Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Discutamos o Sentido

Não acredito que o sentido da vida seja o amor, nem muito menos a felicidade, mas, sim, a proliferação de seus genes.
Quase todos tem por instinto lutar pra sobrevier e busca normalmente o que lhe proporciona prazer.
A espécie humana tem que mudar o conceito de que são superiores, mas, conforme a nova geração avança cada vez mais acatam as ideias dos novos cientistas.

Tem um livro muito bom chama "macaco nú" ele defende algumas teorias boas sobra o assunto desta superioridade humana, que considero insana.;)
 
Isso mesmo basidioma. Especismo não!

Por isso sou vegetariano..

Agora, se eu sinto o amor, e me sinto bem com isso, e dedico minha vida ao amor e ao bem, eu acho que a vida é o amor.. além de várias outras coisas..

Lembrem-se: somos apenas "macacos" evoluidos:pos:
 
O sentido da vida é não haver sentido algum, é você ser simplesmente livre pra fazer o que QUISER!

Supondo que a vida não tem sentido, não podemos concluir que podemos fazer o que quisermos, podemos no máximo dizer que somos livres para dar sentido a ela.

Pois é. Há alguns pontos de vista, que eu tenha lido principalmente dos budistas tibetanos, que dizem que os objetos, pelo menos, não têm existência intrínseca, mas dependem de uma consciência para percebê-los e assim "existirem".

Imagine a cena, um monge vai meditar debaixo de uma árvore, então ele fecha os olhos e começa a meditar. Ele não nota que a árvore tinha frutos, então, durante a meditação a fruta cai na cabeça dele. Apesar de ele não ter criado a maça com a consciência, ele ainda vai sentir dor.

Eu deveria ter usado um coqueiro, para a dor ser maior. :)

Eu não entendi muito bem como é. E nem sei se uma barata tem consciência segundo o ponto de vista deles. Certamente é um ser senciente.

Senciente é um ser que sente?

Mas, de qualquer modo, nem todo mundo concorda com a existência intrínseca da matéria, embora pareça, pelo menos para mim, que essa é a hipótese mais provável.

Não seja obsurco, "existência instríseca" não signica nada nesse forum. Poucos aqui tiveram o desprazer de ter que ler páginas e mais páginas de textos velhos com essas palavras antiquadas. Sendo esse um forum público, vale a pena se esforçar para escrever para todos.

Mas voltando ao assunto, acho bobagem ficar questionando se a realidalidade é real, se existe um universo dentro do outro, ou se o mundo é uma Matrix, se a matéria existe de fato... O que acontece é que estamos aqui, e descobrir se a matéria existe ou se ela é uma criação da nossa consciência não vai mudar o fato de que você precisa respirar, comer, viver com pessoas etc.

Talvez até mudasse, mas sejamos objetivos.
Do meu ponto de vista, as reflexões devem se aplicar à vida e não a coisas do além.

[...] mas e a matança que é necessária para esse bem-estar humano? Não a matança de humanos, mas a matança de outra espécies animais que não são nem um pouco menos importantes ou evoluídas do que a gente.

Está falando de matarmos animais para comer ou dos danos que estamos [nós, a humanidade] causando ao nosso planeta?

Eu não me importo que vacas sejam criadas para morrer e virarem churrasco.

Mas me importo com o fato de pessoas gastarem água demais.

Legal a relação dos gafanhotos...
Mas a floresta tem tempo pra se regenerar, levando-se em conta o ritmo em que os gafanhotos fazem isso e quantidade de florestas no mundo.

As florestas sim, mas e as espécies que viviam no local?
Você realmente acha que não faz parte da natureza que algumas espécies eventualmente acabarem exterminando as outras?

Você poderia dizer que matar espécies pode afetar o equilíbrio ambiental e finalmente prejudicar os homens, esse argumento sim faria sentido.

Já a destruição causada pelo ser humano é muito mais rápida e eficiente.

Acho que deve ser isso mesmo. A espécie humana é uma praga.

Faça parte daqueles que educam os amigos para usarem coleta seletiva, não gastarem água nem energia elétrica em excesso... mas não seja chato com eles.

Eu prefiro educar dando bons exemplos.

É necessário rever as políticas de controle da natalidade em todos os países do mundo. Não é justo deixar a população humana sem controle algum na natalidade e prosseguir na explosão demográfica até a extinção (então não apenas extinção de demais espécies do planeta, mas nossa própria extinção).

Com isso eu concordo plenamente, mas parece meio utópico.

O que fazer se uma pessoa ao invez de ter um filho, acabar tendo gêmeos ou engravidar novamente por acidente? Matar o segundo filho? Certamente que não.

Para isso seria necessário uma modificação profunda na cultura.

Infected, por favor, não use ironia novamente para responder citações, isso desestimula novas postagens. A ironia tira todo o crédito da postagem "quotada". Mesmo que você saiba mais a respeito ou tenha idéias diferentes, respeite as minhas respondendo amistosamente.
Abraços!

Ironia não é desrespeito, é um recurso estilístico clássico.

Acostume-se com meu estilo, divirta-se com ele, uma hora você entende que o que eu falo não são ofensas. Se se sentir ofendido, apenas sorria e esqueça.

PS: na verdade acho que usei sarcasmo, e não ironia.
 
Será?!
O que nos diz que os animais não pensam ou não tem consciência de sua existência?

Acho que isso é prepotencia cultural dos seres humanos, que se acham superiores.

concordo com este ponto devista, qm disse q todas as vacas nao vivem na sua conciencia? claro, q uma conciencia, um modo de ver e intender e perceber tudo é algo inimaginavel..

Escreveu, não leu, o pau comeu.
Devia ter relido meu outro post, acabei de discordar do que eu mesmo escrevi. Perdão!! Me referia ao nosso tipo de consciência que, querendo ou não, é diferente da dos animais.

Sobre políticas de natalidade, acho certo mas desnecessário. Se houver falta de comida no planeta (o que eu acho que não há no momento, o problema é a má distribuição), que a natureza faça a parte dela e ensine o ser humano. O triste é que isso é injusto, pois apenas os pobres que vão tomar no r*** por falta de consideração e desperdício de um bando de ricos.

E eu acho errado separar os homens de outras espécies quando se fala em destruir o próprio ambiente em que vive. A diferença entre o homem e outros seres é que nós pensamos e sabemos que destruir o mundo não vai ser bom pra nós. Se o homo sapiens entrar em perigo de extinção, será por falta de adaptação ao meio. Os que sobreviverem terão de consertar o estrago e aprender a conviver com a natureza e, com isso, evoluir, como qualquer outra espécie do planeta. Apenas os que fizerem isso sobreviverão e passarão genes e ensinamentos para frente.

Não acho que o ser humano vá se extingüir por falta de alimento... Talvez muitos morram, mas alguns vão sobreviver e evoluir! O homem se adapta muito fácil a qualquer tipo de ambiente.

E não é nada utópico controle de natalidade. É só cobrar impostos altos para famílias com mais de um filho, como na China! Não precisa exterminar os filhos a mais.
E se os pais não pagarem, coloca o nome deles no CERASA. :D
 
Senciente é um ser que sente?.


Vou suar a definição da wikipedia:

Senciência, é a "capacidade de sofrer ou sentir prazer ou felicidade"<SUP class=reference id=_ref-0>[1]</SUP>. Não inclui, necessariamente, a auto-consciência.



Não seja obsurco, "existência instríseca" não signica nada nesse forum. Poucos aqui tiveram o desprazer de ter que ler páginas e mais páginas de textos velhos com essas palavras antiquadas. Sendo esse um forum público, vale a pena se esforçar para escrever para todos.


Ora, o fato de ser um fórum público não quer dizer que todos os conceitos um pouco mais complexo tenham que ser explicados. O próprio texto dá uma idéia do que é "existência intrínseca".

Fora isso o indivíduo que se interesse sempre pode pesquisar "existência intrínseca budismo" no Google. E ler, é claro. CM também é aprendizado de novos conceitos ;)

Quanto aos tais textos nem eram velhos nem foi desprazer nenhum.

Imagine a cena, um monge vai meditar debaixo de uma árvore, então ele fecha os olhos e começa a meditar. Ele não nota que a árvore tinha frutos, então, durante a meditação a fruta cai na cabeça dele. Apesar de ele não ter criado a maça com a consciência, ele ainda vai sentir dor.

Eu deveria ter usado um coqueiro, para a dor ser maior. :)


Bem, quanto a essa parte, creio que a visão deles não é assim tão simples e vulnerável quanto você pensa.

Mas a discussão pode ficar complexa, e eu não sou a pessoa mais indicada para esclarecer as dúvidas, pois nem budista sou :D

Mas quem quiser ler a respeito pode achar bons textos pela net, como este.
 
Última edição por um moderador:
acho q vc n intendeu equador.. oq ele quis dizer era, um monge meditando, no vazio completo, nao poderia com sua conciencia criar a fruta q cai sobre sua cabeça, poderia?
 
Infected disse:
As florestas sim, mas e as espécies que viviam no local?
Você realmente acha que não faz parte da natureza que algumas espécies eventualmente acabarem exterminando as outras?

Sim. Acho que realmente faz parte da natureza que algumas espécies acabem "eventualmente" exterminando outras... Mas Infected, suponho que você já tenha entendido o que quero dizer, mas vou repetir: nenhuma espécie extermina tantas outras quanto a espécie humana. Você novamente virá com o argumento de que nenhuma espécie se cresceu tanto, e digo que crescer tanto também é um crime!
Por isso o controle de natalidade. E nenhuma criança precisa ser assassinada não. A conscientização é um ótimo anticoncepcional, e se esta falhar, existem anticoncepcionais químicos. Caso a criança "apareça" da mesma forma, então tudo bem, mas até então muitas outras foram evitadas (veja bem, gosto de crianças, mas observe o contexto).

Quanto à ironia (ou sarcasmo), tudo bem, levo na esportiva.. (mas que desmerece o post anterior, desmerece!).
 
Sim. Acho que realmente faz parte da natureza que algumas espécies acabem "eventualmente" exterminando outras... Mas Infected, suponho que você já tenha entendido o que quero dizer, mas vou repetir: nenhuma espécie extermina tantas outras quanto a espécie humana. Você novamente virá com o argumento de que nenhuma espécie se cresceu tanto, e digo que crescer tanto também é um crime!
Por isso o controle de natalidade. E nenhuma criança precisa ser assassinada não. A conscientização é um ótimo anticoncepcional, e se esta falhar, existem anticoncepcionais químicos. Caso a criança "apareça" da mesma forma, então tudo bem, mas até então muitas outras foram evitadas (veja bem, gosto de crianças, mas observe o contexto).

Quanto à ironia (ou sarcasmo), tudo bem, levo na esportiva.. (mas que desmerece o post anterior, desmerece!).
se vc axa q isso é RUIM, intao esteja feliz q isso esteja acontecendo e estarmos nos matando, é só um "ciclo"..

nossa conciencia vê asssim.. mas na verdade nem existe isso tudo ahoiahaha



Postado Originalmente por Infected (https://teonanacatl.org/threads/discutamos-o-sentido.2444/page-3#post-41740)

Imagine a cena, um monge vai meditar debaixo de uma árvore, então ele fecha os olhos e começa a meditar. Ele não nota que a árvore tinha frutos, então, durante a meditação a fruta cai na cabeça dele. Apesar de ele não ter criado a maça com a consciência, ele ainda vai sentir dor.

Eu deveria ter usado um coqueiro, para a dor ser maior. :)


eu te desafio dizendo que foi o monge q criou o fruto q caiu na cabeça dele. quero ver vc provar o contrário
hahah :D
 
É foda debater sobre isso..sentido da vida...
Eu creio que nós somos pequenos demais pra compreender..

E estamos longe de mais da verdade;
Durante a minha segunda trip, essa foi uma questão que me veio..
E meu..eu me senti mínimo..um nada no universo..um nada..sem valor..pra ninguém...

E me desprendi da realidade em que eu vivia...
Acho que o sentido da vida não é nada alem, do que cativar boas relações..
o bem...a paz...a luz...

O sentido de viver é simplesmente viver...
Questionar isso é complexo...
Ignorar isso também..porém..

Enquanto nas sombras...na nossa realidade atual...sem a menor resposta...

VIVA!!!! UHULLL =] :pos::pos::pos:
Intensamente..:D

Abraçoos
 
magoo disse:
nossa conciencia vê asssim.. mas na verdade nem existe isso tudo ahoiahaha

Pois é, mas supondo que existisse, claro..
Só to viajando ^^
 
O Sentido da Vida

Depois de tantas trip, tantos eteógenos, aguns de você já chegaram a compreender o sentido da vida? E alguém considera que conseguiu a iluminação (budismo)?
 
Back
Top