Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Farinha de Arroz Branco pode ser usada na PF TEK?

Olá Lobosolitário,
sua pergunta seria: bolos de vermiculita com farinha de arroz BRANCO são eficazes para colonização de psilocybe cubensis?
se for essa sua pergunta posso te ajudar.
Arroz branco pode ser usado, mas um crescimento mais rápido e mais sadio tem sido observado com arroz integral.
há relatos de que em cultivos com arroz branco os cogumelos ficam pouco potentes.

Ecuador, minha pergunta se refere ao arroz integral, se ele deve ser preparado cru ou cozido.

Se é o seu primeiro cultivo use a farinha mesmo. Siga à risca um guia PFTek, como indiquei. Você mesmo pode fazer a sua farinha triturando o arroz no liquidificador. Fica uma farinha meio irregular mas funciona bem.

Agora, para o futuro, se for utilizar arroz integral inteiro tem que cozinhá-lo antes.

Última edição:
@Ecuador, sinceramente não entendí o motivo de cozer o arroz.
Entre os meus cultivos, dos quais eu utilizei arroz integral, sempre utilizei crú.
(sempre coloco metade moido e metade "inteiro" Pressão entre 1: 15 e 1:20)
Depois que eles saem da pressão, nota-se que estão partidos demostrando que estão bem cozidos.
P-01525.jpg
Agora dizer que utiliza cozidos antes de juntar a vermiculita é a primeira vez que leio arrespeito.
(Disso eu não sabia, e não vejo a necessidade do mesmo...)

@Ecuador, sinceramente não entendí o motivo de cozer o arroz.
Entre os meus cultivos, dos quais eu utilizei arroz integral, sempre utilizei crú.

E você coloca água junto? Deve ser por isso que saem bem cozidos. Só que às vezes é difícil acertar a quantidade de água.

Quanto a cozinhar antes, de uma lida no início de
A+ Albino, por exemplo.

Basta cozinhar até o ponto certo (uns vinte minutos de fervura em fogo baixo), escorrer a água extra, e misturar com a vermiculita. Eu já cultivei assim com arroz integral e sementes para pássaros (com vários aditivos menores na mistura, como trigo, aveia, niger e lentilha), e dá muito certo.

Eu segui a receita de copos para PF-tek. A receita normal, não tem erro. Acertei de primeira.
2 de vermiculita
1 de água destilada
1 de Arroz integral (meio copo moido e meio copo inteiro)
Só não entendi pq você colocou um X de discordar com o que eu tinha dito.:huh:
E o que eu aprendí aqui no CM, foi dessa forma.
Mas sem grilo, dá certo das duas maneiras. :)

Só não entendi pq você colocou um X de discordar com o que eu tinha dito.:huh:

Eu coloquei o discordar porque acho que essa maneira é a mais difícil. E que se for usar grão inteiro tem que cozinhar antes mesmo.

Mas sem stress. É só a minha opinião.

Nunca cozinhei os grãos de arroz (ou a farinha). Sempre moí os grãos secos no liquidificador, e preparei a receita normalmente!

Se não me engano essa é a receita original, apenas alguns cultivadores cozinham os grãos antes de fazer a mistura.

Se não me engano essa é a receita original, apenas alguns cultivadores cozinham os grãos antes de fazer a mistura.

Releia as mensagens, Rain. Cozinhar os grãos é um passo que se pode ser feito quando se deseja usá-los inteiros, sem moer.

Última edição:
Não uso mais arroz integral no PF Tek... Uso agora apenas Trigo para Kibe.
Já vem triturado no ponto certo. Não é uma farinha mas é meio granulado o que evita a compactação.
É quase o mesmo preço do Arroz integral, porem igualmente nutritivo, apenas com mais proteina.
Só vi vantagens :D
IMG_0997.JPG trigo-kibe.jpg
(B+ no kibe)
Adeus Arroz integral. Olá kibe... :p

Última edição:
É por isso que só é aconselhado cozinhar o arroz quando o mantem INTEIRO (para o arroz amolecer e o calor penetrar no interior do grão)...
O amido do arroz deixa tudo papado. Isso é muito prejudicial pois aumenta a compactação do substrato.
Se você cozinhou não deveria ter batido no liquidificador.

Cozinhei arroz integral misturado com lentilha e depois moí tudo parcilamente no liquidificador. Virou quase uma papa, com alguns graos.

Em que guia básico de cultivo está isso?

Ah, esqueci, parece que você não entendeu que seguir um guia básico aumenta e muito as suas chances de sucesso no cultivo.

Back