Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

esterco pasteurizado

Bem, o método usado pelo grande Profeta era esse:...

esterco já curtido, pego in natura após chuva, colocava no forninho do fogão dentro de uma forma quadrada, cobria com tampão de alumínio.

Por três dias, aquecia por uma hora, a temperatura de no máximo 80º.

misturava com o spawn já colonizado, sem quebrar muito o spawn.

acho que era isso

https://teonanacatl.org/threads/milho-de-pipoca-substrato-para-casing.1026/

post #33
 
Última edição por um moderador:
Provavelmente não... pois já usei para jardim...
Mas e se fizessemos o processo com os copos e uma panela de pressão (PF Teck). Em vez de uma mistura seria colocado o esterco...

Alguém aqui no fórum já pasteurizou esterco assim?

E obrigado pelo link do experimento do Maurício.
 
Esterilizar esterco ou uma mistura de FAI e vermiculita ou milho é a mesma coisa.

Coloque em potes PP ou de vidro resistente e ponha na PP por 1 hora e meia.

Prepare o esterco antes de esterilizar ou seja esfarele, umideça, corriga o pH se necessário, misture fibra de coco se quiser e ponha no pote.


Pasteurizar é diferente. Na pasteurização há o controle da temperatuta, que deve ficar na faixa de 60 à70ºC.

Eu estou pasteurizando em forno de fogão:

Coloco o esterco já esfarelado e umidecido numa bandeja de alumínio, cubro com papel alumínio, deve ficar bem apertado para não perder muita água.

Deixo no forno baixo por 1 hora e desligo. Fica lá no forno por 24 horas. Então repito o proceso mais duas vezes.

Ao final o esterco está pasteurizado.

Reponha água, borrifando se necessário.

A temperatura do forno deve ficar sempre entre 70 e 80ºC, confira com termometro.
 
Deixo no forno baixo por 1 hora e desligo. Fica lá no forno por 24 horas. Então repito o processo mais duas vezes.


Nesse caso o processo é feito em 3 dias ? Onde ficaria 1h no forno, depois passa 24h no forno. Depois de 24h é feito o mesmo processo? É um ciclo de 3 dias repetidamente pelo que compreendi.
 
Nesse caso o processo é feito em 3 dias ? Onde ficaria 1h no forno, depois passa 24h no forno. Depois de 24h é feito o mesmo processo? É um ciclo de 3 dias repetidamente pelo que compreendi.

@Mauricio não frequenta mais o fórum, então deixa eu responder, não que eu tenha feito, mas com base no que ele meramente escreveu: sim.

1º dia - 1 hora e espera 24 horas
2º dia - 1 hora e espera 24 horas de novo
3º dia - 1 hora, e pronto. Não precisa esperar mais 24 horas. Já pode partir pra inoculação, após resfriamento do substrato.

Alguém que tenha prática com esse método me corrija se estiver errado, por favor.
 
Exporo,
Grato por sua resposta meu caro.

Tenho uma nova dúvida. Vi que o esterco, ao ser pasteurizado, é misturado a Gesso ou Calcário Agrícola. Estou buscando mais informações sobre essa questão de correção de Ph, visto que o esterco será pasteurizado junto a fibra de côco e vermiculita em um sistema a vapor que estou trabalhando.

Quem tiver algum link ou puder passar algum norte, gratidão desde então. Após esses testes vou mostrar aqui como saiu o funcionamento e assim ajudar outros cultivadores amadores.


Paz a todos!
 
Salve @boscofilho , tbm to nessa missão de pasteurizar o esterco. Eu to experimentando no sol aqui. Coloquei o esterco úmido dentro de uma sacola plástica fechada e esqueci no sol. Quando fui ver a parada tava bem quente. De queimar a mão. Até agora o micélio ta colonizando bem.... Vamos ver como se sai com os seus amiguinhos micro-organismos... Eu tbm fiz o processo de esterilização na panela de pressão e deu certo... Esterco.jpg
 
Back
Top