Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Duvida após colonização total dos bolos, é necessário deixar de molho e "empanar" com vermiculita?

Mycology_Art

Hifa
Membro Ativo
22/02/2015
61
15
28
Campo Grande MS
Vi em um vídeo Tutorial que, após a colonização total dos bolos, eles são colocados em uma panela e ficam submerso na água por 24Hrs. (Dizem que é para eliminar os possíveis microorganismos e dar maior humidade). Após 1 dia de molho na agua, eles são cobertos com vermiculita seca e depois sim vão para o terrário. Notei que nos bolos do tutorial o rendimento de frutos foi bem grande. Esse método é seguro? teria alguma vantagem em deixar submerso a água? ou posso apenas colocar os bolos em aguá corrente em seguida rola-los na vermiculita seca? Grato!!!
 
A técnica se chama Dunk & Roll... mais informações nos links abaixo! Sim é seguro contanto que vc tome cuidado com a assepsia.
Brigado :) Isso sim foi uma bela explicação! Farei alguns bolos Dunk&Roll e outro apenas roll para ver a diferença entre frutificações.... Para pasteurizar a vermiculita, poderia coloca-la seca mesmo em sacos para assar, e deixar 90min. no forno entre uma temperatura 70-90°C?
 
Cuidado com essas técnicas de bulk. Podem produzir muito, ou colocar tudo a perder.

Se você não tem esperiência vá adiante com a PFTek básica. É a mais recomendada e segura para iniciantes.
 
Na minha opinião, mesmo sendo inexperiente se você estudar o mínimo sobre os métodos de bulk, conseguirá ter sucesso. O maior problema que a maioria dos iniciantes encontram usando esse método, não é nem tanto contaminação, mas sim overlay e humidade baixa, o que causa pinagem apenas nas laterais. Se vc se atentar a isso não terá problemas.
 
Cuidado com essas técnicas de bulk. Podem produzir muito, ou colocar tudo a perder.

Se você não tem esperiência vá adiante com a PFTek básica. É a mais recomendada e segura para iniciantes.
Sim, vou fazer pf tek normal, com sistema Dunk & Roll... Farei também um casing com spaws de milho que está na incubadora junto com os bolos... Farei uma camada de Vermiculita, Peat Moss e cabornato de calcio... Vi que é uma mistura muito recomendada!
 
Última edição:
O maior problema que a maioria dos iniciantes encontram usando esse método, não é nem tanto contaminação, mas sim overlay e humidade baixa, o que causa pinagem apenas nas laterais.

Nunca vi tanta desinformação em apenas um frase. :facepalm:
 
Se tiver um esterco de vaca sobrando, despedaça esse bolo e misture com esterco pasteurizado, seu rendimento será o triplo.
Este será definitivamente meu primeiro cultivo seguindo do pé á letra um método. Posso tentar usar esterco em outro cultivo talvez, mas optaria por Humos, pois tem Ph neutro, equivale a 10x maior nutritivo que esterco equino... Minha próxima escolha será um Bulk. mas com Spaws de grãos e a camada... Vermiculita, po de coco, humos e cabornato de calcio
 
Última edição:
O que exatamente você se refere e porque?

A frase toda. Bulks podem sim contaminar mais fácil se o cultivador não tiver atenção dobrada, é por isso que insistimos que o cultivador comece avançando ao poucos. Overlay é algo muito raro de acontecer com os cubensis e umidade baixa não é o único fator que causa pinagem nas laterais, mas sim uma soma de fatores, como predisposição genética, iluminação, circulação de ar, etc.
 
mas sim uma soma de fatores, como predisposição genética, iluminação, CIRCULAÇÃO DE AR , etc.
Enquanto a Circulação de ar, não terei fotos para mostrar, mas irei explicar como fiz o meu terrário. Tenho uma caixa organizadora transparente de 50L. Irei fazer 4 furos de 20mm nela nas laterais, Um em cima (Cerca de 20 cm da tampa) e outro em baixo (cerca de 30cm do fundo), assim em dois lados da caixa, irei tampar com lã acrilica para evitar entrada de insetos e indesejáveis, irei abrir e abanar com a tampa para trocas gasosas (pelo menos 2x por dia)... Minha dúvida é se, como eu trabalho o dia inteiro, teria algum problema de em fazer esses furos para trocas gasosas? Teria que fazer mais 4 nas duas laterias que ficaram sem circulação de ar? Obrigado
 
Irei fazer 4 furos de 20mm nela nas laterais, Um em cima (Cerca de 20 cm da tampa) e outro em baixo (cerca de 30cm do fundo), assim em dois lados da caixa, irei tampar com lã acrilica para evitar entrada de insetos e indesejáveis, irei abrir e abanar com a tampa para trocas gasosas (pelo menos 2x por dia)... Minha dúvida é se, como eu trabalho o dia inteiro, teria algum problema de em fazer esses furos para trocas gasosas? Teria que fazer mais 4 nas duas laterias que ficaram sem circulação de ar?

Na minha opinião não precisa fazer furo na tampa ou no fundo. Ao total de 4 a 8 furos de 20mm nas laterias são suficientes.
 
A frase toda. Bulks podem sim contaminar mais fácil se o cultivador não tiver atenção dobrada, é por isso que insistimos que o cultivador comece avançando ao poucos. Overlay é algo muito raro de acontecer com os cubensis e umidade baixa não é o único fator que causa pinagem nas laterais, mas sim uma soma de fatores, como predisposição genética, iluminação, circulação de ar, etc.

Acho meio difícil alguma genética estar programada para pinar apenas nas laterais, nada na natureza acontece sem motivo, o cogumelo pina nas laterais porque a umidade é mais favorável nessa região. Eu particularmente sempre pasteurizo meu bulk na panela de pressão, ainda não tive problemas de contaminação, mesmo usando baldes sujos que eu deixo no quintal de casa.
 
Última edição:
Eu particularmente sempre pasteurizo meu bulk na panela de pressão

Você esteriliza na panela de pressão ou apenas usa a panela de pressão para pasteurizar? :confused: Se você pasteuriza então não vejo nada de alarmante em usar baldes sujos.

Pasteurizar ≠ Esterilizar
 
Você esteriliza na panela de pressão ou apenas usa a panela de pressão para pasteurizar? :confused: Se você pasteuriza então não vejo nada de alarmante em usar baldes sujos.

Pasteurizar ≠ Esterilizar
pasteurizo por 30 minutos na panela de pressão.

Este será definitivamente meu primeiro cultivo seguindo do pé á letra um método. Posso tentar usar esterco em outro cultivo talvez, mas optaria por Humos, pois tem Ph neutro, equivale a 10x maior nutritivo que esterco equino... Minha próxima escolha será um Bulk. mas com Spaws de grãos e a camada... Vermiculita, po de coco, humos e cabornato de calcio

Será que em supermercados vende humos?
 
Última edição por um moderador:
Back
Top