Bem-vindo ao Teonanacatl

Olá, seja bem-vindo!

Nós somos uma comunidade de entusiastas da micologia. Aqui você encontrará diversos assuntos envolvendo a micologia amadora, incluindo cultivos de cogumelos comestíveis, medicinais e psicoativos, como os do gênero Psilocybe!

Convidamos você para participar da nossa comunidade! Leia o nosso termos de uso e cadastra-se clicando no botão abaixo ou clicando aqui!

1. Este site utiliza cookies. Ao continuar utilizando esse site, você concorda em usar nossos cookies. Saiba Mais.
  2. Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Dispensar Aviso

Duvidas de Shimeji

Discussão em 'Medicinal e Comestíveis' iniciada por Voyager, 27 Dez 2018.

1. Voyager

Voyager Esporo
    Membro Novo

:
    7 Out 2018
    :
    23
    :
    20
    :
    2
    :
    +21 / 1 / -0
    Olá a todos da comunidade, tenho essa conta a alguns meses, porém com pouco uso pela questão escolar me tomar bastante tempo, agora em ferias , quero começar meus cultivos, de maneira mais simples e pratica possível. Cultivos de comestíveis e mágicos, cultivo de fungos em geral me fascina :sneaky:

Pesquiso sobre o cultivo de comestíveis no fórum, mas constatei que todos os diários de cultivos estão descontinuados. Estudei algumas técnicas de plantio, principalmente a de plantio em garrafas pets, pretendo usar como base essa maneira de cultivo, já que me ocupará menos espaço e será mais viável tendo em vista minha situação; morador de interior, local onde quase não temos acesso a materiais complexos, como sacos PPs :cry:

Com essa breve abertura começo a falar meus futuros planos de cultivo:
    1. Em uma grande rede de mercados em minha cidade, percebi que tem a venda de shimejis frescos... comprarei uma "bandeijinha" com 200g.
    2. Dentro de uma GloveBox improvisada de papelão, vou retirar a parte interior de alguns cogus, e colocar em um vidro de conserva onde previamente já estará esterilizado grãos (tentarei também em papelão) a fim de no fim se tornar um spawn
    3. Depois de que o vidro está totalmente tomado pelo micélio, vou realizar o plantio, usando palha de coco e fibra de coco do meu quintal como substrato. Pegarei as folhas, picarei em pedaços pequenos, realizarei a esterilização com a Cal, cozinharei em uma panela, logo após todo esse processo, colocarei o substrato na garrafa
    4. Em uma garrafa pet 2 litros, realizarei alguns furos, em media de 4, para evitar contaminações, colocarei uma camada de folha com compactada e uma camada de grão já contaminado com o micélio, formando assim camadas, repetirei o processo ate o fim da mesma
    5. Tamparei o buraco do topo com filtro de café, e os 4 pequenos buracos com fita micropore
    6. Encubarei a garrafa naturalmente, já que o clima da minha cidade é estável
    7. Quando totalmente colonizado abrirei os 4 furos, e tamparei com alumínio o buraco principal, nessa etapa farei uma estufa improvisada, feita com balde que roubarei de minha mãe :D:D. Para evitar a perda de umidade e facilitar a troca gasosa
    8. Colherei os cogumelos frutificados, e farei o cold shock, imergindo a garrafa em água e colocando na geladeira por algumas horas...

Ufa, minha mão meu até cãibra de tanto digitar...:rolleyes:

Esse é meu plano de cultivo, o que acham dele ? Tem algo que possa fazer para melhorar ? já que quero obter o máximo de eficiência, para evitar mais gastos em outras futuras tentativas

Sou extremamente leigo no assunto. Algum usuário experiente pode me ajudar ? Começarei o cultivo e serei ativo no diário, para ajudar futuros viajantes

~ V O Y A G E R

• Show de Bola Show de Bola x 1
    #1 Voyager, 27 Dez 2018
    Editado por um moderador: 27 Dez 2018
  2. gldtn

gldtn Artífice esporulante
    Administrador

:
    20 Jan 2005
    :
    610
    :
    1,269
    :
    91
    :
    +1,939 / 78 / -5
    Raça Preferida:
    P. Quila Mexico, P. Brasileiro
    Técnica Preferida:
    Bulk & Spawn
    Não tem muitos relatados por aqui, porem se pesquisar um pouco mais a fundo você achá bõas informações de quem já cultivou com sucesso, sugiro os seguintes tópicos:
    Abraços e boa sorte!

• Curtir Curtir x 3
    • Show de Bola Show de Bola x 1
  3. Voyager

Voyager Esporo
    Membro Novo

:
    7 Out 2018
    :
    23
    :
    20
    :
    2
    :
    +21 / 1 / -0
    Obrigado por listar os tópicos para mim, alguns de fato já realizei o estudo sobre, como pode ver em minha pergunta inicial... Mas achei o sistema de pesquisa um pouco estranho, de tal forma que usar o google como buscador do fórum se torna mais eficiente, acho que isso é só viagem minha mesmo kkkjkkk

Queria ter o feedback de alguns usuários veteranos sobre as minhas ideias, e um acompanhamento simples, para me engrandecer, e futuramente ajudar a comunidade

• Engraçado Engraçado x 1
  4. gldtn

gldtn Artífice esporulante
    Administrador

:
    20 Jan 2005
    :
    610
    :
    1,269
    :
    91
    :
    +1,939 / 78 / -5
    Raça Preferida:
    P. Quila Mexico, P. Brasileiro
    Técnica Preferida:
    Bulk & Spawn
    É o sistema de busca não é tão bom como o do google, você pode tentar uma maneira mais avançada:
    Fórum - Utilizando a Pesquisa booleana

Ou se ainda preferir o google use:
    site:teonanacatl.org PALAVRA CHAVE

Mais sugiro usar o DuckDuckGo — Privacy, simplified. como buscador que tem mais privacidade e não rastreia você

[]s

5. Voyager

Voyager Esporo
    Membro Novo

:
    7 Out 2018
    :
    23
    :
    20
    :
    2
    :
    +21 / 1 / -0
    DuckDuckGo e de preferência a retirado do Win do pc, e colocar uma distro de Linux
    Viva a liberdade do software livre :alien:

• Curtir Curtir x 1