Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

existe algum fungo que prejudique o desenvolvimento do amanita no seu ambiente natural?

binho

Cogumelo maduro
Cadastrado
22/11/2009
20
47
42
moro proximo a uma reserva ambiental de pinus de mais de 10km de extençao, hoje eu fui a minha primeira caçada de amanitas, mas nem sinal delas, andei por horas e percorri grandes distâncias no meio da floresta, o que eu encontrei bastante foi puffballs e um tipo de cogumelo cujo as lamelas era como uma esponja e o chapeu de tamanho medio a grande cor bronze ao marrom amarelado, esses tinham muitos, nao sei se esses podem ser fungos concorrentes do amanita ou se é mesmo o fator clima que impede o desenvolvimento das mesmas tendo em vista que essa floresta é em florianopolis e aqui nao faz tanto frio como na serra.
 
Os amanitas costumam Frutificar a 15°,

Sera que o fungo colonizou esta floresta???

É preciso a floresta esta em simbiose com os Amanitas
 
Os amanitas costumam Frutificar a 15°,

Sera que o fungo colonizou esta floresta???

É preciso a floresta esta em simbiose com os Amanitas
bom, de qualquer forma vai ser dificil a temperatura aqui chegar aos 15º só durante a madrugada mesmo,eu tava achando complicado encontrar eles por aqui em consequencia das temperaturas, mas fiquei empolgado quando li aqui no forum, alguem disse que tem bastante amanitas aqui em florianopolis, dai eu pesei, se tem por aqui, certamente é nessa reserva que eu citei no texto a cima, pois é uma floresta inteira mente de pinus com arvores muito velhas.
 
Em alguma época do ano a temperatura chega abaixo dos 15°??
é bem dificil, mas se for pra ser é agora durante a madrugada eu creio que sim, mas durante o dia fica sempre em torno dos 19º, sao raros os dias que a temperatura baixam disso aqui no inverno.
 
é bem dificil, mas se for pra ser é agora durante a madrugada eu creio que sim, mas durante o dia fica sempre em torno dos 19º, sao raros os dias que a temperatura baixam disso aqui no inverno.

Ha quem diga ja ter encontrado amanitas nessas condições, mas acho difícil.

A temperatura que permanecer por longo períodos a 15° ou um pouco menos ate os Amanitas formarem os pins.
 
não tenho muita certeza mas acho que a idade do pinus pode influenciar na simbiose também... da pra dar uma pesquisada!
 
não tenho muita certeza mas acho que a idade do pinus pode influenciar na simbiose também... da pra dar uma pesquisada!

Pode ter a ver com a facilidade do micélio de entrar em contato com as raízes, na micorriza. Já achei amanitas em pinus com menos de 5 anos e com mais de 15.
 
Pode ter a ver com a facilidade do micélio de entrar em contato com as raízes, na micorriza. Já achei amanitas em pinus com menos de 5 anos e com mais de 15.

pelo oque dá pra deduzir então não há muita interferência em relação a idade do pinus e a simbiose a não ser a facilidade de contato... imaginava isso também pelo fato de percorrer várias florestas de jovens e não encontrar sequer 1 amanita, e encontrar vários amanitas rodeando apenas 1 velho pinus! Legal @RainSpirit deu pra entender melhor essa relação!! :)
 
De fato, a idade do pinus não influencia na ocorrência de micorrizas, isso se prova neste estudo:
https://bibliotecadigital.ipb.pt/bitstream/10198/5747/1/Poster Ana Carolina.pdf

Neste material pode-se observar a atividade simbionte em isolamentos em meio de cultura Melin-Norkans modificado (MMN) incompleto (sem casaminoácidos e extracto de malte) de Pinus pinaster com Amanita muscaria e Pisolithus tinctorius (este segundo, mais eficiente em acelerar o crescimento do Pinus).

Apesar de ocorrer micorrizas de A. muscaria desde a fase jovem do pinus, pode ser que o pinus jovem ainda não forneça açucar o suficiente para a frutificação e que o fungo fique durante os primeiros anos apenas aumentando seu material vegetativo (hifas) e estruturas de resistências. Frutificando somente quando houver nutrientes (açucar) em quantidade adequada.

Também já encontrei amanitas em pinus consideravelmente pequenos, com 3 metros aproximadamente.
 
Última edição por um moderador:
Corrigindo, o meio de cultura utilizado no estudo é:
Melin-Norkans modificado (MMN) incompleto (sem casaminoácidos e extracto de malte)..

Ps: Não achei o botão pra editar o post o_O
 
É que depois de um tempo, as mensagens não podem mais serem editadas pelo usuário, mas somente pelo moderador/administrador.

Bem vindo de volta Agricola.

Valeu Rain Spirit... Se puder editar para mim agradeço...

Mudar a palavra BDA para MMN..

e onde diz: " (este segundo, mais eficiente em acelerar o crescimento do fungo)".. mudar a ultima palavra (fungo) para pinus

E depois pode excluir esse post e o outro ali decima..

E também.. espero que de tudo certo com a recuperação do PE.. é realmente uma pena :(
 
Valeu Rain Spirit... Se puder editar para mim agradeço...

Mudar a palavra BDA para MMN..

e onde diz: "(este segundo, mais eficiente em acelerar o crescimento do fungo)".. mudar a ultima palavra (fungo) para pinus

E depois pode excluir esse post e o outro ali decima..

E também.. espero que de tudo certo com a recuperação do PE.. é realmente uma pena :(

Infelizmente não sou moderador nem nada... :)

O Ecuador pode lidar com seu pedido.

Quanto ao PE, está tudo encaminhado! Só uma questão de tempo mesmo.

Isso aí!
 
Fiz as modificações, Agricola. Veja se ficaram como o desejado, por favor.

Quanto aos posts acho melhor mantê-los para fins de histórico da discussão.

Só como curiosidade, tem um coletor de Amanitas que acessa raramente, o FranklinRS, que acha que a idade dos pinus influencia sim a produção de frutos pelos amanitas. Os pinus mais jovens produziriam mais amanitas.
 
amanitas sao sazonais, costumam apareer no inverno. no meio desse veranasso que estamos se voce encontrar algo serao somente os pilotos que tem apenas veneno.
 
Fiz as modificações, Agricola. Veja se ficaram como o desejado, por favor.

Quanto aos posts acho melhor mantê-los para fins de histórico da discussão.

Só como curiosidade, tem um coletor de Amanitas que acessa raramente, o FranklinRS, que acha que a idade dos pinus influencia sim a produção de frutos pelos amanitas. Os pinus mais jovens produziriam mais amanitas.

Sim.. li sobre isso em outro tópico... Ele diz que é pelo motivo de o pinus quando jovem, ter bastante reservas de energia. Estou indo atrás de alguns professores de fisiologia vegetal para confirmar essa possibilidade e também confirmar a presença de floema (seiva elaborada) acessível na raiz...
 
Back
Top