Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Em Andamento Diário 002 - PF TEK - Uma nova tentativa - B+ AKM

Diário de cultivo em andamento.
Raças
B+ AKM
Inoculação
27/04/2025
Inoculação via
Multi-esporos
Assepsia (Inoculação)
Fluxo de ar quente do forno de cozinha
Aniversário
24/05/2025
Terrário
Caixa organizadora
Técnicas
PF TEK
Substratos
Vermiculita, Farinha de Arroz Integral
Salve, rapaziada! Abaixo meu diário da minha segunda experiência cultivando os Cogus.

26/04/2025 - PREPARO

1- Preparo do substrato de farinha de arroz integral (1 parte), vermiculita (2 partes) e água (1 parte);
2- Esterilizei os copos com álcool 70 e preenchi com o substrato;
3 - Acabei de preencher o copo com cerca de 1 cm de vermiculita seca, para funcionar como filtro;
3- Fechei os copos com papel alumínio, fixando-o com fita crepe. Adicionamos duas outras camadas de papel alumínio sem a fita;
4- Esterilizei os copos com substrato na panela de pressão por 40 minutos, deixando eles resfriarem naturalmente até o outro dia;

27/04/2025 - INOCULAÇÃO E INCUBAÇÃO

INOCULAÇÃO
1- Usei o fogão de cozinha como bancada, usando o fluxo de ar quente para ajudar no controle de possíveis infectantes.
2 - Abri o carimbo de esporos e usei a seringa para lavar os carimbos e criar a solução de esporos;
2 - Inoculei 10ml dessa solução em cada copo, fechando os furos com adesivo microporoso;

00 - Bancada.jpg01 - Bancada.jpg02 - Inoculação.jpg

INCUBAÇÃO
A incubação está sendo realizada em um caixa térmica, dispensei a termostato que usei no primeiro experimento por viver em uma região quente, me pareceu desnecessário.

03 - Berçário.jpg

21 DIAS DA INOCULAÇÃO

Dos 04 copos dois apresentaram alguma coisa, infelizmente uma delas era contaminação. Um dos copos tem se desenvolvido bem, apresentando um micélio aparentemente saudável. Caso continue assim, pretendo aniversariá-lo na próxima semana.

05 - Semana 03 (Contaminado).jpg
[Contaminado]

04 - Semana 03.jpg
[Bonitinho do papai]

Anexos

• 00 - Substrato.jpg
    00 - Substrato.jpg
    103.8 KB · Visualizações: 1
Que bacana companheiro, essa cepa b+akm é muito boa.
Espero que vc consiga mais sucesso nesse cultivo do que no anterior
05 - Semana 03 (Contaminado).jpg
[Contaminado]
Não vejo contaminação...
04 - Semana 03.jpg
[Bonitinho do papai]
LINDO.
A única coisa que eu te recomendaria fazer diferente do teu primeiro cultivo é não desmanchar os bolos para fazer casing. O pf é fraco nutricionalmente, acaba demorando bastante para colonizar, por isso frutifique eles no formato de bolos pf mesmo.
Caso queira montar casings ou monotube parte direto para o cultivo em grãos + substrato esterilizado.
Parabéns, continuo aqui na torcida...

Sim, mano. Eu percebi que não foi uma boa ideia desmanchar o bolo. Dessa vez vou manter ele no formato original.

Quero fazer alguns testes com caising, mas gostaria de usar uma caixa menor. Estava pensando em usar uma estufa germinadora.

Estufa.png
Valeu pelas dicas, Purunga!

Abraços.

Vc quer usar a germinadora como terrario para por casings, ou para ser o proprio casing (monotube)?
Sabe o que estou fazendo, eu tenho um monotube de 4,5 litros de bolo em uma caixa organizadora de 20l que aniversariei (não se monotube aniversária, mas eu quis dizer que pus em condições de frutificação) ontem de b+akm, tenho também um casing de Puerto Rico com um litro e pouquinho feito em pote de sorvete que vou aniversariar logo mais no meu terrario grandão, e mais alguns potes de milho terminando a colonização e esperando a desova que pretendo fazer em terrario de garrafa PET de 5L, vou montar um monotube pequeno com esses outros grãos nesses galões de água mineral para experimentar e ver se vale a pena.
Ao contrário da maioria que tem sorte com pftek e recomenda os iniciantes, eu prefiro cultivar com grão, na minha experiencia é mais rapido e com certeza mais produtivo (digo com certeza pelo o que o pessoal relata, pq meus pfs nunca frutificaram kkkkkkkk)

Back