Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Diário South American pftek/milho

Diário de cultivo completo.
Salve pessoal sou novo no fórum no cultivo, estou com um problema nos meus potes, o micélio está demorando muito pra crescer, o unico pote q cresceu está bem pequeno e parou de evoluir, a incubadora está a 27 graus alguém sabe o q pode ser? Fiz furos e tampei com micropore para o micélio respirar.
==================
DIÁRIO DE CULTIVO
==================
STRAIN: South American
PROCEDÊNCIA: Carimbo comprado
---------------------------------------------
SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:po
---------------------------------------------
(x) PF TEK (2V + 1FAI + 1A)
Selo com Vermiculita
(x) Sim ( ) Não
GRÃOS:
(x) Milho
( ) Centeio
(x) Trigo
(x) Farinha de arroz integral
Método de preparação e esterilização do substrato:
foi usado um CL, feita na proporção de 250 ml de água mineral para 2 gr de dextrose.
os potes foram exterilizados na panela de pressão por 30 minutos depois de pegar pressão e inoculados no dia seguinte
-------------------------------------------------
INOCULAÇÃO: Data
14/07 pf tek (alguns potes são do dia 21/06)
images.jpg
25/06 trigo/milho
milho.jpg milhos.jpg CAM00115.jpg
Os potes com milho estão um pouco molhados em baixo, parece q c formou uma cl branca
-------------------------------------------------
( ) Seringa Multiesporos
(x) Cultura Líquida
GloverBox?
( ) Sim (x) Não
Os potes foram inoculados com muito cuidado e com a agulha esterilizada a cada pote com fogo.
 
Última edição:
Salve! Bem vindo aos trabalhos hehe :p

Como primeiro cultivo não indicaria o milho, um PF Tek básico tende a ter um melhor resultado para iniciantes (apenas opinião de um iniciante).

Eu incubo meus bolos sem controle nenhum de temperatura e a colonização ocorre normalmente, no período da noite a temperatura por aqui fica até abaixo dos 26 graus, mas, quem sabe, se você equilibrar a temperatura entre 28-30 graus possa ter um resultado melhor.

Tem uma contaminação, de cor branca, chega a ser puxado mais para o transparente, que cresce mais rápido que o micélio e impede que o mesmo desenvolva.

Tenta fazer mais bolos usando outra receita só por garantia e deixa esses aí para ver no que da :)
 
Última edição por um moderador:
Salve! Bem vindo aos trabalhos hehe :p
Como primeiro cultivo não indicaria o milho, um PF Tek básico tende a ter um melhor resultado para iniciantes (apenas opinião de um iniciante).
Eu incubo meus bolos sem controle nenhum de temperatura e a colonização ocorre normalmente, no período da noite a temperatura por aqui fica até abaixo dos 26 graus, mas, quem sabe, se você equilibrar a temperatura entre 28-30 graus possa ter um resultado melhor.
Tem uma contaminação, de cor branca, chega a ser puxado mais para o transparente, que cresce mais rápido que o micélio e impede que o mesmo desenvolva.
Tenta fazer mais bolos usando outra receita só por garantia e deixa esses aí para ver no que da :)
Salve! sim o milho deu bem mais trabalho para esterilizar, só q até agora é o único q parece ter sinal de micélio, tenho um pouco de vermiculita vou fazer outros pote com uma nova cl q fiz, talvez possar ser a cl ou os esporos q não estavam tão hidratados, qual receita vc me indicaria?
 
Salve! sim o milho deu bem mais trabalho para esterilizar, só q até agora é o único q parece ter sinal de micélio, tenho um pouco de vermiculita vou fazer outros pote com uma nova cl q fiz, talvez possar ser a cl ou os esporos q não estavam tão hidratados, qual receita vc me indicaria?
Pelo que observei melhor você já fez a receita básica 2 vermiculita, 1 arroz, 1 água, o que seria o melhor para quem ainda não possui experiência. Não da para identificar nenhuma contaminação até então, mas é bom rever seu método também, sempre buscando aperfeiçoar. Esterilizar na PP por no mínimo 1h, é bom criar uma Glove Box ou uma Still Air Box para maior segurança, eu fiz uma bem simples, gasto quase nulo e minhas contaminações reduziram bastante. Há quem diga que não tem nada haver em deixar os esporos hidratarem antes de inocular, mas eu notei diferença, os esporos eclodem mais rápido, micélio parece ficar mais agressivo e já teve casos em que inoculei logo após preparar a seringa e todos os bolos contaminaram e com a mesma solução tive um resultado muito bom depois de um tempo guardada na geladeira.
 
Pelo que observei melhor você já fez a receita básica 2 vermiculita, 1 arroz, 1 água, o que seria o melhor para quem ainda não possui experiência. Não da para identificar nenhuma contaminação até então, mas é bom rever seu método também, sempre buscando aperfeiçoar. Esterilizar na PP por no mínimo 1h, é bom criar uma Glove Box ou uma Still Air Box para maior segurança, eu fiz uma bem simples, gasto quase nulo e minhas contaminações reduziram bastante. Há quem diga que não tem nada haver em deixar os esporos hidratarem antes de inocular, mas eu notei diferença, os esporos eclodem mais rápido, micélio parece ficar mais agressivo e já teve casos em que inoculei logo após preparar a seringa e todos os bolos contaminaram e com a mesma solução tive um resultado muito bom depois de um tempo guardada na geladeira.
Sim, vou fazer uma Glove box e deixar mais tempo na pressão e tentar de novo, consegui alguns potinhos de papinha, o unico problema é q vou ter q fazer eles nascerem in vitro, pq a boca é menor e o bolo não vai sair depois de colonizado, vou postando os relatos! :):)
 
Olá!

É... esse milho tá estranho. Era pra ter crescido algum micelio já... esse branco ai n tá parecendo micelio n. Como tá o cheiro?
Me parece que o pote ficou com muita umidade...

Método de preparação e esterilização do substrato:
foi usado um CL, feita na proporção de 250 ml de água mineral para 2 gr de dextrose.
os potes foram exterilizados na panela de pressão por 30 minutos depois de pegar pressão e inoculados no dia seguinte

To tentando entender aqui pra ver se rola de ajudar...

Sua Cl tinha quanto tempo? Ela desenvolveu direitinho?

E é importante deixar o milho de molho de um dia pro outro, cozinhar um pouco ele antes... c fez essas coisas?
 
Olá!

É... esse milho tá estranho. Era pra ter crescido algum micelio já... esse branco ai n tá parecendo micelio n. Como tá o cheiro?
Me parece que o pote ficou com muita umidade...



To tentando entender aqui pra ver se rola de ajudar...

Sua Cl tinha quanto tempo? Ela desenvolveu direitinho?

E é importante deixar o milho de molho de um dia pro outro, cozinhar um pouco ele antes... c fez essas coisas?
Olá Priscillocibina, gostei do nome haha, sim ta muito estranho esses milhos, o cheiro é d milho fermentado, e eles tão um pouco escuros, tbm achei q ta mt úmido.
Deixei 3 dias d molho, todo dia trocava a água e fervia por 10 minutos, no terceiro coloquei nos potinhos e mandei pra pressão.
A cl eu tinha feito um dia antes de inocular, deu tempo só de hidratar os esporos mesmo.
 
Olá Priscillocibina, gostei do nome haha,

Hehe obrigada

A cl eu tinha feito um dia antes de inocular, deu tempo só de hidratar os esporos mesmo.

Hmm pode ter tido a ver com isso..

Sua intenção foi a de fazer uma seringa com os esporos hidratados, e para hidrata-los vc usou a receita do CL (agua + dextrose) certo?
Então não foi exatamente uma inoculação com CL (que seria o micelio ja desenvolvido no meio liquido), mas uma inoculaçao multiesporos com seringa.

Desconfiaria de duas coisas...

Primeiro da dextrose na seringa, pq normalmente so tem agua e esporos. Mas tendo a crer que isso nao seria exatamente um problema pro crescimento do micelio no substrato.

Segundo, quanto de esporos vc raspou nesses 250ml? Usou todos os 250ml pra inocular os potes? Misturou direitinho antes de puxar com a seringa?
Pode ser que tenha diluido muito e no fim das contas foram poucos esporos por seringa e consequentemente por pote.

São conjecturas... talvez cultivadores mais experientes possam ter uma opinião mais solida sobre isso.

Se não foi nem um, nem outro, pode ser que tenha sido apenas pelo excesso de água nos potes msm.

E se o cheiro está estranho e ate agora nd de micelio... n adianta mt insistir :/

Tomara que seus Pfs deem certo :)
 
Hehe obrigada

Hmm pode ter tido a ver com isso..

Sua intenção foi a de fazer uma seringa com os esporos hidratados, e para hidrata-los vc usou a receita do CL (agua + dextrose) certo?

Então não foi exatamente uma inoculação com CL (que seria o micelio ja desenvolvido no meio liquido), mas uma inoculaçao multiesporos com seringa.

Desconfiaria de duas coisas...

Primeiro da dextrose na seringa, pq normalmente so tem agua e esporos. Mas tendo a crer que isso nao seria exatamente um problema pro crescimento do micelio no substrato.

Segundo, quanto de esporos vc raspou nesses 250ml? Usou todos os 250ml pra inocular os potes? Misturou direitinho antes de puxar com a seringa?

Pode ser que tenha diluido muito e no fim das contas foram poucos esporos por seringa e consequentemente por pote.

São conjecturas... talvez cultivadores mais experientes possam ter uma opinião mais solida sobre isso.

Se não foi nem um, nem outro, pode ser que tenha sido apenas pelo excesso de água nos potes msm.

E se o cheiro está estranho e ate agora nd de micelio... n adianta mt insistir :/

Tomara que seus Pfs deem certo :)

Concordo com você, acho q o problema é na solução de esporos, eu fiz a solução pra inocular uns potes no outro dia e pra guardar um pouco pra outros potes q eu faria no futuro.

Coloquei menos d 1/4 do carimbo, talvez seja pouco pra 250 ml, por isso os esporos estao demorando pra eclodirem, pq misturei bem e esterelizei tbm, coloquei um pouco mais d 5 ml por pote, nos maiores coloquei mais, eles estão com aparência de úmidos, só que não encharcados.

Os potes d milho vão ficar na incubadora até eu precisar d espaço, hoje inoculei outros potes, vamos ver c esses vão pra frente.

Caso n dê certo vou tentar fazer uma outra cl com uma quantidade maior de esporos e tentar inocular os potes de novo.

Obrigado pelas dicas e pela atenção :):):p:p
 
Última edição por um moderador:
Sim, é o método mais fácil!

Mas vi que vc falou em potes com milho, dai pensei, pá... rsrs

Nos mantenha informado!
Abraços!
 
Última edição por um moderador:
Sim, é o método mais fácil!
Mas vi que vc falou em potes com milho, dai pensei, pá... rsrs
Nos mantenha informado!
Abraços!
Sim, o milho da mt trabalho msm kkkk
Vou informando, tenho uns potes com agar tbm, assim q tiver alguma novidade conto!
 
Fala @Matheus99 , primeiramente boa sorte em seu cultivo.
Uma coisa me deixou intrigado, estes potes de polipropileno não sofreram deformação durante a esterilização? Quanto tempo vc deixou na PP?
Estou perguntando pois tentei utilizar na semana passada e foi um fiasco, não derreteram mas se deformaram!


Coloquei menos d 1/4 do carimbo, talvez seja pouco pra 250 ml, por isso os esporos estao demorando pra eclodirem, pq misturei bem e esterelizei tbm, coloquei um pouco mais d 5 ml por pote, nos maiores coloquei mais, eles estão com aparência de úmidos, só que não encharcados.

Vc esterilizou a "suposta cultura líquida" com os esporos dentro?

Abraços!
 
Última edição:
Fala @Matheus99 , primeiramente boa sorte em seu cultivo.
Uma coisa me deixou intrigado, estes potes de polipropileno não sofreram deformação durante a esterilização? Quanto tempo vc deixou na PP?
Estou perguntando pois tentei utilizar na semana passada e foi um fiasco, não derreteram mas se deformaram!




Vc esterilizou a "suposta cultura líquida" com os esporos dentro?

Abraços!
Salve Naner, obrigado. Os potes ficaram um pouco amassados só, em baixo ta escrito pp5, deixei eles 30 minutos na pressão, já tentei com uns potes q c deformaram demais tbm e acabei até perdendo substrato, coloquei os esporos 12 horas depois de esterilizar, até agora nadaa, ato quase achando q o carimbo estava ruim...
 
Salve Naner, obrigado. Os potes ficaram um pouco amassados só, em baixo ta escrito pp5, deixei eles 30 minutos na pressão, já tentei com uns potes q c deformaram demais tbm e acabei até perdendo substrato, coloquei os esporos 12 horas depois de esterilizar, até agora nadaa, ato quase achando q o carimbo estava ruim...

Carimbos velhos realmente são complicados, fins uns testes por estes dias com carimbos de 2 anos em cultura líquida e nada!,

Boa sorte em seus cultivos!
 
Carimbos velhos realmente são complicados, fins uns testes por estes dias com carimbos de 2 anos em cultura líquida e nada!,

Boa sorte em seus cultivos!
Vlw irmão, hj vou pegar uma cultura liquida de golden teacher e testar c der certo é o carimbo q tava ruim
 
salve pessoal, ontem fui ver um um pote com arroz que eu tinha deixado em uma caixa no armário esquecido e pra minha surpresa ele estava colonizado, então fui logo colocando ele em um terrário improvisado q eu estava preparandoCAM00171.jpg , fiz 8 furos para a entrada de ar, coloquei água no prato e fiz furos no onde o bolo esta em cima, a temperatura ta em 22 graus e a umidade ta em 99%, n precisei nem borrifar água, só borrifei um pouco na vermiculita e rolei o bolo.
Inoculei uns potes por meio de grain to grain com uns pedaços desse bolo, fiz td na boca do forno e esterelizando o garfinho e a mão a cada pote.
 
Última edição:
Back
Top