Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Diário de cultivo - Thai Pink Buffalo

Diário de cultivo completo.
Raças
Thai Pink Buffalo
Inoculação
19/06/2021
Inoculação via
Seringa de Esporos
Assepsia (Inoculação)
Tampa do Forno
Terrário
Caixa organizadora
Técnicas
PFTek
Substratos
2 Vermiculita
1 Agua
1 Arroz
Eai galera, tudo bem? Estou iniciando o meu primeiro cultivo e vou começar com o diário aqui no forum

Bolo Feito dia 18/06
Para o substrato iniciei com a a vermiculita + agua e depois adicionei a farinha de arroz.
Coloquei o substrato no copo e fiz o selo de vermiculita e fechei com a tampa de papel alumínio e isolei com a fita isolante, mandei para a pressão para esterilizar.

Seringa de esporos: (Produção dia 18/06)
Utilizei 10Ml de agua de copinho
1/4 do carimbo de esporos
Luva
Mascara
Touca
Seringa de 10ML
Copinho de coleta

Realizei a limpeza da cozinha (chão e bancada de trabalho). Limpei todas as embalagens com álcool 70 e fui colocando em cima da tampa do forno já aquecido.
Com a agua já dentro da seringa coloquei um pouco dentro do copo de coleta, raspei 1/4 do carimbo e e adicionei o restante da água da seringa e com a própria seringa fiz a movimentação da água para os esporos misturarem. (A principio eu fiquei na duvida se deu certo pq eu não conseguia ver nenhum pontinho preto dentro da seringa mas pesquisei no forum e vi que isso não quer dizer nada, então sigo na esperança de estar tudo certo), guardei a seringa na geladeira enrolada no papel alumínio.

Inoculação 19/06

Novamente a bancada limpa e utilizando luvas, mascara e touca e com o forno aquecido. Já deixei os pedaços de micropore cortados.
Quando abri a panela estava só com um pouquinho de agua , retirei os copos da panela de pressão e reparei que alguns estavam inchados (mas não tinha nenhum rompimento do papel alumínio). Até então não sei se entrou água dentro (não tinha nenhum copo caido e eu não tinha colocado tanta água dentro da panela).
Agitei a seringa para os esporos misturarem, antes de inocular passei a agulha no fogo para assepsia. Em 4 copos fiz 2 furos com 0,5ml e 1 copo fiz 3 furos (Esse que fiz 3 furos foi o que não estava inchado). Depois dos furos tapei com o micropore.
Na hora de apertar a seringa eu dava uma tremidinha e aconteceu de sair uns buraquinhos maiores (queria saber se isso pode atrapalhar)

Incubação
Antes de iniciar todo o processo de cultivo eu estava fazendo o teste para ver se a temperatura dentro da incubadora iria chegar em 25° - 30° mas como aqui está fazendo baixas temperaturas dentro da incubadora só estava chegando aos 18° (MESMO UTILIZANDO O TERMOSTATO COM AQUECEDOR DE 50W em 32°) então eu tive a ideia de pegar uma caixa de papelão e forrar ela toda com papel alumínio e colocar a garrafa com o aquecedor e BINGO, felizmente chegou aos 25° e já fiquei bem feliz!

Agora é aguardar o crescimento dos micélios! Estou bem animado, espero que dê certo!!


!!!ATUALIZAÇÃO!!!
Dia 24/06 eu vi a primeira aparição dos micélios em um copo. Quase que não aparecia na foto, então não vou postar.

Dia 27/06
Três copos deram sinais de micélios e outros dois ainda não tinham nada (eu estava na dúvida da fita isolante estar tapando e eu não estar vendo e hoje 28/06 eu olhei o copo e o miscelio já tinha passado um pouco da fita isolante).
Até então só falta um copo dar sinal!!

Provavelmente irei aguardar até sábado para as próximas atualizações!
 

Anexos

  • Copo antes da pp.jpg
    Copo antes da pp.jpg
    101 KB · Visualizações: 163
  • Copos Inoculados.jpg
    Copos Inoculados.jpg
    151.8 KB · Visualizações: 33
  • Incubadora.jpg
    Incubadora.jpg
    131.8 KB · Visualizações: 256
  • 20210627_151318.jpg
    7.7 MB · Visualizações: 11
  • 20210627_151336.jpg
    7 MB · Visualizações: 4
Última edição:
ATUALIZAÇÃO 13/08

De quarta para quinta fiz um carimbo e de quinta para sexta fiz outro.
E hoje fiz a colheita de mais um cogumelo.
Também mandei um bolo para o dunk (foi o bolo que deu o primeiro cogumelo, aparentemente ele só deu um e não tinha mais sinal de pins, além disso ele estava bem seco)
Tem outro bolo que estava pinando só embaixo, então optei por virar ele de lado.

Quero deixar meu agradecimento para todos que estão acompanhando e estão me ajudando. Muito obrigado! É gratificante ter a experiência do cultivo!!!

Vou deixar algumas fotos!
 

Anexos

  • 20210813_183702.jpg
    20210813_183702.jpg
    602.2 KB · Visualizações: 9
  • IMG-20210813-WA0069.jpeg
    IMG-20210813-WA0069.jpeg
    1.5 MB · Visualizações: 9
  • IMG-20210812-WA0063.jpg
    IMG-20210812-WA0063.jpg
    74.3 KB · Visualizações: 9
Atualização dia 16/08
Hoje eu fiz a colheita do único bolo que eu fiz o dunk antes de mandar para o terrario pela primeira vez, deu para notar a diferença desse bolo para os outros. Ele rendeu bem mais cogus que os outros.
Com certeza vou tornar o dunk antes do terrario um processo padrão para o meu cultivo.

Teve um bolo que só deu dois abortos, tirei os abortos e fiz um dunk, hoje ja mando para o terrario novamente.

Uma dúvida sobre o dunk: Caso eu vá fazer um monotube, eu devo dunkar os bolos que serão quebrados em cima do substrato ou a umidade do substrato já substitui esse processo ?
 

Anexos

  • 20210816_190256.jpg
    20210816_190256.jpg
    1.1 MB · Visualizações: 7
  • 20210816_000132.jpg
    20210816_000132.jpg
    2 MB · Visualizações: 7
  • 20210814_223051.jpg
    20210814_223051.jpg
    1 MB · Visualizações: 7
Atualização dia 16/08
Hoje eu fiz a colheita do único bolo que eu fiz o dunk antes de mandar para o terrario pela primeira vez, deu para notar a diferença desse bolo para os outros. Ele rendeu bem mais cogus que os outros.
Com certeza vou tornar o dunk antes do terrario um processo padrão para o meu cultivo.

Teve um bolo que só deu dois abortos, tirei os abortos e fiz um dunk, hoje ja mando para o terrario novamente.

Uma dúvida sobre o dunk: Caso eu vá fazer um monotube, eu devo dunkar os bolos que serão quebrados em cima do substrato ou a umidade do substrato já substitui esse processo ?

Não tem necessidade, a umidade do substrato é suficiente.
Mas é sempre melhor usar grão para spawn.

Com o bolo você tem um spawn 1:2, então em 500g de spawn, tem apenas 250g.
 
Back
Top