Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Desinfecção com Peróxido de Hidrogênio?

maluspeior

Primórdia
Cadastrado
27/12/2010
1
37
Olá amigos, este deve ser meu primeiro post, espero estar fazendo direito, eu estou planejando meu primeiro cultivo vou seguir pela rota mais facil com PF TEK vermiculita mais arroz integral. O que mais me aflige é a contaminação do ambiente. Onde normalmente aqueles que cultivam, preparam a inoculação, falando de comodo da casa? Eu estou considerando usar uma glovebox, mas caso não role, uma das coisas que pensei em fazer é desinfetar o ambiente, é um forte oxidante de acordo com um artigo que li, é usado em industria alimenticia, ele ataca a membrana lipidica, o dna e outros componentes celulares, deve ser bom para evitar contaminação. Queria saber se alguem já usou e teve sucesso????

Caso alguem se interesse por meios de desinfecção esse artigo tem bastante informação que pode ser adaptada para o cultivo de cogumelos.
http://www.sbcc.com.br/revistas_pdfs/ed 18/18ArtigoTecnicoDesinfetantes.pdf
 
Olá e bem vindo ao fórum!

Peróxido de hidrogênio = água oxigenada. No cultivo de cogumelos, se usa normalmente no combate a contaminações já em andamento, não para desinfecção geral (pois é instável, perde o efeito rápido e custa caro). Para desinfecção geral, há substitutos.

Eu uso um borrifador com água sanitária diluída, para desinfetar tudo no local de trabalho (mesa, glove box, terrários, ferramentas, etc). O que não pode ser esterilizado com cloro, ou precisa secar rápido, eu uso álcool 70.

Só uso a glove box para fazer seringas. O restante faço tudo na sala ou quarto mesmo, porém com tudo fechado por algum tempo, para evitar correntes de ar.
 
Upvote 0
Eu uso um borrifador com água sanitária diluída, para desinfetar tudo no local de trabalho (mesa, glove box, terrários, ferramentas, etc). O que não pode ser esterilizado com cloro, ou precisa secar rápido, eu uso álcool 70.

Não recomendo esse método, a água sanitária é extremamente corrosiva, e deixa manchas por tudo. Um lenço com álcool 70o é muito melhor!

Como disse o Salamaleico, o peróxido de hidrogênio é água oxigenada. Ela é bastante utilizada para combater cobweb em casings e bulks, mas não para esterilizar superfícies e materiais de cultivo.

Você também pode comprar um desinfetante em spray, mas acho que são difíceis de achar aqui no Brasil.
 
Upvote 0
Não recomendo esse método, a água sanitária é extremamente corrosiva, e deixa manchas por tudo. Um lenço com álcool 70o é muito melhor!
Eu uso água sanitária no lugar de álcool, porque além de ser mais barato, tem efeito residual (o álcool evapora).

A minha mesa aliás é de vidro, e para efeito de assepsia eu não uso roupas durante os trabalhos, para não carregar fibras, poeiras, contaminantes. Então não tenho problemas com manchas ou corrosão.

Além disso a água sanitária não é usada pura, e sim diluída na proporção de 1:10 em água (cloro ativo a 0,20%).

O borrifador evita necessidade de contato físico para desinfecção, aumentando a assepsia.

Onde necessário evitar o contato com o cloro, aí sim limpo posteriormente com álcool, ou uso o álcool (70°) direto.
 
Upvote 0
Upvote 0
as peças metálicas podem ir pra panela d pressao ou flambadas tambem... alcool apenas nao garante uma boa esterilização.
 
Upvote 0
Flambar utensilios metálicos irá estragá-los, instrumentos cortantes por exemplo perdem a têmpera.

E esterilizar tudo toda hora na panela de pressão não é necessário nem prático, por isso existem os desinfetantes.
 
Upvote 0
sim sim entendo seu ponto de vista. temos como opção tb a estufa (calor seco) o uluz UV (radiação ionizante se nao me engano) mas entre os desinfetantes o alcool 70 nao é o melhor, sendo o procedimento correto de utilização borrifá-lo sobre a superficie e deixa-lo secar sozinho, mas repetir o procedimento por 3 x, garantindo assim uma melhor assepsia da superficie assim tratada. E os desinfetantes liquidos agem apenas em superficie de contato, qualquer reentrancia ou arranhão mais profundo pode acabar ocultando algum microorganismo que no fim nao sera eliminado.
 
Upvote 0
entre os desinfetantes o alcool 70 nao é o melhor,
Melhor ou pior depende da aplicação. Em questão de esterilização certamente o álcool não é o melhor, pois é um desinfetante de nível médio, assim como o cloro e o peróxido - existem desinfetantes mais fortes, de uso hospitalar e industrial. Mas para desinfecção média de superfícies e utensílios onde não pode ser usado cloro, o álcool é sim um dos melhores.

sendo o procedimento correto de utilização borrifá-lo sobre a superficie e deixa-lo secar sozinho, ...
Errado. O uso correto do álcool é esfregar. É necessário para que penetre em cavidades e seja mais efetivo... E a vantagem do álcool é justamente que ele evapora e seca sozinho sim, sem deixar resíduo. O mesmo deve ser feito com hipoclorito. Em ambos, a superfície deve estar previamente limpa / lavada, com sabão comum, para reduzir a carga microbial inicial.

temos como opção tb a estufa (calor seco) o uluz UV (radiação ionizante se nao me engano)
O tópico é sobre peróxido, e já o desviamos bastante para outros desinfetantes, então vamos manter nestes que tem uso parecido. Há outros tópicos sobre métodos de desinfecção por calor e radiação.
 
Upvote 0
Back
Top