Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Discutamos o Sentido

VOLTANDO COM A PERGUNTA DO COMESSO DO POST:
QUAL O SENTIDO DA VIDA;

essa e uma pergunta que vem sido feita ...a muinto tempo pela humanidade. "Por que vivo?", "Qual a razão da vida?", "Qual o objetivo de viver?"
.
e tudo muinto simples,nos fomos dotados de uma capacidade sobrenatural
de ter sentimentos e sensacoes:
dor, alegria, nalstagia, medo ,temos a visao o paladar, o olfato, a dor, bem com as sensações emocionais, como ansiedade, depressão, euforia e alucinações, dentre outras.
.
assim o sentido da vida e: poder disfrutar todo tipo de sentimento e sensacoes ,asim devemos disfrutar a vida enquanto for possivel....

e disfrutar o verdadeiro sentido que tem a vida : o dom de amar
vou repetir,: o sentido da vida e o amor, amor amor , e oque tem de mais prazeroso,....


Quem nunca amou REALMENTE não viveu ainda verdadeiramente!

Valeu fred belas palavras!
 
VOLTANDO COM A PERGUNTA DO COMESSO DO POST:
QUAL O SENTIDO DA VIDA;

essa e uma pergunta que vem sido feita ...a muinto tempo pela humanidade. "Por que vivo?", "Qual a razão da vida?", "Qual o objetivo de viver?"
.
e tudo muinto simples,nos fomos dotados de uma capacidade sobrenatural
de ter sentimentos e sensacoes:
dor, alegria, nalstagia, medo ,temos a visao o paladar, o olfato, a dor, bem com as sensações emocionais, como ansiedade, depressão, euforia e alucinações, dentre outras.
.
assim o sentido da vida e: poder disfrutar todo tipo de sentimento e sensacoes ,asim devemos disfrutar a vida enquanto for possivel....
e disfrutar o verdadeiro sentido que tem a vida : o dom de amar
vou repetir,: o sentido da vida e o amor, amor amor , e oque tem de mais prazeroso,....



até concordo.. porém, pra quem cre em ego "grande" (ou quantidade de ego) isso chega a ser engraçado, se vc pensar bem, o amor é o sentimento mais ego q existe.

eu nao acredito mais q possa existir um ego "grande" e um ego "pequeno", ego é simplesmente ego. é o existir/não existir :)
 
magoo amor nao é só apego.
é um sentimento transcedental independente de ego.
pode ser alimentado pelo ego como amor destrutivo ou paixao, mas AMOR cara você pode amar um irmão ou amar um cão.
e isso nao é coisa mundana, baixa.
tem que separar amor de APEGO.
amor puro e cristalino como os irmão mais chegados auqi do fórum nutrem uns pelos outros é divino, é por instruçao da ESSENCIA maior que exite um amor assim.
 
sim.. mas se vc ver bem

isso te faz tao bem por que? pq vc aprendeu a se sentir BEM gostando daquela pessoa.. sei lá
axo q é só isso
na verdade é por você e nao pela pessoa.. sei lá
sim, é amor, é bonito :}
 
sim.. mas se vc ver bem

isso te faz tao bem por que? pq vc aprendeu a se sentir BEM gostando daquela pessoa.. sei lá
axo q é só isso
na verdade é por você e nao pela pessoa.. sei lá
sim, é amor, é bonito :}
Renegando parte do que eu aprendi com o shomens eu conheci o infinito.
e o infinito é amor puro.
nao tem como misturar o que os homens nos ensinam com o que a essencia passa diretamente.
se vou passar a eternidade imerso em amor infinito porque diabos eu nao carregaria isso aqui na vida temporal e terrena?
 
"A unica verdade é que não há verdade"

É quase a famosa frase do Sócrates. O Sentido é bem parecido.

gostaria que discutissemos isso, o sentido da vida, vamos criar argumentos e pontos de vista comuns..

eu começo com os meus:

comunicação é invenção nossa, visto isso:

sentido, certo, errado, motivo, vida(?) sao palavras q fazem referencias a coisas q nós "criamos".

seria justo acreditar que podemos fazer algo errado? visto que errado ou certo alem de ser uma criacao nossa, é totalmente relativo ao ponto de vista?

é correto pensar q temos q viver pra evoluir, visto que evoluir é um conceito criado por nós mesmos, inexistente num possível mundo "abstrato"?

por que eu deveria evoluir? por que eu comecei nao evoluido? pq aquela pessoa estaria mais evoluida que eu? será que o pai dela era amigo de deus?

Para mim não existe um sentido para a vida, e é exatamente isto que torna a vida tão especial, somos livres para viver de acordo com a nossa vontade. Porém, mesmo se a vida tivesse realmente um sentido, isso não significaria para mim que eu deveria viver de acordo com ele.

Eu passei a acreditar que a vida não tem um sentido principalmente por causa da teoria da evolução natural, que foi desenvolvida inicialmente por Chales Darwin e foi tão bem divulgada e explicada por Richard Dawkins.

OBS: Para maiores informações sobre a teoria da evolução natural, consultem O Relojoeiro Cego e A Escalada do Monte Improvável.

Aqui não tem problemas sobre certo ou errado, verdade ou mentira, a evolução natural pode ser facilmente percebida analisando fósseis, por exemplo.
Mas não podemos falar que ela é A Teoria Certa Sobre a Evolução, ela é na verdade a melhor explicação que temos e serve de base para que seja possível entender um pouco melhor organismos vivos e consequentemente desenvolver a ciência de forma com que ela seja mais útil à nossa vida.

Sobre certo, errado, motivos e vida: O certo e o errado realmente são criações culturais, povos diferentes tem culturas diferentes, isso deixa claro que não são conceitos absolutos.
Porém o que determina se você está ou não fazendo algo errado é o chamado "contrato social", você vive numa cidade, tem benefícios e deveres, para usufruir destes benefícios, exige-se que você cumpra com os seus deveres, com o risco de ser punido, caso não obedeça.
Não estou falando apenas no sentido "cometeu crime, então vai preso", também falo no sentido cultural "dormiu com vários caras, então não merece ter um bom namorado".

É claro que tem gente que percebe que certas leis ou opiniões culturais são maléficas à sociedade, então trabalham para que essas leis sejam modificadas ou certas atitudes culturais sejam deixadas de lado. Neste caso é muito difícil de saber se a pessoas está agindo corretamente.

Sobre evoluir: discutir se alguém é mais ou menos evoluido não faz realmente muito sentido, basta fazer uma comparação do tipo, quem foi/é mais evoluido, Einstein ou Pelé? Ou ainda mais profundamente, quem é mais evoluido, o homem ou a barata?

Alguém pode argumentar "mas o homem pensa, tem consciência", mas não pensar e não ter consciência não parece afetar em nada a vida de uma barata. Elas continuam muito bem comendo lixo e assustando donzelas.

Sobre você evoluir: Você deve refletir e entender o que você quer da sua vida, dar um sentido a ela e então evoluir para que sua vida faz sentido. Aqui a evolução faz muito sentido, pois você tem referências.
Veja:

João quer ser atleta e participar das olimpíadas, isso tem sido um sonho para ele desde criança.
João acorda cedo todos os dias e treina exaustivamente.
João se sente feliz, pois percebe que está cada vez mais saudável e cada dia está mais resistente e mais rápido. (João está evoluindo)

Paulo não percebe a evolução de João, pois não entende quem ele era, não entende o que ele faz, nem o que ele quer.

Maria percebe a evolução de João, pois vive com ele a anos e entende o que ele era, o que ele faz e o que ele quer.

OBS: as citações acima não tem nenhuma relação com pessoas vivas ou mortas. :D

Essa frase começa por ser um paradoxo.. RS
Mas é um bom ponto de partida, o relativismo !
A verdade é relacionada ao sujeito, ao momento, consoante a situação.
Porém, se existe uma verdade relativa, existe uma única verdade também, isso - sua relatividade.

Ser obsurco não acrescenta nada ao que você diz. Use palavras comuns, nem todos aqui tem um vocabulário rico ou tem instruções filosóficas.


O sentido é algo que só pode ser
[...]
sentido!

Gostei. :)

Concordo com o delta, isso não é evolução. Viver como os animais é, de certa forma, muito mais evoluído, saudável e sustentável.

Claro que é sustentável, a maioria morreria nas savanas: pisoteados por elefantes, picados por cobras ou comido por leões. Assim sobraria muito mais comida e espaço para os que aprenderem a evitar tais problemas.

Mas é claro que eles [os que aprenderam a evitar os problemas] se organizariam para evitar os animas selvagens, criariam métodos para conseguirem alimento de uma maneira segura e também inventariam coisas para tratar das doenças e.. há! Criariam uma civilização!

E é claro que viver como animais é mais saudável, nada como comer carne crua e vegetais e ficar subnutrido, e também tomar água não-potável e ficar com bactérias e parasitas no corpo.

O conceito de evolução é muito subjetivo... Mas, em minha concepção, destruir o planeta não é um ato de seres evoluídos.

Malditos gafanhotos! Acabam com florestas inteiras em segundos!

Ironias a parte, todas as espécies causam dano ao planeta terra, muitas vezes causando um grande mal a outras espécies e até mesmo fazendo com que elas sejam extintas. Nós humanos parecemos muito pior por que nunca outra espécie da Terra cresceu tanto quanto a nossa.

Isso pode nos fazer tomar os rumos: aniquilação em massa da raça humana, por falta de água e comida, desenvolvimento da ciência de forma a tornar a sociedade sustentável ou uma pequena combinação de ambos, o início da aniquilação força o desenvolvimento da ciência na tentativa de corrir, o mais rapidamente possível, a maneira com que a sociedade vive.

Da maneira com que as coisas andam, acredito na 3a opção, pois já tem muita gente passando fome e bebendo água suja.
 
legal.. temos outro conceito interessante:

O sentido da vida é não haver sentido algum, é você ser simplesmente livre pra fazer o que QUISER!

Liberdade!
 
Sobre a questão de amar aos seus semelhantes, sugiro que leiam "O Monge e o Executivo".

Quando alguém na bíblia escreveu que vc deve amar aos próximos, não quis dizer que vc devia criar o sentimento amor para com outras pessoas, e sim aplicar tudo o que vc aplicaria com uma pessoa que vc ama com qualquer um. Quando traduziram a bíbla, muitas palavras significavam "amor". Algumas, o amor sentimento, que vc sente por sua mulher. Algumas, esse amor comportamento (a palavra na língua original era Agape, se não me engano). O "amor agape" é o famoso "ame a todos", e eu acredito que seja a verdade. Não significa enganar a vc mesmo, fingindo que ama o mundo inteiro. E sim agir com respeito, dignidade, compreensão, carinho e tudo mais.

Insisto em lerem "O Monge e o Executivo" pra entender exatamente o que eu quis dizer... ahuahuahu

E o infected mandou bem!! hehehe!

Abraços!! ;)
 
O amor romântico, vivido entre 2 pessoas, é apenas uma das facetas deste sentimento único e essencial para a existência humana;o amor é razão de ser e de viver, alimento da nossa existência é o elo que nos confere a vida para além da morte no coração daqueles que um dia amámos e que nos amaram.
Este sentimento não deve ser menosprezado, não deve ser banalizado.
Tentar converter o sexo em coisa banal, como é feito nos nossos dias, é não perceber o encanto do percurso do amor."
_____________________________________________________________
NOS TEMOS A OPURTUNIDADE DE UM DIA DESCUBRIR O NOSSO AMOR,
CASARMOS, DISFRUTAR UM AO OUTRO, TORNANDO NOS UMA SO CARNE...
ESSA E UMA DAS FACETAS DO AMOR, ISSO AINDA EXISTE.....
.
ALGUEM JA TEVE FILHOS? SABE O SUINIFICADO DISSO!!!TER O PRAZER
DE ESTAR COM ELES,ENSINAR O DOM DA VIDA A ELES, E SE ACONTECER ALGUMA COISA , VC SER CAPAZ DE DAR A VIDA POR ELES, SEUS FILHOS
.
SO QUEM AMA VERDADEIRAMENTE SERIA CAPAZ DISSO,
ISSO E AMOR MEU CARO, AMOR...SACA....
 
Então, eu faço outra pergunta: Uma pedra, uma árvore, um cogumelo, etc. Eles existem?
Uma pedra não pensa. Logo, ela não existe. õO
Mas vc pensa, e a partir do momento que vc cria uma definição para "pedra", ela existe! Ou seja, uma pedra, uma árvore, não existem por eles mesmos, esses "objetos" não têm consciência da existência deles. Mas desde que o ser humano saiba da existência e define uma pedra, uma árvore, um porco, como algo em seu mundo, pedras existem, árvores existem, porcos existem.


acredito q a diferença entre as coisas vivas e não-vivas é que as coisas possuem maior capacidade de se auto-organizarem, e o que seria essa capacidade? por exemplo a mulher q cuida de uma casa, ela sempre limpa, e por mais que faça a limpeza a casa continua suja, e a sujeira eh as coisas fora do lugar, então limpar seria por em oredem, e sujar eh desmanchar a ordem. Quanto mais elevador for a consciência da coisa maior a capacidade de se limpar.
 
Alguém pode argumentar "mas o homem pensa, tem consciência", mas não pensar e não ter consciência não parece afetar em nada a vida de uma barata. Elas continuam muito bem comendo lixo e assustando donzelas.


Pois é. Há alguns pontos de vista, que eu tenha lido principalmente dos budistas tibetanos, que dizem que os objetos, pelo menos, não têm existência intrínseca, mas dependem de uma consciência para percebê-los e assim "existirem".

Eu não entendi muito bem como é. E nem sei se uma barata tem consciência segundo o ponto de vista deles. Certamente é um ser senciente.

Mas, de qualquer modo, nem todo mundo concorda com a existência intrínseca da matéria, embora pareça, pelo menos para mim, que essa é a hipótese mais provável.
 
O sentido na verdade é que o homem não deveria chamar HOMO SAPIENS e sim HOMO SIMBOL, o homem criou por intermédio de inteligência e raciocínio, decorrentes, da encefalização à simbologia, e, através da combinações destes símbolos conseguiu criar outros simbolos, que são a junção de simbolos menores. Desta forma entendendo o mundo que vive, ou achando que entende.
Combinando os simbolos podia haver interpretação, conclusão e manipulação destes conceitos na forma de ações. Acredito na evolução sim! porque está mais do que provado seja o homem ou qualquer outro animal: semelhantes a um aparelho tecnológico o qual quando é fabricado não é tão bom, mas, conforme lançado varias vezes no mercado vai melhorando e modificando (telvisores, celular e muitos outros).
Acredito que a humananidade não é má ela apenas esta perdida, e diante dos fatos as novas gerações acatam cada vez mais uma mudança de comportamente em virtude dos erros das antiga sociedade.
O que me faz acreditar nisto esta na natureza olhe como são os animais alguns com sentimento de posse, de conservar, o territorialismo. A diferença é que o ser humano tem inteligência e estes sentimentos pode ser manipulado massivamente.

uma pergunta será que o homem é errado em fazer um abate para os bois?

minha opnião é que o homem é um predador como o leão, a diferença é que ele é inteligente, combina seus simbolos, desnvolve mecanismo, os quais facilitam sua predação...
 
Pois é. Há alguns pontos de vista, que eu tenha lido principalmente dos budistas tibetanos, que dizem que os objetos, pelo menos, não têm existência intrínseca, mas dependem de uma consciência para percebê-los e assim "existirem".

Eu não entendi muito bem como é. E nem sei se uma barata tem consciência segundo o ponto de vista deles. Certamente é um ser senciente.

Mas, de qualquer modo, nem todo mundo concorda com a existência intrínseca da matéria, embora pareça, pelo menos para mim, que essa é a hipótese mais provável.

Ecuador, acho que é exatamente o "penso, logo existo". Uma vaca não tem consciência de sua própria existência, ou seja, para ela, ela mesma não existe. Pra vc, sim! Se não existisse alguém no mundo para ver uma vaca e chamá-la de vaca, não existiria uma vaca, entende? O animal estaria lá mas não existiria consciência nenhuma para chegar a essa conclusão.

acredito q a diferença entre as coisas vivas e não-vivas é que as coisas possuem maior capacidade de se auto-organizarem, e o que seria essa capacidade? por exemplo a mulher q cuida de uma casa, ela sempre limpa, e por mais que faça a limpeza a casa continua suja, e a sujeira eh as coisas fora do lugar, então limpar seria por em oredem, e sujar eh desmanchar a ordem. Quanto mais elevador for a consciência da coisa maior a capacidade de se limpar.

Isso faz sentido... E eu vejo o estado natural das coisas como uma desordem que tende a se equilibrar. Se há muitos leões, eles morrem por falta de comida. Daí as zebras aumentam sua população pela falta de predadores. Quando isso acontece, mais leões sobrevivem e matam mais zebras, que têm sua população diminuída. Assim substantivamente, tendendo a um equilíbrio que nunca chega.

(...)
uma pergunta será que o homem é errado em fazer um abate para os bois?

minha opnião é que o homem é um predador como o leão, a diferença é que ele é inteligente, combina seus simbolos, desnvolve mecanismo, os quais facilitam sua predação...

Eu nunca tinha pensado por esse lado! Sempre tive meio que "dó" dos pobres animais que já nasciam com o objetivo de morrer pra serem comidos (o que nunca me fez abrir mão de comer um churrasco :D).
Mas pensando bem, que ser vivo que não nasce com o único objetivo de morrer e servir de alimento para outros seres??
Obrigado por isso!! ;)

[]`s
 
Infected disse:
Claro que é sustentável, a maioria morreria nas savanas: pisoteados por elefantes, picados por cobras ou comido por leões. Assim sobraria muito mais comida e espaço para os que aprenderem a evitar tais problemas.
Mas é claro que eles [os que aprenderam a evitar os problemas] se organizariam para evitar os animas selvagens, criariam métodos para conseguirem alimento de uma maneira segura e também inventariam coisas para tratar das doenças e.. há! Criariam uma civilização!
E é claro que viver como animais é mais saudável, nada como comer carne crua e vegetais e ficar subnutrido, e também tomar água não-potável e ficar com bactérias e parasitas no corpo.
Infected, não sugiro que voltemos às savanas para viver isoladamente brigando com um gato do mato por comida, quis dizer que o modo de vida dos animais é muito mais sustentável e eficiente que o nosso, levando-se em conta o conjunto de espécies do planeta Terra e não apenas o ser humano. Claro que pensando "tenho comida e água todos os dias" nos parece lógico concluir que nosso modo de vida é mais "evoluído", já que não comemos "carne crua e vegetais e ficamos subnutridos", mas e a matança que é necessária para esse bem-estar humano? Não a matança de humanos, mas a matança de outra espécies animais que não são nem um pouco menos importantes ou evoluídas do que a gente.

Infected disse:
Malditos gafanhotos! Acabam com florestas inteiras em segundos!
Ironias a parte, todas as espécies causam dano ao planeta terra, muitas vezes causando um grande mal a outras espécies e até mesmo fazendo com que elas sejam extintas. Nós humanos parecemos muito pior por que nunca outra espécie da Terra cresceu tanto quanto a nossa.
Legal a relação dos gafanhotos...
Mas a floresta tem tempo pra se regenerar, levando-se em conta o ritmo em que os gafanhotos fazem isso e quantidade de florestas no mundo.
Já a destruição causada pelo ser humano é muito mais rápida e eficiente.

Infected disse:
Nós humanos parecemos muito pior por que nunca outra espécie da Terra cresceu tanto quanto a nossa.
Acho que deve ser isso mesmo. A espécie humana é uma praga.

Infected disse:
Isso pode nos fazer tomar os rumos: aniquilação em massa da raça humana, por falta de água e comida, desenvolvimento da ciência de forma a tornar a sociedade sustentável ou uma pequena combinação de ambos, o início da aniquilação força o desenvolvimento da ciência na tentativa de corrir, o mais rapidamente possível, a maneira com que a sociedade vive.
Da maneira com que as coisas andam, acredito na 3a opção, pois já tem muita gente passando fome e bebendo água suja.
A definição biológica de praga é quando uma população fica com alta taxa de natalidade e baixa taxa de mortalidade e o número de indivíduos cresce em progressão geométrica de forma anormal no ambiente. A superpopulação fica então sem controle até que surjam predadores que façam esse controle externo ou, se os predadores e parasitas (doenças) não aparecerem, o descontrole continua até que acabe o alimento disponível no ambiente, competição intraespecífica, controle populacional por fome.
No caso dos humanos, esse controle vem sendo feito com guerras, doenças e miséria.
É necessário rever as políticas de controle da natalidade em todos os países do mundo. Não é justo deixar a população humana sem controle algum na natalidade e prosseguir na explosão demográfica até a extinção (então não apenas extinção de demais espécies do planeta, mas nossa própria extinção).

Teoria Malthusiana!

Fonte de pesquisa: Wikipédia.

Infected, por favor, não use ironia novamente para responder citações, isso desestimula novas postagens. A ironia tira todo o crédito da postagem "quotada". Mesmo que você saiba mais a respeito ou tenha idéias diferentes, respeite as minhas respondendo amistosamente.
Abraços!
 
O sentido da vida, nesse momento da minha existência, é somente me aperfeiçoar sempre, para, através desse aperfeiçoamento, poder desfrutar de emoções/sentimentos nobres.
O amor para mim não se limita a alguma relação. O Amor é mais que um sentimento, é uma energia que, seguindo uma vida disciplinada e moralmente correta, te preenche e vivifica, levando nossa consciência a estados nirvânicos.

Quem já experimentou esse estado sabe do que falo, e aqui não há relativismo algum, apenas certezas. Recomendo a leitura do final do livro 'A Energia dos Raios em Nossas Vidas' de Trigueirinho.
 
O sentido da vida, nesse momento da minha existência, é somente me aperfeiçoar sempre, para, através desse aperfeiçoamento, poder desfrutar de emoções/sentimentos nobres.
O amor para mim não se limita a alguma relação. O Amor é mais que um sentimento, é uma energia que, seguindo uma vida disciplinada e moralmente correta, te preenche e vivifica, levando nossa consciência a estados nirvânicos.

Quem já experimentou esse estado sabe do que falo, e aqui não há relativismo algum, apenas certezas. Recomendo a leitura do final do livro 'A Energia dos Raios em Nossas Vidas' de Trigueirinho.

A mais pura verdade!!,nossa missão é evoluir nossa mente para uma outra dimensão,destruir os nossos venenos/inimigos:Inveja,rancor,raiva,orgulho,luxuria,vaidade...e por ai vai.
Temos muito que evoluir...apenas o amor e SABEDORIA e que nos libertamos da IGNORANCIA,da escuridão e deixamos de ser ESCRAVOS dos nossos SENTIDO(desejos..)Do nosso EGO.
LUZ É SABEDORIa!!!!
 
é.. eu percebi isso nao faz muito tempo, tem muita gente q nao sabe o que é o amor, amor de verdade!

tem muito pai e mãe q desconhece o amor.. :|
 
TheCamel disse:
(...)Uma vaca não tem consciência de sua própria existência, ou seja, para ela, ela mesma não existe.(...)

Será?!
O que nos diz que os animais não pensam ou não tem consciência de sua existência?

Acho que isso é prepotencia cultural dos seres humanos, que se acham superiores.
 
Será?!
O que nos diz que os animais não pensam ou não tem consciência de sua existência?

Acho que isso é prepotencia cultural dos seres humanos, que se acham superiores.
concordo com este ponto devista, qm disse q todas as vacas nao vivem na sua conciencia? claro, q uma conciencia, um modo de ver e intender e perceber tudo é algo inimaginavel..
 
Back
Top