Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Forno Microondas

Kliphos

Cogumelo maduro
Membro Ativo
25/01/2006
446
76
:luz: Aoa à todos! :D

Vomos botar fogo e entrar em um assunto espinhoso :eek:(espero que nós consigamos torna-lo divertido) que é sobre o uso do forno microondas.

:!: Longe de mim criticar quem aprova ou desaprova seu uso, senão meu intuito é escrever um pouco do que sei do conhecimento que adquiri e do pouco de minhas vivencias, primeiro gostaria de dizer sobre os alimentos em geral.

Sabemos muito bem que os alimentos possuem vida... Chamem de vida, shakti, vitalidade, força energética... Como queiramos... É a energia que reside dentro de cada partícula dos alimentos que ingerimos.:p:

Por uma questão lógica, ou até mesmo de tato, de sensibilidade, me parece bem claro que um alimento como, por exemplo, uma manga ou uma maçã que seja apanhada, colhida na hora, direto da sua arvore, tem muito mais sabor, muito mais energia do que uma que esta há dias em uma vitrine a exposição. :pos:

É questão de experimentar! Aquele tomou um suco de limão feito de poupa congelada de supermercado, e fez suco de limão com limões colhidos na hora sabe exatamente do que estou falando. :rolleyes:

Faz alguns anos que foi esquecido da polemica de que o forno microondas causa doenças, câncer, mutações... :eek: Pois dizia a lenda que o forno microondas mudava a estrutura molecular do alimento (ou da água presente no alimento, que seja...) e em longo prazo, uma estrutura artificialmente modificada modificaria também o DNA/RNA do individuo, causando morte e câncer de algumas células. :texto:

Pois bem, sem considerar essa parte mais grotesca que são essas doenças, tem uma hora que por algum motivo e temos aquele choque de consciência: 'até onde isso acontece ou não?'. A meu ver o forno microondas sempre foi direta ou indiretamente prejudicial a qualquer prazo, pois tenho em mente que de alguma forma ele tira toda parte vital do alimento (não estou falando nada da parte física). Como o exemplo de uma fruta congelada para uma colhida viva, podemos notar aqueles que ainda temos essa sensibilidade, o quanto o forno microondas tira a vida dos alimentos (não influencia em absolutamente nada no sabor, senão que cada busque entender esse sentir).

Entenda-se em metafísica que temos vários corpos, físico, vital, astral, mental, causal, budhico e intimo cada doutrina estuda e passa que temos x corpos, não cabe a mim, nem a esse post, discutirmos sobre isso senão que as correntes espiritualistas no mundo conhecem e reconhecem que temos corpos internos. :pos:

:luz: Logo devemos saber que para cada um deve existir um alimento. Seja comida física, ar (prana), fragrâncias, músicas, contemplação, inspiração, oração ou devoção. Seja o que for, existem vários alimentos.

Aprofundando mais nos alimentos poderíamos dizer que qualquer desses alimentos alimenta em maior ou menos grau os outros corpos... Obvio que nunca vamos conseguir nos alimentar fisicamente só de contemplação e nunca comendo, muito menos alimentar nosso interior com uma vida apenas de comida física sem nunca buscássemos uma inspiração, e por ai vai.:rolleyes:

:) Por conseqüência, deveríamos buscar sempre uma melhor qualidade de vida, buscando entre outras coisas e aspectos, selecionar dentro de nossas possibilidades e ao que esta ao no alcance, sempre alimentar-nos da melhor forma possível, escolher os melhores e mais saudáveis e vivos alimentos, buscando sempre evitar os alimentos transgênicos, enlatados, engarrafados, condimentados, enxertados, artificiais, congelados, com corantes ou conservantes, e os passados pelo forno microondas... Por mais difícil e absurdo que possa parecer essa idéia, também não é o foco desse post discutir sobre todos esse alimentos... Mas vale antes de dogmatizar ou rotular esses assuntos, refletir sobre como o mundo e a vida vem cercando cada vez mais sobre a forma de alimentar-nos, fazendo com que nós mesmos buscássemos cada vez menos os alimentos mais naturais e saudáveis, por um simples comodismo/facilidade ou preguiça.:)

Voltando ao assunto principal, nunca parei para prestar refletir a fundo sobre até que ponto o forno microondas altera o alimento, até conhecer o experimento de um site.

:seta:Microwaved Water and Plants

Esse site mostra a experiência que foi realizada com dois vasos de plantas. O vaso um foi regado/aguado com água filtrada e o vaso dois com água que tinha sido fervida com forno microondas. Mostra espantosamente o declínio de saúde que ocorreu com vaso um durante os dias com a nova alimentação, planta perdi a vida aos pouco e morre. Perda de nutrientes:?: Mudança na estrutura molecular:?: Alteração no estado anímico:?: Falta de água de verdade:?: Coincidência:?: Verdade:?: Mentira:?: Não saberia dizer nem me importo afinal pretendo repetir a experiência aqui em casa para ver com meus próprios olhos, (a experiência direta é que nos mostra a realidade). Acredito que assim eu possa sentir mais ainda sobre os efeitos desse aparelho.:cool:

Vou começar a realizar ainda esse semana, com feijão (lembrei da escolinha... feijão em um algodãozinho:p:) e vou postando todas as imagens no post.

Portanto fica meu apelo quanto à necessidade de selecionar o que estamos ingerindo. Esse post se relaciona indiretamente com os cogumelos afinal, alguns de nós, tenho lido em alguns post, tem usado o forno microondas para esterilizar a água a hidratar o bolo ou para esterilizar o próprio bolo... Acredito, posso estar enganado, que de alguma forma isso possa prejudicar, infimamente ou não, a qualidade final.

Por afinal das contas, para que qualquer experimento com os cogumelos seja completo, necessitemos estar integrados conscientemente com a saúde dos nossos amigos chapeludos desde o inicio do cultivo.

Não é mesmo:?::?::?:
 
Ainda bem que não tenho forno de micro-ondas, prefiro fogão à lenha, panelas de ferro, barro e pedra. Viva a vida simples!
 
Só utilizo microondas para esterelizar placas-petri ou meios de cultura liquida, sempre fico eencanado quanto a " radiaçoes" misteriosas destruindo meus esporos sagrados!
parabens, otima "explanaçao" do assunto!
 
Uso forna de microondas para placa de pétri e (algumas vezes) para esterilização do material do casing. Até hj, sem problemas :D
 
Vale também lembrar daquele japonês maluco que fez experiências com moléculas de água congelada, mostrando que a energia humana, pensamentos, palavras, sentimentos, idéias e a música afetam a estrutura molecular da água. Virou spam e acredito que poucos não viram esses e-mails.

Não sei até onde isso tudo é verdadeiro ou não, o que não exclui de ser um trabalho interessante, então aqui estão alguns sites falando sobre isso:

Mensagens Milagrosas da Água
Como a água reflete nossa consciência
Site do Masaru Emoto

Então se pode completar com mais essa informação de como pode ou não influenciar o forno microondas nos alimentos.
 
É gente, tomei vergonha na cara...

Primeiro peço desculpas ao fórum, escrevi no dia 27/09/2006 que iria realizar um experimento a respeito do forno microondas. E até agora nada.

Bom, acho que agora esse experimento será realizado e que irei postando cada passo.

Consegui 3 vasinhos rasos (daqueles para bonsai) para realizar o experimento. Vou usar sementes famosas, Phaseolus vulgaris.

Cada vaso será um esquema diferente, um será alimentado com água natural, outro com 'água de microondas' e no ultimo, vou testar se os macetes que aprendi no cultivo aplicam-se aos feijões... Ou seja... Café e cremogema no meio.

Até o momento estou conseguindo me manter imparcial quanto ao resultado dessa experiência, vamos ver no que vira.

Até mais! :pos:
 
Ufa ainda bem que nao tenho microondas ainda, acho que nem irei comprar:D
 
Ainda bem que não tenho forno de micro-ondas, prefiro fogão à lenha, panelas de ferro, barro e pedra. Viva a vida simples!

Fala Irmão Tapykala. Me senti em casa lendo isso. Pensei que todo mundo já tinha passado da era dos utensílios tradicionais. Vem me dizer que o sabor e o aroma de qualquer alimento, em um fogo a lenha em panela de ferro, não é delicioso, nada igual...

Tb, quando me aventuro na cozinha, uso esses utensílios. Tem aqui tb um forno de barro, tijolo e barro. Sempre sai um assado...

Será que somos previlegiados por isso? nessas pequenas coisas, percebo o quanto diferente é o ambiente onde vivo de alguns amigos por aqui. Já vivi na selva de pedra, voltei pra minhas origens, não conseguiria retornar a viver sempre na cidade grande. Isso não tem preço pra mim.

Sempre levei umas palavras que meu sábio Pai ainda diz sobre o assunto...
"microondas é comida pra Robô" ... ouço isso desde que a família comprou o microondas, em meados de 1995... faz tempo, o micro ainda funciona, mas eu particularmente não uso.

Kliphos, muito inteligente esse tópico, ajuda a abrir os olhos de uma nova geração fast food. Abraço amigo.

Paz e luz!!!
 
Cada vaso será um esquema diferente, um será alimentado com água natural, outro com 'água de microondas' e no ultimo, vou testar se os macetes que aprendi no cultivo aplicam-se aos feijões... Ou seja... Café e cremogema no meio.

Kliphos,

Sem querer ser chato ou te dar mais trabalho, mas comparar água natural com água fervida no microondas dá até pra saber qual vai ser o resultado. O ideal seria você pegar mais um vaso e regar com água fervida em fogão. Aí sim dá pra ver melhor o teste.

Abraço
 
Fazer esse tipo de experimento seria um pouco mais complexo do que vocês estejam pensando, mesmo que tenha quatro vazos com plantas supostamente iguais, e os vazos fossem regados com água mineral, água fervida, água microondizada e água da mesma fonte que a água fervida e a água microndizada, ainda seria necessário levar em consideracao as condicoes genéticas de cada uma das plantas, e ainda seria necessário ter mais vazos para cada tratamento, aí sim os resultados seriam significantes e poderiam dizer muito.
Minhas dicas seriam, germine três semente da planta que será usada, deixe as mudas crescerem até poderem ser divididas em quatro mudas cada uma, aí você pega cada uma das mudas e planta num vazo, marcando no vazo qual a semente (semente 1, semente 2 e semente 3) de origem.
Assim você terá 12 vazos, sendo que cada quatro tem linhagens de DNA, então você teria que pegar os vazos destinados a cada um dos tratamentos e marcar, semente 1 - água mineral, semente 1 - água microondizada, etc.
E ainda teria que dar a mesma quantidade de água, nutrientes e luz para cada um dos vazos, isso significa que o substrato delas tem que ter exatamente a mesma composicão e elas devem ficar num lugar ondem possam pegar uma quantidade de luz proporcional.
Só assim você poderá ter certeza que se algo aconteceu de ruim, a culpa foi do tipo de água que você usou para regar e vai saber que não foi culpa nem do substrato, nem da falta de luz nem da carga genética.
Tanto usando microondas ou usando fogão, só o fato de ferver a água já destroe muitos nutrientes, por isso também seria necessário usá-los apenas para até a água comecar a ferver, nem um minuto a mais.
Uma outra coisa a ser considerada é a forma com que o microondas age, ele emite uma forma de radiacao que agita as moléculas de água e essa agitacão é que esquenta os alimentos, mas não sei até onde isso pode alterar a composicão da água.

Mais uma coisa importante a ser dita é que existe um orgão internacional de controle de saúde, eu esqueci qual o nome, mas deve ser um desses ligados a ONU, sei lá.. esse orgão contratou um grupo de físicos, médicos e sei lá mais o que para estudar e descobrir se os microondas fazem mal a saúde, bem, passaram mais de 10 anos de estudos e experimentos e simplesmente não conseguiram encontrar motivos para considerar os microondas nocivos, se precisarem de mais informacões, provavelmente o Google pode dizer.

É importante aprender a analisar as informacões e boatos que voam por aí, muita gente tem medo do microondas simplesmente por não entenderem como ele funciona - "como assim, colo água nessa caixa, acente uma luz e a coisa esquenta rapido, isso parece magia negra" - aprender os princípios básicos é importante para formular hipóteses, estudar e tiras conclusões úteis.

Agora uma curiosidade, que mal se pode tirar informacões científicas, mas serve de contra exemplo, eu usei, duas vezes, microondas para esterelizar meus substratos a base de pó de coco, nas duas vezes o micélio acordou furiozo, todo rizomórfico e comeu todo o substrato rapidamente, depois usei a panela de pressão para esterelizar, o micélio demorou para acordar e ainda acordou em forma de algodão.

Só o fato do micélio acordar rizomófico num substrato microondizado não me faz pensar que o microondas deu um "power" no substrato, então por que deveríamos pensar que o microondas deu um "down" na plantinha?
Percebam que não afirmei que houve um "power", nem um "down" as perguntas só servem para despertar o raciocínio científico.

Até mais, espero ter sido útil.
 
O livro de Masaru Emoto é uma blasfêmia contra a inteligência do leitor.
 
E ai, Waver? Tranqüilo? Não é mais trabalho não... Pelo contrario, achei uma excelente idéia a sua... Fiz o seguinte, um vasinho com água normal, outro com 'água de microondas' e outro com água fervida.

Pretendo fazer esse experimento o mais simples possível.

Repito: Farei esse experimento o mais simples possível.

Quem quiser realizar algo semelhante, ou melhor, elaborado, que favor, faça e compartilhe as informações. ;)

Para mim, inicialmente, esse projeto leva os seguintes objetivos: distração, entretenimento, anti-stress, sair da mesmice, do cotidiano...

Coletarei a maior quantidade possível de informações, porém, sem me preocupar muito com a precisão dos detalhes.

Quem sabe, em um momento mais propício (para mim), não realize esse trabalho de forma mais completa... Alias os feijões por terem uma taxa de desenvolvimento bem rápida, servem muito bem para se aprofundar com esses experimentos como o Infected aconselhou (muito boa idéia, não iria pensar tão cedo em observar os 'herdeiros' das linhagens).

Realmente, deve haver não somente um grupo ligado a ONU, senão vários, e trabalhando muito para estudar e descobrir se os microondas fazem mal a saúde... Isso é até certo ponto importante, porém considero total perda de tempo (ressalto que é apenas uma opinião pessoal, posso estar errado).

Por mais que pesquisem e estudem mais quantas décadas quiserem, enquanto não considerarem que todas as coisas físicas possuem um correspondente interno, que é invisível ao bisturi da física/química/medicina/etc. convencionais, não irão encontrar absolutamente nada... :(

Acredito que nenhum teste ou pesquisa conseguirá erguer uma sombra de dúvida sobre algo. (Espero estar errado ;))

O que o teste menos representará para mim será a aparência física ou o sabor das plantinhas que serão minhas vitimas. :D

Relacionando com o que descrevi no primeiro post desse tópico, o que me importa mesmo é conteúdo vital/enérgico/shakti/sei-la-oque que terão as plantas depois e talvez até com os 'filhos' dessas plantas. Isso não é perceptível através dos cincos sentidos básicos humanos. :rolleyes:

Quem tem sensibilidade para sentir/perceber isso nos minerais/vegetais/animais/humanos/coisas sabe do que estou falando. Compreendam aqueles que tiverem compreensão.

E não me perguntem como vou fazer para sentir isso. :D:D:D

Quanto ao Masaru Emoto, não posso dizer muita coisa, pois apenas li superficialmente uns artigos que estão na internet.

Acredito que indiferente da veracidade de seus projetos, e que, indiferente de serem de boa vontade ou de má vontade (para apenas conseguir dinheiro, é um exemplo). Independente disso tudo, ele teve seus méritos, afinal, em algum nível ele teve que estudar alguma coisa para que suas palavras façam sentindo (para, por exemplo, convencer as pessoas). Enfim, entre vários aspectos, acredito que Masaru seja no mínimo muito inteligente, pois de qualquer forma esta pelo menos fazendo dinheiro fácil com seus livros e artigos. Sendo uma blasfêmia ou não, não é qualquer individuo que tome reconhecimento na mídia (mesmo que isso não tenha absolutamente nenhum valor e/ou mesmo que esse reconhecimento seja de 'charlatão'). E blah blah blah!

Tudo é uma ilusão (Adoro essa frase! Até mesmo quando não faz sentido escrever ela). ;)

... Mas enfim, não é sobre isso que trata esse tópico... Assim como disse em um tópico do Viridis: "Se queres conhecer o grau de idiotice de duas pessoas conversando, faça com que uma terceira as contradiga."

Complementando: "Quem ri do que desconhece está a caminho de ser idiota.”

Então, como dou risada feito maluco dessas coisas todas, se continuar digitando vou acabar confirmando o idiota que sou. :p:

Brincadeiras a parte, espero até a noite conseguir postar algumas fotos.

:)
 
É gente... A experiência vai se adiando...

E dessa vez será tragicamente justificado!

Não comprovei que o forno microondas é maléfico à alimentação, mas comprovei que ele é potencialmente perigoso quando alguém tem a cabeça de vento e esquece as coisas ligadas lá dentro.

As duas primeiras fotos são dos vasinhos. (Um deles faleceu)

As outras três são fotos que demonstram o poder auto-destrutivo do individuo humano quando liga o aparelho por 15 minutos em potência alta e vai assistir um filme!

Mais triste ainda é colocar o vaso derretido no saco de lixo, esquecendo que ainda estava quente! Nem tirei fotos dessa parte! Que ignorância!

Não cometam o mesmo erro!

Foi muito divertido! Só para loucos!
Vasinhos (1).jpgVasinhos (2).jpgAcidente (1).jpgAcidente (2).jpgAcidente (3).jpg
 
Grande teste!
na proxima vez procure o simbolo PP4 ou pp5 dentro do sinal de reciclagem, isso já te faz economizar MUITO no orçamento destinado pra pesquisas.
:)
 
Mesmo sendo potes destinados a panela de pressão ainda é necessário tomar muito cuidado, se você colocar acucar (sem cedilha fica difícil de se entender, mas estou falando daquela coisa branca de deixar doce) num pode e colocar no microondas, o caramelo pode ficar muito acima de 100C e derreter o plástico, o mesmo pode acontecer com goduras ou óleo. Prefiro nem pensar no que poderia acontecer se eu colocasse um pote de plástico cheio de óleo dentro do microondas, deve ser perigoso e fazer um tremendo estrago.
Outra coisa é tomar cuidado com coisas secas, por exemplo, se você colocar vermiculita seca no microondas, para esterelizar, quase toda a água evapora e a vermiculita acaba esquentando demais e derretendo o fundo do pote.

Eu aconselho muito que vocês leiam os manuais de instrucoes, tanto dos microondas quando dos potes que comprarem e mesmo assim ainda facam uma pesquisa na internet, isso é muito importante para aprender a evitar acidentes graves.

Para os experimentos, preparacão do material, inoculacões e tudo o mais, seria interessante pesquisar sobre técnicas de laboratório, nem precisa usar muitas coisas sofisticadas, só aprender a se organizar e que cuidados tomar para não se machucar já basta.

Bem, é isso, espero ter sido útil de alguma forma.
 
Infected, não era um pote destinado a forno microondas! :D

Não se preocupe, felino amigo, o vasinho custou R$1,30 e a terra custou R$2,99 o saco com 10 kilos. Não foi dos maiores prejuízos.

Só não perdi mais terra porque untei bem o pote, com manteiga, para a terra não grudar! :D:D:D:D:D
 
Pois bem amigos, agora foi!

Foi no mínimo, uma madrugada divertida!

Foram feitos quatro vasos:
  • Vitaminado: A terra e água levaram umas colheres de café e de cremogema. Estou curioso para ver o impacto disso nos feijões.
  • Normal: nada de mais. Terra normal, água da torneira.
  • Fervido: A terra foi levada ao forno até ficar praticamente sem água. A água utilizada para hidratá-la e para usar no processo, foi fervida várias vezes no fogão.
  • Microondas: A terra foi levada ao forno microondas até ficar praticamente sem água. A água utilizada para hidratá-la e para usar no processo, foi fervida várias vezes no forno microondas.
As misturas foram feitas ontem à noite e ficaram descansando até hoje de manha, quando 'inoculei' os vasos.

As quatro primeiras fotos são dos vasos com suas respectivas terras e atrás, suas respectivas águas.

A quinta foto mostra as sementes de feijão.

A última apenas mostra os vasos 'inoculados'.

Não sei se fiz tudo certo mas tudo bem, o que importa é que estou atingindo meus objetivos, está sendo prazeroso fazer isso.

Vamos ver o que vira, façam suas apostas!

:cool::)
sessao (1).jpgsessao (2).jpgsessao (3).jpgsessao (4).jpgsementes.jpgInoculação (1).jpg
 
Boa sorte para o nosso pequeno cientista.:D :D

Eu aposto no pesquisador, que ele não vai sair inteiro...kkkkkkkkkkk:D

Eu queria ta lá pra ver... falando serio, Kliphos cuidado com isso. Se você morrer quem vai me ajudar?:D :D

Boa sorte na sua experiência.
 
Só uma ressalva: Não ponha essas garrafas PET no microondas, a menos que você tenha gostado do que ocorreu com os pratinhos de bonsai. :D


Outra coisa, sem querer te desanima, mas acho que cremogema com plantas não foi uma boa idéia, pense comigo, o que acontecesse se você deixar cremogema úmida exposta ao tempo?
Ela criará fungos!

Agora, o que acontece se você adiciona cremogema no cultivo de cogumelos?
Ela também cria fungos, só que dessa vez você está escolhendo o fungo que você quer que a consuma.

E se você colocar cremogema numa planta?
Ela criará fungos junto da planta, que muitas vezes são prejudicias a elas.

Boa sorte nos teus experimentos.
Abs!
 
Tranqüilo Pedro, usei uma jarra especifica para forno microondas.

Então, também tenho essa linha de raciocínio, não tenho fé no cremogema e/ou café para esse vaso, mas sei lá... Fiquei curioso para ver o que vai acontecer. :D

Quem sabe se os fungos que se desenvolverem não serão benéficos para esses feijões? (Só espero que não seja o fungo Aspergillus flavus, Aspergillus parasiticus ou Aspergillus niger)

Agora, só esperando pelo resultado!

:p:
 
Back
Top