Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo floridas - casing de emergência

Diário de cultivo completo.
Eu inoculei no dia 06/04 uns copos PF tek mas o substrato ficou meio compacto. Os mais graves não colonizavam 100% nem a base de reza braba, então achei mais prudente despedaçá-los e fazer um casing de última hora.

As proporções:
2
de vermiculita; 1 água mineral; 1 de FAI + arroz integral batido no liquidificador

07/05
31 dias após a inoculação eles estavam nesse estágio:
07-05 casing 2 (1).JPG

Os dois copos da direita pareciam estar satisfatoriamente colonizados, então procedi com PF tek normalmente - foram para dunk/cold shock na geladeira.

Já o copo da esquerda não conseguia colonizar aquela partezinha em baixo, como se pode ver aqui:
07-05 casing 2 (4).JPG

Porém o resto dele parecia bem colonizada, como se pode ver aqui (do outro lado):
07-05 casing 2 (5).JPG

Então despedacei-o, retirando as partes não colonizadas:
07-05 casing 2 (6).JPG

E esterilizei uma cama de casing composta por vermiculita e fibra de coco (50/50)
07-05 casing 2 (3).JPG

Fechei ele e guardei no escuro. Esse será chamado de Casing 1.


Casing 2:

Esses outros copos também não conseguiram colonizar completamente:
05-05 - casing 1.jpg

Procedi como no Casing 1, porém utilizei somente vermiculita e utilizei duas camadas (fiz uma camada casing inferior também).
Também esta na pré-pinagem:
05-05 - casing 1 (2).JPG

Testando métodos de assepsia: O Casing 1 foi feito na boca do fogão aberto e ligado (como uma capela de fluxo); O Casing 2 foi feito na gluvebox.

Testando camadas e eficácia: No Casing 1 foi utilizado somente a camada superior e a mistura vermiculita e fibra de coco; No Casing 2 foi utilizado duas camadas de vermiculita pura.

Experimentações em fluxo! Mantenho vocês informados sobre o avanço!
 
Última edição:
17/05
10 dias depois da incubação dos casings eles estavam assim:
16-05 (5).jpg

Casing 1:
Esse casing, no qual utilizei vermiculita e fibra de coco (50/50), colonizou a camada mais rapidamente. Em alguns ponto ta bem rizo, mas estou com um pouco de medo de ter alguma contaminação (outros pontos estão suspeitos):
16-05 (6).jpg

Aniversariei os casings em miniestufas com água + água oxigenada no fundo (havia esquecido de botar a perlita de molho para esterelizar no dia anterior, então botei só água mesmo):
16-05.jpg
Casing 1 / Casing 2
16-05 (2).jpg 16-05 (1).jpg

Bolos PF:

Os bolos contaminaram com cobweb e foram para um terrário externo (realmente não estavam completamente colonizados, isso deve ter facilitado para contaminantes):
DSCN0904.JPG

Hoje (21/05), pela primeira vez na vida olhei pela minha janela e, ao invés dos habituais hortelãs e alecrins, vi um cogumelinho gordinho brotar da terra :D:
16-05 (3).jpg
 
Última edição:
Os casings não estão contaminados. Eu acho que você deveria ter nivelado melhor a camada do casing 2, pois como dá para notar, o micélio não conseguiu surgir muito bem ali!

Deve frutificar em breve.
 
Bom noite galera, boas novas!
Vc tinha razão em tudo @RainSpirit :
(1) os casings não estavam contaminados :); (2) o casing 2 realmente não esta mto nivelado :meh:; e (3) eles realmente iam frutificar em breve :D!
e frutificaram ja! mto mais rapido do que minha experiencia com os bolos PF (é bem possivel que seja eu que não tenha ainda dominado a técnica e todas as variantes envolvidas).

Saudações @GlaucesteSatúrn! Aqueles terrarios sacolas não foram confeccionados por mim. Eles vieram de um kit que eu havia comprado. Estão sendo usados como terrarios mesmo, mas, uma vez dentro de um armario, funcionriam bem como incubadora também. Se bem que as trocas gozosas talvez fossem muito altas para periodos de incubaçao (onde o gaz carbonico tem sua serventia). Tratão-se de sacos Prolipropileno (PP) com um grande buraco em cima coberto com filtro micropore.

26/05
Vamos as fotos dos santinhos, como diria Maria Sabina:fotos::
o casing Casing 2 esta assim:
DSCN0946.JPG

mas ja o Casing 1, esta... tcharam! assim:
DSCN0953.JPG

a velocidade foi maior e a quantidade de frutos tb!

O cultivo outdoor ta bombando la fora. Contudo, colhi uns esse fim de semana que estavam bem estranhinhos:
DSCN0937.JPG DSCN0938.JPG DSCN0940.JPG

Vendo agora as fotos em sequência, parece um filme de terror (na do meio eu estou evitando a saturação da foto tapando a luminozidade, mas parece a eu to me aproximando para pega-los) :roflmao:

Mas eles estao realmente horripilantes. Nao dava nem p saber se o véu tinha cedido ou nao. O chapeu mais parecia uma pipoca. Vcs arriscariam ingeri-los? Na avaliaçao tem q contar o fator emocional: são meus 1°s outdoors!! :roflmao: to brincando, com saúde a gente nao brinca (vi meu pai nessa frase)

Hoje a jardineira esta assim:
DSCN0943.JPG

Esses estao mais bunitinhos! Por falar nisso, hoje percebi que minha esposa tem ciumes dos cogus "qdo vc olha p eles parece q esta olhando p seus filhos!":roflmao:

brigado galera pelas boas vibraçoes! em breve atualizaçoes
 

Anexos

  • DSCN0939.JPG
    DSCN0939.JPG
    176.7 KB · Visualizações: 15
  • DSCN0955.JPG
    DSCN0955.JPG
    60.3 KB · Visualizações: 21
Última edição:
colhi uns esse fim de semana que estavam bem estranhinhos:
View attachment 70418 View attachment 70421 View attachment 70425

Vcs arriscariam ingeri-los? Na avaliaçao tem q contar o fator emocional: são meus 1°s outdoors!! :roflmao: to brincando, com saúde a gente nao brinca (vi meu pai nessa frase)

Obs.: acabei descartando aqueles frutinhos deformados.
Vcs creem que não teria problema ingeri-los? e vcs acham que a deformação se deu pela infecção, ou ta com cara de outra coisa, falta de água por exemplo?
 
Obs.: acabei descartando aqueles frutinhos deformados.
Vcs creem que não teria problema ingeri-los? e vcs acham que a deformação se deu pela infecção, ou ta com cara de outra coisa, falta de água por exemplo?
Pelas fotos é difícil de afirmar alguma coisa, sei que:
Na falta de umidade os frutos racham
Quando as condições (principalmente temperatura) estão fora do ideal pode acontecer alguma anomalia
Ou pode acontecer de algum bicho estranho comer os cogumelos

ao meu ver não parece virose que causa deformações horrendas nos cogumelos.

segue firme cara, não ha nada demais a se preocupar so não posso aconselhar nada em relação ao consumo isso fica a seu criterio!
 
segue firme cara, não ha nada demais a se preocupar so não posso aconselhar nada em relação ao consumo isso fica a seu criterio!

Valeu Arcturus! Achei melhor que a terra ingerisse aqueles. Legal que em troca a própria terra me presenteou com esse grandão:
DSCN0943.JPG DSCN0962.JPG

26/05
Casing 1 (1º flush):
DSCN0964.JPG DSCN0965.JPG DSCN0971.JPG DSCN0972.JPG DSCN0975.JPG DSCN0976.JPG

Obs:
1. Eles vieram bem cumpridos.
2. Foi difícil tirá-los do substrato. Tive que segurar o substrato com os dedos para que não viesse junto com os cogus. É a fibra de coco que ficou agarrada entre o micélio da base do fruto e do substrato (dá p ver nas fotos, esses cabelinhos na base dos cogumelos).
3. Em função disso o substrato ficou todo desnivelado:
DSCN0970.JPG

28/05
Casing 2 (1º flush):
DSCN0977.JPG

Dois dias depois o Casing 2 ja tinha alguns frutos prontos para a coleta - outros não. Então o que fiz foi tirar os mais maduros e deixar os que ainda não tinha cedido o véu do chapéu (hoje - 29/05 - colherei o restante):
DSCN0978.JPG DSCN0979.JPG DSCN0983.JPG

Esses também são bem esguios. Fiquei impressionado como a mesma strain, da mesma seringa, pode se comportar tão diferente com outra técnica: com os bolos PF eles nunca ficaram assim tão altos.

Eterna gratidão, galera, pelas orientações e vibrações!
 
29/05
Colhi o resto do 1º flush do Casing 2:
DSCN0985.JPG
Adoro a parte da confecção de carimbos: me sinto muito cientista maluco com a mascara cirúrgica, um bisturi numa mão e uma pinça na outra :geek:
DSCN0987.JPG

Fui um grande e rápido 1º flush (em relação aos meus outros cultivos) e o 2º flush estará pronto para a colheita dentro de 2 dias, creio (os cogus estão com tamanho médio). Confesso que tenho tido vontade de fazer casing com todos os bolos que aniversario a partir de agora, ao invés de prosseguir com o procedimento de PF Tek. Mas quando vejo eles tão bonitinhos, colonizados, no formatinho do copo, fico com pena de despedaçá-los... :oops: Foi isso que que aconteceu nesse cultivo, não consegui despedaçá-los!
 
Parabéns manolo, com dedicação nos estudos e empenho no cultivo o resultado não poderia ser outro!:)

Abs,
Thug
 
04/06
Casing 1 (2º flush)

Exatamente 10 dias depois da 1º colheita, o Casing 1 continua liderando a corrida (apesar dos altos desníveis gerados com a extração dos 1ºs frutos). O 2º flush não foi tão frutífero, contudo:
DSCN0998.JPG DSCN1005.JPG DSCN1006.JPG
 
09/06
Casing 2 (3º flush)
DSCN1033.JPG

Dessa vez o Casing 2 tomou a dianteira, mas com 2 frutos somente:

12/06
Casing 1 (3º flush)


O Casing 1 demorou mais 3 dias, mas - uau, deja vu! - rendeu também exatos 2 frutos de porte semelhante aos do Casing 2:
DSCN1041.JPG DSCN1035.JPG

Foram direto para o túnel do vento. Ah, alias eu fiz um túnel do vento mais compacto e portátil! Testei com os frutos do Casing 2 e ele se mostrou bem eficaz:
DSCN1017.JPG

Foi um flush pequeno mais foi meu 1º 3º flush!! :D São tantas emoções :cry:!! Mais uma vez, gratidão, galera, por toda a força aqui da CM!
 
06/07
Hoje joguei fora o último dos casings (semana passada ja tinha descartado o outro). Eles estavam pretos!! Pareciam realmente esgotados como carne humana, depois de padecer...

O último casing rendeu 7 flushs! Mas a partir do 4º era 1 ou 2 frutos por colheita.

Estou muito feliz de ter conseguido aproveitar aqueles bolos mal colonizados - algo que parecia vir para mal, mas no final serviu como empurraozinho para conhecer uma nova técnica!

Obrigado a todos pelas vibs!

Por favor @Ecuador , esse tópico esta encerrado.
 
Back
Top