Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Esterilização by morta! 99.9999% garantido

Mortandello

O tal do mortan
Cultivador confiável
01/11/2005
7,007
98
Mauá - ABC - SP
Para quem não tem medo de ser feliz, e não tem pressa nem tem que esconder seu cultivo de ninguém.

Esterilização Fracionada

A esterilização fracionada ou Tindalização é um método usado para destruir bactérias e endósporos na preparação de Spawn de grãos (arroz, trigo, alpiste, niger, milho de pipoca, etc.) que não necessita de panela de pressão. O uso de panela de pressão nesta técnica a torna próxima de 100% eficaz, desde que a tampa dos potes suporte ser esterilizada e resfriada novamente 3 vezes sem sugar BILHÕES de contaminantes para dentro do substrato. Ok vamos lá.

Os potes podem ser tampados com 1 camada de filtro de café + 2 camadas de papel alumínio. Nesse teste eu fiz um furo de 2 cm de raio bem no meio da tampa de alumínio, e deixei o papel filtro intacto sem furo. Entre o papel filtro e o papel alumínio, alinhado ao centro eu coloquei um "pedaço" de PERLOM (manta acrílica) para garantir ainda mais a filtragem do furo de troca gasosa.

Lembre-se de usar entre 20 - 30% a mais de água, e entre 20 - 30% a MENOS de substrato no pote, pois ele tende a inchar bastante nessa técnica. Evite sementes MOÍDAS neste caso. Pode ser utilizado com agar também para melhores resultados.

Tabela de procedimentos - Processo de esterilização fracionada
  1. Ferva a água da panela até 100 °C (quando sobem bolhas grandes) e coloque o pote na panela e feche, deixe 45 minutos e desligue (não abra a panela).
    RESULTADO: Células vegetativas morrem, mas endósporos sobrevivem.
  2. Após esfriar deixe durante 16 horas em sua incubadora a 29 - 37 °C.
    RESULTADO: A maioria dos endósporos de bactérias germinam.
  3. Segunda esterilização. 45 minutos na pressão novamente.
    RESULTADO: Esporos germinados são mortos.
  4. Segunda incubação, 16 horas em 30 - 37 °C.
    RESULTADO: Os endósporos sobreviventes germinam.
  5. Terceira esterilização. 45 minutos na pressão de novo.
    RESULTADO: Os últimos sobreviventes morrem, TORRADINHOS.
Agora espere esfriar e pronto! Um meio nutritivo MAIS que garantido para seus cogumelos nascerem e crescerem felizes!
 
nao, eu coloquei essa de principio, mas pode ser 30 mesmo (eh que eu anotei o que eu fiz entende certinho) nao , nao demora 3 dias nao, soma as horas certinho pra ver q eh 3 x 16h sao 48 h DOis dias só.
paciencia é a chave da perfeiçao.
 
Isso parece bem ineficiente em termos de custo... apesar de realmente matar quase tudo. Se vc vai se dar tanto trabalho na frente de um fogão, pq não tentar a pasteurização? Esta parece ter benefícios muito maiores do q meramente esterilizar substratos.

E além disso, pouco há de ser feito quanto às contaminações q inevitavelmente entrarão pelas seringas e meios gerados a partir de esporos (sim, inevitavelmente, sempre tem esporos de bactérias e outros fungos agregados aos esporos de cubensis (ainda mais homemade), algumas vezes complementam o cubensis, em outras competem contra ele).
 
antes de eu usar essa tek eu nao vingava 1 placa de pwetri siquer. resolveu meu problema esterelizar tudo dentro de uma chaleira vedada sem pressao mesmo, nao junta aquela baba branca mais em cima e parece que o agar fica mais durinho e sequinho :) na verdade eu usei só em agar, mas o documento onde eu encontrie isso dizia que era otimo pra pipoca pq os esporos ficam do lado de dentro da casca do milho e só abrem quando se sentem seguros o suficiente.
 
Como alternativa vc pode sempre deixar o milho umas 12 horas de molho antes de esterilizar, para os esporos de contaminantes se manifestarem, não seria tão eficiente quanto este método por completo, mas funciona tbm.
 
Cygnus X 1 disse:
Como alternativa vc pode sempre deixar o milho umas 12 horas de molho antes de esterilizar, para os esporos de contaminantes se manifestarem, não seria tão eficiente quanto este método por completo, mas funciona tbm.
Cara eu nao consigo ter sucesso com graos, deixo até 24 horas imerso em agua, tentei café cm agua, tentei calcareo na agua amoxilina sei lah quanta coisa usei, na fase final sempre tem contaminado assim. to com um ultimo print dde thai aqui penando por causa da trichoderma, apesar de ter tomado TODOS os cuidados nos dois prints de thai que obtive, nao consegui chegar a fase de frutificaçao com nenhum dos dois.
por isso estou buscando formas mais eficientes de esterelizaçao , para conseguir eliminar TODOS os possiveis erros de procedimento.
utilizando esta tecnica parece que consegui isolar uma cultura em agar, apesar dos contaminantes terem aparecido, a escala tem sido MUITO menor.
 
cara se o micelio tiver limpo, e você fizer tudo certinho eh IMPOSSIVEL dar alguma coisa errada.
o que costuma acontecer nas primeiras vezes é você errar a agua ou colocar substrato demais - eu errei as duas primeirasdesses jeitosi, uma com copos de uisque com PF dentro e 2 com graos.
depois que vc acertou a quantidade/agua dentro fica beleza.
quando saiu da segunda esterelizaçao eu vi que os graos estavam secos demais, entao optei por parar o processo, poque injetei agua dentro e isso quebrou a esterelizaçao.
no agar foi firmeza mesmo, os resultados sao impressionantes. fica firme o agar (estou usando BDA) antes eu achava que eu que estava errando na receita, e ia adicionando cada vez mais bda pra ver se o resultado final ficava FIRME, mas nem , ficava ssempre meio gelatinoso. agora está firminho. durinho dá pra riscar se quiser, nao juntou agua em cima tb. ficou PROFI :)
 
Para grãos tbm é muito bom usar algum tipo de filtro adequado nas tampas, pra permitir troca gasosa, isso resolve um pouco do problema de excesso de umidade tbm (e no caso dos grãos é realmente mais difícil acertar mesmo, por esta e várias outras razões, daí q é comum recomendar PF para os noviços).

Mas realmente a Tyndalização torna-se apetitosa para esterilizar meios de cultura, pq esses precisam de um grau elevado de assepsia pra serem bem confiáveis, em laboratórios acho q eles preparam uma grande leva de meio de cultura, em um jarro, deixam em uma incubadora qualquer de tal forma q não solidifique e vão gastando-o ao longo do tempo, em petris e etc.
 
tipo assim

no meu primeiro cultivo eu fiz exatamente oq o jhow morta falow

mas soh a primeira faze

e funcionou muito bem

porem, esqueci de um detalhe, tapar os furos após a inoculacao

depois do 10-11 dia mais ou menos tive contaminates

mas ja tava 95% do pote

entao retirei o contaminante e fiz caisings

ficaram perfeitos,

dois dias depois eles tava TOTALMENTE recuperados

acho q vale a pena tentar :pos:

o pasto da minha casa no alagado está DOMINADO pelos PESA hehehee

meritos de todos voces do forum

obrigado;)
 
Será???

Jente o simples ato de pegar umas sementes duma planta que eu tenho aqui e colocar no famosos algodão a 35ºC fes elas germinarem e isso me incentivo a tentar cultivar cogumelos....
Primeiro queria perguntar se as contaminações atrapalham tanto os cogumelos? só pela competição mesmo?!
Ce 35º é uma temperatura boa para criação de psyciobele cubensis...
Ce meu terrario for meio grande repito varias vezes o processo certo? E para esterelizar o mesmo posso usar agua sanitária?
E a ultima hehe... fasso o processo com os esporos dentro?ñ né!
 
pra entender isso tudo leia muito. pelo que parece vc nao entendeu nada ainda. é um processo simples, porém Trabalhoso. requer um pouco de estudo, pesquisa e inteligencia. use a procura do forum e leia a biblioteca. está tudo explicadinho lah.
 
Procurando...estudando...:D legal legal lega!!!! só coisinhas basicas fikam no ar como, agar é um meio pra vermicultura né, perlita tb... e coisinhas que vo me informando aqui!
 
Será???

bighotangell disse:
Jente o simples ato de pegar umas sementes duma planta que eu tenho aqui e colocar no famosos algodão a 35ºC fes elas germinarem e isso me incentivo a tentar cultivar cogumelos....
Primeiro queria perguntar se as contaminações atrapalham tanto os cogumelos? só pela competição mesmo?!
Ce 35º é uma temperatura boa para criação de psyciobele cubensis...
Ce meu terrario for meio grande repito varias vezes o processo certo? E para esterelizar o mesmo posso usar agua sanitária?
E a ultima hehe... fasso o processo com os esporos dentro?ñ né!

Ai! :confused:

Velho, vc vai ter que ler muito, mas muiito da biblioteca pra aprender um pouco!

do resto estamos aqui pra tirar as tuas dúvidas! só nao me venha com esse tipo de pergunta! Que tal vc ler alguma coisa sobre fungos na internet?
 
bighotangell disse:
Procurando...estudando...:D legal legal lega!!!! só coisinhas basicas fikam no ar como, agar é um meio pra vermicultura né, perlita tb... e coisinhas que vo me informando aqui!


:eek: DEUS DO CÉU

PARA TUDO!

Calma! Agar é uma coisa e vermiculita éh outra! perlita são ouuutros 500!

Agar éh uma goma utilizada em técnicas de cultivo avançados, esquece isso por enquanto!

A vermiculita éh um mineral que serve pra varias coisas, agente utiliza ela por sua capacidade de armazenar agua! ela entra na preparação dos substratos!
 
Vixe!!!!:eek: A aglerinha do PE é paciente com os Nilba hehe:p: mas vo procurar num fala mais besteira e tenta entra como voluntario no laboratório de bromatologia mas valew por inquanto...hehe...

Kliphos disse:
Só com esses equipamentos você chega a 99.99999999999%
hauhaua roupa de apicultor???:eek: Olha eu acho que o corpo num é tão ´´toxico´´ assim pra vc ter que isolalo tanto das coisas, massa seria vc montar tudo dentro da roupa:rolleyes: mas acho meio dificil!
 
Última edição por um moderador:
apicultor?!
ejhaheiuheiaheiaheiaheiauheiauhu
aquilo non ser uma roupa que protege 100% contra oq tá do lado de fora ?!(substancia,forma de vida infecciosa e talz)
onde será que vendem uma dessa :rolleyes:
 
Back
Top