Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Diário do Mushcelo

Diário de cultivo problemático.
Bom dia galera fiz o aniversário de um pf que me surpreendeu pois ele era o que estava 'caído' fraco porém da noite pro dia o micélio tomou conta..e deixou os outros 2 que nasceram junto para trás. Estou até preocupado pois parece que os outros dois copos estagnaram.
Sabado fiz a montagem do terrário e fiz um dunk de 12hrs e depois o roll na vermiculita, deêm uma olhada ae:
 

Anexos

  • WP_000079.jpg
    WP_000079.jpg
    154.1 KB · Visualizações: 6
Eae galera , depois de 3 pf's contaminados por cobweb dentro de uma caixa organizadora, resolvi destruir o antigo terrário e refazer um novo, porém com uma caixa de isopor de 20l. acho que é bem mais fácil se trabalhar com isopor.os buracos de ventilação foram protegidos com uma rede fina.
WP_000079.jpgWP_000087.jpg <--este era o modelo antigo, onde tive problemas com o cobweb, o bolo que esta dentro foi o primeiro que aniversariei quando joguei o bolo fora, fiz de novo a esterelização da caixa e "tralalala", após ter feito dunk e roll em mais 2 bolos e ter DE NOVO contaminado me stressei e investi na caixa de isopor, deêm uma olhada e espero que avaliem para me auxiliarem neste ciclo.
WP_000090.jpg <--cooler para ventilação no terrário
WP_000093.jpg <-- mais duas janelas no terrário protegido com uma tela tanto dentro como fora, para evitar a entrada de certos insetos.
WP_000096.jpg <-- esta é a tampa que fiz com dois pedaços de plástico para entrada de luz, protegido também com tela até mesmo para evitar respingos indesejáveis no bolo.
E para iluminação, estou usando uma luminária de emergência.
WP_000106.jpg<--e ficou assim, com um termômetro, garrafa pet com termostato, ventoinha funfando. e a argila no fundo com um pouco d'água, estou achando que talvez eu tenha que colocar uma garrafa de água congelada para umidificar o interior, eu acho..
Na moral estou torcendo para dê certo, pois estou cansado pra c***, a luta não para!
OBS: me tirem uma pequena dúvida, será que irei precisar usar um compressor para mandar ar para dentro? não coloquei por causa da ventoinha, estou certo perante a isso?
Paz e Luz amigos.
 

Anexos

  • WP_000089.jpg
    WP_000089.jpg
    48.8 KB · Visualizações: 3
  • WP_000091.jpg
    WP_000091.jpg
    81.3 KB · Visualizações: 3
  • WP_000092.jpg
    WP_000092.jpg
    104.6 KB · Visualizações: 4
  • WP_000094.jpg
    WP_000094.jpg
    79 KB · Visualizações: 4
  • WP_000097.jpg
    WP_000097.jpg
    105.5 KB · Visualizações: 3
  • WP_000098.jpg
    WP_000098.jpg
    93.3 KB · Visualizações: 4
  • WP_000099.jpg
    WP_000099.jpg
    96.8 KB · Visualizações: 3
  • WP_000101.jpg
    WP_000101.jpg
    122.1 KB · Visualizações: 5
  • WP_000102.jpg
    WP_000102.jpg
    81.2 KB · Visualizações: 4
  • WP_000103.jpg
    WP_000103.jpg
    114.1 KB · Visualizações: 3
  • WP_000104.jpg
    WP_000104.jpg
    59.7 KB · Visualizações: 3
Última edição:
Eae galerinha, beleuza? Ti precisando de um help. Cheguei do trampo e fui verificar o terrário, observei que a água que estava sob a argila secou (evaporou), como que faço para resolver este problema?
 
tive problemas com o cobweb

Basicamente, cobweb é um problema causado por insuficiente renovação do ar.

cooler para ventilação no terrário

Ventoinhas costumam secar demais o terrário. Tente manter a troca de ar constante; Eu uso uma fonte de 3V para meu cooler de 12V, assim ele não retira uma grande quantidade de ar da câmara, mantendo a umidade.

talvez eu tenha que colocar uma garrafa de água congelada para umidificar o interior, eu acho..

Pelo contrário, temperatura baixa faz diminuir a evaporação e consequente umidade relativa. Garrafas de gelo são usadas somente em caso de temperaturas muito altas.

OBS: será que irei precisar usar um compressor para mandar ar para dentro? não coloquei por causa da ventoinha, estou certo perante a isso?

O cooler dá conta, agora é achar o meio termo entre ar úmido e oxigenação. Existem fontes com voltagens ajustáveis entre 1,5V a 12V, use-as para controlar o volume da troca de ar e vá fazendo testes. Seu terrário é pequeno, uma grande saída de ar irá retirar em excesso a umidade da câmara.

observei que a água que estava sob a argila secou (evaporou), como que faço para resolver este problema?

Ela vai secar de tempo em tempo e você deve borrifar água no terrário, de preferência todos os dias (não borrife em cima de cogumelos ou primórdios). Veja se não é o forte vento do cooler que está causando isso. Pensando que você precisa de 4 trocas de ar por hora e seu terrário é pequeno, também é bem pequena a quantidade de ar que deve ser drenado pelo cooler. Cuidado para não confundir condensação com umidade; quando a água se condensa na superfície do terrário, isso somente significa que há uma diferença de temperatura entre as superfícies e o ambiente, e não que o ar esteja saturado de umidade. Mantenha um terrário sempre à altura de pelo menos 50cm por conta dos contaminantes que se concentram próximos ao chão.

Boa sorte!!!
 
Última edição:
Brigadão Anatman, também imaginei que fosse pela ventoinha, irei colocar uma fonte de menor voltagem, pois a que estou usando é de 12v. E como o terrário é pequeno...mas ae..vlw mesmo.
 
Atualizando...
WP_000109.jpgfiz o aniversário destes dois bolos no sábado, dunk de 16 horas e roll sobre vermiculita úmida.
Agora na expectativa, a minha ventoinha estou deixando ela ligada 2 vezes no dia durante o dia deixo ligado durante 1 hora e quando chego de noite deixo ligado durante 30 min. (para não secar demais o ambiente do terrário).

Paz e Luz.
 
Atualizando...

@Mushcelo, o tópico original das suas postagens estava perdendo o foco e virando um diário de cultivo pessoal. Portanto, para ficar mais organizado, movi os seus posts para um tópico separado.

:!: O título do tópico foi improvisado. Se deseja mudá-lo comunique a equipe.
 
Ai cara, legal teu cultivo, bem interessante pq se parece muito com o esquema que estou usando, porém, em cima estou com uma placa de acrílico, um led fica em cima da Luminária de emergÊncia - rs.
 
Back
Top