Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Estado Psicótico.

Boa iniciativa Trip!

Assim que eu achar artigos científicos eu contribuo!

Pessoal, vamos tentar expor mais relatos científicos; acho que foi essa a intenção do tripman ao criar o tópico.

Good Vibes ~~ irmãos!

Galera, achei bem legal a iniciativa, muito interessante para mim, inclusive logo que puder eu colaboro...

o fato é que ainda acho uma frase do NeuroFx o ponto maior de tudo isso: O dia em que a experiência enteógena for cientificamente explicada não vai mudar nada. Nada! Porque a condição humana permite o conhecimento de si própria e do mundo ao redor. Conhecer a experiência enteógena é conhecer as capacidades inerentes à espécie.

Adendo: e assim como depois de "desvendarmos" os "mistérios" da digestão celular, dos sentidos da percepção, mais recentemente das intrigantes questões das estruturas do dna, do funcionamento nervoso-cerebral, até da psicologia, continuamos comendo, sentindo, nos desenvolvendo e "cognizando" (ai!) da mesma forma! Até a Bioenergia entrou no samba do "científico cético". Pau no c* do científico cético, que é sinônimo de "aquele que só acredita e considera o que foi academicamente aprovado e desconsidera mesmo como "passível de análise", desconsiderando qualquer hipótese, os fatos que possuem causas que lhe são desconhecidas ou que encontram rejeição acadêmica". Viva o "científico místico", aquele que apenas traduz a Criação em termos universalmente compreensíveis. Vê e relata, sem preceitos ou axiomas da "sociedade científica". Não precisa de ética, padrões, protocolos ou gráficos comprobatórios, a própria Verdade tem suas leis de manifestação na Criação. O "científico místico" sabe que TUDO aquilo que experienciamos é parcela da Verdade, e COMPREENDE esta Verdade, traduzindo em termos compreensiveis por outras pessoas. Sabe que jamais (ao menos neste plano) CONHECERÁ a Verdade, em sua Absolutez e Imensidão, nem mesmo em sua divina Intensidade, mas que pode compreender como esta Verdade se manifesta no seu plano e em sua existência.

Agora, uma coisa é fato. Por mais que QUALQUER tipo de ciência considere e mesmo explique algum fenômeno natural, ele vai continuar acontecendo da mesma forma... sempre da velha e boa Forma.

Portanto galera, vamo manda esses cabeça pra dentro e COMPREENDER NÓS MESMOS a Verdade! Nada de balela acadêmica!

Acho que mais importante do que conhecer as propriedades químicas de qualquer substância psicoativa é conhecer o funcionamento do nosso próprio SISTEMA NERVOSO CENTRAL.
É ele que faz com que entremos em mundos de densidades atômicas diferentes às da 3a dimensão em que estamos.
É ele que controla reações e funcionamento das glândulas do nosso corpo - algumas dessas coincidentemente localizadas na região de chakras.
Um esquizofrênico possui uma disfunção no sistema nervoso que por sua vez provoca disfunções relacionadas à produção de neurotransmissores.
O que é conhecido fisicamente através de experimentações científicas (reações químicas, produção/inibição de neurotransmissores, substâncias interagindo entre si, etc) é exatamente aquilo que atua quando das percepções mais sutis do ser humano - são mecanismos físicos responsáveis pela conexão com o metafísico.

"tudo o que está dentro está fora"

Eu sinceramente acho que o LSD, por exemplo, escancara os chakras e os deixa girando de forma desordenada para qualquer direção aleatória.Dessa forma abre-se uma infinidade de possibilidades de acessibilidade tanto em relação a mundos internos quanto a fantasias e desejos ligados ao EGO. Os chakras desordenados refletem o sistema nervoso atuando também de forma desordenada podendo, portanto, entrar em colapso devido ao desencontro de sinais por ele emitidos e atividade cerebral específica extrema (loops de pensamentos, por exemplo). Dessa forma, pode-se dizer que dependendo do rumo que o indivíduo consegue(?) dar à experiência, ele pode SIM desenvolver uma disfunção no sistema nervoso central o que daria origem a uma psicose real e persistente após o efeito do ácido.

Quanto ao cogumelo, ele usa uma cadeia de neurotransmissores secundários, produzindo menor atividade direta sobre o sistema nervoso. Creio que o efeito da psilocibina esteja mais ligado ao elemental que deu origem à substância em si. O ácido, talvez por ser sintético e atuar em proporções "micro" não possui a mesma "vontade" que os cogumelos por si só possuem.

Sei lá, não sei se fui claro.

acho que o cogumelo arruma muitas coisas físicas que o lsd bagunça.

A psilocibina foi sintetizada tambem, não é questão de ser sintético ou não, são substancias diferentes.
O LSD age em varios neurotransmissores, já a psilocibina é mais, digamos, seletiva.(Ficou parecido com o wikipedia D: eca)

Estou aqui para propor uma discussão para o pessoal do fórum interessado sobre o assunto:

Até que ponto os efeitos da psilocibina (ou até mesmo o LSD) se assemelham com um estado psicótico?

Como muitos de vocês já sabem, num contexto geral, a psiquiatria aponta o efeito da psilocibina bem como o do próprio LSD como algo muito semelhante a um estado psicótico!

O intúito deste tópico - POR FAVOR PRESTE ATENÇÃO NISSO - não visa em um primeiro momento o que nós achamos!

Gostaria de propor aqui um debate baseado em vários seguimentos que irão dar um RUMO à discussão de modo que consigamos focar-se no entendimento da mente humana sob diversos aspectos.

Para definir um rumo, a sequência poderia ser mais ou menos a seguinte:

1º - poderíamos expor aqui, tudo que encontrarmos sobre doenças mentais como psicoses, esquizofrenias, e tudo que possa se relacionar de algum modo com uma experiência psicodélica. Poderíamos começar definindo o que é uma psicose, como ela se manifesta na mente de uma pessoa doente, suas variações (se existir), esquizofrenias, transtorno bipolar, e tudo que se relacione ainda que muito pouco, com um estado psicótico.

2º - Agora é a vez de juntar informações sobre a psilocibina (o máximo que nós pudermos conseguir) e postar aqui, podendo também citar exemplos ocorridos com SÍ MESMO. (Não vale citar um fulano que tomou e aconteceu isso e isso e aquilo. Esse amigo do amigo da vizinha da sua cunhada está fora de cogitação! Boatos são boatos, nada mais!). Usem da sinceridade, não se importem se achar que outra pessoa vai te criticar pelo que falou. SEJA SINCERO! RELATE!

3º A partir daí já teremos uma discussão formada! A psilocibina (e semelhantes) realmente se assemelham a estádos psicóticos? Até que nível isso ocorre? Essas substâncias podem ser percussoras de certos estados mentais permanentemente? O que realmente ocorre no cérebro do indivíduo? o que acontece no cérebro para o indivíduo sentir os efeitos que sente? Porque estas substâncias não causam alterações no corpo durante o efeito e somente dilatam a pupila? Até que ponto uma experiência dessas se assemelha a um estado psicótico ou algum outro estado mental que se assemelha a psicoses?

Qual a sua opinião sobre tudo isso?

Uma pequena sugestão: O fórum poderia ter uma categoria destinada a esse tipo de assunto, sobre o funcionamento da mente. e dentro dele, sub fórums sobre como a psilocibina funciona no cérebro humano, e ainda sobre outras coisas relacionadas à psiquiatria ou algo parecido! Isso incrementaria ainda mais um fórum, pois aí não haveria só um estudo sobre o cultivo dos cogumelos mágicos, mas também em como eles agem na nossa mente, e como eles podem até mesmo mudar radicalmente nossas idéias, opiniões, personalidade etc.

Tá valendo, podem começar a postar informações e opinar também, dede que não esqueçam de postar informações para não ficar-mos só num "achismo" e confronto de opiniões! Isso é muito importante para nós! Eu sei que todos já pensaram isso - e com certeza mais de uma vez - e ficaram numa onda de pensamentos sobre sua própria mente, sobre a mente dos outros, sobre as coisas ao seu redor. Quem nunca parou e ficou imaginando isso? olhar a volta e achar tudo muito esquisito. O horizonte.. o céu.. as plantas... as pessoas do mundo... são tantas tantas. tem gente que nem sabemos que existe... tem gente que não sabem nem que a gente existe...

Está aberto o debate!
Antigamente as pessoas olhavam os psicodélicos, quando as pesquisas estavam no auge nos anos 60, como eles sendo um "simulador" de sintomas psicóticos, mas depois isso mudou, pois havia muito mais do que angústia e confusão por trás deles, pensando pela parte da euforia e lucidez, por si só, já dá para contrariar essa hipótese

Back