Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Experiência - Susbtrato de Erva Mate

Diário de cultivo problemático.
Strain: South American
Técnica: BagualTek (acabei de inventar o nome)
Inoculação: 25/04/2015


Bom, um tempo atrás eu perguntei se alguém tinha usado erva mate como substrato e diante da negativa (alguém comentou de um amigo que tinha feito, ams nada concreto) resolvi tentar e postar aqui.

No meu primeiro cultivo, um pedaço grande de substrato compactou e grudou no fundo do pote. Quando aniversariei o bolo (dentro de um ziplock dentro da glovebox) guardei o pote com o substrato que grudou cheio de micélio dentro do ziplock).

Dois dias depois, preparei 3 potes pequenos de 150ml com uma mistura de erva mate e vermiculita. É difícil dizer as proporções pois a erva mate havia sido usada durante o dia, então já estava hidratada. Misturei vermiculita para da o "ponto", cobri com alumínio e foi para a PP por 1h.

Depois de frio, pus o ziplock, os potes, um bisturi e um pano embebido de álcool 70 na glovebox, coloquei o desinfetante e deixei por 20 min.

Dentro da glovebox, abri o ziplock e com o bisturi cortei o pedaço de micélio em 3 partes. coloquei cada parte no topo do substrato e tampei rapidamente. Depois disso foi para a incubação em cima da geladeira.

4 dias depois da inoculação, o micélio parece ter dado um "up", parece mais vivo e vistoso, mas não parece ter se agarrado no substrato ainda. em um dos copos dá pra ver ele meio que se agarrando na parede do copo. Pode ser que a umidade e tals tenha dado esse ânimo ao micélio, vamos ver se ele gosta da comidinha nova.

ainda e muito cedo pra tirar qualquer conslusão, então vamos na base do Espere e verás.

Como os potes são pequenos tá meio ruim de ver, por isso tirei várias fotos com e sem flash pra dar uma idéia melhor do que tá rolando.

Segue as fotos
 

Anexos

  • erva mate 2.JPG
    erva mate 2.JPG
    119.3 KB · Visualizações: 53
  • erva mate 3.JPG
    erva mate 3.JPG
    103.1 KB · Visualizações: 43
  • erva mate 4.JPG
    erva mate 4.JPG
    107.6 KB · Visualizações: 50
  • erva mate 5.JPG
    erva mate 5.JPG
    126.3 KB · Visualizações: 47
  • erva mate 6.JPG
    erva mate 6.JPG
    112.2 KB · Visualizações: 48
  • erva mate 7.JPG
    erva mate 7.JPG
    71.9 KB · Visualizações: 49
  • erva mate 8.JPG
    erva mate 8.JPG
    61.2 KB · Visualizações: 46
  • erva mate 10.JPG
    erva mate 10.JPG
    123.4 KB · Visualizações: 46
Estou curioso ao porque de você ter escolhido esse substrato.. :huh:
Mas interessante a experiência! rs

Eu gosto de reaproveitar coisas e como tomo muito mate resolvi testar.
Já li qque há algumas spécie4s de cogumelos em que o pessoal usa borra de café e tb já notei que a erva mate cria bolor com facilidade, ou seja, algumas especies de fungo gostam dela... vamos vers e é o caso do cubensis.

Eu dei uma mexida nos potes pra "cobrir" o micélio com o substrato de erva mate pra ver se coloniza... viz isso sexta feira e hj vou dar uma olhada pra ver se há algum sinal de micélio, mas nas ultimas vezs que vi nãi me parecia que ele estava muito contente coma comidinha nova :/
 
Então, 10 dias depois o micélio continua vivo mas não pareces estar gostando muito da comida.
Vou esperar mais 10 dias e se não houver progresso vou considerar como fracassado.
Da proxima vez tentarei misturar algo para neutralizar o PH.

Segue fotos
 

Anexos

  • IMG_4338.JPG
    IMG_4338.JPG
    114.8 KB · Visualizações: 35
  • IMG_4339.JPG
    IMG_4339.JPG
    110.6 KB · Visualizações: 33
  • IMG_4340.JPG
    IMG_4340.JPG
    97.2 KB · Visualizações: 34
  • IMG_4341.JPG
    IMG_4341.JPG
    123.6 KB · Visualizações: 33
Bom pessoal, ontem olhei de novo e nada de evolução.
Vou dar o experimento por encerrado.
Vou fazer mais experiências com Erva mate quando eu estiver mais experiente.

De momento, possíveis causas pro fracasso da experiencia podem ser acidez da erva mate ou falta de nutrientes necessários para essa espécie. Quero repetir a experiência com comestíveis, provavelmente shitake, e ver o que acontece.

FIM

Amém
 

Anexos

  • foto 1.JPG
    foto 1.JPG
    123.5 KB · Visualizações: 31
  • foto 2.JPG
    foto 2.JPG
    125.8 KB · Visualizações: 32
  • foto 3.JPG
    foto 3.JPG
    110 KB · Visualizações: 29
Cara.... Resultado mais que esperado.
Seria bom fazer uma boa compostagem com essa erva para decompor ela. A celulose é muito parecida com a quitina que é a celula dos fungos então esses fungos tem dificuldade de metabolizar a celulose.
Você está indo pelo caminho errado pelo meu visto.
 
Cara.... Resultado mais que esperado.
Seria bom fazer uma boa compostagem com essa erva para decompor ela. A celulose é muito parecida com a quitina que é a celula dos fungos então esses fungos tem dificuldade de metabolizar a celulose.
Você está indo pelo caminho errado pelo meu visto.

Então, se tu diz eu te acredito, hehehe
Na real esse primeiro teste foi bem despretensioso mesmo, sabia que as chances de não dar certo eram grandes, mas era mais pra analisar mesmo o comportamento do micelio nesse substrato "puro", digamos assim, pra a partir daí ir implementando. Foi um "vai que rola" pois tinha aquele pedaço de substrato q sobrou qdo aniversariei um pote e achei que ficaria mais fácil saber se ele gostava do substrato colocando diretamente o micélio do que tentar inocular com eporos.

Como não parece que contaminou nada, já dá pra deduzir que o problema foi mesmo o susbratrato e não algum outro fator que fez com que ele se desenvolvesse.

Minha idéia é tb buscar primeiro por técnicas simples e que não exijam muita preparação pois não posso dedicar muito tempo por enquanto...

mas valeu pelas info... é bom ter isso em mente, não sabia dessa da celulose/quitina... mas isso se aplica ao Cubensis certo? Há outros tipos de fungos que se alimentam de celulose sem problemas, tipo shitake, não?

valeu @PsychoEvie
 
Boa noite
Tbm sou iniciante e sem muita experiencia, e andei lendo bastante a respeito do uso da erva mate como substrato, achei um artigo da embraba no qual usavam 70% de serragem de pinus farelo de trigo e me parece q so 5% de erva mate, e deu certo mas não tinha estudo ainda sobre as propriedades químicas do cogume era um comestível não lembro qual.
 
e deu certo mas não tinha estudo ainda sobre as propriedades químicas do cogume era um comestível não lembro qual.

Cada espécie tem a sua predileção por determinados substratos. Digamos que há uma boa diferença entre os mais populares cogumelos comestíveis para os cogumelos coprófilos como o Cubensis...
 
Back
Top