Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Em caso de contaminação mesmo que o micélio vença haverão sequelas?

  • Criador do tópico Curandeiro
  • Data de início
C

Curandeiro

Visitante
Estou com dois potes com milho contaminado, acredito que o micélio vai vencer fácil essa briga mas duas duvidas estão me enlouquecendo... A primeira é: Mesmo que o micélio vença quais serão as consequências que haverão por haverem ou terem havido contaminantes no pote? A segunda é: Eu estou pretendendo sacudir os potes sábado, isso pode ajudar a espalhar o contaminante também?

Seguem imagens dos potes, help-me please!
DSC_0774.JPGDSC_0775.JPG
 
Eu pessoalmente nunca vi um pote seja de grãos ou outro substrato, ser contaminado (em fase de incubação/crescimento do micélio) se recuperar.

Caso aconteça contigo, por favor, registre, tire fotos, documente. O antes e o depois. Será de grande importância.
 
Upvote 0
Eu pessoalmente nunca vi um pote seja de grãos ou outro substrato, ser contaminado (em fase de incubação/crescimento do micélio) se recuperar.

Caso aconteça contigo, por favor, registre, tire fotos, documente. O antes e o depois. Será de grande importância.


Existe em algum lugar aqui no forum um cultivo aonde um pote de milho é contaminado com trichoderma, e o micelio rizomorfico recoloniza o bolor e frutifica. Da pra ver os rizos cruzando o bolor atravez do pote. Coisa linda... sao casos raros mas ja vi alguns porai.
 
Upvote 0
Eu pessoalmente nunca vi um pote seja de grãos ou outro substrato, ser contaminado (em fase de incubação/crescimento do micélio) se recuperar.

Caso aconteça contigo, por favor, registre, tire fotos, documente. O antes e o depois. Será de grande importância.
E quanto a sacudir os potes, professor?
 
Upvote 0
cara, em que etapa será que foia contaminação?
essas coisas também me deixam louco mas acho que quando você incoula os esporos vc incocula uma pequena quantidade de outros esporos juntos...
 
Upvote 0
E quanto a sacudir os potes, professor?

Depois que o milho estiver 100% colonizado, dá pra sacudir ele, esperar mais 24h antes do spawn. Isso dá ao micélio algum tempo para se recuperar antes de entrar em contato com o ar. E, se o milho estiver escondendo algum contaminante, essa bactéria não vai conseguir se recuperar a tempo, pode ser que o micélio seja mais rápido. Bem, isso é uma hipótese.

Tenho quase certeza que já estavam no milho!
É quase certo.
 
Upvote 0
E quanto a sacudir os potes, professor?

Sacudir vai obviamente espalhar tanto o micelio como a contaminacao... uma vez contaminado nao existe muitas possibilidades kayaman... como disse, é raro que o micelio sobreponha a contaminacao, entao na grande maioria acaba jogando-se fora.
 
Upvote 0
Vendo agora as fotos que se colocou lá, se estiver com tempo, eu tentaria um G2G, dá até pra jogar um pouco desse micélio no papelão, ele tá vigoroso, não custa tentar.
As tuas chances ai para um G2G também não são lá muito altas mas não custa a chance. O micélio tá lindo ali no milho, é uma pena jogar fora.
 
Upvote 0
Vou esperar ficar 100% pra fazer um out, dependendo do aspecto é claro!

Muito obrigado pela ajuda, amigos!
 
Upvote 0
A colonização continua...
Os contaminantes não parecem estar mais fortes que da ultima vez que olhei!
DSC_0790.JPGDSC_0791.JPG
 
Upvote 0
A esperança é a ultima que morre!
Fotos feitas 7 dias após as anteriores!
Brasilian contam 28 dias.JPGQuila Contam 28 dias.JPG
 
Upvote 0
Acho que o Mauricio está certo, Kayaman.

Examinado as fotos de novo vejo umas áreas meio suspeitas, e pelo menos um grão preto.

Mas pode rolar de repente um outdoor.
 
Upvote 0
O Quila estava colonizando muito lentamente acredito que o motivo foi quantidade excessiva de grãos colocados no pote não deixando assim espaço para os gases, fiz furos para troca gasosa e coloquei micropore. O Brasilian eu fiz um Bulk no balde(25% esterco equino, 25% vermiculita, 25% pó de coco, 25% fibra de coco e 7% calcário de conchas) hoje 27/07/2012.
Segue em anexo foto do Quila colonizando imagem feita 14 dias após a anterior.
Quila contam 42 dias.JPG
 
Upvote 0
Back
Top