Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Diário de Cultivo - BosCubensis

Diário de cultivo problemático.
Preparativos para a Jornada:
- Buscar informações sobre o cultivo.
- Adquirir os materiais essenciais pro start.
- Mais pesquisas...

Para então, dar o start.

Bem, ainda estou aguardando uns últimos materiais chegar do mercado para que eu possa dar início na confecção da Seringa de Esporos e do Substrato.
Logo mais farei as atualizações de uma maneira bem didática e simplificada para que possa estar somando com a comunidade.
Qualquer sugestão, por favor, comente.
Lembrando que, é meu cultivo de primeira viagem. Mas na Faculdade aprendi muito com laboratórios (amo e sou ótima na prática).
E vou alinhar tal conhecimento com o que aprendi aqui na comunidade e através do Canal Culinária Mística.

Até mais tarde amores. 😘

#22/08/2020
Volteeeei e com atualizações.

A Primeira coisa que eu fiz foi preparar a Seringa de Esporos.

Materiais utilizados:
- Kit Higiene (luva e máscara descartável, lysoform aerosol, alcool 70, guardanapo)
- Carimbo de Esporos de P. cubensis Cambodian (procedência: internet).
- Seringa descartável.
- Agulha descartável.
- Copo coletor.
-Colher de sobremesa.
- Água Mineral.
- Superfície Lisa (mesa de mármore).

Procedimento:
Coloquei a máscara, as luvas e usei uma blusa para prender meu cabelo para trás.
Fiz a higienização da superfície com lysoform e de minhas mãos com luva com álcool gel 70.
Higienizei a embalagem do carimbo e a colher que usaria para raspagem com lysoform.
Fiz a raspagem e transferi os esporos para o copo coletor e adicionei água mineral. Tampei e mexi o pote.
Preparei a seringa, higienizei com lysoform e puxei a água com esporos.
Agora estão guardadas dentro de um armário escuro.

Preparando o Substrato:

Materiais utilizados:
- Trigo para Kibe.
- Vermiculita.
- Água Mineral.
- Vasilha.
- Copos de Vidro.
- Papel Alumínio.
- Fita isolante.

Procedimento:
Juntei na vasilha 2 copos medidores de vermiculita e 2 copos de trigo para kibe.
Fui adicionando a água aos poucos e misturando tudo. O ponto de água, ficou com a formação de grumos;bolinho quando apertado.
Com a mistura pronta, fui transferindo-a para os copos sem compactar a mistura, deixando um dedo para a vermiculita seca.
Adicionei a vermiculita seca e selei o copo com papel alumínio e passei a fita isolante.

Nota: Não fui tão cautelosa com higiene na preparação do substrato, pois o mesmo irá ser esterilizado.

*Os copos estão sendo esterilizados numa panela de pressão com pano no fundo (para evitar o contato dos copos com a panela), a marca de água adicionada foi de menos da metade dos copos.
Depois que pegou pressão, deixarei por 30 minutos e depois desligarei o fogo e deixarei descansando o substrato dentro da panela fechada.

E então, amanhã darei continuidade com a inoculação.

#23/08/2020

Hoje eu fiz a Inoculação do Substrato. Mas fiquei meio receosa, sem querer teve um furo que ficou meio larguinho por assim dizer e até tequinhos de vermiculita saiu entre um furo e outro. Confesso que estou com medo de contaminação. Bem, agora vamos à descrição da metodologia.

Materiais utilizados:
- Seringa de Esporos.
- Substrato esterilizado na pressão .
- Kit Higiene (álcool gel 70, luva e máscara descartável, guardanapo e lysoform aerosol).
- Fita Micropore.
- Vela com suporte.
- Isqueiro/fósforo.

Procedimento:
Esterilizei a mesa com lysoform, ascendi e posicionei a vela. Tirei os copos da panela de pressão e passei um guardanapo com lysoform nos copos e nas seringas a serem utilizadas. Em seguida, flambei a agulha e fiz 5 furos por copo depositando cerca de 2 ml por furo. Em seguida, selei os furos com a micropore. Repeti o processo para os demais copos. E por fim, só para tentar garantir, ainda borrifei de leve lysoform sobre a micropore nos copos.
Agora é esperar para ver o que acontece.

#24/08/2020

Sigo esperançosa de pelo menos daqui dois dias abrir aquela porta e já ver sinal de micélio.
Coisa de mãe mesmo. Já ansiosa para ver seu primeiro sinal de vida.
 
Última edição:
A parte vegetativa do fungo requer uma temperatura entre 28 e 30 graos, moro no interior de São Paulo e aqui tá um pouco frio, só consegui dar continuidade aos trabalhos usando um termostato e regulando a incubadora a 28graos

Meus spawns estavão todos estacionados quando entrou o frio, culturas liquidas e placas perdi algumas .. tudo isso até climatizar meu cantinho para o desenvolvimento do micelio

Do contrário já tive alguns roles frustados por conta de temperatura do substrato
Eu esterelizava o substrato, esperava papo de 4h na penela e já partia pro processo de inoculação (erro fatal)

Todas minhas sementes morriam qd inoculava com temperatura meio que morna, nunca fluiu ... resultado : frustração

É importante uns furinhos pra entrada de oxigênio tb

Espero que talvez estas informações possa te ajudar

Já aconteceu poucas vezes comigo de inocular substratos e não se desenvolverem, fica um ar de "OQue será que veio a acontecer?!" "Em qual processo será que errei?!"
 
A parte vegetativa do fungo requer uma temperatura entre 28 e 30 graos, moro no interior de São Paulo e aqui tá um pouco frio, só consegui dar continuidade aos trabalhos usando um termostato e regulando a incubadora a 28graos

Meus spawns estavão todos estacionados quando entrou o frio, culturas liquidas e placas perdi algumas .. tudo isso até climatizar meu cantinho para o desenvolvimento do micelio

Do contrário já tive alguns roles frustados por conta de temperatura do substrato
Eu esterelizava o substrato, esperava papo de 4h na penela e já partia pro processo de inoculação (erro fatal)

Todas minhas sementes morriam qd inoculava com temperatura meio que morna, nunca fluiu ... resultado : frustração

É importante uns furinhos pra entrada de oxigênio tb

Espero que talvez estas informações possa te ajudar

Já aconteceu poucas vezes comigo de inocular substratos e não se desenvolverem, fica um ar de "OQue será que veio a acontecer?!" "Em qual processo será que errei?!"
Então irmão, como mencionei no diário, eu estudei muito antes de iniciar.. Receio que o problema esteja sendo a temperatura mesmo..
Irei tomar uma providência e ver oq acontece...
Obrigada pelo comentário..
 
Bem pessoal, como eu havia dito, não dava pra deixar meus pequenos na sorte.
Tive que agir rápido, então eu decidi montar uma incubadora bem caseirona (final de mês vcs sabem como é rsrs).
Aqui utilizei uma caixa de papelão em ótimo estado, durex para selar o fundo tanto por dentro quanto por fora, passei lysoform e deixei secar. Revesti com alumínio, passei lysoform, coloquei os corpos e dei mais uma borrifadinha com lysoform e estão fechei bem a caixa e selei com fita crepe.
Agora estão sob o calor de Hélios, para que o micélio comece a se desenvolver.
 

Anexos

  • 20200829_142514.jpg
    20200829_142514.jpg
    4.4 MB · Visualizações: 5
  • 20200829_142601.jpg
    20200829_142601.jpg
    4.3 MB · Visualizações: 6
  • 20200829_143019.jpg
    20200829_143019.jpg
    1.8 MB · Visualizações: 6
  • 20200829_143214.jpg
    20200829_143214.jpg
    1.5 MB · Visualizações: 7
  • 20200829_143721.jpg
    20200829_143721.jpg
    2.2 MB · Visualizações: 7
  • 20200829_143915.jpg
    20200829_143915.jpg
    3.3 MB · Visualizações: 6
Cara @BosCubensis, não encontrei nas suas postagens a referência à temperatura da sua região que teria sido suficiente para inibir a eclosão. Quanto está a temperatura em sua cidade???
 
Cara @BosCubensis, não encontrei nas suas postagens a referência à temperatura da sua região que teria sido suficiente para inibir a eclosão. Quanto está a temperatura em sua cidade???
Esses dias tem sido quentes até, a temperatura fica na casa dos 20..
Yay, estamos com sinal de micélio em 2 copos...
Mal posso esperar para ver desenvolver... Olhem o micélio que melhor se desenvolveu, to achando que tem algo meio suspeito ali...
 

Anexos

  • 20200901_165614.jpg
    20200901_165614.jpg
    1.9 MB · Visualizações: 20
  • 20200901_164841.jpg
    20200901_164841.jpg
    1.8 MB · Visualizações: 20
Esses dias tem sido quentes até, a temperatura fica na casa dos 20..
Yay, estamos com sinal de micélio em 2 copos...
Mal posso esperar para ver desenvolver... Olhem o micélio que melhor se desenvolveu, to achando que tem algo meio suspeito ali...

ixi...sei não hein...teria que estar branquinho né?
 
Boa noite pessoal... Vim trazer notícias do grow...
Realmente se tratava de contaminação (fotos)...
Perdi 2 copos... Mas para compensar, os outros 2 estão lindos... Eu evito de ficar mexendo... Mas logo postarei fotos...

Acredito que o erro foi cometido no preparo da seringa de esporos...
 

Anexos

  • 20200903_174017.jpg
    20200903_174017.jpg
    1.4 MB · Visualizações: 10
  • 20200903_174056.jpg
    20200903_174056.jpg
    3.7 MB · Visualizações: 10
Gente, já fazem alguns dias desde a Inoculação e até agora nada de micélio a vista.
Pode ter sido por causa do tempo, que agora voltou a esquentar aqui em sampa.
Os copos estão incubando num guarda roupa no quarto vazio aqui de casa.
Lembrando que para quem acompanha meu diário, quando fiz a Inoculação fiquei com certo receio de contaminação. Mas os copos estão intactos, sem sinais de qualquer atividade biológica.
Aguardo uma resposta.
Eu tô com uns copos que estão sem sinal de vida também. O seu rendeu alguma coisa? Vale a pena esperar?
 
Back
Top