Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Diário de Cultivo - Shimeji branco e salmão

Diário de cultivo problemático.
Uhuuuu!!! Meu primeiro diário no Teo! :D

É também a primeira vez que cultivo um comestível não-psicodélico

Primeira vez que meu BDA dá certo e solidifica!

Graças à receita do @Salaam`aleik e do @Matheus99, no post deste.
- 500ml agua fervida com 100g de batata / 17g agar / 10g dextrose

Primeira vez tb que faço uma CL!

Fiz "diluindo" um pouco de spawn colonizado em soro fisiológico (ja q n encontro agua destilada), e coloquei na solução esterelizada em PP de água com dextrose.
- 250ml água quente / 5g dextrose
Tomara que dê certo :D

#likeavirginfeelings
:p

Como toda primeira vez, foi um tanto destrambelhado, com alguns vacilos, mas acho que pelo menos alguns vão dar certo.

Estou fazendo testes com 2 tipos diferentes de serragem, 3 modos diferentes de esterilização, e potes de tamanho diferentes.

==================
DIÁRIO DE CULTIVO

STRAIN: Pleurotus branco e salmão

PROCEDÊNCIA: mercadolivre

---------------------------------------------
SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:
---------------------------------------------

Serragem + 15% farelo de milho + 2% carbonato de cálcio

Método de preparação e esterilização do substrato:

1- Forno: Coloquei o substrato em uma assadeira, coberto com papel alumínio. Coloquei em cima de outra assadeira maior com água. 180°C; 1h.

2- Panela de Pressão: em potes de vidro cobertos com papel alumínio. 1h de pressão.

3- Pasteurização: Em uma pasteurizadora improvisadissima de fogão. Achei umas marmitas de metal inutilizadas no meu irmão, na de baixo coloquei água, na de cima o substrato coberto com papel alumínio. 1h.

Pra cada tipo de esterilização, fiz os dois tipos de substrato (com serragens diferentes).

-------------------------------------------------
INOCULAÇÃO: Data 31/ 07 / 18
-------------------------------------------------
( ) Seringa Multiesporos
( ) Cultura Líquida
(X) Spawn colonizado

Inoculação em um banheiro beem limpo. Sem glovebox.

Coloquei o substrato esterelizado em garrafas pet bem limpas com água sanitaria e álcool 70.
Fiz um em pote de palmito pra ver de qualé (vi em alguns videos a galera cultivando shimeji em potes de vidro e colhendo a partir da boca msm)

Nos de pet tem uns buracos mal localizados cobertos com fita microporo (meu irmão ta me ajudando e aprendendo aqui.. pedi pra ele furar as garrafas mas n expliquei onde ne :p)
Acho que qnd o substrato for colonizado vamos ter que abrir outros buracos.

Questã da serragem

Sobre a serragem, fui em uma marcenaria primeiro.
Tive a infeliz noticia de que a madeira que eles usavam era "tratada" com produtos tóxicos e que portanto não seria adequada para o cultivo.
O marceneiro disse que um lixeiro que pegava os residuos de la ficou doente por respirar aquilo, e que um outro pegou dessa serragem pra adubar os pés de café dele e morreram todos :/.
É muito triste...

Fui então em duas madeireiras diferentes.
Perguntei se havia serragem de madeira não "tratada", e eles me asseguraram que não era.
Peguei um pouco em cada, uma é mista de varias madeiras; a outra é de uma madeira fedida q esqueci o nome.

Eu sou mt desconfiada, acreditei só mais ou menos rsrs, dai decidir fazer um teste com as duas.

DÚVIDA:
Será que o cogu se desenvolve mesmo se o meio for tóxico? Se sim, com certeza a toxicidade passa pro cogu ne?

Tenho fotos mas vou ter que diminui-las antes de postar. Atualizarei aqui assim que o fizer.
 

Anexos

  • ó o gás red.jpg
    ó o gás red.jpg
    30.7 KB · Visualizações: 38
  • substratos red.jpg
    substratos red.jpg
    71.3 KB · Visualizações: 37
  • 01 08 shimeji red .jpg
    01 08 shimeji red .jpg
    28.7 KB · Visualizações: 38
  • 01 08 Shimejis red.jpg
    01 08 Shimejis red.jpg
    28.8 KB · Visualizações: 36
Última edição:
Pesquisando sobre plásticos encontrei esse site que explica muito sobre plásticos e os que são tóxicos ou não, me assustei quando vi alguns materiais nocivos que usamos sem saber, Saiba se o plástico de sua garrafa ou vasilha é tóxico e pode prejudicar sua saúde! | Cura pela Natureza

Como tudo na Internet, eu fico com um pé atrás se é verdade ou não

Obrigada!

Fiquei instigada com esse link e tb dei uma pesquisada rápida em artigos/referencias cientificas e é verdade... tem um bocado de pesquisas e boas referencias.

Li só o abstract :p mas já foi suficiente pra saber q esses trem fazem mal.

PET pra cultivo nunca mais :p

Até q provem o contrario, o PP parece ser seguro msm.

PET - Antimony leaching from polyethylene terephthalate (PET) plastic used for bottled drinking water. - PubMed - NCBI

Antimony - Antimony Toxicity

PVC -https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1569348/
(Nao pesquisei a fundo ate qual temperatura o pvc é ""seguro"", mas fiquei preocupada com nossa agua ser praticamente toda canalizada em pvc... fora uso em cozinha ne)

Bisfenol -a causa muitas desordens hormonais, principalmente em relação ao estrogenio... infertilidade, puberdade precoce, cancer de mama e prostata, sindrome do ovario policistico e etc.
E era muito comum em absorventes intimos até pouquissimo tempo atrás (deve ter altos com isso ainda).
Isso e mt serio!
(Molieres, coletor menstrual é vida e n tem bisfenol ❤)

Health risk of exposure to Bisphenol A (BPA). - PubMed - NCBI
 
@Deseroy e @Helye , será que essa sacolinha normal derrete?
Derrete sim... tem tinta tbm. Tem q ser de assados. Ou fazer separado c tudo já friu. Cara quando faço nas pets faço o substrato separado ... lavo bem lavada as pets... deixo de molho na água com candida depois lavo de novo e seco.rs ... se nascerem eu comeria. Essa encanação com pet e com pp, a gente já lida c isso todo dia. Nem tenho. Alumínio é metal pesado e a gente frita ovo nele ..rs
Os meus ñ pinam ... uq vc fez mais especificamente?
 
Os meus ñ pinam ... uq vc fez mais especificamente?

Então, o que pinou primeiro foi no puro instinto de sobrevivencia msm, pq o substrato estava com suspeita de contaminação. Não ta desenvolvendo em mt quantidade, mas isso era esperado.

A outra garrafa pet ja pinou timidamente (em breve trago fotos, espero q continue desenvolvendo bem), e o vidro ainda não.

Eu n fiz nada... até achei q pudesse dar errado pq na correria nao fiz o resfriamento necessario antes da pinagem (cold-shock), só tirei da incubadora e coloquei num lugar mais fresco. São borrifados 2x ao dia.

Com os próximos potes vou fazer o resfriamento certinho.
 
ATUALIZAÇÃO 09/08/18

Os potes (desleixadamente) deixados nas estantes mal frutificaram e os cogus ficaram amarelados e secos.

Com certeza é falta de umidade, pq ta seco igual deserto aqui, e eles não estavam em terrario.
Uma ideia fadada ao fracasso portanto :p

Hj tiramos da incubadora os potes restantes e o pote grandão ja começou com uns aglomerados de cogu.

Colocamos todos eles no terrário que uso pros cubensis, e colocamos gelo (acho q foi pouco pra um cold chock efetivo... mas é o q tinha ai)

A parte da argila expandida foi uma bobagem nesse caso, ta só atrapalhando, depois vou tirar.

Vamos ver se no ambiente mais umido eles crescem melhor. (Tô com esperança de que o do pote de vidro se recupere, ta sequim, tadim)

Falei pra ele abanar e borrifar 2x ao dia... tomara q seja suficiente.

Acho que a PET que ta sobre o fundo azul ta contaminada... nao colocamos no terrario.

CL

Tiramos também a CL de shimeji branco da incubadora, envolvemos com plastico filme, e colocamos na geladeira.

Ficou mais de 1 mês na incubadora e só desenvolveu isso ai (na foto contra a luz da pra ver melhor).

Tem uma parte do micélio que está um pouco mais escura (circulada em vermelho; o outro pote é CL de reishi, é do outro diário), nao sei se é pq está mais adensado ou se contaminou.

Alguém sabe?

Vou passar isso pra uma placa de petri pra ver...
 

Anexos

  • IMG-20180905-WA0015.jpg
    IMG-20180905-WA0015.jpg
    89.8 KB · Visualizações: 27
  • IMG-20180905-WA0024.jpg
    IMG-20180905-WA0024.jpg
    70 KB · Visualizações: 27
  • IMG-20180905-WA0023.jpg
    IMG-20180905-WA0023.jpg
    81.9 KB · Visualizações: 27
  • IMG-20180905-WA0022.jpg
    IMG-20180905-WA0022.jpg
    50.4 KB · Visualizações: 26
  • IMG-20180905-WA0021.jpg
    IMG-20180905-WA0021.jpg
    64 KB · Visualizações: 25
  • IMG-20180905-WA0018.jpg
    IMG-20180905-WA0018.jpg
    66.6 KB · Visualizações: 24
  • IMG-20180905-WA0017.jpg
    IMG-20180905-WA0017.jpg
    59.3 KB · Visualizações: 24
  • IMG-20180905-WA0016.jpg
    IMG-20180905-WA0016.jpg
    74.3 KB · Visualizações: 24
Então, fiquei sem atualizar...
1 dia depois de colocar no terrário a temperatura na cidade ficou absurda, a casa do meu irmão é de telha de amianto... muita umidade + muito calor, o ambiente ficou muito propício à contaminação, e contaminaram.
Nem nos demos ao trabalho de tentar salvar os micelios, jogamos tudo fora :p

Começamos uma nova empreitada, dessa vez com substrato de café + corretor de PH, no saquinho de PP.
Vou abrir um diário agora sobre eles :)

Ou seja, encerrada essa experiência. Deu mais errado do que certo, mas serviu pra fazer vários testes úteis.
 
Fiquei um bom tempo longe do fórum mas aqui estou eu , quero te dar meus parabéns pela iniciativa, nesse mundo nada se perde, tudo se transforma e dessa vez se transformou em experiência, vou ficar esperando um próximo cultivo
 
Fiquei um bom tempo longe do fórum mas aqui estou eu , quero te dar meus parabéns pela iniciativa, nesse mundo nada se perde, tudo se transforma e dessa vez se transformou em experiência, vou ficar esperando um próximo cultivo

Obrigada!!!

Já tô fazendo outro, com substrato de café XD
Até agora acho que tá dando mais certo, hehe
Aqui o diário: Shimeji em borra de café
 
Olá! Estou cultivando shimeji, porém no shimeji red logo após a inoculação o mesmo apresentou alguns fungos verdes e vermelho. Como é a primeira vez que eu o faço fiquei na dúvida. Estou utilizando o substrato fervido de feno com cal hidratado. saberia me responder algo desse gênero? Obrigado.
 
Interessante pasteurizar. Cara fungo verde deve ser Trichoderma. Vermelho num sei. Reveja quantidade de Cal. Se pans pode aumentar. Faça testes em quantidades menores primeiro. Vc ta colonizando como? Com spawns?
 
gurizada, to mega atrasado aqui, mas uma puta saida pra shimeji ( serve pra shitake também ) é usar bagaço de malte de cevada ( descartado em cervejarias ou por quem faz cerveja em casa ) junto com borra de café. eu tambem uso 1 copo de vermiculite. mas enfim, o negocio e pegar o malte, secar no sol ( pois é muito humido ) depois misturar 4 partes de bagaço de malte seco para 2 partes de borra de café 1 1/2 de agua e 1 de vermiculite. depois disso esteriliza o substrato por tindalização ( ou como queira ) após isso coloniza com spawn ou a forma que desejar ( cultura liquida, pedaço de micelio etc... ) depois deixa colonizar e frutifica !
 
Back
Top