Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Férias em: Treasure Coast e Costa Rica

Diário de cultivo completo.
Boa noite ou bom dia. É o 1º diário de cultivo que faço, é o 3º ou 4º cultivo que faço, não sei bem. Decidi fazê-lo pois, embora os meus conhecimentos e experiencia neste assunto sejam maiores que quando comecei, aprendi que nunca se sabe tudo, está-se mais perto de saber nada, e quero partilhar a minha experiencia (de diferente localização de a maioria dos diários aqui apresentados- Portugal, sendo uma boa-valia para quem deseje iniciar estas lides numa localização de clima semelhante) e espero alguma ajuda dos demais cultivadores que aqui passam, a maior parte com mais experiencia que eu.

Os seguintes procedimentos ocorreram entre 8 e 9 de Janeiro.

(PF Tek)
8 copos
5 ml- Treasure coast
5 ml- Costa rica
Mesmo procedimento de sempre, esterilização em panelas normais, 45-60 min.
Borrifei o ar com água com álcool 72%, esperei um pouco, borrifei as mãos quando achei necessário. Não usei luvas porque comprei uma caixa (com a medida L!), logo ficam-me largas e iriam atrasar-me ou provocar alguma coisa má. Não tomei mais medidas de higiene do que o necessário.
Farinha integral, arroz moido com varinha mágica (cuja helice adquiriu um especial ruido devido as vezes submetida a este procedimento não natural para ela lol)

Deitei a quantidade de ml +/- minima com 4 furos, tapei com uma segunda tampa de prata depois da inoculação.
No dia seguinte, o "resto" da água com esporos que ficou em cada frasco, deitei em 2 copos, um com TC outro com CR, cada um com apenas um furo se não me engano, apenas o fiz para "gastar" 2 copos já preparados, e prai os 2 ou 1ml que havia em cada frasco.

A incubadora, é uma caixa "normal" não mt grande. Introduzi a caixa dentro de uma caixa de papelão feita à medida com um edredon lá dentro, já tinha feito umas especies de teste, agora a temperatura está perfeita, oscila entre os 26.7 - 27.3 ("média"). Escusado será dizer que estou felicissimo com este facto visto ser dificil controlar tão bem as temperaturas e mantê-las no clima daqui.

Uso um termómetro, particularmente pratico porque tem um fio e antena, não preciso de abrir a caixa pra ver que temperatura se encontra dentro desta. Não vos posso dizer onde se encontra à venda ou o que custa porque não o comprei lol.

Resta despedir-me, espero com esperança e positivismo o desenrolar deste cultivo. Desejo o mesmo para todos os outros cultivos :).

Cumprimentos

P.S.- Alguma dúvida ou aspecto não abordado neste texto é apenas perguntar :)
(não consigo anexar imagens, excessivo tamanho destas, alguem me ajude para uma forma de as anexar ou diminuir o tamanho sff)

O que queria fazer entender por almofadas é sim, muito parecido ao micélium que aparece na base dos cogumelos, mas menos denso (é uma "fase" anterior ao aparecimento de cogumelos ou pins, ou da base destes, pelo menos os maiores..?).
Exacto Azteca :D, só não haver contaminações já é muito bom hehe.
A experiência é essencial, já reparei que é mesmo importante as trocas de ar no terrário, obrigado também Mortadello.
Tenho uma saída para uma pedra porosa e outra para um tubo de ar, visto que a humidade está quase sempre a 100%, ou pelo menos superior a 98% (que é o maximo que regista o higrometro), vou diminuir a quantidade de ar da pedra e aumentar no tubo de ar...
Cumps!
(já alguma vez viram um cogumelo crescer com a base sendo o chapéu? lol)
IMG_0066_691x518.jpgIMG_0058_691x518.jpg

Já são 3º flush :D
Nesta altura a humidade andava pelos 98%-100%, e ainda "sprayava" com água e arejava de vez em quando o terrário como ainda faço.
Também acho a foto bem porreira, tal como os frutos bem apetitosos hehe

Obrigado Maurício :D.
Vão aqui mais umas fotos de T.C.
Não sei se esta técnica é original, se se revelar boa eu posto no devido espaço.
Água, aquecedor e bomba de ar. Como não arranjei maneira de cobrir toda a superfície com uma "rede" de arame fiz suportes individuais. Arame e fita cola. Isto porque a perlite estava cheia de água e estão nos últimos flushs, resolvi dar uma oportunidade a esta ideia. :)
Luz
IMG_0072_691x518.jpgIMG_0073_691x518.jpgIMG_0074_691x518.jpgIMG_0075_691x518.jpgIMG_0077_691x518.jpgIMG_0078_691x518.jpgIMG_0079_691x518.jpgIMG_0081_691x518.jpgIMG_0082_691x518.jpgIMG_0083_691x518.jpg

imagem 79. Os bolos estão suspensos por arame e tem aquela água toda ali dentro? com alguma perlita?

Obrigado Lupelius, desejo o mesmo para ti :).
Tupynambá, não é suposto haver perlite, lavei mal a caixa. O nível de água cada um tem que ir experimentando até chegar ao ideal que produza humidade e calor nos valores certos, no meu caso retirei o higro/termometro e não tou a prestar mais atenção à quantidade de humidade nas paredes. Mas já registei aparecimento de "almofadas" hehe :). Esta técnica é útil para mim pois permite alcançar mais facilmente tº e humidade e consigo assim não ter pedra porosa e conseguir arejar melhor a caixa que era o meu objectivo primário :D.
Luz

É um bom método, tenho que procurar humidificadores aqui na tugalandia..
Também aumenta a tº? Excepto verão e primavera sou obrigado a aumentar a tº de alguma forma no terrário.
De quantos watts é o teu?

Fica mergulhado numa tigela com água, a água aquece sim e aumenta a temperatura interna.
Poucos watts

É o que preciso... devo comprar para o proximo cultivo. Obrigado pelas dicas :)
Luz

a velhooo, belo cultivo
tinha q ter clonado o q o chapeu nasceu na base ausehuasheasue vai q nascem tdo assim asuehasueas

Back