Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Diário de Cultivo - A volta dos que nunca foram (indoor e outdoor)

Diário de cultivo completo.
Há, aqui estamos de novo após um bom tempo sem cultivar por motivos pessoais, venho sentindo o cogumelos me chamando há algum tempo.
Estava dedicando minhas experiências à ayahuasca e em todas as ultimas experiências vinha a informação de que estava na hora de voltar aos cogumelos.

Minhas ultimas experiências com o cogumelo foram com cogumelos que eu não cultivei (era o que estava tendo) e ficou bem claro pra mim que "faltava algo" nessas experiências.
Conexão com os cogumelos, talvez? Amor no cultivo? Vai saber...

Pois bem, aqui estou de volta com uma projeto de cultivar simultaneamente indoor e outdoor.

Há algumas semanas ressuscitei alguns esporos de Mazatapec que estavam guardados desde 2016, esses cogumelos me deram as experiências mais incríveis da minha vida.
Fiz uma cultura liquida usando a receita de 1 colher de sopa rasa de Karo para 1 copo de água, esterilizado 20 minutos no panela de pressão e inoculada com os esporos na frente de um forno elétrico ligado.
A CL vingou e virou um lindo micélio que infelizmente não tenho fotos.

Paralelamente a isso, inoculei 2 potes de trigo com esporos de B+AKM que depois eu achei que tinham contaminado pois o micélio estava muito algodoado.
Abri os potes para enterrar aquilo e o cheiro era de Cubensis, por dentro o micélio estava normal, bem branquinho e vigoroso. Foram enterrados aqui no jardim e espero conseguir alguns cogumelos daqui alguns dias pois está chovendo bastante e fazendo calor.
Pois bem, quando fiz isso decidi que ia investir também no outdoor pois estou com muito pouco espaço para terrário.

Comecei o ano daquele jeito e no dia 02/01/2020 esterilizei 4 potes de trigo (logo depois quebrei 1 deles :cry:, então sobraram 3).
Esse trigo ficou de molho de um dia para o outro e foi fervido até amolecer, depois coloquei em potes de palmito e esterilizei durante 1h na pressão, foi inoculado com a CL de Mazatapec dentro de uma caixa organizadora com buracos para as mãos. Aparentemente o fungo já está aparecendo em diversas parte dos potes, infelizmente estava na praia e esqueci de levar luva, então existe uma chance maior de contaminação, mas eu acho que vai dar tudo certo 👏
Esse dia eu aproveitei também para preparar 3 seringas extras com CL e preparar uma nova CL.

Hoje, dia 05/01, estava sem nada pra fazer e resolvi preparar mais trigo já que boa parte disso vai pro outdoor.
Fervi 1kg de trigo novamente até amolecer (não sei o tempo direito, faço no olho, mas os grãos precisam ficar macios e inteiros), coloquei em potes de palmito e em copos e mandei pra panela de pressão por 1 hora
Foram 3 panelas, uma delas não pegou pressão e então pode ter dado merda, mas vamos ver.

Após as panelas esfriarem na geladeira eu montei a caixa organizadora que uso pra fazer isso e inoculei os potes e copos com 2 seringas de CL de Mazatapec que tinham sido preparadas há alguns dias atrás (balançar a seringa vigorosamente pro micélio quebrar e espalhar por todo o líquido).

Tudo foi muito bem esterilizado com alcool 70% e ácido peracético bem concentrado. Potes, caixa, seringas, luvas, esteriliza tudo ai, campeão.

Os copos foram fechados com uma camada de papel alumínio antes de ir pra panela de pressão, depois que saíram foram lacrados com fita e após inocular o fungo foram fechados com mais uma camada de alumínio pra cobrir os furos.
Os potes de palmito foram esterilizados com a própria tampa, que eu deixo só "colocadas"por cima SEM TRAVAR pro vapor poder circular e por pote não estourar quando pegar pressão. Deixa a tampa solta que vai dar tudo certo. Depois que inoculo o substrato eu travo bem a tampa e coloco uma camada de papel alumínio por cima só pra ajudar a manter qualquer sujeira longe da boca do pote.
Como o trigo rendeu mais do que eu esperava e os potes ficaram bem cheios, talvez eu tenha que abrir um pouco a tampa pra ter alguma troca de ar mais pra frente, mas vamos vendo. O ideal é preencher até uns 2/3 do pote.

A ideia será dividir esses potes entre cultivo outdoor e alguns casings.

E sim, na foto os potes estão marcados com os dias errados pq olhei no calendário de papel que ainda estava no mês passado 😂
Os potes da panela que não pegou pressão estão marcados.
Na foto também aparece a CL renovada e a seringa que sobrou.
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2020-01-05 at 19.47.14.jpeg
    WhatsApp Image 2020-01-05 at 19.47.14.jpeg
    146.4 KB · Visualizações: 34
Última edição:
Parabéns pelo cultivo, @Barratorta!

Bom ver a viabilidade de carimbos com 3-4 anos de idade.
 
Última edição por um moderador:
Acompanhando seu cultivo irmão! Bem vindo de volta. Legal ter usado esporos mais antigos pra fazer a CL. Acho que isso dá uma esperança a mais, já que o micélio já mostrou pra que veio. Abraço mano.
 
Lindo os estudos, vou acompanhar 🤙
Tenho uma duvida sobre CL ... depois que o micélio se desenvolve e usamos ele pra inocular copos pf ou milho o micélio se desenvolve mais rapido que uma inoculação por seringa multi esporos?

Desde ja mandando boas energias ao seu cultivo ! :geek:
 
Parabéns pelo cultivo, @Barratorta!

Bom ver a viabilidade de carimbos com 3-4 anos de idade.

Valeu, @ExPoro!
Além de serem antigos eles tinham sido feitos meio "nas coxas" pq os carimbos decentes que eu tinha acabei doando pra um outro cultivador que acabou me ignorando quando pedi alguns de volta agora --"
Mas acho que está dando tudo certo, então tudo ótimo =)


Acompanhando seu cultivo irmão! Bem vindo de volta. Legal ter usado esporos mais antigos pra fazer a CL. Acho que isso dá uma esperança a mais, já que o micélio já mostrou pra que veio. Abraço mano.
Com certeza, irmão.
Optei pela CL até pra ver se os esporos estavam ok, se não estavam contaminados e tal.
Não tava com paciência de fazer seleção em Agar agora e a CL também já ajuda a hidratar os bichinhos...


Lindo os estudos, vou acompanhar 🤙
Tenho uma duvida sobre CL ... depois que o micélio se desenvolve e usamos ele pra inocular copos pf ou milho o micélio se desenvolve mais rapido que uma inoculação por seringa multi esporos?
Salve, @izdihar.
Sim, o substrato vai colonizar mais rápido com CL, porém antes disso você vai ter um tempo para fazer a CL, então você precisa analisar o que cabe melhor no seu processo, para algumas pessoas a simples inoculação de esporos acaba sendo o mais prática.
Você vai colonizar o substrato com um fungo que já está se desenvolvendo e por isso é mais rápido. Com a seringa de esporos o inicio do processo é mais lento.
Outra vantagem da CL é que ela é facilmente multiplicável, algumas gotas produzem uma CL nova cheia de fungo em poucos dias, e essa CL pode colonizar dezenas de outros potes com substrato. Se fizer uma seleção genética em placa Petri antes então...
 
Inocular os esporos direto numa solução liquida (agua de coco, agua com mel)?

A receita mais simples que eu encontrei é 1 colher de sopa rasa de Karo em 1 copo de água (daqueles de requeijão). Na dúvida coloque mais água, é melhor menos concentrado do que mais concentrado.
Existem outras receitas pelo fórum, inclusive com água de coco, mas eu já tentei e nunca tive resultado.

E sim, depois de esterilizar a solução uns 20min na panela de pressão você só espera esfriar e inocula os esporos.
 
Uma receita que funcionou pra mim foram 400 ml de água mineral misturados com uma colher de sopa de mel.
Vou usar mel mesmo, não achei Karo no mercado ... vou selecionar o maior cogu que obter no meu cultivo e inocular direto na agua com mel esterelizada
Obrigado pelas dicas, esse fórum como sempre muito rico em informações.
 
Aparentemente tive uma contaminação generalizada, a maioria dos potes está desenvolvendo um fungo que não me parece Cubensis (mas eu estou meio enferrujado no cultivo, não estou confiando tanto no meu olho, vou esperar alguém confirmar antes de começar a jogar isso fora e recomeçar).

Parece que veio da Cultura Liquida, pois os copos onde eu inoculei uma quantidade relativamente maior de líquido já estão quase totalmente tomados por esse fungo.
O carimbo pode ter sido o inicio de tudo, como eu já disse ele não tinha sido feito com muito cuidado.

Achei engraçado que, aparentemente, é o mesmo fungo que contaminou os potes inoculados com B+AKM que eu disse anteriormente, que foram enterrados no jardim e que eu espero conseguir alguns frutos deles, pq aparentemente tinha micélio saudável junto.

Se for realmente contaminação isso me causa estranheza, pois tenho potes que até o momento parecem não ter nada desenvolvendo e isso exclui problema na hora de esterilizar.
Como eu disse, as seringas foram feitas a partir de dois carimbos diferentes.
Eu sou noiado com contaminação, esterilizei todos os equipamentos muito bem com alcool 70% e também com ácido peracético.
Não sei exatamente onde pode ser o problema.
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2020-01-09 at 09.41.49 (3).jpeg
    WhatsApp Image 2020-01-09 at 09.41.49 (3).jpeg
    103.2 KB · Visualizações: 34
  • WhatsApp Image 2020-01-09 at 09.41.49 (2).jpeg
    WhatsApp Image 2020-01-09 at 09.41.49 (2).jpeg
    104.8 KB · Visualizações: 36
  • WhatsApp Image 2020-01-09 at 09.41.49 (1).jpeg
    WhatsApp Image 2020-01-09 at 09.41.49 (1).jpeg
    139.8 KB · Visualizações: 38
  • WhatsApp Image 2020-01-09 at 09.41.49.jpeg
    WhatsApp Image 2020-01-09 at 09.41.49.jpeg
    106 KB · Visualizações: 38
Última edição:
Podemos estar tendo fotas:

Eu estou realmente curioso quanto a essa contaminação.
Eu usei materiais novos, inoculei em lugares diferentes, a mesma contaminação parece ter atingido os potes de Mazatapec e de B+AKM inoculados anteriormente.
Já cheguei a ter sucesso em cultivos feitos em situações muito mais "críticas" de sanitização.

Vou rever meu passo a passo, pode ser quer o tempo sem cultivar me fez esquecer algo essencial.
Vou aumentar o tempo de esterilização na panela de pressão na próxima tentativa (talvez ainda hoje).
O tempo de esterilização foi o único fator que foi mantido em todas as tentativas.

Olhando melhor agora, a CL me parece muito saudável, na verdade :unsure:
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2020-01-09 at 15.20.20 (4).jpeg
    WhatsApp Image 2020-01-09 at 15.20.20 (4).jpeg
    90.3 KB · Visualizações: 39
  • WhatsApp Image 2020-01-09 at 15.20.20 (3).jpeg
    WhatsApp Image 2020-01-09 at 15.20.20 (3).jpeg
    86.4 KB · Visualizações: 41
  • WhatsApp Image 2020-01-09 at 15.20.20 (1).jpeg
    WhatsApp Image 2020-01-09 at 15.20.20 (1).jpeg
    131.1 KB · Visualizações: 42
  • WhatsApp Image 2020-01-09 at 15.20.20 (2).jpeg
    WhatsApp Image 2020-01-09 at 15.20.20 (2).jpeg
    65.2 KB · Visualizações: 43
  • WhatsApp Image 2020-01-09 at 15.20.20.jpeg
    WhatsApp Image 2020-01-09 at 15.20.20.jpeg
    82.7 KB · Visualizações: 40
Última edição:
Acabei de comprar trigo e já está indo pra panela cozinhar e mais tarde já vai pra pressão, vou manter por 1:30h desta vez pra tentar isolar esse problema.

A quarta foto me parece um pouco com teia de aranha ... talvez não seja cobweb?
Cobweb é um parasita ele não vai aparecer nesse meio (pelo menos até onde eu sei). O normal é aparecer por cima do micélio já estabelecido.


Sim, tá 100% saudável.
Vou confiar no seu olho e inocular esses potes que vão ficar prontos ainda hoje com a ultima seringa pronta com essa mesma CL ai.
 
Bom, vamos atualizando aqui.

Hidratei dois copos de trigo que depois de cozinharem me renderam 5 potes cheios que foram pra pressão por 1:30h.

Desses 5 potes que foram pra pressão, 4 eram copos e 1 é um pote com tampa, não sei se entrou água nos copos, mas o trigo deles acabou passando do ponto. O trigo do pote com tampa ficou no ponto certo, se tudo der errado devo salvar pela menos esse pote e depois consigo usar o trigo para colonizar outros potes.

Espero que esteja tudo bem com aquela seringa de CL que estava pronta aqui, usei ela novamente.

Todos os equipamentos usados foram lavados em água com bastante cloro e depois esterilizados novamente no momento de usar. Potes, copos, luvas, caixa...
Estou tentando bloquear essa contaminação generalizada ai.

Apesar de saber o passo a passo, é interessante ver como a gente perde o "tato" depois de algum tempo sem cultivar.
Antes não acontecia essas coisas comigo, o trigo não passava do ponto, contaminação era algo que só acontecia lá pelo 4º ou 5º flush...
O processo está servindo pra aumentar a empatia pelos novatos no cultivo 😂
 
Trigo é um ótimo substrato, porém, assim como a maioria dos grãos, é necessário alguns cuidados especiais, tais como : Usar uma cultura limpa, germinando os esporos no Agar, pra daí então passar para o trigo.
(fiquei um tempo tb afastado e voltei agora, inclusive focando os esforços iniciais em culturas de agar, que sempre pensei ser um bicho de 7 cabeças mas não é nada complicado, vale a pena e é divertido).
O tempo de esterilização pode ser maior também, no mínimo 1:30 min caso sua panela trabalhe a menos de 15 psi ( a maioria no Brasil trabalha na faixa de 11 psi).
 
Nova contaminação, mas desta vez o resultado é positivo, pois deu pra ver que, muito provavelmente, o problema vem da CL que estou usando.

Vou preparar mais trigo e uma seringa com esporos de outro carimbo, desta vez vou usar um carimbo de B+AKM.
Estou feliz e aliviado de ter identificado a origem do problema =)

O contaminante ADOROU o trigo que passou do ponto e em poucos dias já dominou os copos por inteiro.
Teve mais dificuldade no pote onde o trigo ficou no ponto, mas se apresentou lá também, nesse copo a marca da contaminação acompanha certinho a linha onde a CL foi inoculada, então o problema vem dela. O substrato não apresentou contaminação longe da linha onde fiz a inoculação, então o problema não está na esterilização dele.

@ExPoro esse bichinho ai enganou a gente 😂
 

Anexos

  • 82182713_733794170479176_1092524248561352704_n.jpg
    82182713_733794170479176_1092524248561352704_n.jpg
    140.2 KB · Visualizações: 24
  • 83195523_625557841529526_3173560968626044928_n.jpg
    83195523_625557841529526_3173560968626044928_n.jpg
    148.9 KB · Visualizações: 27
  • 81784416_593063977916812_1388616016887545856_n.jpg
    81784416_593063977916812_1388616016887545856_n.jpg
    125.1 KB · Visualizações: 29
  • 81811327_527665861182169_8332808132782718976_n.jpg
    81811327_527665861182169_8332808132782718976_n.jpg
    138.9 KB · Visualizações: 30
  • 82167587_463068964385147_2959140189571645440_n.jpg
    82167587_463068964385147_2959140189571645440_n.jpg
    142.1 KB · Visualizações: 27
Última edição:
Back
Top