Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Está aberta a Temporada de Amanitas 2013!

Você já experimentou Amanitas?

  • Já e não senti nada.

    Votos: 3 30.0%
  • Já e fiquei bem louco(a)

    Votos: 7 70.0%

  • Total de votos
    10
Status
Não está aberto para novas respostas.

AshtarSherry

CONEXÃO
Contribuidor
24/02/2013
1,281
56
71
São Roque/SP
Prezados amigos e amigas, com a devida vênia de nosso Mestre e Mentor Mortandello, dou por iniciada a Temporada de Amanitas deste ano, 2013 d.C. conforme o calendário Gregoriano. Pedimos a todos e todas que encontrarem Amanitas pelos pinheirais brasileiros, fotografem, comentem e postem aqui suas preciosas vivências com este cogumelo mágico. Participe!
AmanitaMuscaria.JPG
 
Desejando uma boa semana a todos e também uma Farta Colheita!
amanita_muscaria_flavivolvata1.jpg
Pelo que me consta, eles devem ficar assim para o consumo:

amanita_muscaria_dried3.jpg
 
Que beleza, mano habner123, tá bombando mesmo! Da próxima vez carregue as fotos diretamente no CM, não em sites externos, pra facilitar nossa vida. Basta preparar a mensagem, clicar em "Carregar um Arquivo" aqui em baixo, posicionar a(s) imagem(ens) onde desejar e depois em "Postar Resposta". Está valendo! :)

Como já disse o Mestre Mortandello em outra postagem: "Procure fazer o upload das suas imagens aqui no fórum mesmo.
Eventualmente suas imagens serão excluídas do Imageshark e visitantes futuros não poderão vê-las. Dê uma olhada nesse tópico: https://teonanacatl.org/threads/como-colocar-imagens-no-fórum.5830/"

Qual é a cidade, amigo?

Apenas para orientação dos participantes da caçada deste ano, aqui você encontrarão tudo o que tem rolado nestes anos todos de CM, a partir do fim do mundo que não houve em 2012: https://teonanacatl.org/threads/avi...acada-de-amanitas-de-todo-universo-2012.7794/
 
Última edição:
Não resistiu quando viu eu botando pilha para o morta abrir oficialmente a temporada? :p

Agora só falta a moderação mover o tópico para o sub board correto, caçada!:)

E como diria o titio:
Ajam conscientemente - nao depredando rings, nao colhendo cogumelos já passados ou muito novos

Minha região aqui é prolifera, vamos ver se levo sorte nessa temporada.

Abs,
Thug
 
Está aí o resultado da minha caçada de agora de manhã.

Peguei a motinha às 7:30 da matina e me mandei pro mato, mais ou menos 10 km de casa. Chegando lá quase tive um treco: o ring onde eu colhia não existia mais. O proprietário do terreno está fazendo o corte de pinus do lugar, lamentavelmente :cry:. Provavelmente o ano que vem não haverá mais tantas árvores e consequentemente amanitas.

Então, cheguei lá, vi essa cena que me apavorou, se não fosse o fato de que o lugar é uma imensa floresta de pinus (reflorestamento). Tive que me empenhar um pouco mais. Subir morros em meio aos troncos de pinus pelo chão. Uma hora, quando eu estava bem lá em cima do morro, o capacete que eu trazia comigo, caiu do meu braço e rolou morro abaixo e me deu uma canseira pra descer e subir de novo. Mas foi muito compensador. Caçar amanitas é muito divertido. Só a caçada em si, já é uma injeção de serotonina pra mim.

Segue as fotos e um abra'co fraterno para todos. ( nao achei a cam para tirar as fotos deles no habitat)
IMG_0066.JPGIMG_0067.JPGIMG_0068.JPGIMG_0069.JPGIMG_0070.JPGIMG_0071.JPGIMG_0072.JPGIMG_0073.JPGIMG_0074.JPG
 
Última edição:
com certeza nao é phalloides esse branco.

Alem de um tom maioritariamente verde tendendo pro castanho quando adulto, os chapeis nao costumam ter pontinhos emcima e quando tem, normalmente sao bem pequenos e bem poucos.

Mas provavelmente é alguma especie de amanita sim
 
Parece mais o Amanita muscaria var. alba.

Veja a base da haste e as verrugas no chapéu. De qualquer forma é bom verificar bem.

Sempre encontro esses brancos junto aos Muscaria, por aqui. Alguns totalmente brancos, como esse da foto, e alguns são quase amarelos. Desculpa a informação errada. É que eu ainda tô emocionado com a minha caçada de hoje!:D
 
Há um tempo atrás assisti uma matéria, em um canal estatal, onde informaram que o estado de Santa Catarina determinou o extermínio de todas as plantações de pinus e proibição do plantio de novas mudas, mesmo isoladas, já que essa espécie não é nativa do Brasil e está causando prejuízos à flora local.

Aos que são desse estado e têm condições de encontrar os amanitas, aproveitem!
 
Vou caçar em Sao Roque e Ibiuna. Provávelmente se eu achar eu nem vou colher por que acho que nao tenho preparo pros vermelhinhos ainda. Vou só fotografar e me divertir caçando mesmo.

Mas fiquei na duvida: se eu tirar um print, será que consigo uma infusão num pequeno campo de Pinus? Mortandello, mister M, senhor dos Amanitas, paladino alucinado, acha que funciona? Tem técnica especifica? Se eu arrumar carimbo, alguém se interessa? Por que se eu achar e deixar lá pra "morrer" vou ficar com dó de nao compartilhar.

Boas cacadas a todos!
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Back
Top