Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Férias em: Treasure Coast e Costa Rica

Diário de cultivo completo.
Boa noite ou bom dia. É o 1º diário de cultivo que faço, é o 3º ou 4º cultivo que faço, não sei bem. Decidi fazê-lo pois, embora os meus conhecimentos e experiencia neste assunto sejam maiores que quando comecei, aprendi que nunca se sabe tudo, está-se mais perto de saber nada, e quero partilhar a minha experiencia (de diferente localização de a maioria dos diários aqui apresentados- Portugal, sendo uma boa-valia para quem deseje iniciar estas lides numa localização de clima semelhante) e espero alguma ajuda dos demais cultivadores que aqui passam, a maior parte com mais experiencia que eu.

Os seguintes procedimentos ocorreram entre 8 e 9 de Janeiro.

(PF Tek)
8 copos
5 ml- Treasure coast
5 ml- Costa rica
Mesmo procedimento de sempre, esterilização em panelas normais, 45-60 min.
Borrifei o ar com água com álcool 72%, esperei um pouco, borrifei as mãos quando achei necessário. Não usei luvas porque comprei uma caixa (com a medida L!), logo ficam-me largas e iriam atrasar-me ou provocar alguma coisa má. Não tomei mais medidas de higiene do que o necessário.
Farinha integral, arroz moido com varinha mágica (cuja helice adquiriu um especial ruido devido as vezes submetida a este procedimento não natural para ela lol)

Deitei a quantidade de ml +/- minima com 4 furos, tapei com uma segunda tampa de prata depois da inoculação.
No dia seguinte, o "resto" da água com esporos que ficou em cada frasco, deitei em 2 copos, um com TC outro com CR, cada um com apenas um furo se não me engano, apenas o fiz para "gastar" 2 copos já preparados, e prai os 2 ou 1ml que havia em cada frasco.

A incubadora, é uma caixa "normal" não mt grande. Introduzi a caixa dentro de uma caixa de papelão feita à medida com um edredon lá dentro, já tinha feito umas especies de teste, agora a temperatura está perfeita, oscila entre os 26.7 - 27.3 ("média"). Escusado será dizer que estou felicissimo com este facto visto ser dificil controlar tão bem as temperaturas e mantê-las no clima daqui.

Uso um termómetro, particularmente pratico porque tem um fio e antena, não preciso de abrir a caixa pra ver que temperatura se encontra dentro desta. Não vos posso dizer onde se encontra à venda ou o que custa porque não o comprei lol.

Resta despedir-me, espero com esperança e positivismo o desenrolar deste cultivo. Desejo o mesmo para todos os outros cultivos :).

Cumprimentos

P.S.- Alguma dúvida ou aspecto não abordado neste texto é apenas perguntar :)
(não consigo anexar imagens, excessivo tamanho destas, alguem me ajude para uma forma de as anexar ou diminuir o tamanho sff)
 
Boa sorte irmão, estamos na torcida pelos cogumelos portugueses!
 
Hmmm até me veio na mente a combinacao de CGMELU cum BCLHAU! Yamiyami.

Sorte com os cugmleus purrtugueses! :pos::pos:
 
Aqui estão as fotos :).
Obrigado pela dica do programa khrin. Obrigado a todos pelo apoio e ajuda :D.
Insider, e eu que até não sou grande apreciador de bacaulhau lol, vou mais para o peixe de lameiro :D.
Não há nada a actualizar, apenas volto a ver os mágicos quinta ou sexta. Apenas mais um promenor, A inoculação foi feita em lua nova, talvez seja bom preságio hehe.
Cumps!
IMG_000_435x326.jpgIMG_0004_435x326.jpgIMG_002_435x326.jpgIMG_0006_435x326.jpgIMG_001_435x326.jpg
 
Boas noticias.
Não esperei mais e abri a caixa. 4 copos já registam os 1ºs sinais de micélio. 2 copos de uma mesma especie (separei os copos de cada especie, mas esqueci-me quem é quem lol) não têm, os 2 copos "extra" também não, obviamente.
Volto a checkar por contaminações segunda:D.

Cumps!
10_691x518.jpg9_691x518.jpg
 
Salve Portuga!
Coloque um adesivo com os nomes sobre o alumínio para evitar a confusão...
Evite ficar abrindo muito a caixa, mas eu mesma, olho minha incubadora 1 vez por dia e só!
Boa sorte!
 
Boas noticias.
Não esperei mais e abri a caixa. 4 copos já registam os 1ºs sinais de micélio. 2 copos de uma mesma especie (separei os copos de cada especie, mas esqueci-me quem é quem lol) não têm, os 2 copos "extra" também não, obviamente.
Volto a checkar por contaminações segunda:D.

Boa sorte portuga, pena q nao goste de bacalhau, eu adoro rssssrsrsrs!

Pela foto nao consegui ver o micelio, mas parece tudo bem a primeira vista.

É isso ai! :)
 
DutchQueen, para a próxima já não me vou esquecer.. :D
Insider, batata assada na brasa com bacalhau assado é clássico lol :D então tudo bem misturado, bem regado com azeite ui lol hehe
Yeah yeah!!
3 copos de uma espécie, estão a 80%-90%!? Talvez por apanharem mais calor do aquecedor? É também bem provável ser por causa de a espécie ser mais rápida a colonizar, penso que sejam Costa Rica. Um copo destes até tem micélio bem rizomórfico a invadir a camada de vermiculite seca e tentar chegar ao céu.. lol E a caixa até está bem resguardada da luz :)
os outros 3 copos já aprensentam todos micélio, uns com mais, outros com menos (20%, 30%-40%).
O engraçado disto tudo é que ainda não detectei infecções em nenhum copo, e os copos "extra" também já apresentam micélio, no único ponto de inoculação. Todos os copos registam micélio, pelo menos, um nível razoável de "saúde" e força.

Obs.: Em apenas 9 dias consegui a melhor performance, de todos os meus cultivos. Daqui a 5-7 já devo ter pelo menos aqueles 3 copos a 100%.
O facto de nenhum copo, até agora, apresentar contaminações é muito bom, nunca tinha conseguido isto também. O que comprovou que as medidas higiénicas são importantes, mas mais importante ainda, é a rapidez, aliada a pequenos promenores(p.e. limpar com álcool a tampa do copo, previamente à injecção de esporos) da inoculação e claro, esterilização bem efectuada.

Vou começar a preparar o breçário.. ;)
Cumps!
 
Bom dia! :D
Coloquei dia 21, os 3 bolos mais avançados no terrário. Verifiquei hoje o começo do aparecimento dos pins no "melhor" bolo :p:. (as fotos são de ontem)
Verificam os 3, um mais que os outros, umas "almofadas" de aspecto saudável.
Devo ter tocado num bolo, e ficou (muito) azul numa área, hoje até parecia mais azul e maior a área abrangente por este. Parece-me que deve estar bem potente, pois eu não toquei com a mão na área total onde apareceu a reacção azul...
Terrário->uma pedra porosa, uma entrada de ar, aquecedor (40W I think), lampada tipo candeeiro (comecei a usar à 2 dias, é mais directa e aumenta a tº)
Voltarei certamente com umas fotos bem mágicas.
Cumps
IMG_0031_691x518.jpgIMG_0018_691x518.jpgIMG_0021_691x518.jpgIMG_0026_691x518.jpgIMG_0025_691x518.jpgIMG_0032_691x518.jpg
 
Lindos frutos os da ultima foto, pena q rolou abortos, o do cogumelo virado ali de cabeca pra baixo; Comigo acontecia algumas vezes tb com cakes não sei pq. Parece nao ter orientacao da luz.

Bom proveito ;)
 
Boas Ecuador
Coloquei os bolos muito perto das paredes do terrário, penso que foi a principal causa..
Retirei inumeros abortos, pins com a "cabeça" formada que não cresceram, muitos destes ainda "envoltos" por as "almofadas".
Cumps
 
Coloquei os bolos muito perto das paredes do terrário, penso que foi a principal causa..
Retirei inumeros abortos, pins com a "cabeça" formada que não cresceram, muitos destes ainda "envoltos" por as "almofadas".
Cumps

ALMOFADAS! Acho que aborto não tem nada a ver com excesso de humidade, essas almofadas que diz seriam oque? Tipo um micélio que se aglomera na base da estirpe? Se for isso realmente tem bastante umidade, os abortos estão mais para trocas gasosas, venho reparado que o pessoal esta cuidando de muitos detalhes mas estão pecando quanto o desenvolvimento do terrario, GALERA tem que ter troca Gasosa, isso é muito importante, no demais mandou ver heim!
 
pelo menos um concorda comigo sobre a necessidade da troca de ar, valeu azteca.
tento passar a troca gasosa como um dos itens principais no desencadeamento e sucesso da fase de frutificacao sem muito sucesso.
geralmente o pessoal passa direto por cima dessa informacao e nao obtem resultados satisfatorios.
 
Normalmente são os primeiros cultivos, ainda existe muitos detalhes, normalmente só o fato de ter uma colonização sem contaminantes ja é um bom motivo de comemoração mesmo hehe, mas aos poucos a galera vai percebendo esses detalhes.;)
 
Back
Top