brotar primeiro.

O vaso 4, 'microondas', foi o segundo a começar a brotar, mas tomou frente em relação ao crescimento.

Sabemos que existem microorganismos que podem ser benéficos e maléficos para o crescimento e desenvolvimento dos feijões. Acredito que o fato de terem sido 'esterilizados' fez com que vários microorganismos fossem eliminados.

Acho que posso dizer que por uma coincidência essa esterilização tenha eliminado principalmente os microorganismos que retardam o crescimento e desenvolvimento dos feijões (ou talvez seria esse o normal).

Também pode acontecer que com a falta de nutrientes no solo e na água (devido à esterilização), faça com que trabalhem em modo 'desespero' e atinjam a maturidade mais rápido afim de 'frutificarem'.

Bom... Sei lá!

Vou postando mais fotos assim que possível!
Imagem 001.jpgImagem 002.jpgImagem 003.jpgImagem 004.jpgImagem 005.jpgImagem 006.jpgImagem 007.jpgImagem 008.jpgImagem 009.jpgImagem 010.jpgImagem 011.jpgImagem 012.jpg
 
Acho que você deveria esperar mais um tempo para tirar conclusões, porque nessa fase, os brotos usadam como alimento os cotiledones (essas primeiras folhas provisórias com formato diferente das demais que saem do grão do feijão), como ela ainda está usando essa reserva de alimento, talvez só quando ela acabar as plantas apresentem alguma diferença mais acentuada.

Mas de qualquer forma, está ficando bem legal. :D
 
Eu vou ser bem chato e vou falar bastante, então desculpe-me desde já.

Então, pesquisando na net sobre alimentação vegetariana, receitas e artigos de nutricionistas acabei me deparando com as mais variadas dietas vegetarianas, dentre elas a vegan, macrobiótica, frugivora e crudivora.
Opa, muito cuidado aqui meu amigo, é super comum encontrarmos pessoas supostamente inteligentes dedicando muito tempo e muito tempo explicando por que a alimentacão vegetariana é supostamente superior, essa pessoas ficam criando sites em prol da vida das vaquinhas e esquecem da vida dos humanos.
É importante lembrar a importância da alimentacão baseada em carne, foi gracas a ela que nosso cérebro teve a chance de evoluir, já que poderia dispor da enorme quantidade de proteínas para funcionar e se desenvolver, eu não sei até onde isso é verdadeiro, já que é uma informacão que alguns professores do primário e do ensino médio passam para os alunos. (É, não confio neles...)
Mas uma coisa científica importante é lembrar que a proteína animal e a vegetal possuem características diferentes, a proteína animal é mais rapidamente absorvida pelo organismo, já a proteína vegetal não, demora bem mais, por esse motivo comer apenas vegetais faria com que você precisasse ter uma alimentacão extremamente bem planejada e seguida a risca e mesmo assim ainda correria riscos de saúde, podendo ficar desnutrido, anêmico, ter desmaios, perder a capacidade de concentracão e ter dificuldades de raciocinar.... e mais um monte e problemas.
Não estou dizendo que temos que comer muita carne, muito pelo contrário, comer carne vermelha em excesso acaba com a expectativa de vida, o ideal é não comer carne vermelha mais que uma ou duas vezes por semana e sempre que possível, trocar por um peixe, um frango assado ou cozido (não frito!, hahha).
Bem, para aprender melhor sobre isso, antes de mais nada, leia sobre a quantidade média de calorias que seu corpo precisa, depois veja os tipos de atividades do seu dia a dia e veja como suas energias são gastas. Depois leia sobre a quantidade média de nutrientes, vitaminas e proteínas de cada alimento e compare fazendo contas!
Isso parece ser uma tremenda bobagem, mas é bom aprender sobre como sua alimentacão influencia sua saude física e mental e isso pode até mesmo te ajudar a se preparar para suas experiências.
Isso pode ser muito mais útil do que você imagina. :)

Esta última me chamou bastante a atenção pela sua idéia de consumir os alimentos em seu estado quanto mais natural possível, nunca sendo expostos a temperaturas superiores a 42°c(ainda a divergências nas informações que eu encontrei, alguns falam de temperaturas até 48°c) que na teoria preservariam os nutrientes e enzimas dos nossos alimentos.
Bem, a vários e vários anos cozinhamos os alimentos antes de comê-los, isso foi um dos grandes passos evolutivos, é uma coisa tão antiga que nem consigo imaginar o que seria da raca humana sem cozinhar os alimentos. Quando o homem dominou o fogo e aprendeu como usá-lo na alimentacão ele, praticamente sem perceber, abriu um combate a vários grandes inimigos, bactérias e fungos! Sem contar que uma sopona de carne com legumes é uma delícia! :D
Mas, voltando ao assunto, quando comecamos a cozinhar os elementos, passamos a eliminiar uma quantidade absurdamente grande de bactérias e fungos do nosso corpo, assim poderíamos viver melhor, pois nossas energias não seriam inutilmente usadas pelo sistema imunológico, sem contar que nosso sistema corpo consegue digerir mais facilmente os alimentos cozidos, e a velocidade e a facilidade com que os nutrientes são ingeridos certamente compensa a destruicão deles pelo calor.
Veja, o calor (ferver) causa um dano, ele diminui os nutrientes, mas faz dois grandes bens, mata bactérias e fungos e facilita a digestão.

Comida crua é indispensável a nossa alimentação, mesmo que em porções mínimas, tanto que quem não consome nada tem várias complicações típicas dos marinheiros de séculos atrás, que passavam vários meses sem alimentos frescos.
Os problemas dos marinheiros eram pelagra, a falta do complexo B e o escorbuto, causado pela falta de vitamina C, tome mais cuidado com as afirmacões.

Na nossa cúlinaria é comum exagerarmos no cozimento, o que notoriamente causa uma descaracterização dos nutrientes originais. Assim nós consumimos uma fração da energia de que o alimento dispunha.
Porém digerimos com uma maior facilidade, o que faz com que tenhamos acesso rápido a energia que o alimento dispõe, isso deve ser levado em consideracão.
Faz muitos anos que nos alimentamos assim e as receitas foram evoluindo para que tenhamos uma alimentacão adequada.

Mas onde essa dieta entra no cultivo de cogumelos?

Vocês com suas mentes sempre ativas e despertas já perceberam onde eu quero chegar.

O substrato. Evidentemente ele precisa ser de alguma forma esterilizado. Na forma mais comum ele é submetido a altas temperaturar e pressão durantes algumas horas.

A idéia que me surgiu, e dúvida também, é que se seria possível cultivar cogumelos em um substrato que não fosse submetido a essas altas temperaturas?
Isso seria bom principalmente para quem não tem acesso a panelas de pressão ou equipamento para fazer a pasterizacão.

Nem preciso falar dos benefícios lógicos de se usar um substrato não sobre cozido não é?
Se você estiver falando da maior disponibilidade de nutrientes, lembre que as receitas, quando foram desenvolvidas pelos mestres em cultivos, já foram planejadas pensando na grande destruicão de nutrientes que a esterelizacão causa.

Espero que eu não tenha escrito um monte de besteira:D
Espero eu não ter falado um monte de besteiras também.

Até mais.
 
O vaso 1, 'vitaminado', completamente atrasado em relação aos demais. Acredito que os feijões não tenham apreciado o café e a cremogema. Pensando pelo lado positivo posso imaginar que assim como esta se desenvolvimento lentamente conseqüentemente perecerá mais depois que os outros vasos, tendo assim uma vida mais duradoura (ou vai morrer na maturidade).

O vaso 2, 'normal', completamente... Normal! Serve como parâmetro para analisar os outros.

O vaso 3, 'fervido', foi o que começou a brotar primeiro.

O vaso 4, 'microondas', foi o segundo a começar a brotar, mas tomou frente em relação ao crescimento.

Sabemos que existem microorganismos que podem ser benéficos e maléficos para o crescimento e desenvolvimento dos feijões. Acredito que o fato de terem sido 'esterilizados' fez com que vários microorganismos fossem eliminados.

Eu arriscaria dizer que no substrato existem várias bactérias, sendo que várias delas atrapalham a germinacão e o desenvolvimento do feijão e que o substrato cremogemado acabou aumentando consideravelmente a quantidade dessas bactérias.

Mas, vale lembrar que as informacões tiradas dessa experiência são pequenas demais para que qualquer coisa possa ser afirmada.

Seja como for, divirta-se contemplando o nascimento e desenvolvimento desses grãos. :pos:
 
Sim! Também cheguei a pensar nessa conclusão sobre o vaso 1, mas havia esquecido de postar.

Lembrando que o café eleva a acidez da terra e que a cremogema leva muitos açucares, poder ser que essa combinação deve ter gerado um lugar ideal para bactérias e ademais microorganismo. Apenas especulações.

Recomendo a todos a iniciar um cultivo de feijão ou qualquer outra planta que tenha crescimento tão acelerado. Que seja o mais simples possível, mas que façam!

É realmente interessante observar com natureza da jeito para tudo.

Até mais.
 
................
 
Tá ficando massa meu!

Vamos ver o que vai dar essa experiencia!


Intel!
 
Vejamos.

Opa, muito cuidado aqui meu amigo, é super comum encontrarmos pessoas supostamente inteligentes dedicando muito tempo e muito tempo explicando por que a alimentacão vegetariana é supostamente superior, essa pessoas ficam criando sites em prol da vida das vaquinhas e esquecem da vida dos humanos.

Então Infected, eu tenho bastante cuidado com o que leio na net e mesmo em alguns livros e jornais, realmente qualquer um escreve sobre qualquer coisa de qualquer jeito hoje em dia. E na maioria das vezes são tendenciosas, inverídicas e dogmáticas.

Olhe este belíssimo exemplo. Instituto Pró-Carne
Tente ler as matérias deles.

Em minhas pesquisas sobre vegetarianismo tenho priorizado os artigos de nutricionistas conhecidos e de instituições sérias, matérias de Dr. em nutrição e pesquisas de PhD's de universidades do globo inteiro.

Não vou basear minhas leituras em comunidades do Orkut tipo "Vegetarianos são os mais queridos" né?

Ser vegetariano não é só não comer carne!
É importante lembrar a importância da alimentacão baseada em carne, foi gracas a ela que nosso cérebro teve a chance de evoluir, já que poderia dispor da enorme quantidade de proteínas para funcionar e se desenvolver, eu não sei até onde isso é verdadeiro, já que é uma informacão que alguns professores do primário e do ensino médio passam para os alunos. (É, não confio neles...)

Importância de uma alimentação baseada em carne??

Todos sabem dos malefícios de uma consumo exagerado de carne.
E alguns sabem o quão desnecessário é este tipo de alimento.

Olha quanto a teoria de evolução dos hominídeos eu prefiro ficar com a que diz que os nossos ancestrais ao saírem das matas e irem para o campo aberto
encontraram lindos cogumelos dourados e os incluiram em sua dieta.
Mas uma coisa científica importante é lembrar que a proteína animal e a vegetal possuem características diferentes, a proteína animal é mais rapidamente absorvida pelo organismo, já a proteína vegetal não, demora bem mais, por esse motivo comer apenas vegetais faria com que você precisasse ter uma alimentacão extremamente bem planejada e seguida a risca e mesmo assim ainda correria riscos de saúde, podendo ficar desnutrido, anêmico, ter desmaios, perder a capacidade de concentracão e ter dificuldades de raciocinar.... e mais um monte e problemas.
Bom, quanto a proteína vegetal e animal tu pode dar uma lida neste artigo do Dr. George Guimarães para começar.

Sem uma alimentação bem planejada não importa se você é onívoro ou vegetariano, vai correr riscos de saúde da mesma forma.

Não estou dizendo que temos que comer muita carne, muito pelo contrário, comer carne vermelha em excesso acaba com a expectativa de vida, o ideal é não comer carne vermelha mais que uma ou duas vezes por semana e sempre que possível, trocar por um peixe, um frango assado ou cozido (não frito!, hahha).

Correto, e além disso deve-se incluir a maior variedade possivel de alimentos dos diversos grupos para que não haja carência de nenhum micro e macronutrientes.

Bem, para aprender melhor sobre isso, antes de mais nada, leia sobre a quantidade média de calorias que seu corpo precisa, depois veja os tipos de atividades do seu dia a dia e veja como suas energias são gastas. Depois leia sobre a quantidade média de nutrientes, vitaminas e proteínas de cada alimento e compare fazendo contas!
Isso eu faria se fosse planejar um dieta para controle ou alteração da massa corporal.

Se tu pesquisar sobre as necessidades protéicas do crpo humano vai ver que elas são facilmente supridas com uma dieta vegetariana. E os comedores de carne tem uma overdose de proteínas.
Isso parece ser uma tremenda bobagem, mas é bom aprender sobre como sua alimentacão influencia sua saude física e mental e isso pode até mesmo te ajudar a se preparar para suas experiências.
Isso pode ser muito mais útil do que você imagina. :)

Não é bobagem nenhuma. Nós somo aquilo que comemos, logo esta deve ser nossa principal preocupação.

Bem, a vários e vários anos cozinhamos os alimentos antes de comê-los, isso foi um dos grandes passos evolutivos, é uma coisa tão antiga que nem consigo imaginar o que seria da raca humana sem cozinhar os alimentos. Quando o homem dominou o fogo e aprendeu como usá-lo na alimentacão ele, praticamente sem perceber, abriu um combate a vários grandes inimigos, bactérias e fungos! Sem contar que uma sopona de carne com legumes é uma delícia! :D
Mas, voltando ao assunto, quando comecamos a cozinhar os elementos, passamos a eliminiar uma quantidade absurdamente grande de bactérias e fungos do nosso corpo, assim poderíamos viver melhor, pois nossas energias não seriam inutilmente usadas pelo sistema imunológico, sem contar que nosso sistema corpo consegue digerir mais facilmente os alimentos cozidos, e a velocidade e a facilidade com que os nutrientes são ingeridos certamente compensa a destruicão deles pelo calor.
Veja, o calor (ferver) causa um dano, ele diminui os nutrientes, mas faz dois grandes bens, mata bactérias e fungos e facilita a digestão.
Claro, foi muito importante a utilização do fogo no preparo dos alimentos. Aumentou consideravelmente a nossa listas de ingredientes tornando digeríveis muitos alimentos que seriam danosos ao nosso corpo e ainda nem poderiam ser comidos. E passamos a ferver tudo, até frutas para depois comer.

Esta prática de limpar o alimento, torná-lo estéril fervendo-o, nos deixou perigosamente sucetíveis a doenças.
Mesmo assim nós temos cerca de um kilo de nossa massa corporal composto de bactérias, que possiblitam a digestão dos alimentos.

As bactérias são as únicas que produzem vitamina B12, nossa única fonte desta vitamina é a carne, por que os animais se alimentam de comida "suja" e depois nós, alguns de nós, nos alimentamos deles ingerindo a vitamina.

Ela seria facilmente obtida comendo alimentos sujinhos e crus, claro que ai teríamos só seria saudável se tratando de alimentos orgânicos e tal.


O que eu quis expor foram os benefícios de uma dieta crudívora.
Tem um outro artigo do Dr. George que fala sobre crudivorismo.


Os problemas dos marinheiros eram pelagra, a falta do complexo B e o escorbuto, causado pela falta de vitamina C, tome mais cuidado com as afirmacões.
E onde nós conseguimos vitaminas do complexo B e principalmente vitamina C(sem falar das demais vitaminas indispensáveis a o funcionamento saudável do corpo)???

As vitaminas são sensíveis a alterações de calor, umidade, luz e presença de oxigênio, sendo perdidos muitos nutrientes não só no armazenamento como no preparo.
Vitaminas do coplexo B e vitamina C são hidrosolúveis, perdendo-se no cozimento e no vapor.

Tente ficar sem comer alimentos crus.
Porém digerimos com uma maior facilidade, o que faz com que tenhamos acesso rápido a energia que o alimento dispõe, isso deve ser levado em consideracão.
Faz muitos anos que nos alimentamos assim e as receitas foram evoluindo para que tenhamos uma alimentacão adequada.
Está sempre evoluindo, com certeza, e hoje em dia temos mais condições de abando nar velhos conceitos de alimentação.

Os charques de peixe e carne não são mais necessários com o advento da geladeira, os alimentos frescos são mais comuns devido as feiras e metodos de conservação. As pesquisas científicas quenbrando mitos que dominam o senso comum das sociedades mais conservadoras. E por ai vai. O próprio crudivorismo é uma evolução recente, por isso talvez o espanto e tanta oposição a uma mudança dessas.

Isso seria bom principalmente para quem não tem acesso a panelas de pressão ou equipamento para fazer a pasterizacão.
Também, seria ótimo ter mais meios de se preparar o substrato.

Se você estiver falando da maior disponibilidade de nutrientes, lembre que as receitas, quando foram desenvolvidas pelos mestres em cultivos, já foram planejadas pensando na grande destruicão de nutrientes que a esterelizacão causa.
Claro, não estou falando que elas são deficientes em nutrientes, mas que poderiam ter mais. Economizariamos em substrato, ou teríamos mais colheitas, ou cogus mais fortes, maiores, potentes. Quem descobrisse uma nova técnica seria sim um mestre do cultivo.

Espero eu não ter falado um monte de besteiras também.
hehehe
Tudo certinho!
Um pouco ignorante(isso não é xingamento, todos somos ignorantes em algo, impossível saber tudo de tudo) ainda em certos assuntos, mas isso é mais que normal, o importante é estarmos abertos a novos conhecimentos.
É pra isso que estamos aqui, também aprendi algumas coisa com o que tu falou.

Até mais


(Kliphos, desculpa a discussão fora do tema!)
 
Yeah! Temos nutricionistas em potencial por aqui!

Parece que o tópico esta ficando imenso (que bom! :pos:). Então para aqueles que entraram a pouco tempo no fórum e não leram o tópico inteiro, aqui vai um trecho que gostaria de ressaltar:


Sabemos muito bem que os alimentos possuem vida... Chamem de vida, shakti, vitalidade, força energética... Como queiramos... É a energia que reside dentro de cada partícula dos alimentos que ingerimos.:p:
...
Entenda-se em metafísica que temos vários corpos, físico, vital, astral, mental, causal, budhico e intimo cada doutrina estuda e passa que temos x corpos, não cabe a mim, nem a esse post, discutirmos sobre isso senão que as correntes espiritualistas no mundo conhecem e reconhecem que temos corpos internos. :pos:

:luz: Logo devemos saber que para cada um deve existir um alimento. Seja comida física, ar (prana), fragrâncias, músicas, contemplação, inspiração, oração ou devoção. Seja o que for, existem vários alimentos.

Aprofundando mais nos alimentos poderíamos dizer que qualquer desses alimentos alimenta em maior ou menos grau os outros corpos... Obvio que nunca vamos conseguir nos alimentar fisicamente só de contemplação e nunca comendo, muito menos alimentar nosso interior com uma vida apenas de comida física sem nunca buscássemos uma inspiração, e por ai vai.:rolleyes:

:) Por conseqüência, deveríamos buscar sempre uma melhor qualidade de vida, buscando entre outras coisas e aspectos, selecionar dentro de nossas possibilidades e ao que esta ao no alcance, sempre alimentar-nos da melhor forma possível, escolher os melhores e mais saudáveis e vivos alimentos, buscando sempre evitar os alimentos transgênicos, enlatados, engarrafados, condimentados, enxertados, artificiais, congelados, com corantes ou conservantes, e os passados pelo forno microondas... Por mais difícil e absurdo que possa parecer essa idéia, também não é o foco desse post discutir sobre todos esse alimentos... Mas vale antes de dogmatizar ou rotular esses assuntos, refletir sobre como o mundo e a vida vem cercando cada vez mais sobre a forma de alimentar-nos, fazendo com que nós mesmos buscássemos cada vez menos os alimentos mais naturais e saudáveis, por um simples comodismo/facilidade ou preguiça.:)
Assim como um papagaio, la vai aquela frase que escrevi em outro momento: "Se queres conhecer o grau de idiotice de duas pessoas conversando, faça com que uma terceira as contradiga.".

E como não tenho muita criatividade para criar minhas próprias frases, la vai outra que adoro: "É melhor ficar calado e deixar que todos pensem que você é um idiota do que abrir a boca e não deixar dúvida alguma."

Vou ficar sossegado na minha!

Mas o tópico esta ficando interessante. Amanhã postarei mais algumas imagens.
 
Vejamos.



Então Infected, eu tenho bastante cuidado com o que leio na net e mesmo em alguns livros e jornais, realmente qualquer um escreve sobre qualquer coisa de qualquer jeito hoje em dia. E na maioria das vezes são tendenciosas, inverídicas e dogmáticas.

Olhe este belíssimo exemplo. Instituto Pró-Carne
Tente ler as matérias deles.
Eu vi um cartaz deles, era simplesmente ridículo...

Em minhas pesquisas sobre vegetarianismo tenho priorizado os artigos de nutricionistas conhecidos e de instituições sérias, matérias de Dr. em nutrição e pesquisas de PhD's de universidades do globo inteiro.
É, mas mesmo assim, existe muita polêmica e as pessoas se preocupam demais com os conceitos filosóficos e morais antes de publicar um artigo, eu diria que hoje em dia é complicado saber se um cara defende o vegetarianismo por que encontrou provas científicas ou por que a mulher dele é uma hippie-rajneesh vegetariana e ele quer impressioná-la.

Não vou basear minhas leituras em comunidades do Orkut tipo "Vegetarianos são os mais queridos" né?
Claro, você tem que se basear nas comunidades do tipo "Alfaces são amigas, não comida", hehehe.

Ser vegetariano não é só não comer carne!
Eu entendo, sei que tem toda uma cultura, cheia de aspectos filosóficos, morais e coisas assim.

Importância de uma alimentação baseada em carne??
Falei bobeira... eu queria dizer "da importância da proteína animal na alimentação".

Todos sabem dos malefícios de uma consumo exagerado de carne.
Concordo.

E alguns sabem o quão desnecessário é este tipo de alimento.
Discordo, basta tentar bolar uma alimentação para uma criança ou para um adolescente, ou para um atleta, certamente você vai ter uma pequena dificuldade. =D
Ok, ok, atletas tomariam suplementos nutricionais e etc, etc...

Olha quanto a teoria de evolução dos hominídeos eu prefiro ficar com a que diz que os nossos ancestrais ao saírem das matas e irem para o campo aberto
encontraram lindos cogumelos dourados e os incluiram em sua dieta.
Já ouvi essa também, mas a consciência e a capacidade do cérebro humano é grande e misteriosa demais para aceitarmos explicações tão simples como essa, tanto de cogumelos, quanto da presença de carnes, eu diria que ambos podem ter influenciado de alguma forma mas... seilá.

Não é bobagem nenhuma. Nós somo aquilo que comemos, logo esta deve ser nossa principal preocupação.
Acho que eu sou muito mais do que o que eu como...

Claro, foi muito importante a utilização do fogo no preparo dos alimentos. Aumentou consideravelmente a nossa listas de ingredientes tornando digeríveis muitos alimentos que seriam danosos ao nosso corpo e ainda nem poderiam ser comidos. E passamos a ferver tudo, até frutas para depois comer.
É, mas mesmo assim ainda comemos muitas coisas cruas, bananas, laranjas, maçàs e muitas outras coisas, basta ter bom senso.

Esta prática de limpar o alimento, torná-lo estéril fervendo-o, nos deixou perigosamente sucetíveis a doenças.
Está dizendo que pelo fato de não comermos mais doenças não ficamos aptos a combatê-las? Eu prefiro continuar não comendo doenças, assim não preciso me preocupar em estar preparado para elas.

As bactérias são as únicas que produzem vitamina B12, nossa única fonte desta vitamina é a carne, por que os animais se alimentam de comida "suja" e depois nós, alguns de nós, nos alimentamos deles ingerindo a vitamina.

Ela seria facilmente obtida comendo alimentos sujinhos e crus, claro que ai teríamos só seria saudável se tratando de alimentos orgânicos e tal.
Prefiro comer coisas limpinhas.

E onde nós conseguimos vitaminas do complexo B e principalmente vitamina C(sem falar das demais vitaminas indispensáveis a o funcionamento saudável do corpo)???
Duh... ???

Tente ficar sem comer alimentos crus.
Pra que?

Está sempre evoluindo, com certeza, e hoje em dia temos mais condições de abando nar velhos conceitos de alimentação.
Para que exatamente? Não basta apenas se preocupar com a qualidade da alimentação, precisamos também cuidar da saúde mental e isso implica em ver, ouvir e sentir gostosas, isso certamente implica em comer, mesmo que de vez em quando, aquele prato gostoso.
E eu não abro mão de alguns churrascos por ano com a minha família só para ter um ou dois anos a mais de vida.
Mas aqui é uma postura completamente pessoal e nada tem a ver com argumentacões científicas.

Claro, não estou falando que elas são deficientes em nutrientes, mas que poderiam ter mais. Economizariamos em substrato, ou teríamos mais colheitas, ou cogus mais fortes, maiores, potentes. Quem descobrisse uma nova técnica seria sim um mestre do cultivo.
Bem, acho que dá para fazer dentro de casa um bolo simples, ou preparar um potão de sementes, usando esterelizacão a quente, e depois usá-lo como spawn em grandes quantidades de substratos e fazer um cultivo outdoor, pelo que li, muitos não esterelizam o substrato quando ele vai ser enterrado no jardim.

Um pouco ignorante(isso não é xingamento, todos somos ignorantes em algo, impossível saber tudo de tudo) ainda em certos assuntos, mas isso é mais que normal, o importante é estarmos abertos a novos conhecimentos.
É pra isso que estamos aqui, também aprendi algumas coisa com o que tu falou.
É, eu realmente nunca me preocupei demais com a alimentacão, sempre comi o clássico prato brasileiro: arroz com feijão e "mistura".
E não acho que vale a pena mudar, já que desde sempre como isso e minha saúde sempre foi ótima.

E sobre as leituras, procure no Google sobre artigos contra o vegetarianismo, verá que também tem muitos pesquisadores com PhD, de renome, que o atacam.

Mas acho que não vale muito a pena levar esse assunto muito a diante, já que os aspectos filosóficos e culturais acabam sendo mais importantes que a argumentação científica, sem contar que esse não é a thread, nem o forum certo para isso.
 
:pos::pos::pos:
...Mas acho que não vale muito a pena levar esse assunto muito a diante, já que os aspectos filosóficos e culturais acabam sendo mais importantes que a argumentação científica, sem contar que esse não é a thread, nem o forum certo para isso. :pos::pos::pos:

Hum... A discussão estava interessante no inicio. Se acharem que vale a pena dar continuidade, porque não criam um tópico específico? ;)

Enfim... Bom... la vai algumas fotos de hoje!

Daqui a pouco eles vão abrir um buraco no teto. Ontem mesmo eu vi uma jaguatirica passando entre as árvores de feijões.

:)
estiloso (1).jpgestiloso (2).jpgestiloso (3).jpg
 
É, eu realmente nunca me preocupei demais com a alimentacão, sempre comi o clássico prato brasileiro: arroz com feijão e "mistura".
E não acho que vale a pena mudar, já que desde sempre como isso e minha saúde sempre foi ótima.

A alguns anos eu tenho cuidado muito bem da minha alimentação, nunca fui instigado a ter uma boa alimentação. O "comer bem" que estamos condicionados é em grandes quantidades, ainda mais aqui no no meio do RS onde moro, é ridículo a quantidade de carne consumida.

Tenho reduzido todos excessos em minha alimentação e nem por isso deixo de saciar meu paladar com coisas gostosas, aliás encontrei muitas outras coisas que adorei e que antes nem iria provar.

Fazem alguns meses que exclui todos tipos de carnes e muitos derivados animais da minha alimentação e tenho me sentido muito bem, com melhoras em vários aspectos. E clinicamente meus exames também demostram o vigor físico que sinto.
Mas é claro, não é só parar de comer carne, muitos tem de aprender a "comer" de novo, isto pode ser um tanto trabalhoso, mas vale a pena:pos:

Mas acho que não vale muito a pena levar esse assunto muito a diante, já que os aspectos filosóficos e culturais acabam sendo mais importantes que a argumentação científica, sem contar que esse não é a thread, nem o forum certo para isso.

Realmente não temos motivos para discutir tal assunto aqui, não é o local apropriado. Mas considero a arfumentação científica muito importante, mesmo ainda havendo pesquisadores de mesmo nível que discordem quanto a qual seria a melhor dieta, só que muitos deles já direcionam a pesquisa para os resultados que querem ter. Isso gera um atraso na nossa evolução, deixamos de ir para um caminho melhor só por que é diferente da nossa tradição cultural.



:pos::pos::pos:

Hum... A discussão estava interessante no inicio. Se acharem que vale a pena dar continuidade, porque não criam um tópico específico? ;)

Tem locais específicos para este tipo de discussão na net, sites e fóruns muito bons. Neste tópico já teve argumentação suficiente para elucidar os dois pontos de vista. Quem se interessar que vá atrás.
 
Enfim... Bom... la vai algumas fotos de hoje!

Daqui a pouco eles vão abrir um buraco no teto. Ontem mesmo eu vi uma jaguatirica passando entre as árvores de feijões.

:)

Ta bonito o experimento!:pos:

Mas me parece que estão todos em mesmo estado, talvez vamos ter de esperar até gerarem frutos e ver qual teve maior produção.


Até mais
 
O crescimento esta se estabilizando.

O que sobrou da semente esta nutrindo o broto a desenvolver até abrir suas folhas e passar a realizar fotossíntese efetivamente. Acredito que seja isso!

"Se a semente não morre, a planta não nasce."
 
Bem amigos, estou postando para notificar que a experiência já chegou ao fim. Depois de algumas semanas todos os pés de feijões faleceram.

O vaso 1 chegou ao fim primeiro, tombado por um fungo maligno que se instalou no caule de cada planta. Esse fungo 'abraçava' e desidratava o caule do feijão que por conseqüência perdia água, murchava e cedia.

O vaso 2 foi o último a sucumbir. Lutou bravamente contra os dias de seca em que esqueci de regar.

O vaso 3 e 4 acredito que foram derrotados pela escassez de nutrientes, pois ficaram MUITO amarelos em seus últimos dias.

Enfim, a terra esta guardada e pretendo um dia refazer esse experimento com mais calma e com mais dedicação.

Não consegui retirar carimbo de nenhum! :D
 
Bom..espero não parecer cético quando na verdade sou meio ecumênico. Assim, o microondas, que eu saiba, emite microondas (oooooh!),mas são ondas..e não feixes com atomos que os spins tenham sido alterados. Vamos ser mais claros. Ele emite ondas de baixas frequencias que agitam as moléculas de hidroxila fazendo assim com que tudo que tenha agua se aqueça. Para entrar no "ramo" das mutações precisariamos ao menos de propagações de fotons que tivessem caracteristicas especificas para modificar nossos positrons. Mas para isso precisariamos de um acelerador de particulas subatomicas o qual n vem no kit do microondas.
 
Back
Top