Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Diário de Cultivo - BosCubensis

Diário de cultivo problemático.
Preparativos para a Jornada:
- Buscar informações sobre o cultivo.
- Adquirir os materiais essenciais pro start.
- Mais pesquisas...

Para então, dar o start.

Bem, ainda estou aguardando uns últimos materiais chegar do mercado para que eu possa dar início na confecção da Seringa de Esporos e do Substrato.
Logo mais farei as atualizações de uma maneira bem didática e simplificada para que possa estar somando com a comunidade.
Qualquer sugestão, por favor, comente.
Lembrando que, é meu cultivo de primeira viagem. Mas na Faculdade aprendi muito com laboratórios (amo e sou ótima na prática).
E vou alinhar tal conhecimento com o que aprendi aqui na comunidade e através do Canal Culinária Mística.

Até mais tarde amores. 😘

#22/08/2020
Volteeeei e com atualizações.

A Primeira coisa que eu fiz foi preparar a Seringa de Esporos.

Materiais utilizados:
- Kit Higiene (luva e máscara descartável, lysoform aerosol, alcool 70, guardanapo)
- Carimbo de Esporos de P. cubensis Cambodian (procedência: internet).
- Seringa descartável.
- Agulha descartável.
- Copo coletor.
-Colher de sobremesa.
- Água Mineral.
- Superfície Lisa (mesa de mármore).

Procedimento:
Coloquei a máscara, as luvas e usei uma blusa para prender meu cabelo para trás.
Fiz a higienização da superfície com lysoform e de minhas mãos com luva com álcool gel 70.
Higienizei a embalagem do carimbo e a colher que usaria para raspagem com lysoform.
Fiz a raspagem e transferi os esporos para o copo coletor e adicionei água mineral. Tampei e mexi o pote.
Preparei a seringa, higienizei com lysoform e puxei a água com esporos.
Agora estão guardadas dentro de um armário escuro.

Preparando o Substrato:

Materiais utilizados:
- Trigo para Kibe.
- Vermiculita.
- Água Mineral.
- Vasilha.
- Copos de Vidro.
- Papel Alumínio.
- Fita isolante.

Procedimento:
Juntei na vasilha 2 copos medidores de vermiculita e 2 copos de trigo para kibe.
Fui adicionando a água aos poucos e misturando tudo. O ponto de água, ficou com a formação de grumos;bolinho quando apertado.
Com a mistura pronta, fui transferindo-a para os copos sem compactar a mistura, deixando um dedo para a vermiculita seca.
Adicionei a vermiculita seca e selei o copo com papel alumínio e passei a fita isolante.

Nota: Não fui tão cautelosa com higiene na preparação do substrato, pois o mesmo irá ser esterilizado.

*Os copos estão sendo esterilizados numa panela de pressão com pano no fundo (para evitar o contato dos copos com a panela), a marca de água adicionada foi de menos da metade dos copos.
Depois que pegou pressão, deixarei por 30 minutos e depois desligarei o fogo e deixarei descansando o substrato dentro da panela fechada.

E então, amanhã darei continuidade com a inoculação.

#23/08/2020

Hoje eu fiz a Inoculação do Substrato. Mas fiquei meio receosa, sem querer teve um furo que ficou meio larguinho por assim dizer e até tequinhos de vermiculita saiu entre um furo e outro. Confesso que estou com medo de contaminação. Bem, agora vamos à descrição da metodologia.

Materiais utilizados:
- Seringa de Esporos.
- Substrato esterilizado na pressão .
- Kit Higiene (álcool gel 70, luva e máscara descartável, guardanapo e lysoform aerosol).
- Fita Micropore.
- Vela com suporte.
- Isqueiro/fósforo.

Procedimento:
Esterilizei a mesa com lysoform, ascendi e posicionei a vela. Tirei os copos da panela de pressão e passei um guardanapo com lysoform nos copos e nas seringas a serem utilizadas. Em seguida, flambei a agulha e fiz 5 furos por copo depositando cerca de 2 ml por furo. Em seguida, selei os furos com a micropore. Repeti o processo para os demais copos. E por fim, só para tentar garantir, ainda borrifei de leve lysoform sobre a micropore nos copos.
Agora é esperar para ver o que acontece.

#24/08/2020

Sigo esperançosa de pelo menos daqui dois dias abrir aquela porta e já ver sinal de micélio.
Coisa de mãe mesmo. Já ansiosa para ver seu primeiro sinal de vida.
 
Última edição:
ola irmã, ansioso para ler seu diario hehe, é minha parte preferida do forum, nos mantenha atualizados e qualquer duvida é só dar um alo aqui ;)
aah, poderia passar o link desse
canal pra gente?
 
Última edição:
ola irmã, ansioso para ler seu diario hehe, é minha parte preferida do forum, nos mantenha atualizados e qualquer duvida é só dar um alo aqui ;)
aah, poderia passar o link desse
canal pra gente?
Olá irmão, muito obrigada por estar acompanhando.
Pode deixar que qualquer dúvida estarei postando por aqui.
Bem, não sei se pode colocar link aqui, adms se não pode, por favor delete este comentário.
Culinária Mística
att.
 
Olá irmão, muito obrigada por estar acompanhando.
Pode deixar que qualquer dúvida estarei postando por aqui.
Bem, não sei se pode colocar link aqui, adms se não pode, por favor delete este comentário.
Culinária Mística
att.
Obgg meu bem, tava querendo aprender umas receitas....a um tempo atrás um amigo chegou uma receita de fini psicodélico, mas perdi ela
 
Obgg meu bem, tava querendo aprender umas receitas....a um tempo atrás um amigo chegou uma receita de fini psicodélico, mas perdi ela
Oloko, se conseguir posta pra nois. Então, o que achei é que ele foi bem simplão no grow dele. Ele me inspirou muito. E por nada. Estamos aí pra isso.
Att.
Acompanhando o diário, logo também darei o meu ^^
Maravilha. :D
 
Oloko, se conseguir posta pra nois. Então, o que achei é que ele foi bem simplão no grow dele. Ele me inspirou muito. E por nada. Estamos aí pra isso.

Nossa, sei de um canal bem mais completo kkkk tem vaaaarias receitas, busca pelo "the astro way" vc vai se amarrar
 
os bolos ja estam no terrario haha, o problema é que o ultimo flush teve frutos muito pequenos :(
Eita... Que substrato vc utilizou? Pode ter sido isso... É interessante usarmos diversos substratos e ir vendo o desenvolvimento do micélio... Talvez mais adiante eu faça isso...




Gente, não sei como vcs estão acompanhando, mas estou sempre editando o post mãe e colocando as atualizações do grow...
 
Gente, não sei como vcs estão acompanhando, mas estou sempre editando o post mãe e colocando as atualizações do grow...

O mais comum é ir atualizando nos posts mais recentes, mas já que avisou que fará dessa forma, achei legal também. Nunca vi uma regra a esse respeito, não quer dizer que não tenha...muito legal até agora!
 
Eita... Que substrato vc utilizou? Pode ter sido isso... É interessante usarmos diversos substratos e ir vendo o desenvolvimento do micélio... Talvez mais adiante eu faça isso...

entao, esse que deu cogus pequenos eu usei um pf tek....mas no mes passado resolvi inventar um negocio diferente....peguei outro bolo pftek ja colonizado e quebrei pra fazer um bulk com milho e cafe dentro de um casing, o micelio se desenvolveu muito rapido e hoje de tarde notei muuuitos mais pins do que naquele pf tek de cogus pequenos ( alem de os pins desse casing de cafe e milho estarem bem maiores)
 
O mais comum é ir atualizando nos posts mais recentes, mas já que avisou que fará dessa forma, achei legal também. Nunca vi uma regra a esse respeito, não quer dizer que não tenha...muito legal até agora!
Muito obrigada irmão... :D
entao, esse que deu cogus pequenos eu usei um pf tek....mas no mes passado resolvi inventar um negocio diferente....peguei outro bolo pftek ja colonizado e quebrei pra fazer um bulk com milho e cafe dentro de um casing, o micelio se desenvolveu muito rapido e hoje de tarde notei muuuitos mais pins do que naquele pf tek de cogus pequenos ( alem de os pins desse casing de cafe e milho estarem bem maiores)
Interessante. Bem, substituí o arroz pelo trigo de kibe porque vi em outros diários que o micélio gostou mais desse substrato e desenvolveu horrores... Bem, seja lá o que rolar, servirá de aprendizado...
 
Interessante. Bem, substituí o arroz pelo trigo de kibe porque vi em outros diários que o micélio gostou mais desse substrato e desenvolveu horrores... Bem, seja lá o que rolar, servirá de aprendizado...
[/QUOTE]

Simm, ainda pretendo fazer com trigo de kibe, quero comparar as velocidades, mas acredito que o mais rápido seja o café mesmo
 
Interessante. Bem, substituí o arroz pelo trigo de kibe porque vi em outros diários que o micélio gostou mais desse substrato e desenvolveu horrores... Bem, seja lá o que rolar, servirá de aprendizado...

Simm, ainda pretendo fazer com trigo de kibe, quero comparar as velocidades, mas acredito que o mais rápido seja o café mesmo
[/QUOTE]

Como é fazer com café?
 
Simm, ainda pretendo fazer com trigo de kibe, quero comparar as velocidades, mas acredito que o mais rápido seja o café mesmo

Como é fazer com café?
[/QUOTE]
ja vi gente colocando um pouco de cafe na hora do dunk...mas oq eu fiz foi diferente...eu usei borras de cafe para fazer o subtrato e esterelizei na panela de pressao, funcionou bem comigo. o micelio se desenvolveu bem forte mas infelizmente nn tirei fotos
 
Como é fazer com café?
ja vi gente colocando um pouco de cafe na hora do dunk...mas oq eu fiz foi diferente...eu usei borras de cafe para fazer o subtrato e esterelizei na panela de pressao, funcionou bem comigo. o micelio se desenvolveu bem forte mas infelizmente nn tirei fotos
[/QUOTE]
Bom saber que a borra de café pode ser uma alternativa...













Gente, aqui segue algumas fotos que tirei do substrato preparado, dos copos prontos para inoculação e os copos já inoculados...
Me desculpem por não ter tirado muitas fotos, mas como nosso celular por natureza tem grande potencial contaminante, eu venho evitando ao máximo manuseá-lo enquanto trabalhava com as etapas do cultivo...


LEMBRANDO QUE: A ATUALIZAÇÃO DO DIÁRIO ESTÁ SENDO FEITA NO POST PRINCIPAL, AQUI NOS COMENTÁRIOS SOMENTE POSTAREI AS FOTOS.
*textão para chamar sua atenção...
 

Anexos

  • 20200822_171747.jpg
    20200822_171747.jpg
    3.4 MB · Visualizações: 8
  • 20200822_174629.jpg
    20200822_174629.jpg
    4.8 MB · Visualizações: 7
  • 20200823_172530.jpg
    20200823_172530.jpg
    4.3 MB · Visualizações: 6
Última edição:
Gente, já fazem alguns dias desde a Inoculação e até agora nada de micélio a vista.
Pode ter sido por causa do tempo, que agora voltou a esquentar aqui em sampa.
Os copos estão incubando num guarda roupa no quarto vazio aqui de casa.
Lembrando que para quem acompanha meu diário, quando fiz a Inoculação fiquei com certo receio de contaminação. Mas os copos estão intactos, sem sinais de qualquer atividade biológica.
Aguardo uma resposta.
 
Back
Top