Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Diário de Cultivo ( Pleurotus Djamour ) na casa do Cris

Diário de cultivo problemático.
Estou iniciando meu primeiro cultivo de cogumelos comestíveis desde o processo de obtenção no meio de inoculação.


Tecnica de Spawn para produção de grains a partir de milho.

Depois de consultar pessoas que trabalham na área segui os metodos que elas me passaram, adaptando pra minhas possibilidades domésticas.

Milho 8 horas de molho e muito bem lavado.WhatsApp Image 2020-06-23 at 13.41.41.jpeg

Potes de vidro preparados com furos na tampa.WhatsApp Image 2020-06-23 at 13.41.42.jpeg

Cozimento do milho por cerca de 30 min até amaciar levemente.WhatsApp Image 2020-06-23 at 13.41.42 (1).jpeg WhatsApp Image 2020-06-23 at 13.41.42 (2).jpeg

Tudo na PP por 1:30 h, tomando cuidado pra não tocar o fundo da panela (usei uma grade de alumínio improvisada. WhatsApp Image 2020-06-23 at 13.41.42 (3).jpeg

Esperei esfriar e inoculei em ambiente estéril, a partir de cultura líquida adquirida na internet. Está incubando em uma caixa de isopor com uma resistência pra manter a temperatura em torno de 28/30 ºC WhatsApp Image 2020-06-23 at 13.41.42 (4).jpeg

Em alguns dias atualizo o estado de incubação dos grão de milho.
 
Obrigado parceiro, vendo nas fotos é esse shimeji cinza que costumo consumir, inclusive almocei com ele hj. É uma delicia feito na manteiga e shoyu. Mas não sei se vou conseguir cultivar fácil aqui em Fortaleza, minha temperatura média aqui parece bem alta para esse espécie de cogumelo. :(

Tenta Calocybe indica ou Volvariella volvacea. São adaptados a climas quentes.
Só vai ser mais difícil encontrar esporos ou cultura pra iniciar.
 
umas fotos da semana passada....
Iluminação escurece eles, e boa oxigenação deixa eles mutantes em tamanho...
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2020-06-26 at 22.21.20.jpeg
    WhatsApp Image 2020-06-26 at 22.21.20.jpeg
    63 KB · Visualizações: 27
  • WhatsApp Image 2020-07-06 at 23.24.34.jpeg
    WhatsApp Image 2020-07-06 at 23.24.34.jpeg
    92.2 KB · Visualizações: 27
Mas não sei se vou conseguir cultivar fácil aqui em Fortaleza, minha temperatura média aqui parece bem alta para esse espécie de cogumelo. :(
Tu pode tentar o Pleurotus citrinopileatus ou o Pleurotus djamor. São duas espécies de clima quente (entre 25°C e 30°C), um excedente em temperatura não é difícil de controlar em condição de terrário. Também sou do nordeste, mas a temperatura onde moro é mais amena, e a umidade naturalmente é alta, com exceção do verão, é um clima bem propício a esses seres.
 
Ficaram lindos, hein!

Qual é a temperatura de frutificação deles?

Esses estavam durante a fase de colonização em uma prateleira de madeira, a parede de trás é colada na parede( face norte, dai bate mais sol nela), esse recinto foi envolto por camada dupla de plástico preto de uma grossura maior q sacos de lixo(uns que se compra de metro em loja de material de construção); em dias mais quentes eu via que ele corria mais forte dq em dias frios.
Na parte da frutificação, eu fiz alguns testes.... o buque foi corrido em um canto do quarto, com metade tampado por plástico transparente e a outra metade da "estufa" coberto por tela branca, umidade feita por um umidificador de ambiente; o grandão foi feito em um banheiro(este limpo e agora apenas para cultivo dos cog) janela aberta sempre, com tela mosquiteiro por toda ela, coloquei alguns tecidos preto, pra dar um quebra na claridade( o mesmo fica face norte tb), porem ainda é bem claro.... Basicamente eles devem de ter ficado uns 5° a cima da T° ambiente (chuto uns quase 20° médio) da capital de SP; usava umidificador de ambiente tb, algumas borrifadas de agua de vez em quando.
 
Esses estavam durante a fase de colonização em uma prateleira de madeira, a parede de trás é colada na parede( face norte, dai bate mais sol nela), esse recinto foi envolto por camada dupla de plástico preto de uma grossura maior q sacos de lixo(uns que se compra de metro em loja de material de construção); em dias mais quentes eu via que ele corria mais forte dq em dias frios.
Na parte da frutificação, eu fiz alguns testes.... o buque foi corrido em um canto do quarto, com metade tampado por plástico transparente e a outra metade da "estufa" coberto por tela branca, umidade feita por um umidificador de ambiente; o grandão foi feito em um banheiro(este limpo e agora apenas para cultivo dos cog) janela aberta sempre, com tela mosquiteiro por toda ela, coloquei alguns tecidos preto, pra dar um quebra na claridade( o mesmo fica face norte tb), porem ainda é bem claro.... Basicamente eles devem de ter ficado uns 5° a cima da T° ambiente (chuto uns quase 20° médio) da capital de SP; usava umidificador de ambiente tb, algumas borrifadas de agua de vez em quando.
Maneiro, espero poder ver um diário seu logo mais.

Aqui estamos em fase de colonização , lembrando que estes são Pleurotus djamour, pink-oister. A temperatura média na minha região baixou bastante essa semana, o crescimento do micélio deu uma desacelerada.
Ja estão no local que escolhi pra frutificar. Pendurei os saquinhos há mais ou menos uma semana.
Persebi que na primeira leva (os de cima) alguns ficaram com muita umidade retida, deveria ter deixado escorrer mais o substrato, nesses sacos o crescimento é menos e mais lento. Os sacos com menos água (digo agua por que não é a umidade na materia prima) estão desenvolvendo bem.
as fotos tem uma semana
O que pode ser interessante de notar é que usei sementes de aproximadamente 15 dias, me foi informado por uma amigo agrônomo que os melhores resultados são de sementes mais "maduras" entre 25 e 35 dias quando adicionadas ao substrato. Essa semana estou preparando mais saco, dessa vez vou testar apenas pasteurizar o substrato em vez de autoclavar, isso deve ser mais pratico, a final posso fazer mais sacos por vez, sem depender da minha limitação do tamanho das panelas de pressão.
Alem de usar sementes mais maduras e bem colonizadas, vamos acompanhar os resultados.
Lembrando que continuo usando o mesmo substrato de fibra de coco e serragem.

Tambem feliz em anunciar que o spawn de Shitake tambem está colonizando muito bem. Mas fica pra outro diario.
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2020-07-09 at 21.56.12 (1).jpeg
    WhatsApp Image 2020-07-09 at 21.56.12 (1).jpeg
    56.8 KB · Visualizações: 16
  • WhatsApp Image 2020-07-09 at 21.56.12.jpeg
    WhatsApp Image 2020-07-09 at 21.56.12.jpeg
    54.1 KB · Visualizações: 16
Última edição:
Salve! Boa noite senhores!
Muita correria, semanas finais das aulas EAD que a facu resolveu inventar, bom, melhor q ficar parado.
Os trabs com cog continuam, comecei trabalhos com sementes de p. rosa e marrom.... testei g2g, papelão, coloquei em substrato... apelei pra todos os santos....
Os meus primeiros saquinhos ficaram cheio d'agua, eu fiz um furo, deixei escorrer e pus fita adesiva.... rolou de boa.
Vão algumas fotos soltas, das coisas mais assertivas, até eu criar tempo e experiência para fazer um diário bom! *espero a ajuda de todos, quando o trem entrar em operação.
As fotos :
-2 locais para colonização;
-esse copinho com papelão picado, tirado a cola deles antes, e no meio testei tanto usar pedaços de cogs como sementes, ambos deram certo para as espécies Djamor, Marrom*, Eryngii, Ostreatus;
-4 potes de g2g tanto com milho pipoca e trigo; tapower" com panpequinhas de papelão, recheadas com pedaços de cogs(talos, toca, parte do substrato, foi tudo);
-um balde revestido, aqueço 5min na potencia máx no micro(algo entre 1-1,5L de substrato), depois amontou eles dentro do balde(dá pra sentir a T° acima do ambiente, coisa depois de quase 20h).
Abraços e continuem forte! Mesmo dando merda, é aprendizado!
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2020-07-22 at 22.37.59.jpeg
    WhatsApp Image 2020-07-22 at 22.37.59.jpeg
    111.1 KB · Visualizações: 11
  • WhatsApp Image 2020-07-22 at 22.38.49.jpeg
    WhatsApp Image 2020-07-22 at 22.38.49.jpeg
    56.6 KB · Visualizações: 12
  • WhatsApp Image 2020-07-22 at 22.48.30.jpeg
    WhatsApp Image 2020-07-22 at 22.48.30.jpeg
    80.5 KB · Visualizações: 10
  • WhatsApp Image 2020-07-25 at 05.16.34.jpeg
    WhatsApp Image 2020-07-25 at 05.16.34.jpeg
    90.2 KB · Visualizações: 9
  • WhatsApp Image 2020-07-25 at 05.17.00.jpeg
    WhatsApp Image 2020-07-25 at 05.17.00.jpeg
    81.2 KB · Visualizações: 8
  • WhatsApp Image 2020-07-25 at 15.17.26.jpeg
    WhatsApp Image 2020-07-25 at 15.17.26.jpeg
    68.6 KB · Visualizações: 9
  • WhatsApp Image 2020-07-25 at 18.55.52.jpeg
    WhatsApp Image 2020-07-25 at 18.55.52.jpeg
    77.6 KB · Visualizações: 9
Back
Top