Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Diário de Cultivo - Shimeji branco e salmão

Diário de cultivo problemático.
Uhuuuu!!! Meu primeiro diário no Teo! :D

É também a primeira vez que cultivo um comestível não-psicodélico

Primeira vez que meu BDA dá certo e solidifica!

Graças à receita do @Salaam`aleik e do @Matheus99, no post deste.
- 500ml agua fervida com 100g de batata / 17g agar / 10g dextrose

Primeira vez tb que faço uma CL!

Fiz "diluindo" um pouco de spawn colonizado em soro fisiológico (ja q n encontro agua destilada), e coloquei na solução esterelizada em PP de água com dextrose.
- 250ml água quente / 5g dextrose
Tomara que dê certo :D

#likeavirginfeelings
:p

Como toda primeira vez, foi um tanto destrambelhado, com alguns vacilos, mas acho que pelo menos alguns vão dar certo.

Estou fazendo testes com 2 tipos diferentes de serragem, 3 modos diferentes de esterilização, e potes de tamanho diferentes.

==================
DIÁRIO DE CULTIVO

STRAIN: Pleurotus branco e salmão

PROCEDÊNCIA: mercadolivre

---------------------------------------------
SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:
---------------------------------------------

Serragem + 15% farelo de milho + 2% carbonato de cálcio

Método de preparação e esterilização do substrato:

1- Forno: Coloquei o substrato em uma assadeira, coberto com papel alumínio. Coloquei em cima de outra assadeira maior com água. 180°C; 1h.

2- Panela de Pressão: em potes de vidro cobertos com papel alumínio. 1h de pressão.

3- Pasteurização: Em uma pasteurizadora improvisadissima de fogão. Achei umas marmitas de metal inutilizadas no meu irmão, na de baixo coloquei água, na de cima o substrato coberto com papel alumínio. 1h.

Pra cada tipo de esterilização, fiz os dois tipos de substrato (com serragens diferentes).

-------------------------------------------------
INOCULAÇÃO: Data 31/ 07 / 18
-------------------------------------------------
( ) Seringa Multiesporos
( ) Cultura Líquida
(X) Spawn colonizado

Inoculação em um banheiro beem limpo. Sem glovebox.

Coloquei o substrato esterelizado em garrafas pet bem limpas com água sanitaria e álcool 70.
Fiz um em pote de palmito pra ver de qualé (vi em alguns videos a galera cultivando shimeji em potes de vidro e colhendo a partir da boca msm)

Nos de pet tem uns buracos mal localizados cobertos com fita microporo (meu irmão ta me ajudando e aprendendo aqui.. pedi pra ele furar as garrafas mas n expliquei onde ne :p)
Acho que qnd o substrato for colonizado vamos ter que abrir outros buracos.

Questã da serragem

Sobre a serragem, fui em uma marcenaria primeiro.
Tive a infeliz noticia de que a madeira que eles usavam era "tratada" com produtos tóxicos e que portanto não seria adequada para o cultivo.
O marceneiro disse que um lixeiro que pegava os residuos de la ficou doente por respirar aquilo, e que um outro pegou dessa serragem pra adubar os pés de café dele e morreram todos :/.
É muito triste...

Fui então em duas madeireiras diferentes.
Perguntei se havia serragem de madeira não "tratada", e eles me asseguraram que não era.
Peguei um pouco em cada, uma é mista de varias madeiras; a outra é de uma madeira fedida q esqueci o nome.

Eu sou mt desconfiada, acreditei só mais ou menos rsrs, dai decidir fazer um teste com as duas.

DÚVIDA:
Será que o cogu se desenvolve mesmo se o meio for tóxico? Se sim, com certeza a toxicidade passa pro cogu ne?

Tenho fotos mas vou ter que diminui-las antes de postar. Atualizarei aqui assim que o fizer.
 

Anexos

  • ó o gás red.jpg
    ó o gás red.jpg
    30.7 KB · Visualizações: 38
  • substratos red.jpg
    substratos red.jpg
    71.3 KB · Visualizações: 37
  • 01 08 shimeji red .jpg
    01 08 shimeji red .jpg
    28.7 KB · Visualizações: 38
  • 01 08 Shimejis red.jpg
    01 08 Shimejis red.jpg
    28.8 KB · Visualizações: 36
Última edição:
@Priscillocibina Parabéns pela iniciativa e Boa Sorte!

Tive a infeliz noticia de que a madeira que eles usavam era "tratada" com produtos tóxicos
Então, é bem comum, aqui perto havia pessoas que usavam esse tipo de madeira pra fazer carvão, e infelizmente tive a oportunidade de apreciar o churrasco feito com tal carvão; Muito ruim; Também houve casos que pizzarias usavam madeira da construção civil, depois de descartadas, tbm faz mal! É Cilada Bino! e das grandes!

Tem que ver exatamente que tipo de marcenaria vc vai. Se for de moveis, portas, janelas, há grande chances de serem tratadas.

Marcenarias que não podem usar madeira tratada são que fazem brinquedos para crianças, utensílios domésticos...
Ou melhor ainda, Serrarias, onde chega em torra, e dai é são feito tábuas, alinhamentos, etc...

O tratamento da madeira sempre se dá depois dela serrada, então em locais que serram a serragem é "virgem". Rsrs

Será que o cogu se desenvolve mesmo se o meio for tóxico? Se sim, com certeza a toxicidade passa pro cogu ne?
Então, tenho a mesma dúvida.

Muitos criadores de gados passam "defensivos agrícolas" na grama afim de evitar ervas daninhas;
Em alguns pastos há outras culturas nas imediações, que usam "defensivos agrícolas" e acabam se espalhando pelo vento.
Fica a dúvida!
 
Então,

Madeiras do tipo MDF sempre serão tratadas já que elas são raspas de outras madeiras. Provavelmente mais de uma vez até. As madeiras que você vai comprar na serraria, também provavelmente já foram. Isso porquê elas costumam vir de vários km até os grandes centros onde será transformada em uma forma utilizável. Esse tratamento é justamente pra prevenir o aparecimento de fungos, bolores e até insetos.

O melhor seria ir em uma área verde e coletar de algum galho seco. Só que ai entra o risco de acidentalmente escolher uma espécie que não seja agradável ao que queremos cultivar.

Tá foda. Será que vende pela internet?
 
Marcenarias que não podem usar madeira tratada são que fazem brinquedos para crianças, utensílios domésticos...
Ou melhor ainda, Serrarias, onde chega em torra, e dai é são feito tábuas, alinhamentos, etc...

Vou tentar achar uma marcenaria especializada assim :D quem sabe ne?

Poise, fui nesse tipo de serraria, que cortam toras... mas assim como o @WoD desconfio que essas tb sao "tratadas", por mais que eles digam que não.

É tão difícil achar algo que não é envenenado hoje em dia... até o milho de pipoca pra cultivar cubensis é transgênico e lotado de agrotóxico :/

Fiquei na bad total...
Serviu pelo menos pra me estimular a realmente buscar uma vida mais natural. Aos poucos estou substituindo cosmeticos, embalagens, diminuindo plasticos, buscando organicos de produçao local...

Preciso fazer do cultivo dos cogus algo mais sustentavel tb.

Me incomoda o tanto de papel aluminio que usei, por exemplo.
Estou buscando usar potes reutilizaveis e tal.

Aceito sugestões!
 
Uhuuuu!!! Meu primeiro diário no Teo! :D

É também a primeira vez que cultivo um comestível não-psicodélico

Primeira vez que meu BDA dá certo e solidifica!

Graças à receita do @Salaam`aleik e do @Matheus99, no post deste.
- 500ml agua fervida com 100g de batata / 17g agar / 10g dextrose
Fiquei feliz em saber que fui últil!
To com uns grãos de shimeji tbm, vou tentar fazer um grain to grain e logo vou tentar produzir, vai ser bom pq ai posso tirar uma base do seu diário, já q sou novo nos cultivos.
Boa sorte nessa jornada com os comestíveis!
 
Poise, fui nesse tipo de serraria, que cortam toras...
As torras que vem, com casca, geralmente é recém cortada!!

Elas vão para a serraria, lá serram, em tábuas, alinhamentos, etc...

Ninguém vai tratar uma torra; A madeira só é tratada depois de seca, pq absorve o "veneno"; Tabuas e alinhamentos recém cortados, é passado um fungicida, isso se não for pra plaina. Pq é desperdiçar material, ou seja, jogar dinheiro fora.
Se quiser explico melhor sobre isso, mas enfim...

Então se vc viu que chega torra em caminhão, eles descarregaram, e em seguida tão serrando, pode usar essa serragem, mas observe se estão com casca quando estão serrando, 100% que não é tratado.
 
Fui anexar as fotos do dia 01/08 só hoje, mas o micelio ja cresceu!!!
Fiz uma inoculação no dia 31/07; e inoculei outros potes no dia 01/08.
O do dia 31 ja havia crescido um bocadinho ja, como da pra ver na foto do primeiro post.

Vou anexar as de hj, dia 04/08 aqui. Ta mais rapido do que eu esperava :)

Placas de Petri:
Tem uma placa de petri promissora; uma outra que contaminou e joguei fora; e mais outras duas q to esperando pra ver se vingam.

Fiz 2 placas pra cada tipo de shimeji. Em uma coloquei 3 graozinhos colonizados; e na outra uma seringa feita com soro fisiologico a partir do spawn.
As do graozinho estão mais rapidas do que a da seringa.

Culturas liquidas:

A CL do shimeji branco parece estar indo bem.

A CL do shimeji salmão ta com uma cor diferente, nao sei se é normal, se é resto do grão de spawn, se é contaminação... alguém sabe?
 

Anexos

  • Placa boa red .jpg
    Placa boa red .jpg
    20.8 KB · Visualizações: 27
  • Placa contaminada red.jpg
    Placa contaminada red.jpg
    35 KB · Visualizações: 27
  • 04 08 shimejis red.jpg
    04 08 shimejis red.jpg
    45.3 KB · Visualizações: 26
  • CL Shimeji branco red.jpg
    CL Shimeji branco red.jpg
    16.8 KB · Visualizações: 26
  • CL Shimeji rosa 1 red .jpg
    CL Shimeji rosa 1 red .jpg
    17.9 KB · Visualizações: 25
Ate que enfim consegui diminuir as fotos pra atualizar o diário XD

Placa de petri
Das 4 placas,1 contaminou; outra n cresceu nada; outra comecou a crescer um micelio fraco e parou; apenas 1 de shimeji branco colonizou ela toda.
No entanto eu viajei, os shimejis estao na casa do meu irmão, fica mais dificil mexer com eles.
A placa colonizada deveria ter ido pra geladeira, ne? (Imagem 6) Mas ficou na incubadora e contaminou... ou seja, nao vou aproveitar nenhuma das placas.

CL
As culturas liquidas parecem ir bem.
A do shimeji branco com certeza (imagem 4), a de shimeji rosa (imagem 5) tô na dúvida se o micélio é assim msm.

Cogus no substrato
Aparentemente nao houve diferença no tipo de esterelizaçao. Exemplares dos 3 tipos (forno, pp, pasteurizacao-marmitex) deram certo, e exemplares dos 3 tipos contaminaram.

Não anotamos qual shimeji era qual nos potes..:facepalm: mas olhando aqui parece que os brancos estao mais promissores que os rosa.

4 potes apresentaram contaminações diversas (imagem 3 - falta um na foto, que era shimeji rosa no galao de 5l)

4 potes parecem estar indo bem, no entanto 2 deles tem muita umidade (imagem2), o crescimento do micelio parou justo onde começa o acumulo de agua no fundo das garrafas. Vou fazer uma gambiarra pra drena-los... pode ser que fiquem mais suscetiveis à contaminação por causa disso.

2 potes parecem perfeitos (imagem 1). O de vidro, que é shimeji branco; e uma garrafa q tb acho que é do branco.

A maior dificuldade foi a hidratação.
Umidifiquei o substrato ate ficar aparentemente com 65% de agua, mas é claro que secou durante a esterilização.
Dai tivemos que hidrata-la novamente. Usamos agua fervida/resfriada, o que pode ter aumentado a chance de contaminação. Alguns ficaram mais molhados que o ideal... vou tentar consertar mas n sei se vai dar certo.

Sera que se eu esterelizar o substrato nos saquinhos ou potes de PP eles seguram melhor a umidade? Isso de ter que reidratar o substrato depois de esterelizado deu um trabalhão e provavelmente contribuiu pra alta taxa de contaminação.

Tambem em relação à contaminação achei que foi ruim usar incubadora. Melhor deixá-los em local mais ventilado.
 

Anexos

  • IMG-20180816-WA0016.jpg
    IMG-20180816-WA0016.jpg
    41.5 KB · Visualizações: 23
  • IMG-20180817-WA0000.jpg
    IMG-20180817-WA0000.jpg
    41 KB · Visualizações: 20
  • IMG-20180816-WA0018.jpg
    IMG-20180816-WA0018.jpg
    48.3 KB · Visualizações: 23
  • IMG-20180816-WA0026.jpg
    IMG-20180816-WA0026.jpg
    23.9 KB · Visualizações: 21
  • IMG-20180816-WA0027.jpg
    IMG-20180816-WA0027.jpg
    24.8 KB · Visualizações: 20
  • IMG-20180810-WA0003.jpg
    IMG-20180810-WA0003.jpg
    25.8 KB · Visualizações: 21
Última edição:
Ola senhores...
Faz tempo q não passo por aqui.
Sobre os shimejis, costumo cortar um pedaço deles e jogar na borra de café esterilizado somente no microondas as vezes nem isso. Num copo. Deixo 20 min na água com gotas de cantida e depois retiro um pedaço do centro nos paranaues das velas e de forma asséptica e talz.
Colonizo copos e depois pets com borra e vermiculita.
Já coloquei gesso na mistura e vai bem tbm. Contamina quase nada.
Creio que num deve haver tanta competição na borra.
Ñ contaminam fácil na incubação... colonizam tudo com uma certa demora (pet)... mas na hr de frutificar ñ pinam nunca... ai leva tanto tempo q acaba contaminando c manuseio e curiosidade alheia.rs
To esperando uma pet ficar completa pra ver se consigo nesse frio aqui em sp.
Creio q é o fator mais importante estabilidade na temperatura e ela ser baixa.
Achei a última foto foda kkk
 
Booa essa ideia da borra, hein!
Tomo café igual água, rapidinho junto um tantão aqui pra testar, hehe

Será que não pinam por causa da temperatura? Escolhi os brancos e rosas por se adequarem mais ao calor do centrão do país.

A umidade tb é bem importante nessa hora, ne... sera que tinha umidade suficiente?
 
Umidade tava ok. Falando com outros cultivadores me recomendaram mais troca gasosa e frio... no caso de shimeji ele precisa de mta troca. Ai refiz o esquema q estavam e veio um mega calor fora de época em SP. O micélio sentiu a mudança e as alterações que fiz não foram boas.. ai os contaminantes vieram com força.
No geral ele é um fungo forte. E guerreiro.
Preciso compreender melhor como pinalo de forma efetiva no espaço q estou tbm.
No mais clonar, CL, petri, borra, encubações... to zero de contaminação.
 
Olá, tô chegando atrasado mas acho que ainda posso ajudar, seria interessante você cultivar em capim pasteurizado, e colocados em sacolas ou sacos plásticas perfurados, como é a forma tradicional, depois vou pesquisar uns vídeos e trago o endereço do vídeo
 
Olá, tô chegando atrasado mas acho que ainda posso ajudar, seria interessante você cultivar em capim pasteurizado, e colocados em sacolas ou sacos plásticas perfurados, como é a forma tradicional, depois vou pesquisar uns vídeos e trago o endereço do vídeo

Oioi, valeu demais!!

Poise, eu ja encomendei uns saquinhos de PP pra testar. N queria mexer com isso não... mas pro meu irmão que ta querendo cultivar vai ser melhor.

E vai ficar mais facil de testar outros substratos, como café e o capim, como vc indicou.

Só n sei de onde na cidade que eu vou tirar esse capim, hehe. Mas de fato deve ser mais fácil achar capim sem veneno do que serragem.
 
capim pasteurizado
Minha disponibilidade pra capim ta difícil.rs Pensei em fazer c bagaço de cana de feira.
Colonizar em borra e depois distribuir em cana com um pouco de gesso tudo pasteurizado em sacolinhas de cozimento dessas de frango. Se for pra frente posto aqui... idéias ñ faltam... ta ruim o espaço creio eu. A variação térmica de sp tbm ta complicado.
 
Só n sei de onde na cidade que eu vou tirar esse capim, hehe. Mas de fato deve ser mais fácil achar capim sem veneno do que serragem.
Eu ia dizer para criar o capim em casa mesmo, mas como demora muito a crescer :( e a ansiedade é alta demais, pelo menos a minha é :Drsrs, em terreno baldio deve ter capim sem veneno ou você pode até tentar uma alternativa diferente da tradicional, como folhas de árvores trituradas ou de alpiste que demora menos de uma semana para crescer :), só que aja alpiste para cultivar shiimeji :whistle:
 
Pensei em fazer c bagaço de cana de feira.
É uma ótima idéia :idea:, pois o bagaço de cana é uma ótima fonte de fermentação natural para o fungo:p, agora em questão de sacos:!:, :ler:vejo muito no YouTube o pessoal cultivando em sacos de 100 litros, eu acho que sacolas de mercado deve ajudar, talvez se higienizar direito não haverá problemas:coffee:
 
sacolas de mercado
Limpou com água e cândida já foi... farei com saco de frango pq da pra por tudo na pressão... bom to c outro cultivo em andamento ... darei um tempinho desse. Logo logo faço
 
Esses cogus estão na casa do meu irmão, então acompanho so de vez em quando.
Fui lá hoje, e a situação é a seguintche:

Foram para o local de frutificação (uma estante em local mais fresco):
1 pote PET, com suspeita de contaminação pinou. Já estão crescendo os shimejis brancos (colocado em local separado);
1 pote de vidro q pinou no buraquinho pra troca gasosa na tampa (lideeeuza! deu até dó de abrir!)
1 pote PET que parecia colonizado o suficiente.

Os outros potes estão com a colonização mais lenta e seguem na incubadora.

Estou preparando a próxima tentativa com borra de café e com os benditos saquinhos que já chegaram.

@Deseroy e @Helye , será que essa sacolinha normal derrete? E se não derreter, será que não libera produtos quimicos danosos durante o processo de aquecimento?
Minha parte "teoria da conspiração" não acredita nem nesses Polipropileno 5 aquecido, hehehe, menos ainda nos sacos de lixo ou de supermercado.
 

Anexos

  • cog2.jpg
    cog2.jpg
    69.2 KB · Visualizações: 20
  • cog3.jpg
    cog3.jpg
    70.5 KB · Visualizações: 19
  • cog1.jpg
    cog1.jpg
    42.7 KB · Visualizações: 18
Última edição:
Estão ficando lindos :love:, mas acho que esse do pet não seria confiáveis comer, e sobre as sacolas é bem provável que libere algo que prejudique sim em alta temperatura, pois a maioria deles já vem de reciclagem, mas alguns tutoriais que vi no YouTube os sacos não iam ao fogo, apenas o composto era pasteurizado e os sacos/sacolas eram limpos com álcool, depois o micélio ou sementes (bolo colonizado), eram quebrados e colocados em várias partes do composto e armazenados em uma sala sem muito luxo. Vou fazer mais pesquisas e depois volto trazendo novidades
 
Última edição:
Essas pet q usei nao foram expostas ao calor, sera q mesmo assim liberam alguma coisa? Pasteurizei o substrato primeiro depois coloquei nas pets limpas com agua sanitaria e alcool 70, da mesma maneira q vc relatou q o pessoal faz com as sacolinhas.

Não gostei mt disso de esterelizar o substrato separadamente, pq além de ficar mt mais trabalhoso, o substrato perde mt umidade (e ai tem q corrigir depois... um trampo ducarai), e fica bem mais suscetível à contaminação.

Quero fazer de um jeito que dê pra esterelizar o substrato ja no pote onde ele vai ser inoculado, como o pessoal faz com as sacolas de PP.

Na proxima ja vou usar essas sacolas, mas se der certo nesse pote de vidro acho melhor pq é reutilizável.

Esse trem de usar plástico uma vez so e jogar fora tem me dado uma gastura... to fazendo um esforço pra parar com essas coisas.

Compartilha msm as novidades, @Helye :)
Valeu demais!
 
Back
Top