Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Diário de Cultivo - A volta dos que nunca foram (indoor e outdoor)

Diário de cultivo completo.
Há, aqui estamos de novo após um bom tempo sem cultivar por motivos pessoais, venho sentindo o cogumelos me chamando há algum tempo.
Estava dedicando minhas experiências à ayahuasca e em todas as ultimas experiências vinha a informação de que estava na hora de voltar aos cogumelos.

Minhas ultimas experiências com o cogumelo foram com cogumelos que eu não cultivei (era o que estava tendo) e ficou bem claro pra mim que "faltava algo" nessas experiências.
Conexão com os cogumelos, talvez? Amor no cultivo? Vai saber...

Pois bem, aqui estou de volta com uma projeto de cultivar simultaneamente indoor e outdoor.

Há algumas semanas ressuscitei alguns esporos de Mazatapec que estavam guardados desde 2016, esses cogumelos me deram as experiências mais incríveis da minha vida.
Fiz uma cultura liquida usando a receita de 1 colher de sopa rasa de Karo para 1 copo de água, esterilizado 20 minutos no panela de pressão e inoculada com os esporos na frente de um forno elétrico ligado.
A CL vingou e virou um lindo micélio que infelizmente não tenho fotos.

Paralelamente a isso, inoculei 2 potes de trigo com esporos de B+AKM que depois eu achei que tinham contaminado pois o micélio estava muito algodoado.
Abri os potes para enterrar aquilo e o cheiro era de Cubensis, por dentro o micélio estava normal, bem branquinho e vigoroso. Foram enterrados aqui no jardim e espero conseguir alguns cogumelos daqui alguns dias pois está chovendo bastante e fazendo calor.
Pois bem, quando fiz isso decidi que ia investir também no outdoor pois estou com muito pouco espaço para terrário.

Comecei o ano daquele jeito e no dia 02/01/2020 esterilizei 4 potes de trigo (logo depois quebrei 1 deles :cry:, então sobraram 3).
Esse trigo ficou de molho de um dia para o outro e foi fervido até amolecer, depois coloquei em potes de palmito e esterilizei durante 1h na pressão, foi inoculado com a CL de Mazatapec dentro de uma caixa organizadora com buracos para as mãos. Aparentemente o fungo já está aparecendo em diversas parte dos potes, infelizmente estava na praia e esqueci de levar luva, então existe uma chance maior de contaminação, mas eu acho que vai dar tudo certo 👏
Esse dia eu aproveitei também para preparar 3 seringas extras com CL e preparar uma nova CL.

Hoje, dia 05/01, estava sem nada pra fazer e resolvi preparar mais trigo já que boa parte disso vai pro outdoor.
Fervi 1kg de trigo novamente até amolecer (não sei o tempo direito, faço no olho, mas os grãos precisam ficar macios e inteiros), coloquei em potes de palmito e em copos e mandei pra panela de pressão por 1 hora
Foram 3 panelas, uma delas não pegou pressão e então pode ter dado merda, mas vamos ver.

Após as panelas esfriarem na geladeira eu montei a caixa organizadora que uso pra fazer isso e inoculei os potes e copos com 2 seringas de CL de Mazatapec que tinham sido preparadas há alguns dias atrás (balançar a seringa vigorosamente pro micélio quebrar e espalhar por todo o líquido).

Tudo foi muito bem esterilizado com alcool 70% e ácido peracético bem concentrado. Potes, caixa, seringas, luvas, esteriliza tudo ai, campeão.

Os copos foram fechados com uma camada de papel alumínio antes de ir pra panela de pressão, depois que saíram foram lacrados com fita e após inocular o fungo foram fechados com mais uma camada de alumínio pra cobrir os furos.
Os potes de palmito foram esterilizados com a própria tampa, que eu deixo só "colocadas"por cima SEM TRAVAR pro vapor poder circular e por pote não estourar quando pegar pressão. Deixa a tampa solta que vai dar tudo certo. Depois que inoculo o substrato eu travo bem a tampa e coloco uma camada de papel alumínio por cima só pra ajudar a manter qualquer sujeira longe da boca do pote.
Como o trigo rendeu mais do que eu esperava e os potes ficaram bem cheios, talvez eu tenha que abrir um pouco a tampa pra ter alguma troca de ar mais pra frente, mas vamos vendo. O ideal é preencher até uns 2/3 do pote.

A ideia será dividir esses potes entre cultivo outdoor e alguns casings.

E sim, na foto os potes estão marcados com os dias errados pq olhei no calendário de papel que ainda estava no mês passado 😂
Os potes da panela que não pegou pressão estão marcados.
Na foto também aparece a CL renovada e a seringa que sobrou.
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2020-01-05 at 19.47.14.jpeg
    WhatsApp Image 2020-01-05 at 19.47.14.jpeg
    146.4 KB · Visualizações: 34
Última edição:
Depois de 9 dias no terrário e com um micélio que apareceu forte em vários pontos da superfície do casing os primeiros pins resolveram dar as caras.

Entramos no outono, as chuvas diminuíram bastante, o clima está seco e o meu novo terrário tem perdido mais umidade que no cultivo anterior, borrifei bastante água uma ou duas vezes por dia antes da pinagem e agora diminui para uma ou duas borrifadas únicas por dia, só pra garantir a umidade do ar mas sem intenção de umedecer a camada de casing.
Estou abrindo para abanar umas 3 ou 4 vezes por dia.

Os pins ainda estão minúsculos, mas vou atualizando as fotos aqui para acompanhar o crescimento =)

Outras duas marmitas já foram montadas, colonizando a camada de casing e esperando vaga no terrário. Talvez eu tenha que jogar uma pro outdoor. Vou ter que tomar cuidado com a logística aqui...
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2020-04-07 at 10.44.47.jpeg
    WhatsApp Image 2020-04-07 at 10.44.47.jpeg
    314.2 KB · Visualizações: 27
  • WhatsApp Image 2020-04-08 at 08.40.05.jpeg
    WhatsApp Image 2020-04-08 at 08.40.05.jpeg
    334.3 KB · Visualizações: 24
  • WhatsApp Image 2020-04-09 at 08.46.59.jpeg
    WhatsApp Image 2020-04-09 at 08.46.59.jpeg
    362.6 KB · Visualizações: 23
  • WhatsApp Image 2020-04-10 at 17.29.10.jpeg
    WhatsApp Image 2020-04-10 at 17.29.10.jpeg
    306.4 KB · Visualizações: 20
  • WhatsApp Image 2020-04-11 at 09.18.03.jpeg
    WhatsApp Image 2020-04-11 at 09.18.03.jpeg
    271.1 KB · Visualizações: 17
Última edição:
Hoje foi dia de colher os primeiros que abriram o chapéu :love:

Infelizmente eles abriram o chapéu bem cedo, não chegaram a crescer muito, vocês sabem os possíveis motivos disso além da genética?
Excesso de luz ou umidade, talvez? Testei borrifar mais água que de costume e acho que pode ter influenciado.

Considerando que essa marmita é de 1l eu esperava cogumelos maiores, mas esse foi o primeiro flush e eles tendem a vir maiores agora no segundo.

De todo jeito, finalmente este diário rendeu frutos depois de muitos problemas e correções :ROFLMAO:
Ainda não colhi tudo, quando finalizar posto ao rendimento total deles.
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2020-04-12 at 10.48.15 (1).jpeg
    WhatsApp Image 2020-04-12 at 10.48.15 (1).jpeg
    99.7 KB · Visualizações: 38
  • WhatsApp Image 2020-04-12 at 10.48.15.jpeg
    WhatsApp Image 2020-04-12 at 10.48.15.jpeg
    109.5 KB · Visualizações: 40
  • WhatsApp Image 2020-04-12 at 10.47.58 (1).jpeg
    WhatsApp Image 2020-04-12 at 10.47.58 (1).jpeg
    134.9 KB · Visualizações: 35
  • WhatsApp Image 2020-04-12 at 10.47.58.jpeg
    WhatsApp Image 2020-04-12 at 10.47.58.jpeg
    100.7 KB · Visualizações: 26
Hoje eu literalmente sai da cama e antes mesmo de sair do quarto fui colher cogumelos 🍄
Melhor que isso só acordar fazendo safadeza e indecência hahahaha

Ainda ficaram 11 cogumelos pequenos no terrário, de noite eu vou colher e já colocar o casing no banho durante a noite, mas no fim a quantidade de cogumelos compensou a tamanho deles. O peso total foi de 74,4g por enquanto, com os que ainda estão no terrário deve chegar em por volta de 90g de cogumelos frescos, um bom rendimento afinal.
Eles estão bem firmes, com um azulamento maravilhoso.

Gostei bastante de trabalhar com o B+AKM, ansioso por alguma oportunidade de tomar eles porque agora na quarentena tá meio complicado ficar sozinho...
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2020-04-13 at 08.53.55.jpeg
    WhatsApp Image 2020-04-13 at 08.53.55.jpeg
    141 KB · Visualizações: 32
  • WhatsApp Image 2020-04-13 at 08.54.25.jpeg
    WhatsApp Image 2020-04-13 at 08.54.25.jpeg
    137.1 KB · Visualizações: 32
  • WhatsApp Image 2020-04-13 at 08.54.12.jpeg
    WhatsApp Image 2020-04-13 at 08.54.12.jpeg
    82.6 KB · Visualizações: 31
Última edição:
E apenas 3 dias depois de voltar pro terrário o casing está lotado de pins novamente :love:
Eles começaram a aparecer em menos de 36h depois do dunk.
Estou realmente impressionado com essa genética e MUITO curioso pelos resultados do novo cultivo depois da seleção genética.

Desta vez testei uma coisa que nunca tinha feito, fiz o dunk dentro do terrário em temperatura ambiente, só enchi a marmita de água e coloquei um pote de vidro pra afundar o bolo.
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2020-04-17 at 18.54.17.jpeg
    WhatsApp Image 2020-04-17 at 18.54.17.jpeg
    227.9 KB · Visualizações: 21
  • WhatsApp Image 2020-04-19 at 07.12.24.jpeg
    WhatsApp Image 2020-04-19 at 07.12.24.jpeg
    143.3 KB · Visualizações: 16
Última edição:
Havia um setor do casing com uma aparência um pouco diferente, onde não estava nascendo nenhum cogumelo.
Achei melhor fazer uma cirurgia e retirar aquele pedaço antes que qualquer merda se desenvolvesse e esporulasse dentro do meu terrário, não peguei carimbos do primeiro flush porque os cogumelos saíram com o chapéu pequeno (depois até me arrependi, pq estavam esporulando bastante).

Independente disso, o segundo flush vem com força.
Fiz outra estratégia, parei de borrifar água pelo terrário e comecei a colocar com uma seringa direto sobre a camada de casing, parece que eles gostaram muito mais e, pelo menos até agora, diminuiu muito taxa de abortos (ainda não vi nenhum). Faço troca de ar manual várias vezes por dia também.
Após essa flush eu vou enterrar o casing pois não gosto de tirar mais que dois flushs de cada um (sinto que a potencia dos cogumelos começa cair muito do terceiro em diante). E, quem sabe, daqui uns dias tenho cogumelos pelo jardim também =)
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2020-04-19 at 12.49.42.jpeg
    WhatsApp Image 2020-04-19 at 12.49.42.jpeg
    120.3 KB · Visualizações: 19
Última edição:
Agora sim, diário completamente concluído.
Segundo flush veio bonito, forte e bem massivo, rendeu 107,7g de cogumelos frescos. Com o primeiro flush esse casing rendeu quase 200g.
Coloquei o casing na água um pouco e amanhã cedo enterro ele. Tenho mais duas marmitas prontas e após limpar o terrário uma delas já vai pra frutificação.

Estou tirando vários carimbos que pretendo doar para o FSE (que precisa de doações de carimbos urgente, bora ajudar: Free Spore España Pedindo Ajuda ) e também trocar com o pessoal aqui do fórum.

A genética, como eu já disse, me impressionou bastante. Micélio bem agressivo.
A força que veio depois do dunk foi sensacional, com cogumelos bem carnudos, firmes. Hoje faz exatamente 7 dias que eu tirei o primeiro flush, e estamos no outono, não está mais fazendo calor, os dias estão variando entre 14º e 25º graus (meu terrário não tem controle).

Está sendo delicioso voltar ao cultivo, mesmo com os probleminhas que tive no inicio desse diário!!!
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2020-04-20 at 07.38.45.jpeg
    WhatsApp Image 2020-04-20 at 07.38.45.jpeg
    123.2 KB · Visualizações: 31
  • WhatsApp Image 2020-04-20 at 17.57.55.jpeg
    WhatsApp Image 2020-04-20 at 17.57.55.jpeg
    152.3 KB · Visualizações: 30
Última edição:
Back
Top