Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático F+ - Rumo a Primeira colheita

Diário de cultivo problemático.
Salve irmaos,

venho ja a aprox. 2 anos acompanhando o forum, e sentindo a enteogenia se manifestando atraves dos relatos, mais acho que agora chegou a minha vez de cultivar os meus magicos espero que meu diario venha a contribuir com todos os irmaos;

eu comecei construindo a glovebox em que peguei uma caixa de isopor de 36 litros, fiz dois cortes circulares para adaptar os canos, as tampas que sobram eu guardei para depois embutir elas dentro cano fazendo assim, com que a glovebox se trsnforme numa encubadora

em seguida limpei todo meu quarto com alcool 70 e borifei um pouco de bom ar e alcool, eu estava sem lisol em casa, limpei toda a caixa e deixei ela dentro do meu quarto

para o preparo da seringa, fervi a agua em uma chaleira, depois peguei uma travessa, coloquei a agua fervida e tampei com plastico de pvc, e levei pro microondas por mais tres min. quando desliguei o microondas a pressao atmosferica fez com que o plastico se encolhesse para dentro da travessa, depois coloquei a agua na geladeira para esfriar,

tomei um banho com sabonete satid e coloquei meu jaleco da facul dentro do micro por 1 min e meio, depois passei alcool em gel nos braços

coloquei todos os materiais necessarios dentro da caixa e tampei com filme de pvc, e mais uma vez depois de estar tdo lá dentro borifei alcool 70 em todos os materiais e na caixa.

para a seringa usei 10ml de agua e aprox 1 cm² de esporos.

para o bolo usei duas xicaras de arroz integral inteiro, e uma de sementes de passaro, é uma mistura com nabao, colza, niger, alpiste, linhaça, e outras sementes. lavei em agua corrente, e depois deixei por 20 min, na agua com hipoclorito de sodio, depois lavei mais uma vez e coloquei nos copos tampando-o com papel aluminio e deixei na panela de pressao por 1:30, desliguei e de deixei esfriar pos aprox 8hrs,

a seringa ficou tambem por aprox 8hrs na geladeira, para a inoculaçao levei todo o material para a glovebox com uma vela dentro para a higienização da agulha e do ambiente, inoculei os graos e e depois retirei o plastico de cima coloquei a tampa, e as sobras do corte que havia feito, eu encaixei dentro dos cannos como se fosse uma rolha, coloquei um vidro com aprox, 2 lts de agua e um aquecedor de 2,5w, e tambem um termometro a temperatura esta variando entre 32ºC.

estou ansioso para ver os primeiros filamentos de micelio assim que iniciar, eu posto as fotos.
19022010592.jpg19022010582.jpg19022010585.jpg20022010594.jpg20022010596.jpg20022010602.jpg20022010604.jpg20022010599.jpg19022010589.jpg
 
as fotos eu estou trando do meu celular, dai naum aparece msm colocando no macro mais percebece uma diferernça na cor bm de leve, espero que naum seja contaminante.
 
galera estou postando mais algumas fotos do meu cultivo e junto a foto de uns dos copos que eu falei q estava contaminado, apareceu no copo umas manjas bm diferente, joquei tdo o copo no lixo. o copo contaminado eu fiz um circulo na parte mais visivel pois dificulta um pouco, por causa do desenho do copo.
03032010635.jpg03032010636.jpgbjk.JPG
 
É contaminação, trichoderma, o fungo verde. Jogue fora
 
Tem copos saudáveis sobrando pra continuar o cultivo?
 
Um conselho que dou é da próxima vez usar um copo de vidro liso e transparente, ou de polipropileno, pois com esse seu copo com detalhes no vidro não dá pra ver muito se está contaminado dependendo do lugar de onde se olha...

O importante é identificar uma contaminação, por menor que ela seja.

Um grande abraço e boa sorte.
 
Tem copos saudáveis sobrando pra continuar o cultivo?

é tupynambá digamos que sim, mais pelo visto os eoutros dois que eu tenho estaum contaminados apareceu de um dia para o outro.

veja as fotos, o copo menor esta menos visivel
ja o copo maior esta com uma area em que o micelio esta meio cinza.
05032010649.jpg05032010650.jpg05032010647.jpg05032010653.jpg
 
Houve falha na esterilização do substrato, poupe tempo jopgue tudo fora e recomece outro. Fique atento também com a água que fizer a seringa.
 
Houve falha na esterilização do substrato, poupe tempo jopgue tudo fora e recomece outro. Fique atento também com a água que fizer a seringa.

é mauricio na verdade comecei um outro cultivo hj a tarde logo estarei postando meu novo diario,

como foi meu primeiro cultivo, segui pelo meio mais comum, e que a maioria segue, vou acrescentar algums metodos a mais na assepsia, e trocar alguns materias,


EU POSSO USAR OS MSM COPOS PARA UM NOVO CULTIVO, SE SIM QUAIS METODOS/MATERIAIS MAIS EFICASES NA ESTERELIZAÇÃO?

Ahhh e naum esquecendo tbm de agradecer a todos os que torceram e aacompanharam o meu cultivo, muito obrigado irmaos,

e no meu prossimo cultivo ou fazer de tdo para evitar o contaminates

OBRIGADO
 
EU POSSO USAR OS MSM COPOS PARA UM NOVO CULTIVO, SE SIM QUAIS METODOS/MATERIAIS MAIS EFICASES NA ESTERELIZAÇÃO?

Não precisa jogar o copo fora, deixe-os de molho numa soluçao com agua sanitaria por no mínimo 12hs, e da próxima capriche mais na esterelizaçao.
Boa sorte!
 
valeu spoo, ja coloquei na soluçao agora vou esperar ate amanha, e em seguida, vou iniciar meu novo cultivo,
 
Eu daria as seguintes dicas, ja que voce nao seguiu quase nada da receita padrao:
1- SIGA UMA RECEITA PADRAO, DE PREFERENCIA PF
2- USE COPOS DE UISQUE PARA O CULTIVO
3- SE VIRE MAS ARRUME VERMICULITA
4- PRESTE MAIS ATENCAO NA HORA DE CONFECCIONAR A SERINGA
5- NAO MEXA NA INCUBADORA NOS 6 PRIMEIROS DIAS APOS A INOCULACAO
6- PROTEJA OS COPOS CONTRA CHOQUES TERMICOS/MECANICOS E LUMINOSOS
7- MASCARA LUVAS E TOUCAS NOVAS A CADA PARTE DO PROCESSO

Toda vez nos ultimos 5 anos que eu vi um novato iniciar o cutivo por qualquer tecnica que nao o PF PADRAO (podem pesquisar) deu merda.
Nao adianta o pessoal falar AH NAO PRECISA COLOCAR NA INCUBADORA NAO, AH NAO PRECISA USAR VERMICULITA E BLA BLA BLA...
Da errado, INVARIAVELMENTE.
:pos:
 
Eu daria as seguintes dicas, ja que voce nao seguiu quase nada da receita padrao:
1- SIGA UMA RECEITA PADRAO, DE PREFERENCIA PF
2- USE COPOS DE UISQUE PARA O CULTIVO
3- SE VIRE MAS ARRUME VERMICULITA
4- PRESTE MAIS ATENCAO NA HORA DE CONFECCIONAR A SERINGA
5- NAO MEXA NA INCUBADORA NOS 6 PRIMEIROS DIAS APOS A INOCULACAO
6- PROTEJA OS COPOS CONTRA CHOQUES TERMICOS/MECANICOS E LUMINOSOS
7- MASCARA LUVAS E TOUCAS NOVAS A CADA PARTE DO PROCESSO

Toda vez nos ultimos 5 anos que eu vi um novato iniciar o cutivo por qualquer tecnica que nao o PF PADRAO (podem pesquisar) deu merda.
Nao adianta o pessoal falar AH NAO PRECISA COLOCAR NA INCUBADORA NAO, AH NAO PRECISA USAR VERMICULITA E BLA BLA BLA...
Da errado, INVARIAVELMENTE.
:pos:

obrigado pelas dicas Mortandello vou ver se consigo pela net, vermiculita
 
desconcidere
meu post
acima

nem sei como explicar
esse erro rsrsrsrsr
pirei
acho que era pra estar isso em outro tópico sei lá

mas dando procedencia ao tema
acho que os contaminantes efetivaram
pela demora do desenvolvimento do substrato
TALVEZ acarretado pela falta da vermiculita
ultimamente estou estudando
uma técnica que usa só capim processado
uma especie de coco de vaca ficticio
mas nada confirmado ainda
 
Última edição por um moderador:
mas dando procedencia ao tema
acho que os contaminantes efetivaram
pela demora do desenvolvimento do substrato
TALVEZ acarretado pela falta da vermiculita
ultimamente estou estudando
uma técnica que usa só capim processado
uma especie de coco de vaca ficticio
mas nada confirmado ainda
entao, se se interessar mesmo procura a maquina de pasteurizacao que eu postei esses dias atras.
sai menos de 150 reais, e eh tudo com material de facil aceeso.
da pra pasteurizar 50 kg de capim nela.
(o ideal eh dar uma pre-compostada, mas se for capim bem seco ja amarelado tb rola)
 
entao, se se interessar mesmo procura a maquina de pasteurizacao que eu postei esses dias atras.
sai menos de 150 reais, e eh tudo com material de facil aceeso.
da pra pasteurizar 50 kg de capim nela.
(o ideal eh dar uma pre-compostada, mas se for capim bem seco ja amarelado tb rola)

ei 10000bc vc pode postar o link, eu naum consegui achar,
 
acho que tem a pocibildade
de pasteurizar em uma panela de pressao
ou nao ?
acho que uma maquina de pasteurizar
seria pra uma produçao em longa escala
mas mesmo assim
eu me enteresei
se pude coloca o link ai
 
Back
Top