Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Farinha de Arroz Branco pode ser usada na PF TEK?

Ecuador e PsychoEvie, obrigado pelos comentários!
Misturei 2 tipos de substrato:
- arroz integral cozido e parcialmente moído com lentilha e vermiculita
- trigo para quibe com vermiculita

Por incrível que pareça, o primeiro substrato (tipo papa) é o que está dando mais certo até agora, pois já dá para ver o micélio branco se espalhando.
No segundo substrato ainda não vi nada.

E vamo que vamo!

Acredito que o guia básico assim como o próprio nome diz serve de base para qualquer pessoa inexperiente tenha um caminho a seguir,já em relação ás experiências experimentais são fundamentais para um aprimoramento de técnicas que com sucesso tenho visto aqui nesse site.
Ao meu ver,o arroz branco por ser industrializado em seu processo parte de seus nutrientes são perdidos assim como o revestimento externo(não digo a casca)que proporciona a fibra que é o fator que faz com que não haja um compactamento excessivo onde é observado na farinha de arroz branco.

Vc
Não uso mais arroz integral no PF Tek... Uso agora apenas Trigo para Kibe.
Já vem triturado no ponto certo. Não é uma farinha mas é meio granulado o que evita a compactação.
É quase o mesmo preço do Arroz integral, porem igualmente nutritivo, apenas com mais proteina.
Só vi vantagens :D
View attachment 71018 View attachment 71019
(B+ no kibe)
Adeus Arroz integral. Olá kibe... :p
. Vc Mistura trigo para kibe com vermiculita para o pftek (bolos) ou só o trigo para kibe?

É que estou tendo problemas com o arroz: tá estragando muito rápido e tenho perdido muitos potes e tempo.

Tem algo estranho nisso. Arroz é um bom substrato. Basta não inventar, se você não tem certa experiência com cultivo.

A questão é a qualidade do arroz que encontro aqui; até mesmo o que consumimos vem estragando muito rápido de uns tempos pra cá. Antes utilizava o arroz e corria tudo muito bem, porém...

É isso.

Última edição por um moderador:
Qual parte de "o arroz está estragando" que vc não entendeu?

Arroz esterilizado e inoculado com esporos não contaminados não "estraga". Você pode esterilizar um copo, fechar e deixar meses. O arroz vai ficar lá, no máximo mudando um pouco de estrutura por causa da ação da luz e da temepratura.

O que chamamos de estragar é o ataque de insetos, fungos e bactérias ao arroz.

Então, o que você não entendeu?

Qual
Arroz esterilizado e inoculado com esporos não contaminados não "estraga". Você pode esterilizar um copo, fechar e deixar meses. O arroz vai ficar lá, no máximo mudando um pouco de estrutura por causa da ação da luz e da temepratura.

O que chamamos de estragar é o ataque de insetos, fungos e bactérias ao arroz.

Então, o que você não entendeu?
Relaxa aí ô seu Éguador. O problema já foi solucionado. Graças a dica do #psychoevie, já estou com vários potes apresentando pontos de inoculação.

Você posta ...

Qual parte de "o arroz está estragando" que vc não entendeu?

... respondendo a uma pessoa que estava tentando te ajudar e eu é que tenho que relaxar?

Ao que parece você não entendeu o que quer dizer estragar, nem fez esforço para tal. Saiba que o trigo para kibe também "estraga" na presença de microrganismos.

Back