Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Discutamos o Sentido

magoo

Cogumelo maduro
Cadastrado
27/02/2007
112
71
começo este post com a seguinte frase penchapada por mim outra noite:

"A unica verdade é que não há verdade" (vcs já devem ter ouvido, sei lá eu inventei pra mim, mas é algo "comum")

gostaria que discutissemos isso, o sentido da vida, vamos criar argumentos e pontos de vista comuns..

eu começo com os meus:

comunicação é invenção nossa, visto isso:

sentido, certo, errado, motivo, vida(?) sao palavras q fazem referencias a coisas q nós "criamos".

seria justo acreditar que podemos fazer algo errado? visto que errado ou certo alem de ser uma criacao nossa, é totalmente relativo ao ponto de vista?

é correto pensar q temos q viver pra evoluir, visto que evoluir é um conceito criado por nós mesmos, inexistente num possível mundo "abstrato"?

por que eu deveria evoluir? por que eu comecei nao evoluido? pq aquela pessoa estaria mais evoluida que eu? será que o pai dela era amigo de deus?

acho que isso dá um bom começo..

abraço!
 
Essa frase começa por ser um paradoxo.. RS
Mas é um bom ponto de partida, o relativismo !
A verdade é relacionada ao sujeito, ao momento, consoante a situação.
Porém, se existe uma verdade relativa, existe uma única verdade também, isso - sua relatividade.
 
wow, bom começo, me deu até uma revirada aqui na minha cabeça... creio que esses conceitos possam ser vistos realmente de uma forma insignifcante de um certo ponto de vista, porém creio que criando esses conceitos nos tornarmos bastante bem sucedidos no planeta, embora agora estejamos entrando em colapso.
 
wow, bom começo, me deu até uma revirada aqui na minha cabeça... creio que esses conceitos possam ser vistos realmente de uma forma insignifcante de um certo ponto de vista, porém creio que criando esses conceitos nos tornarmos bastante bem sucedidos no planeta, embora agora estejamos entrando em colapso.
colapso??

opa
depende do ponto de vista!
se vc quiser ver isso como algo maravilhoso, só depende de vc!

colapso??

opa
depende do ponto de vista!
se vc quiser ver isso como algo maravilhoso, só depende de vc!
exemplo:

uma vez, numa cidadezinha do interior, tinha uma encosta(?) da montanha onde um homem desmatou tudo, contruiu seu lar.. lagoa, domesticou o riacho, fez pastos.. falava com orgulho daquilo, de dizer q ele fez aquele local do jeito dele, se sentia alguem realizado. chega o biólogo do greenpeace, vê aquilo, vê o monte de verde e especies q ele deixou sem lar e axa aquilo o fim do mundo..
 
Última edição por um moderador:
então não estamos entrando em colapso, estamos evoluindo sustentavelmente com o planeta e todos os humanos estão conseguindo cumprir satisfatoriamente sua missão natural. ^^
 
O sentido é algo que só pode ser
.
.
.
.
.
.
sentido!
 
o q eu quero dizer é q no siimplorio mundo daquele humilde ser, ele fez algo que o fez sentir orgulhoso, cumpriu sua "missao", com certeza os pais dele lá no céu estavam orgulhosos.. sacou?
 
realmente... mesmo que ponderando não vejamos sentido, somos instigados a prosseguir.
 
Sentir de verdade é qdo a alma se sente beijada...iluminada.
Alem dos orgãos sensoriais,sentir com o coração!
Esse é o sentido=direção=rumo=significado=meta=orientação
COR-A-AÇÃO
 
o q eu quero dizer é q no siimplorio mundo daquele humilde ser, ele fez algo que o fez sentir orgulhoso, cumpriu sua "missao", com certeza os pais dele lá no céu estavam orgulhosos.. sacou?

_______É... agora eu entendi!
 
CordeiroImolado disse:
então não estamos entrando em colapso, estamos evoluindo sustentavelmente com o planeta e todos os humanos estão conseguindo cumprir satisfatoriamente sua missão natural. ^^

magoo disse:
evoluir é um conceito criado por nós mesmos

magoo disse:
seria justo acreditar que podemos fazer algo errado? visto que errado ou certo alem de ser uma criacao nossa, é totalmente relativo ao ponto de vista?

Que tal fazermos então o que "achamos" ser o bem?
 
Uma boa frase pra também colocar no tópico seria a conhecida "Penso, logo existo".

Agora eu pergunto pra vc: Vc existe?
Vc pensa, e de acordo com a frase acima, vc existe, vc tem algo na cabeça (por assim dizer) que faz com que vc tenha consciência da sua vida e da sua existência. Logo, vc existe.

Então, eu faço outra pergunta: Uma pedra, uma árvore, um cogumelo, etc. Eles existem?
Uma pedra não pensa. Logo, ela não existe. õO
Mas vc pensa, e a partir do momento que vc cria uma definição para "pedra", ela existe! Ou seja, uma pedra, uma árvore, não existem por eles mesmos, esses "objetos" não têm consciência da existência deles. Mas desde que o ser humano saiba da existência e define uma pedra, uma árvore, um porco, como algo em seu mundo, pedras existem, árvores existem, porcos existem.

Partindo desse pré-suposto, tudo o que existe não existe naturalmente, e sim em função do ser humano. Inclusive o certo e o errado, ao meu ver.

À partir do momento em que vc nasce, vc abre mão de vários direitos naturais para poder viver em sociedade. Para viver desse modo, não funciona o modelo de verdade relativa, por isso existem leis e regras. Caso contrário, vc poderia matar o seu vizinho pra ficar com a casa dele se vc achasse que isso é certo! Imagina o caos que seria a vida, seria a lei do mais forte!

Por isso o ser humano se organiza em grupos. Facilita a sobrevivência de todos. Se vc não quiser participar do grupo, não pode viver no meio dele e desfrutar de seus benefícios, e daí vem o conceito de impunidade. Por que prender alguém que mata os outros? Não é para que ele pague pelos seus erros, e sim para que a vida em sociedade continue funcionando. O assassino é retirado do meio civilizado e colocado à margem da sociedade, ou seja, vira um marginal.

Logo, vc pode fazer o que vc quiser, nada pode te impedir de matar alguém se for isso que vc quer. Mas depois vc terá que abrir mão dos privilégios da vida em sociedade, pois para viver em sociedade, vc deve seguir regras e respeitar leis, que nem sempre são verdades pra vc.

Sobre evolução, eu discordo do ponto em que nós vivemos pra evoluir. O ser humano vive pra morrer. Essa é a única certeza que vc tem na vida, que um dia tudo vai acabar [pra vc]. Na minha opinião, essa é uma das causas do homem ser tão egoísta. No fundo, cada um quer aproveitar a sua estadia na terra e que se fo*** os outros, entende?

Foi mal o texto enorme!! hauhauh
Abraços!!
 
sinto, logo existo :p:


ehehe, lembrei daquele "me belisca pra ver se não tô sonhando..."
 
EM uma pesquisa feita nos Estados unidos. Nessa pesquisa foi perguntado o seguinte:
.
Se a pessoa estivesse na presença de Deus, e se ela pudesse Lhe fazer apenas uma pergunta, o que indagaria. Quarenta e seis por cento dos entrevistados responderam que perguntariam:
.
"Qual o sentido da vida". Isto mostra como há muitas pessoas que não sabem qual a finalidade da vida; não sabem porque vivem. A vida para elas não tem significado. As conseqüências disso são fáceis deduzir:

. A vida fica vazia; a pessoa não se auto-realiza, não se sente feliz, podendo até chegar a distúrbios psicológicos e mesmo comportamentais.
 
cordeiro, ante-ontem resolvi ler a biblia pela primeira vez... li o gênesis e pulei pro apocalipse... ai lendo ele lembrei de vc... entendi mas nao entendi heheh

sobre o:
então não estamos entrando em colapso, estamos evoluindo sustentavelmente com o planeta e todos os humanos estão conseguindo cumprir satisfatoriamente sua missão natural. ^^

vo te q discordar de vc, sera que estamos evoluindo sustentavelmente? e a fome que mata tanta gente? sera que os seres humanos estao conseguindo cumprir sua missao natural? e a fome desvairada pelo luxo, pela materia?

hmmmmm sei naum.... a nao ser que a missao natural seja mais ou menos oq ta lah no apocalipse neh... só se essa desordem toda fizer parte de um "destino?" ja escrito.... :eek: bizarro hehehe abrax
 
Delta, o Apocalipse é ótimo!
Lí há alguns anos, quero ler de novo, sem função religiosa, mas como leitura recreativa mesmo.

delta disse:
("Postado Originalmente por CordeiroImolado
então não estamos entrando em colapso, estamos evoluindo sustentavelmente com o planeta e todos os humanos estão conseguindo cumprir satisfatoriamente sua missão natural. ^^")

vo te q discordar de vc, sera que estamos evoluindo sustentavelmente? e a fome que mata tanta gente? sera que os seres humanos estao conseguindo cumprir sua missao natural? e a fome desvairada pelo luxo, pela materia?

Concordo com o delta, isso não é evolução. Viver como os animais é, de certa forma, muito mais evoluído, saudável e sustentável.
O conceito de evolução é muito subjetivo... Mas, em minha concepção, destruir o planeta não é um ato de seres evoluídos.
 
VOLTANDO COM A PERGUNTA DO COMESSO DO POST:
QUAL O SENTIDO DA VIDA;

essa e uma pergunta que vem sido feita ...a muinto tempo pela humanidade. "Por que vivo?", "Qual a razão da vida?", "Qual o objetivo de viver?"
.
e tudo muinto simples,nos fomos dotados de uma capacidade sobrenatural
de ter sentimentos e sensacoes:
dor, alegria, nalstagia, medo ,temos a visao o paladar, o olfato, a dor, bem com as sensações emocionais, como ansiedade, depressão, euforia e alucinações, dentre outras.
.
assim o sentido da vida e: poder disfrutar todo tipo de sentimento e sensacoes ,asim devemos disfrutar a vida enquanto for possivel....
e disfrutar o verdadeiro sentido que tem a vida : o dom de amar
vou repetir,: o sentido da vida e o amor, amor amor , e oque tem de mais prazeroso,....



 
Fred Muscaria disse:
e tudo muinto simples,nos fomos dotados de uma capacidade sobrenatural
de ter sentimentos e sensacoes:
dor, alegria, nalstagia, medo ,temos a visao o paladar, o olfato, a dor, bem com as sensações emocionais, como ansiedade, depressão, euforia e alucinações, dentre outras.

Nós humanos e os demais habitantes do universo, penso eu.

Fred Muscaria disse:
assim o sentido da vida e: poder disfrutar todo tipo de sentimento e sensacoes ,asim devemos disfrutar a vida enquanto for possivel....
e disfrutar o verdadeiro sentido que tem a vida : o dom de amar
vou repetir,: o sentido da vida e o amor, amor amor , e oque tem de mais prazeroso,....


É isso aí, Fred!
 
Back
Top