Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático F+ - Rumo a Primeira colheita

Diário de cultivo problemático.
Salve irmaos,

venho ja a aprox. 2 anos acompanhando o forum, e sentindo a enteogenia se manifestando atraves dos relatos, mais acho que agora chegou a minha vez de cultivar os meus magicos espero que meu diario venha a contribuir com todos os irmaos;

eu comecei construindo a glovebox em que peguei uma caixa de isopor de 36 litros, fiz dois cortes circulares para adaptar os canos, as tampas que sobram eu guardei para depois embutir elas dentro cano fazendo assim, com que a glovebox se trsnforme numa encubadora

em seguida limpei todo meu quarto com alcool 70 e borifei um pouco de bom ar e alcool, eu estava sem lisol em casa, limpei toda a caixa e deixei ela dentro do meu quarto

para o preparo da seringa, fervi a agua em uma chaleira, depois peguei uma travessa, coloquei a agua fervida e tampei com plastico de pvc, e levei pro microondas por mais tres min. quando desliguei o microondas a pressao atmosferica fez com que o plastico se encolhesse para dentro da travessa, depois coloquei a agua na geladeira para esfriar,

tomei um banho com sabonete satid e coloquei meu jaleco da facul dentro do micro por 1 min e meio, depois passei alcool em gel nos braços

coloquei todos os materiais necessarios dentro da caixa e tampei com filme de pvc, e mais uma vez depois de estar tdo lá dentro borifei alcool 70 em todos os materiais e na caixa.

para a seringa usei 10ml de agua e aprox 1 cm² de esporos.

para o bolo usei duas xicaras de arroz integral inteiro, e uma de sementes de passaro, é uma mistura com nabao, colza, niger, alpiste, linhaça, e outras sementes. lavei em agua corrente, e depois deixei por 20 min, na agua com hipoclorito de sodio, depois lavei mais uma vez e coloquei nos copos tampando-o com papel aluminio e deixei na panela de pressao por 1:30, desliguei e de deixei esfriar pos aprox 8hrs,

a seringa ficou tambem por aprox 8hrs na geladeira, para a inoculaçao levei todo o material para a glovebox com uma vela dentro para a higienização da agulha e do ambiente, inoculei os graos e e depois retirei o plastico de cima coloquei a tampa, e as sobras do corte que havia feito, eu encaixei dentro dos cannos como se fosse uma rolha, coloquei um vidro com aprox, 2 lts de agua e um aquecedor de 2,5w, e tambem um termometro a temperatura esta variando entre 32ºC.

estou ansioso para ver os primeiros filamentos de micelio assim que iniciar, eu posto as fotos.
19022010592.jpg19022010582.jpg19022010585.jpg20022010594.jpg20022010596.jpg20022010602.jpg20022010604.jpg20022010599.jpg19022010589.jpg
 
Salve, Pmushrooms

Vai fazer agora a inoculação?

O meio vai ser somente arroz integral e sementes para pássaros?
 
Salve ecuador, eu ja fiz hj de manha inoculaçao, e quanto ao bolo sim é apenas sementes de passaros e arroz integral
na minha cidade naum tem vermiculita devido a demanda

o cara onde eu fui falow que é so eu da cidade q enche o saco pra fazerem pedido de quantidades menores
ehehehe

eu ate tenho po de fibra de coco mais acabei esquecendo e vi o erro apenas depois de ter inoculado,
 
O meio ficou bonito.

Mas essa mistura, sem vermiculita, pode ter menos facilidade de frutificar.

E a falta do selo de vermiculita pode facilitar contaminações. Ainda que você parece ter tomado bastante cuidado.


Boa sorte.
 
é de fato tbm acredito na dificuldade de frutificar e epero que naum contaminem,


vou aguardar a colonização se naum frutificar tentarei algumas tecnicas como out ou entao em casing,
 
muito bom
já pense nisso a um tempo atras
na falta da vermiculita
nem queria usala...
acho que a humidade
necesaria já esta no meio dos graos...
graos inteiros é foda
mas boto fé no teu cultivo
f+ é uma boa espécie
postado por uns parceiros aqui do fórum
nao a muito tempo atras
da uns frutos
tipo gigante mesmo...
 
Faltou vermiculita no substrato..
e essa comida de pássaro, no cultivo que usei, percebi que ela só atrasou o processo.
O micélio não consumia com facilidade/gosto/vontade esse alimento. Pelo menos com os Hill Billy foi assim.

Boa sorte no cultivo.
 
Quando cultivei com sementes de pássaro funcionaram bem.

Colonização normal. Micélio vigoroso.

O problema é só a frutificação, quando não tem vermiculita no meio.
 
É... as sementes sao muito boas msm
se o substrato nao ficar tao humido, a colonisaçao vai ser bem rapida

Pmushrooms, ja que vc nao tem vermiculita quando vc for faser o casing,usa pó e fibra de coco.Eles tbm sao muito bons para manter a humidade.

boa sorte aíi, nao esquece de postar as novidades
 
muito bom
já pense nisso a um tempo atras
na falta da vermiculita
nem queria usala...
acho que a humidade
necesaria já esta no meio dos graos...
graos inteiros é foda
mas boto fé no teu cultivo
f+ é uma boa espécie
postado por uns parceiros aqui do fórum
nao a muito tempo atras
da uns frutos
tipo gigante mesmo...

espero que sejam grandes msm, hehehehe
valeu

Faltou vermiculita no substrato..
e essa comida de pássaro, no cultivo que usei, percebi que ela só atrasou o processo.
O micélio não consumia com facilidade/gosto/vontade esse alimento. Pelo menos com os Hill Billy foi assim.

Boa sorte no cultivo.


obrigado Bennito pelas informações,

É... as sementes sao muito boas msm
se o substrato nao ficar tao humido, a colonisaçao vai ser bem rapida

Pmushrooms, ja que vc nao tem vermiculita quando vc for faser o casing,usa pó e fibra de coco.Eles tbm sao muito bons para manter a humidade.

boa sorte aíi, nao esquece de postar as novidades

na verdade eu esqueci de colocar o po _\|/_
 
Última edição por um moderador:
O único alerta que faço é para manter a temperatura de colonização mais baixa em torno de 27º C, isso acelerá o processo.
 
O único alerta que faço é para manter a temperatura de colonização mais baixa em torno de 27º C, isso acelerá o processo.

é Mauricio ja estou seguindo sua dica, apenas bastou que eu desligasse o aquecedor para mater em torno dos 27° pois a temperatura aki esta alta.

colocar o pó de coco,quando vc for montar o casing
nao é tao bom quanto a vermiculita mas...depois q vc der o DUNK e colocar no terrario ele vai ajudar a matera humidade.

Kleber obrigado pela sua dica assim que o micelio tomar conta dos bolos eu farei dois casing e um vou fazer um teste com o po de coco,vou passar o bolo apos o dunk no po e umidificalo, vou ver o que dá.
 
etaum galera, como prometido as fotos dos primeiros sinais do micelio, por enquanto visualizei apenas um dos copos com algums pontos brancos.
ja faem quase seis dias de inoculção, achei que naum iriam mais colonizar, rsrsrsrsrs, mais era apenas ansiedade, hehehe
25022010607.jpg25022010605.jpg
 
o loco
ta massa mesmo
6 dias
ao meu ver
ta dentro do esperado!!!
quem sabe mais uma semana
ou duas
já toma conta
 
é loucumelos pelo visto tdo esta ok, sei que nao devo ter pressa pois tdo tm seu tempo mais sera que naum ha alguma possibilidade de acelera o processo?
 
tudo que vc supostamente poderia ter feito pra acelera
o desenvolvimento
foi feito na mistura do substrato
oque pode ser feito é ajudar para que nao atrase
controlando por exemplo
temperatura e claridade


esse seu cultivo vai ser interessante
sem vermiculita
deve ter muita gente esperando resultados
nao decha de posta fotos heim
de preferencia de 5 em 5 dias se possivel

muita vibraçao positiva pro seu cultivo ai
fica na paz..
 
tudo que vc supostamente poderia ter feito pra acelera
o desenvolvimento
foi feito na mistura do substrato
oque pode ser feito é ajudar para que nao atrase
controlando por exemplo
temperatura e claridade


esse seu cultivo vai ser interessante
sem vermiculita
deve ter muita gente esperando resultados
nao decha de posta fotos heim
de preferencia de 5 em 5 dias se possivel

muita vibraçao positiva pro seu cultivo ai
fica na paz..

é de fato preciso ver a luminosidade pois meu é quarto e muito claro, e como estaum sendo incubados dentro da caixa de isopor acaba ficando meio claro.

bom galera ai estaum algumas fotos dos copos, o primeiro copo esta mais avançado, porem to um pouco preocupado, pq esta aparecendo no fundo uma mancha meio verde, tipo como que se fosse aquele fungo verde da laranja, a cor é meio parecida.
28022010614.jpg28022010618.jpg28022010627.jpg
 
Última edição por um moderador:
Não deu para ver direito na foto, Pmushrooms.

Mas se for mesmo um contaminante vai ficar claro nos próximos dias. Se crescer uma manha verde é contaminante na certa.
 
Back
Top