Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Diário de Cultivo

Diário de cultivo problemático.
Finalmente, depois de um ano de experiências entre erros e acertos resolvi abrir meu diário de cultivo.
Peguei o modelo do @kinney e inicialmente já peço desculpas pela confusão, porque transformei dois cultivos em um só.
Enfim, vamos lá !

STRAIN’S: Alter do Chão, South American e Equador (por engano)
PROCEDÊNCIA: Todos adquiridos do ProFungos.

SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:

Nos primeiros copos o substrato foi Trigo para Kibe, na proporção 1:1 e selado com vermiculita.
2 copos inoculados com South American e 2 com Austrália.

Os outros copos foram pf tek, mas numa proporção de 1:1.
1 copo de equador, 2 de South American, 2 copos de Alter do chão e um pote de cerca de 700ml com o substrato que sobrou.
Selo com Vermiculita
(x) Sim ( ) Não

photo_20170212_817526.jpg photo_20170212_819941.jpg

Esterilização do substrato:
Cerca de uma hora na panela de pressão.

Eu improvisei uma encubadora numa caixa de papelão e mantenho próxima ao modem da tv a cabo que fica quente o dia inteiro. Aproximadamente uns 30º e vejo bastante diferença na velocidade de colonização.


photo_20170212_861115.jpg

Ops, esqueci uma parte..:facepalm:

INOCULAÇÃO 1(kibe):
Data 18 / 01 / 2017
-------------------------------------------------
(x) Seringa Multiesporos
( ) Cultura Líquida
( ) Outro: _________________

INOCULAÇÃO 2(arroz): Data 24 / 01 / 2017
-------------------------------------------------
(x) Seringa Multiesporos
( ) Cultura Líquida
( ) Outro: _________________
GloveBox?
( ) Sim (x) Não
ArmárioBox : Sempre usei a parte de baixo do meu armário SUPER limpa antes do proceder como uma glovebox e nunca deu problema por contaminação. Eis uma foto de um mini ritual de preparação de seringa para exemplificar.
20161128_205428.jpg
Apesar de uma semana de diferença, os copos que foram inoculados depois ficaram 100% colonizados primeiro pois o substrato com trigo para kibe ficou muuito compactado e além disso fiz apenas dois furos para inocular.
Ou seja, tive que esperar já que iria usar os dois juntos.
Obs: Achei que um furo a mais ou a menos, para troca gasosa, realmente faz diferença na colonização.
20170212_155939.jpg 20170209_231324.jpg

Substrato 100% colonizado Data 15 /02 /2017

20170209_231222.jpg
Quase todos colonizados, assim que estiverem cem por cento realmente pretendo fazer um bulk.
 

Anexos

  • photo_20170212_817526.jpg
    photo_20170212_817526.jpg
    197.2 KB · Visualizações: 25
  • photo_20170212_819941.jpg
    photo_20170212_819941.jpg
    184.9 KB · Visualizações: 25
  • photo_20170212_861115.jpg
    photo_20170212_861115.jpg
    199.6 KB · Visualizações: 25
Última edição por um moderador:
Os outros copos foram pf tek, mas numa proporção de 1:1.

Por que não seguiu a proporção recomendada de 2 de vermiculita pra 1 de água e 1 de FAI? :bigode:

Quase todos colonizados, assim que estiverem cem por cento realmente pretendo fazer um bulk.

Lembra só de esperar o período da consolidação, que vai de 5 a 7 dias depois de 100% colonizado na área externa. :coffee:

No mais, parabéns pelo diário, tá tudo indo de vento em popa. :)
 
Se um leigo visse, iria pensar que é um altar ao uso de substancias injetáveis :LOL::LOL::LOL::roflmao:

Muito bom, quero ver esse substrato frutificar hein ;)
Acompanhando...
 
Por que não seguiu a proporção recomendada de 2 de vermiculita pra 1 de água e 1 de FAI? :bigode:

Sempre tive a impressão de que 2 pra 1 é muita vermiculita na mistura e a vermiculita demora pra colonizar.

ATUALIZANDO:

Dia 17/02 eu preparei o bulk utilizando as seguintes medidas:
-Húmus de minhoca(2 partes)
-Esterco de Boi (3 partes),
-Pó de coco (3 partes)
-5% do volume total de calcário
-Esterco de galinha (3% do volume total)
-Vermiculita(mesma quantidade do substrato)
33.jpg
Cada parte equivalia a 500ml então calculando por alto a mistura rendeu uns 9 litros.
Dividi em 3 sacos pra forno e esquentei por 1h e meia 3 vezes.
photo_20170301_779152.jpg
Quando esfriou eu montei dessa forma :

1º Bulk - Usei uma caixa organizadora de 6litros mas não enchi ela toda. Usei cerca de 4l de para cerca de 900ml de substrato colonizado (2 copos e um pote) com Alter do Chão. Não fiz camada casing.

2º Bulk - Usei uma assadeira de 3,5litros de alumínio pra 2 copos colonizados com South American. Também não fiz a camada de vermiculita.

3º e 4º(Mini)Bulk's - Com o resto que havia sobrado eu resolvi dividir pra duas marmitas de alumínio, mas nessa hora eu sequelei master rs. Eu acabei misturando o copo de South American com o de Equador ao invés de usar 2 de South American. Logo, a marmita de 1000ml e a de 500ml ficaram com essa mistura(2 de south + 1 de equador). Coloquei camada de vermiculita apenas na menor.
001.jpg 002.jpg
 
Mas eis então que hoje surge um antigo/recente problema. Meus dois últimos cultivos também apresentaram esse tipo de "contaminante".
Ele começa do lado de fora da embalagem de alumínio
photo_20170301_766639.jpg
perfura ela e começa a colonizar o casing que vai ficando verde
44.jpg
E mesmo depois de tirar com uma faca limpa ele volta porque começa do lado de fora :huh:
(Essa foto é um casing de cultivo anterior que aconteceu o mesmo).

Infelizmente eu só percebi agora, mas meus 3 bulk's com recipiente de alumínio estão com vários sinais dessa contaminação do lado externo da embalagem e do lado interno o micélio esta bem amarelado, provavelmente por estar lutando com esse contaminante.
photo_20170301_767771.jpg photo_20170301_768901.jpg
Foto da marmita de 1000ml sem flash e com flash. Desculpa a qualidade, tive que tirar rapidinho.
Antes eu achava que era a argila que estava com o contaminante mas depois de muita água sanitária e álcool em tudo ele continua aparecendo nas embalagens de alumínio.

O desenvolvimento da caixa organizadora segue lindamente.:love:
photo_20170301_765508.jpg photo_20170301_777566.jpg
 


Contaminante furando uma embalagem de alumínio. Eu não creio ...



E mesmo depois de tirar com uma faca limpa ele volta porque começa do lado de fora


Esse verde que você vê é o contaminante maduro esporulando. O micélio dele nas fases iniciais é branco e se confunde com o do cubensis. Então, não adianta cortar fora a parte verde. O micélio do contaminante volta a amadurecer e fica verde novamente. Geralmente não adianta nem mesmo cortar toda a área em volta, pois o micélio do contaminante está espalhado pelo substrato.
 
Irmão, boa noite

Esse verde que você vê é o contaminante maduro esporulando.
é... bom vc tirar logo esse casing do terrário e tentar outdoor ou se desfazer, colocando dentro de um saco bem fechado e talz...

E esterilizar o terrário (até mesmo a argila expandida, colocando-o com água com cloro ou água sanitária),

Como nosso amigo Ecuador disse, o contaminante ja está esporulando e ja pode ter contaminado tudo.
 
Na próxima exclua o esterco de galinha, embora nutritivo tem o pH muito baixo. É um equivoco achar que fazer um bulk super nutritivo assim, conseguirá muitos cogumelos e/ou super potentes. Lembre que cogumelos não tem sistema vascular como as plantas, eles consomem somente o necessário conforme a capacidade genética e ambiental.

Bulk ricamente nutritivo requer mais tempo para o micélio colonizar, e se o bulk não tem aeração suficiente, o micélio terá dificuldades para completar a colonização. Nesse cenário, com várias partes mal colonizadas, fungos competidores (e muitas vezes mais eficientes que os cubensis) facilmente acabam contaminando o meio.

Dividi em 3 sacos pra forno e esquentei por 1h e meia 3 vezes.

Me parece que não houve controle ideal de temperatura. Invista mais em como fazer uma pasteurização mais efetiva/controlada, isso é um fator importantíssimo em cultivo bulk. Já ouviu falar na pasteurização em banho-maria? É bem simples, aqui tem um guia da @Champis :teo_seta_direita: Completo - Primeiro Cultivo- PC Australian
 
Última edição:
Sempre tive a impressão de que 2 pra 1 é muita vermiculita na mistura e a vermiculita demora pra colonizar.

Parece que uma redução na vermiculita significa uma maior compactação do substrato e redução da taxa de colonização... não sei se também dá problemas na frutificação. Mas pelo seu primeiro post deste diário, me parece que você já tem experiência com cultivos, então suponho que 1:1:1 já tenha dado certo antes nos seus cultivos anteriores. :coffee:

Estou curioso para ver as suas atualizações, já que só entendo de PF Tek e olhe lá. :bigode:

nessa hora eu sequelei master rs. Eu acabei misturando o copo de South American com o de Equador

:LOL: pelo menos tá tudo no mesmo Continente :brincalhao: :D

O desenvolvimento da caixa organizadora segue lindamente.:love:

Legal, eu não entendo nada de bulk mas pelas fotos parece que tá indo tudo muito bem mesmo. Que venham belos frutos! :)
 
Parece que uma redução na vermiculita significa uma maior compactação do substrato e redução da taxa de colonização...

Exatamente. Por exemplo, se vocês verem os cultivos gringos que usam palha, é comum usar +70% de palha no bulk. E se a palha é muito pobre em nutrientes, mas por que iriam usá-la? Porque dessa forma não só o micélio fica mais rizomórfico (faminto em busca de nutrientes), como também completa a colonização mais rápido. Independente do método de cultivo, boa parte do sucesso depende de quem domina o meio mais rápido.

E como o @Ecuador disse acima, muitos fungos competidores tem micélio branco, às vezes muito similar ao micélio de cubensis, o que pode nos levar ao erro, achando que fizemos uma ótima esterilização/pasteurização.
 
Eu quando comecei a cultivar tinha o mesmo pensamento, por isso entendo bem. Eu tambem pensava que era sempre melhor aumentar a quantidade de material nutritivo pois assim o cogumelo iria ter mais comida e gerar mais cogumelo. Mas a experiencia que tive me mostrou que não é bem assim. Hoje eu sempre prego por aqui a filosofia do "menos é mais".

Seguindo a proporção 2:1:1 de pf tek você vai ver que vai ser bem mais facil e seguro. E a camada bulk tmb não precisa exagerar. Eu uso atualmente cerca de 1/5 (20% ) de material nutritivo.

Boa Sorte, abraço :)
 
Back
Top