Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

existe algum fungo que prejudique o desenvolvimento do amanita no seu ambiente natural?

confirmar a presença de floema (seiva elaborada) acessível na raiz...

Se eu não me engano, os Amanitas não se aproveitam do floema dos Pinus. Eles fazem o mutualismo somente para ajudar na absorção de água para ambos, não é isso?
 
Acredito que a característica geral da simbiose é promover a troca de nutrientes fungo/planta, onde o fungo recebe o açucar proveniente da fotossíntese e respiração e em troca fornece minerais... O fungo não realiza fotossíntese, portanto ele sempre busca o açucar, a energia.

Provavelmente as enzimas fúngicas tenham maior capacidade em mineralizar os minerais adsorvidos no solo. Já li também que o micélio atua como um "filtro" de metais pesados, protegendo a raiz..

Tem um material que escrevi para a disciplina de Ciências do Solo, da faculdade que estou cursando... Tentei abrir os olhos do professor para as simbioses... Mas até mesmo professores doutores ainda tem muito "medo" (ou preconceito) da micologia... A tal da micofobia dita por Stamets...

Segue:
http://vinteum.com/horticultura/fungos-vida-para-solos-e-plantas/

Ps: Certamente as hifas fúngicas tem maior capacidade para degradar minerais adsorvidos do que raízes de plantas.
 
Back
Top