Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Falta de umidade - bolos secos!

vitorvaxco

Cogumelo maduro
Cadastrado
31/07/2006
11
67
Meus bolos não estão colonizando, faz 7 dias que inoculei e nada... estou achando que os bolos acabaram ficando muito "secos"...

qual a melhor maneira de deixá-los mais úmidos? :confused:

valew
 
Você seguiu a receita? Seu bolo é 2:1:1 vermiculita/farinha de arroz integral/água? Qual raça você inoculou, quanto tempo a seringa ou o carimbo ficaram guardados e em que condições? Dê mais informações. :)

Mesmo que estivessem secos os esporos provavelmente germinariam na área próxima da inoculação com a própria água da seringa.
 
Upvote 0
eu segui a receita sim! porém acabou dando mais que 4 copos... deu 6 copos -> 4 de uisque e 2 finos e altos (talvez eu tenha medido o arroz antes de moê-lo, a acabou ficando muita farinha...). Se a mistura deu nisso tudo, então a quantidade de agua foi pouca mesmo... :(

Eu inoculei o golden teacher, o carimbo ficou guardado por + - 1 ano e a seringa ficou por uns 5 dias depois que preparei. Eles ficaram guardados nas condições normais, o carimbo num ziplock, e depois a seringa dentro do armario. Tudo foi feito com a maior limpeza e cuidados. Nenhum dos copos ainda não deu resultado... Ja deixei alguns dias no escuro total e nada. A temperatura aqui é em torno de 29 graus.
 
Upvote 0
Ja deixei alguns dias no escuro total e nada. A temperatura aqui é em torno de 29 graus.

Como assim alguns dias? A incubação tem que ser no escuro total durante todo o tempo. Aparentemente não tem nada de errado, mesmo com um pouco menos de água teria que germinar.
Você mesmo fez o carimbo ou ele veio de outro lugar?
 
Upvote 0
Ae shroower,

o que eu quis dizer foi o seguinte: eu praticamente não estou nem abrindo o armário no qual eles se encontram, ou seja, olho poucas vezes e num curto espaço de tempo. Eles realmente estão no escuro total o tempo todo, e só recebem luz nos momentos em que a gente dá uma sacada neles de vez em quando. O carimbo foi adquirido junto a fsre, e veio num papel diferente (https://teonanacatl.org/threads/print-em-papel-que-lembra-tecido-perigo-a-vista.1256/).

Ainda tenho 1/4 desse carimbo, mas estou pensando em adquirir novos carimbos, provavelmente variados e fazer testes para ver o que se desenvolve melhor aqui na região nordeste.
 
Upvote 0
Certo. Esse material não é o problema, é tyvek. Usaram porque provavelmente era estéril. Carimbos do FSRE fazem uma longa viagem até o Brasil. Pode ter acontecido dos seus esporos terem morrido no caminho. Algumas poucas horas acima de 40oC e eles já são exterminados. Talvez o carimbo não tenha sido bem guardado antes de ser enviado para o FSRE, etc. Espere mais um pouco (até uns 10 dias), se nada acontecer tente conseguir outro carimbo.
 
Upvote 0
ai irmao , nao tenha ansiedade , a jente fica naquela expectativa, e passa milhoes de duvidas na mente, isso e normal, entao espere alguns dias a mais ,se vc seguil a receita a risca vai dar certo , se nao der nada , nao desanima, e tente outra vez e boa sorte...:pos:
 
Upvote 0
Fala Vitorvaxco

Vale a pena aguardar mais uns dias, até o micélio dar as caras, ou não.

No caso, vc fechou os furos da inoculação com fita adesiva ou micropore? nesse caso de falta de umidade, é interessante usar a fita. A troca de ar realizada pelo micropore pode tb diminuir (mesmo que muito pouco) a umidade interna do bolo.

Alguns bolos que fiz, apresentaram colonização mais acelerada, sendo mais secos. Por isso vale a pena aguardar até o micélio acordar. Mantenha-os sempre no escuro, cuida para a temperatura não ultrapassar os 29, 30º, senão o micélio dá uma freiada em seu desenvolvimento.

Quando estiver com os bolos 100%, isso é fácil de corrigir com o dunk tec, e até fazendo casing com o material disponível. Mantenha-nos informados com fotos.

paz e luz
 
Upvote 0
Amigos,

a ansiedade é muito grande, difícil de controlar.. eu mesmo esperava voltar de viagem do carnaval e já vê-los colonizando, hehe, mas não aconteceu. Bom, eu li em algum lugar aqui do fórum alguém comentando que injetou mais água dentro dos copos como medida para aumentar a umidade no interior dos mesmos.

Essa seria uma maneira segura de agir? Algum amigo aqui já teve alguma experiência desse tipo?

Ainda pensei na possibilidade do substrato ter secado quase por completo enquanto estava na panela de pressão, mas não sei se seria possível.

Abraços galera, estou muito grato pela atenção!
 
Upvote 0
Vc seguiu a receita, e às vezes dá mais mesmo. Talvez porque vc, ao medir os copos dos materiais, não levou em consideração os selos de vermiculita que ocupam espaço, além disso sempre sobra alguma mistura.

O substrato não seca na panela de pressão, lembre-se que lá dentro a umidade fica bem alta.

Eu optaria por aguardar mais alguns dias antes de fazer qualquer coisa. Inocular água sem ter certeza da secura do substrato pode não ser benéfico para o crescimento micelial.

Sorte!
 
Upvote 0
Amigos, acabei de achar o ziplock que o carimbo estava dentro, e ele tem a data de 19/05/2004, ou seja, quase 3 anos, cara.. me veio uma questão à cabeça:

Supondo que os esporos sejam conservados em condições ideais, pode-se afirmar que certos tipos de cogumelos depositem esporos que possuem vida mais longa que outros? Por simples exemplo, os esporos do GT possuem vida mais longa que os esporos do Thai, ou vice-versa? Ou isso não influi em nada?
 
Upvote 0
Back
Top