Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Experiência de Bulk Casing

mariafernnanda2

Hifa
Membro Ativo
03/06/2020
95
6
Rio de Janeiro
Oi gente!
Vindo aqui hoje pra mostrar a vocês um experimento de bulk que tô fazendo com spawn colonizado de farinha de kibe+ pó de coco que está em outro tópico nesse fórum, onde posto como fiz e o progresso:


Para começar, vou mostrar o que usei passo a passo

SUBSTRATO
-300ml de esterco
-300ml de pó de coco
-100ml de vermiculita
-150ml de água


Botei o esterco bovino+ pó de coco em partes iguais e misturei
Acrescentei a vermiculita e a água até que pingue quando apertar

ESTERILIZAÇÃO

Tudo foi ao forno 180° por 30min

MONTAGEM
Forrei o fundo do balde com um pouco de vermiculita
Joguei o substrato esterilizado e fui fazendo camada com o bolo colonizado
Deu 3 camadas ao total e finalizei com o substrato + vermiculita em cima
Borrifei água no bulk antes de fechar com papel filme

...

Isso foi um teste de curiosa mesmo, sei que pode ter faltado alguns ingredientes como o corretor de PH que vi alguns comentando aqui no forum.

Mas é isso, espero que dê algum resultado futuramente pra eu estar compartilhando o que aprendi com vcs assim como aprendo muitas coisas aqui

Me falem se tiverem alguma duvida e também me corrijam caso eu tenha feito alguma coisa errada.

Vlw gente, paz a todos
 

Anexos

  • DSC03429.JPG
    DSC03429.JPG
    116.7 KB · Visualizações: 38
  • DSC03430.JPG
    DSC03430.JPG
    120.6 KB · Visualizações: 36
  • DSC03432.JPG
    DSC03432.JPG
    121.2 KB · Visualizações: 36
  • DSC03434.JPG
    DSC03434.JPG
    111.9 KB · Visualizações: 34
  • DSC03435.JPG
    DSC03435.JPG
    102.3 KB · Visualizações: 38
  • DSC03440.JPG
    DSC03440.JPG
    111.5 KB · Visualizações: 42
  • DSC03443.JPG
    DSC03443.JPG
    106.5 KB · Visualizações: 43
  • DSC03449.JPG
    DSC03449.JPG
    120.3 KB · Visualizações: 39
  • DSC03450.JPG
    DSC03450.JPG
    111.6 KB · Visualizações: 44
  • DSC03455.JPG
    DSC03455.JPG
    113.4 KB · Visualizações: 42
sos Oi gente, chateada aqui. Dei uma olhada aqui no bulk e tava com sinal de micélio, quando peguei pra ver de perto tava com uma suposta contaminação
Como uma nuvem em cima, vcs vão conseguir localizar na foto. E é diferente ( eu achei) do micélio que está no outro lado...
O que acham??? Não tá com cheiro
 

Anexos

  • DSC03533.JPG
    DSC03533.JPG
    120.6 KB · Visualizações: 69
  • DSC03534.JPG
    DSC03534.JPG
    116.3 KB · Visualizações: 69
  • DSC03535.JPG
    DSC03535.JPG
    112.9 KB · Visualizações: 66
Última edição:
O erro dessa experiencia provavelmente foi ai, para esse tipo de técnica, esterilizar dá certo mas tem muito mais chances de contaminar, o ideal é pasteurizar(2h em 75º), na minha opinião a forma mais fácil (não menos trabalhosa) é no banho maria com termômetro culinário.

Segue um tutorial aqui do fórum:
Técnica PF Very Desperate Poor Man (PF tek & Balde)

Obrigada pela visão! Faz sentido...

No casing que eu não esterilizei o substrato não houve contaminação... engraçado.

Mas vou tentar dessa forma aí, só n tenho termometro culinario, vou ver se acho aqui na minha cidade
 
Obrigada pela visão! Faz sentido...

No casing que eu não esterilizei o substrato não houve contaminação... engraçado.

Mas vou tentar dessa forma aí, só n tenho termometro culinario, vou ver se acho aqui na minha cidade
Isso é por que o casing é a adição de material não nutritivo (vermiculita/fibra de coco), já no bulk, é o contrário, é a adição de material nutritivo (esterco) por isso tem mais chances de contaminar ;)

Eu dei sorte que minha mãe tem um desses kkkkk, ela reclamou um pouco mas me deixou usar 😅
Na internet você acha com certeza.
 
Isso é por que o casing é a adição de material não nutritivo (vermiculita/fibra de coco), já no bulk, é o contrário, é a adição de material nutritivo (esterco) por isso tem mais chances de contaminar ;)

Eu dei sorte que minha mãe tem um desses kkkkk, ela reclamou um pouco mas me deixou usar 😅
Na internet você acha com certeza.
Mas e quando o esterco já é esterilizado? no caso esse que ela usou. Não é necessário a pasteurização? com a esterilização o que se perde ? Corre mais ricos de contaminar?
 
Mas e quando o esterco já é esterilizado? no caso esse que ela usou. Não é necessário a pasteurização? com a esterilização o que se perde ? Corre mais ricos de contaminar?
Esterco esterilizado tem mais chances de contaminar do que pasteurizado, a pasteurização deixa microrganismos vivos que são necessários para evitar contaminantes.
 
Back
Top