Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Diario do Don, pftek Puerto Rican

Diário de cultivo problemático.
Boa tarde Psiconautas, seguindo a dica do @Salaam`aleik estou abrindo um diário referente ao meu primeiro cultivo, iniciado no sábado.

Seguindo um tutorial em vídeo encontrado no yt (esporos no ar) fiz o procedimento seguindo as instruçoes de assepsia na medida do possível.

Adquiri um carimbo Puerto Rican em um site antigo de enteógenos. e iniciei o procedimento em 5 copos "americanão" com arroz integral e vermiculita, 40 min na panela de pressão, não tive paciência pra esperar esfriar naturalmente, acabei colocando a panela fechada dentro de uma bandeja com agua pra esfriar mais rápido. um dos copos chegou a abrir uma lateralzinha da fita isolante+papel aluminio dentro da panela (pressão dentro do copo.)

durante a inoculação, acabei usando mais que os 4 ml. indicado no tutorial, usei algo entre 5 e 6 por copo.

acabei arranjando um termostato aquecedor de aquario de 300w, grande mas foi o que encontrei, o qual está dentro de uma garrafa de 2lt, devidamente vedado e dentro da caixa térmica. nas primeiras 5 ou 6 horas tive dificuldade na regulagem da temperatura, ficou ali na casa dos 33, 34 graus. depois resolvi pegar o termostato com sonda que uso pra fazer cerveja e liguei o aquecedor nele. durante a noite a temperatura caiu pra 24,5 mas no dia seguinte consegui estabilizar em 29,5, a qual está até agora.

Inicialmente tenho três dúvidas: a primeira se a quantidade utilizada na inoculação (5 a 6 ml) pode dar algum problema.

segunda, se a variação de temperatura no primeiro dia pode trazer algum prejuízo aos esporos ou ao bolo.

terceira, 29,5 graus é muito? preciso seguir religiosamente os 28 graus indicados?

Agradeço antecipadamente, espero trazer algumas fotos na próxima atualização. :alien:

Olá Don, primeiramente bem vindo, que legal que você seguiu esse caminho, cheguei aqui da mesma maneira.
Sobre a panela, hehe, eu entendo você, mas ao longo do processo, a paciência vai melhorar.

Sobre suas dúvidas, não sou expert, mas vou dar minha opinião com as inoculações que já testei.

a quantidade utilizada na inoculação (5 a 6 ml) pode dar algum problema.

Já fiz alguns copos assim, a princípio não é problema, o bom é não exagerar, se você seguiu a receita certinha do substrato, com a quantidade de água correta, não deverá ter problemas, o que precisa se atentar é em não exagerar na água.

O pdf do @tupy é muito bom para ver o ponto ideal.
Cultivo básico e simples (ILUSTRADO)

Sobre as outras perguntas prefiro deixar para a galera mais experiente.

se a variação de temperatura no primeiro dia pode trazer algum prejuízo aos esporos ou ao bolo.

terceira, 29,5 graus é muito? preciso seguir religiosamente os 28 graus indicados?

Abraço e novamente bem vindo.

Última edição por um moderador:
Boa tarde, brother. Desejando desde já boa sorte no teu cultivo e se me permite irei acompanha-lo por aqui ^^

segunda, se a variação de temperatura no primeiro dia pode trazer algum prejuízo aos esporos ou ao bolo.

A variação não sendo muito drástica eu creio que não prejudique na germinação dos esporos no bolo e pelo pouco de experiência que tenho 28ºC é a temperatura mais recomendada já que o bolo possui uma temperatura entre 3 - 4ºC acima da incubadora e se no caso a incubadora estiver muito acima o micélio pode estagnar o seu crescimento. Mas vc mantendo no máximo a 30ºC o micélio consegue se desenvolver só evitar exceder os 30ºC

Já fiz alguns copos assim, a princípio não é problema, o bom é não exagerar, se você seguiu a receita certinha do substrato, com a quantidade de água correta, não deverá ter problemas, o que precisa se atentar é em não exagerar na água.

O pdf do @tupy é muito bom para ver o ponto ideal.
Cultivo básico e simples (ILUSTRADO)

Agradecido pelas dicas, já havia visto essa apostila em alguma outra ocasião. nela diz pra usar água na panela até 1/3 dos copos mas pelo tutorial que segui usei praticamente até a metade. e em vez de 1 hora ficou por 40 minutos.

No tutorial que segui dizia pra usar agua destilada na inoculação, mas nas farmácias aqui do centro não encontrei, e achei melhor não usar aquela água vendida em autopeças, acabei usando agua mineral e fervi antes de misturar aos esporos.

Já quanto a quantidade de esporos, por estar praticamente tudo solto no alumínio, usei o carimbo inteiro, não precisei raspar.

A variação não sendo muito drástica eu creio que não prejudique na germinação dos esporos no bolo e pelo pouco de experiência que tenho 28ºC é a temperatura mais recomendada já que o bolo possui uma temperatura entre 3 - 4ºC acima da incubadora e se no caso a incubadora estiver muito acima o micélio pode estagnar o seu crescimento. Mas vc mantendo no máximo a 30ºC o micélio consegue se desenvolver só evitar exceder os 30ºC

Agradecido também pelas valiosas dicas, agora a indicação da sonda anda variando de 27,5 a 29,5 graus, mas deixei ela um pouco longe da garrafa com água e aquecedor. Vou tentar seguir a recomendação de não abrir a caixa por 20 dias, e em breve retorno com os resultados, sejam positivos ou negativos.

Última edição por um moderador:
boa tarde amigos, cá estou eu vários meses depois relatando sobre o cultivo, antes tarde do que mais tarde né?

pois bem, a coisa toda não foi pra frente, havia usado uma caixa térmica com uma resistencia de aquario dentro de uma garrafa de 1,5L com água, e termostato pra tentar manter a temperatura, porém não houve desenvolvimento com 1 mês, 2 meses, 3 meses. depois quando já tinha uns 5 meses e fazia uns 2 meses que eu tinha desligado a resistencia, abri a caixa pra jogar tudo fora e fazer uma limpeza, notei alguns copos com meio bolo formado e outra parte amarelada ou esverdeadas, e outros copos que nem sinal de colonização, na época havia tirado algumas fotos mas acabei perdendo. enfim, acabai deixando pra lá, passei por mudança de residencia, obras, cuidar do filho e acabei indo novamente ao daime pra resolver algumas tretas internas. mas agora tentarei novamente, com um pouco mais de paciência.

pretendo usar minha outra conta (opaleiro) a qual já tenho cadastrada há 9 anos aqui no fórum, loguei lá achando que era essa e recebi um tal de trofeu "cogumelo maduro" , achei que fica mais 'fodaum' e vou abandonar esta conta aqui, mesmo assim vou continuar usando este mesmo tópico pra não tumultuar o fórum, pode ser assim moderação? agradeço ao pessoal, continuarei em instantes da outra conta aqui embaixo, com algumas dúvidas que tive agora em busca dos materiais necessários.

Pois bem pessoal, no ultimo cultivo, acabei utlizando todo o carimbo que tinha comprado. agora estou procurando novamente, mas estou achando um pouco salgado, poucas variedades e no minimo 30 reais? está certo (justo) isso? estou desatualizado? pretendo fazer um cultivinho modesto para testar os beneficios da microdosagem, o resto da parafernalha ainda tenho aqui, o que me falta é o bendito carimbo. se alguém puder me indicar algum lugar mais em conta ou mesmo indicar alguma permuta, tenho algumas sementes de argyrea para permutar.

pergunta dois, tenho aqui alguns desidratados, adquiridos em abril de 2017, vide fotos. acabei de abrir o primeiro involucro pra tirar estas fotos. eles foram armazenados todo este tempo como estão, dentro destes sacos, com silica no saco de fora, dentro de uma caixa de sapato guardada no armário. pergunto aos mais experientes se só a julgar pela aparência dá pra dizer se ainda estão bons?

desde já, agradecido!

Anexos

• 20180412_132121.jpg
    20180412_132121.jpg
    462.2 KB · Visualizações: 14
  • 20180412_132221.jpg
    20180412_132221.jpg
    336 KB · Visualizações: 13
  • 20180412_132226.jpg
    20180412_132226.jpg
    458.1 KB · Visualizações: 13
  • 20180412_132231.jpg
    20180412_132231.jpg
    450.7 KB · Visualizações: 13
  • 20180412_132255.jpg
    20180412_132255.jpg
    280.3 KB · Visualizações: 13
1) Sem querer mencionar site nem nada, mas já vi por 25.

2) Esse cogus parecem estar muito bons, cara de ótima qualidade!

:)

Back