Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Esclerótia ou Contaminação?

• Criador do tópico Criador do tópico Ramza
  • Data de início Data de início

Ramza

Cogumelo maduro
Cadastrado
21/11/2007
415
73
Oi pessoal, ando meio sumido, sem tempo, mas de vez enquando passo aqui pra dar uma lida. :)

Agora preciso da ajuda de vocês.

Apareceu em meu casing(milho) de Golden Teacher esse amarelamento de algumas partes do micélio, e a formação dessa protuberancia abaixo. Essa protuberancia seria uma esclerótia? E o amarelamento mais embaixo, pode ser contaminação ou é normal do micélio?

View attachment 19804

View attachment 19805

View attachment 19806

View attachment 19807

Valeu. :pos:
DSC08493.JPGDSC08502.JPGDSC08503.JPGDSC08504.JPG

Eu arrisco que é contaminação.

Se continuar com o casing em breve você deverá ter uma resposta definitiva.

Upvote 0
Também não acho quuuuuuuuue sejja esclerotia, você tem certeza quuuuuuuuuuuue são GTs??

Upvote 0
Essa sua vermiculita aparenta estar extremamente molhada!
Mande uma boa aeração pro terrário e borrife uma solução de água+água oxigenada pelas paredes do terrário.

Upvote 0
O amarelamento está aumentando. O estranho é que não há crescimento de um contaminante, simplesmente o micélio está ficando amarelo.

Essa sua vermiculita aparenta estar extremamente molhada!
Mande uma boa aeração pro terrário e borrife uma solução de água+água oxigenada pelas paredes do terrário.

Qual o problema da vermiculita estar muito úmida? Jogo vermiculita seca em cima?

Melhor jogar fora logo antes q contamine os outros casings?

Upvote 0
Melhor jogar fora logo antes q contamine os outros casings?

já deveria te-lo feito querido .... não exatamente jogar fora, mas já devia te-lo separado dos demais .... sempre que notar algo estranho nos casings ou bolos, separe-os do resto para evitar epidemias hehe ..

beijos

Upvote 0
mas já devia te-lo separado dos demais .... sempre que notar algo estranho nos casings ou bolos, separe-os do resto para evitar epidemias hehe ..
beijos

Isso, isolamento e observação, os otros bolos/casing não precisam tomar responsabilidades junto.

:pos:

Upvote 0
Aposto um copo de suco de maracujá que se trata de esclerótia!
Que, por sinal contém psilocibina tanto quanto cogumelos.
Teste:
Corte ela e observe a oxidação da psilo!

Upvote 0
Aposto um copo de suco de maracujá que se trata de esclerótia!
Que, por sinal contém psilocibina tanto quanto cogumelos.
Teste:
Corte ela e observe a oxidação da psilo!

Cortei e não houve o azulamento. Porém peguei o pedaço e ví que a textura era a mesma do micélio, e o cheiro também (é, eu cheirei, nem venham brigar comigo ;)).

Talvéz a protuberancia seja só um micélio que cresceu de forma estranha. Mas acho que encontrei o motivo desse amarelamento (que nõ está só na esclerótia, mas também em outras partes do micélio):

No terrário eu tenho uma bomba de aquario que eu ligo 1 hora por dia para aumentar a umidade. Por acaso ví que acabava caindo umas micro-gotas de água com água sanitária no casing. Acredito que sejam esses pingos que mataram parte do micélio, causando assim o amarelamento de algumas partes.

O que vocês acham, pode ser isso mesmo? O que dá pra fazer agora? Corto o micélio morto e continuo com o casing?

Abraços!

Upvote 0
É uma idéia.

Não é bom deixar material morto no cultivo.

Upvote 0
Estou com um contaminante aqui igualzinho a esse "pedaço não identificado de micélio" seu das fotos, as pilhas estão carregando, logo posto umas fotos do contaminante e de meu cultivo em si ....

Upvote 0
Back