Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Desidratador Solar

Tem toda uma literatura que diz que secar com calor diminui consideravelmente a potência (posso procurar depois o trecho do TMC que diz isso caso queiram). Parem de tentar reinventar a roda!!

Eu entendo o entusiasmo de criar novas soluções, mas secar no vento e depois finalizar na sílica ainda é a melhor opção (a não ser que você tenha um liofilizador $$$).

Brasil deve ser o único país que continua nesse senso comum de que calor degrada os ativos dos cogumelos... Um número considerável de gringos utilizam desidratadoras em largas escalas com temperaturas na faixa de 70⁰C.
A psilocibina tem uma temperatura de degradação superior a 150⁰C... Neguim cozinha/frita os cogumelos lá fora sem perca de potência considerável.
 
Sinceramente eu tenho um conhecido que só seca os cogus dele no sol (finaliza com silica), ele bota dentro duma touca cirúrgica e pendura no varal, eu já questionei sobre, eu disse que degradava e ele disse que já experimentou no ventilador e não sentiu diferença, porém é um sol "frio"! Ele mora nas montanhas de MG.
 
Sinceramente eu tenho um conhecido que só seca os cogus dele no sol (finaliza com silica), ele bota dentro duma touca cirúrgica e pendura no varal, eu já questionei sobre, eu disse que degradava e ele disse que já experimentou no ventilador e não sentiu diferença, porém é um sol "frio"! Ele mora nas montanhas de MG.
É porque não tem diferença irmão kkkkk... A galera desse fórum não seca utilizando calor baseados em um post onde o cara fala que "acha" que temperaturas superiores a 35⁰C são nocivas a psilocibina.
A psilocibina e psilociba suportam temperaturas de 150⁰C chutando mtmtmtmt pra baixo. Tem nego na gringa que seca na Air fryer e relata zero diferença.
Sabe oq destrói a psilocibina? Passar 3-4 dias secando cogumelo no ventilador em contato direto com o ar e deixando as enzimas, que a degradam, atuando de boas.
Esse fórum é foda pra caralho e me ajudou bastante nas minhas leituras iniciais, mas dá uma tristeza em ver como os mais "velhos" se prendem a informações completamente desatualizadas ou sem embasamento as vezes. E isso é um fator que faz o cultivo brasileiro ainda ser bem inferior ao estrangeiro.
 
É porque não tem diferença irmão kkkkk... A galera desse fórum não seca utilizando calor baseados em um post onde o cara fala que "acha" que temperaturas superiores a 35⁰C são nocivas a psilocibina.
A psilocibina e psilociba suportam temperaturas de 150⁰C chutando mtmtmtmt pra baixo. Tem nego na gringa que seca na Air fryer e relata zero diferença.
Sabe oq destrói a psilocibina? Passar 3-4 dias secando cogumelo no ventilador em contato direto com o ar e deixando as enzimas, que a degradam, atuando de boas.
Esse fórum é foda pra caralho e me ajudou bastante nas minhas leituras iniciais, mas dá uma tristeza em ver como os mais "velhos" se prendem a informações completamente desatualizadas ou sem embasamento as vezes. E isso é um fator que faz o cultivo brasileiro ainda ser bem inferior ao estrangeiro.

Eu seco meus cogumelos em um fan de computador, já deixei 5 dias secando e não notei perda de potência.
Esse é o meu relato, você acredita nele?

Qual o embasamento de falar que enzimas degradam ( degradam o que?) no cogumelo?

Se você não tem nenhum estudo comprovando que o calor não degrada a psilocina, então sua opinião tem o mesmo valor que o cara que falou que degrada.

Também temos um relato de um amigo aqui do fórum que usou a airfryer e perdeu 500g de cogumelos por isso, qual relato é mais confiável? O do estrangeiro, só por ele ser gringo?

Mesmo no shroomery, o pessoal recomenda utilizar no máximo 70°C pra secar no desidratador de alimentos.

Se você não testou por conta, não apresentou estudos ou argumentos plausíveis, então não adianta julgar os "antigos" e falar que estavam totalmente errados, se está cometendo o mesmo erro de afirmar sem comprovações.

Não me entenda mal, eu acho que o melhor jeito de secar é com o desidratador de alimentos.
Também fervo os cogumelos por 20 minutos pra fazer meu chá e tenho certeza que não perco potência.

Mas você afirmar que um tem embasamento e o outro não é um equívoco, a verdade é que ambos são só opinião e achismo enquanto não forem testados.

Desculpe a agressividade, mas parece meio vira-lata achando que o gringo é sempre melhor.

Drogas sintéticas com certeza é verdade, agora cultivo de cogumelo é o micelio que decide tudo, ninguém sabe o que aumenta a potência nós cogumelos e nem como medir a potência.

Tem pessoa que afirma ser no frio, no calor, nos 25 °c, que uma strain é mais potente que a outra.

Uma coisa podemos realmente afirmar, lá eles se preocupam mais com isolamento de cultura e com o rendimento, mas isso porque muita gente no shroomery produz para comércio, algo que não apoiamos aqui.

Então lá tem projetos maiores de "estufas", automações, substratos para render mais.

Pessoalmente, prefiro meu cultivo pra uso pessoal...
Não vejo isso como "inferior", mas como uma opção de personificar o cubensis e tratar com o respeito, não como droga comercializavel.
 
Eu seco meus cogumelos em um fan de computador, já deixei 5 dias secando e não notei perda de potência.
Esse é o meu relato, você acredita nele?

Qual o embasamento de falar que enzimas degradam ( degradam o que?) no cogumelo?

Se você não tem nenhum estudo comprovando que o calor não degrada a psilocina, então sua opinião tem o mesmo valor que o cara que falou que degrada.

Também temos um relato de um amigo aqui do fórum que usou a airfryer e perdeu 500g de cogumelos por isso, qual relato é mais confiável? O do estrangeiro, só por ele ser gringo?

Mesmo no shroomery, o pessoal recomenda utilizar no máximo 70°C pra secar no desidratador de alimentos.

Se você não testou por conta, não apresentou estudos ou argumentos plausíveis, então não adianta julgar os "antigos" e falar que estavam totalmente errados, se está cometendo o mesmo erro de afirmar sem comprovações.

Não me entenda mal, eu acho que o melhor jeito de secar é com o desidratador de alimentos.
Também fervo os cogumelos por 20 minutos pra fazer meu chá e tenho certeza que não perco potência.

Mas você afirmar que um tem embasamento e o outro não é um equívoco, a verdade é que ambos são só opinião e achismo enquanto não forem testados.

Desculpe a agressividade, mas parece meio vira-lata achando que o gringo é sempre melhor.

Drogas sintéticas com certeza é verdade, agora cultivo de cogumelo é o micelio que decide tudo, ninguém sabe o que aumenta a potência nós cogumelos e nem como medir a potência.

Tem pessoa que afirma ser no frio, no calor, nos 25 °c, que uma strain é mais potente que a outra.

Uma coisa podemos realmente afirmar, lá eles se preocupam mais com isolamento de cultura e com o rendimento, mas isso porque muita gente no shroomery produz para comércio, algo que não apoiamos aqui.

Então lá tem projetos maiores de "estufas", automações, substratos para render mais.

Pessoalmente, prefiro meu cultivo pra uso pessoal...
Não vejo isso como "inferior", mas como uma opção de personificar o cubensis e tratar com o respeito, não como droga comercializavel.

Bom, como eu já falei, eu estou embasado na literatura médica disponível, nas experiências de um povo que tem MT mais propriedade no cultivo que nós e nas minhas próprias experiências...
Em relação as minhas experiências e as dos gringos, não temos artigos e estudos publicados, mas te garanto que, pelo menos eu, fiz os dois testes diferente da maioria das pessoas que propaga a ideia de que há uma degradaçao (ventilador em 3 dias + sílica e desidratadora no 70⁰C). Tive como resultado que a desidratados é infinitamente superior.
Em relação à literatura, seguem em anexo as propriedades bioquímicas da psilocina e psilocibina:
Eu discordo do que você falou em relação a síndrome do "vira-lata"... Simplesmente creio que estamos nisso pra julgar e sermos julgados, (ou melhor, julgar nossas práticas) discutir e realmente derrubar teorias ultrapassadas. Além disso, abraçar técnicas e teorias que tem embasamento e que dão certo.
Só pq a maioria desidrata os cogumelos no ventilador e mantém certa potência, não quer dizer q seja o melhor método. E citar um mero achismo de que a degradação dos princípios ocorre acima de 35⁰C é pior ainda.
Reforçando, na gringa a galera realmente trabalha muito com isolamento, ou seja, faz dos testes deles (ventilador x desidratadora) mais fidedignos ainda, já que nem variável em relação a genética há.
Mas enfim, vai de cada um continuar com as velhas práticas.
Em relação as enzimas, existem alguns estudos falando da existência de certas proteínas que degradam os princípios ativos. E aparentemente o calor ajudaria a desnaturá-las. Ou seja, de acordo com essa informação, secar no ventilador não só é menos rápido, como é menos eficiente já que permite maior manutenção dos cogumelos em contato com o ar (oxidação) e em contato com tais enzimas.
Bom, como eu já falei, eu estou embasado na literatura médica disponível, nas experiências de um povo que tem MT mais propriedade no cultivo que nós e nas minhas próprias experiências...
Em relação as minhas experiências e as dos gringos, não temos artigos e estudos publicados, mas te garanto que, pelo menos eu, fiz os dois testes diferente da maioria das pessoas que propaga a ideia de que há uma degradaçao (ventilador em 3 dias + sílica e desidratadora no 70⁰C). Tive como resultado que a desidratados é infinitamente superior.
Em relação à literatura, seguem em anexo as propriedades bioquímicas da psilocina e psilocibina:
Eu discordo do que você falou em relação a síndrome do "vira-lata"... Simplesmente creio que estamos nisso pra julgar e sermos julgados, (ou melhor, julgar nossas práticas) discutir e realmente derrubar teorias ultrapassadas. Além disso, abraçar técnicas e teorias que tem embasamento e que dão certo.
Só pq a maioria desidrata os cogumelos no ventilador e mantém certa potência, não quer dizer q seja o melhor método. E citar um mero achismo de que a degradação dos princípios ocorre acima de 35⁰C é pior ainda.
Reforçando, na gringa a galera realmente trabalha muito com isolamento, ou seja, faz dos testes deles (ventilador x desidratadora) mais fidedignos ainda, já que nem variável em relação a genética há.
Mas enfim, vai de cada um continuar com as velhas práticas.
Em relação as enzimas, existem alguns estudos falando da existência de certas proteínas que degradam os princípios ativos. E aparentemente o calor ajudaria a desnaturá-las. Ou seja, de acordo com essa informação, secar no ventilador não só é menos rápido, como é menos eficiente já que permite maior manutenção dos cogumelos em contato com o ar (oxidação) e em contato com tais enzimas.
Os estudos das enzimas já eu mando, estou meio ocupado no momento.
Bom, como eu já falei, eu estou embasado na literatura médica disponível, nas experiências de um povo que tem MT mais propriedade no cultivo que nós e nas minhas próprias experiências...
Em relação as minhas experiências e as dos gringos, não temos artigos e estudos publicados, mas te garanto que, pelo menos eu, fiz os dois testes diferente da maioria das pessoas que propaga a ideia de que há uma degradaçao (ventilador em 3 dias + sílica e desidratadora no 70⁰C). Tive como resultado que a desidratados é infinitamente superior.
Em relação à literatura, seguem em anexo as propriedades bioquímicas da psilocina e psilocibina:
Eu discordo do que você falou em relação a síndrome do "vira-lata"... Simplesmente creio que estamos nisso pra julgar e sermos julgados, (ou melhor, julgar nossas práticas) discutir e realmente derrubar teorias ultrapassadas. Além disso, abraçar técnicas e teorias que tem embasamento e que dão certo.
Só pq a maioria desidrata os cogumelos no ventilador e mantém certa potência, não quer dizer q seja o melhor método. E citar um mero achismo de que a degradação dos princípios ocorre acima de 35⁰C é pior ainda.
Reforçando, na gringa a galera realmente trabalha muito com isolamento, ou seja, faz dos testes deles (ventilador x desidratadora) mais fidedignos ainda, já que nem variável em relação a genética há.
Mas enfim, vai de cada um continuar com as velhas práticas.
Em relação as enzimas, existem alguns estudos falando da existência de certas proteínas que degradam os princípios ativos. E aparentemente o calor ajudaria a desnaturá-las. Ou seja, de acordo com essa informação, secar no ventilador não só é menos rápido, como é menos eficiente já que permite maior manutenção dos cogumelos em contato com o ar (oxidação) e em contato com tais enzimas.

Os estudos das enzimas já eu mando, estou meio ocupado no momento.

E só complementando mais: não me entenda mal, os "velhos" entendem MT e é justamente nisso que acabam pecando as vzs em achar que já sabem demais.

Por exemplo, a maior base de estudos q eu utilizei até hj pra estudar foi esse fórum e, a partir de certo momento, o conteúdo daqui passou a agregar não tanto quanto antes, então fui atrás de outros fóruns, até que encontrei o shroomery.

A minha revolta maior é que lá vc quebra a cara com diversas informações "novas" e aqui há manutenção de ideias ultrapassadas... E, novamente, não me entenda mal, lá eles fazem a mesma coisa se apegando a "totens" de conhecimento como o RR que repassa conhecimentos que, as vezes, são baseado em sendo comum e vem com um pouco de arrogância.

Um outro exemplo pra sair desse assunto de secagem: Lá os caras usam centeio e sementes de pássaro como Spawn principalmente... E eles tem uma aversão quase que sacramentar em relação ao milho (onde o próprio RR fala que milho não serve pra nada a não ser fazer pipoca). No entanto, existem relatos lá de pessoas que tem enorme sucesso com o milho, não tem contaminação e etc (mesmo sem tindilizar)... E eu n preciso nem falar sobre a experiência BR em relação ao milho. Inclusive tenho colheitas MT mais massivas com milho em comparação aos gringos que usam esses grãos considerados superiores (nos casos sem isolamento).

Acontece que esse maior "apego" a informações antigas é MT mais intenso aqui, de acordo com a minha breve experiência e olhar mais imparcial.
 
Última edição:
Tive como resultado que a desidratados é infinitamente superior.
E como você mediu a capacidade deles?

Não sei se eu passei muito rápido, mas nos links só informa a "melting temperature".
A mudança de estado é diferente da capacidade biologica.
Você encontra muitos remédios que perdem a eficiência se ficarem expostos a + 45C, mas não derretem.
A mesma coisa acontece com nutrientes em vegetais cozidos.

já que nem variável em relação a genética há.
Um mesmo micélio não produz cogumelos com os mesmos valores de composto ativo... ou talvez produza... mas não temos provas.
O beneficio do isolamento é ter uma "safra" boa, não mais potente.


E só complementando mais: não me entenda mal, os "velhos" entendem MT e é justamente nisso que acabam pecando as vzs em achar que já sabem demais.
A ideia aqui é debater, não estou criticando VOCÊ (espero que entenda isso).
O conhecimento sempre tem que ser renovado, se a informação estiver errada, tem que ser rapidamente alterada.
Mas estou apenas fazendo o papel de verificar se o conhecimento que você colocou pode ser comprovado.
Até agora não houve comprovação que possa tornar o conhecimento oficial.

permite maior manutenção dos cogumelos em contato com o ar (oxidação)
Se você afirma que o contato com o ar aumenta a oxidação, por que o calor também não aumenta?
Você mesmo seca a 70C, secar a 150 não seria mais rápido e melhor então?

A questão do substrato é o preço e a facilidade de encontrar, aqui é muito mais barato o milho.
Lá fora você encontra mais congelado ou em lata.

A mesma coisa o desidratador de alimentos, no exterior custa 30,00€, o que é barato perto do salario "minimo".
Aqui o mais simples e fajuto você paga R$300,00. 1/4 do salario minimo do meu estado.
Claro que o pessoal vai preferir gastar 15 pila comprando uma ventoinha, que até agora se provou eficiente. (eu não tenho o que reclamar da secagem pelo método rudimentar)

O conhecimento no cultivo de cogumelo é beeeem básico, tanto aqui quanto lá.
Ainda tem muita coisa pra entender e aperfeiçoar.
É importante que venham pessoas como você criticar e por em prova os antigos métodos.
 
E como você mediu a capacidade deles?

Não sei se eu passei muito rápido, mas nos links só informa a "melting temperature".
A mudança de estado é diferente da capacidade biologica.
Você encontra muitos remédios que perdem a eficiência se ficarem expostos a + 45C, mas não derretem.
A mesma coisa acontece com nutrientes em vegetais cozidos.


Um mesmo micélio não produz cogumelos com os mesmos valores de composto ativo... ou talvez produza... mas não temos provas.
O beneficio do isolamento é ter uma "safra" boa, não mais potente.



A ideia aqui é debater, não estou criticando VOCÊ (espero que entenda isso).
O conhecimento sempre tem que ser renovado, se a informação estiver errada, tem que ser rapidamente alterada.
Mas estou apenas fazendo o papel de verificar se o conhecimento que você colocou pode ser comprovado.
Até agora não houve comprovação que possa tornar o conhecimento oficial.


Se você afirma que o contato com o ar aumenta a oxidação, por que o calor também não aumenta?
Você mesmo seca a 70C, secar a 150 não seria mais rápido e melhor então?

A questão do substrato é o preço e a facilidade de encontrar, aqui é muito mais barato o milho.
Lá fora você encontra mais congelado ou em lata.

A mesma coisa o desidratador de alimentos, no exterior custa 30,00€, o que é barato perto do salario "minimo".
Aqui o mais simples e fajuto você paga R$300,00. 1/4 do salario minimo do meu estado.
Claro que o pessoal vai preferir gastar 15 pila comprando uma ventoinha, que até agora se provou eficiente. (eu não tenho o que reclamar da secagem pelo método rudimentar)

O conhecimento no cultivo de cogumelo é beeeem básico, tanto aqui quanto lá.
Ainda tem muita coisa pra entender e aperfeiçoar.
É importante que venham pessoas como você criticar e por em prova os antigos métodos.

A forma de "medir" se dá de modo empírico, como te disse, testes e testes...
Em relação aos medicamentos que perdem a eficácia acima de determinada temperatura, isso se dá devido a degradação do composto ao atingir essa temperatura e isso não tem ND a ver se ele derrete ou não.
No entendo, outra situação bem diferente é quando há elevação da temperatura, o composto muda de estado físico, mas não é degradado (como no caso da psilocibina/psilocina). Um exemplo seria a água em temperaturas abaixo de 0⁰C e acima de 100⁰C... Há mudança de estado, mas não há degradação da substância (gelo e vapor continuam sendo água).
Em relação aos vegetais, eles não perdem suas propriedades nutritivas pq os nutrientes atingiram determinada temperatura e simplesmente perderam suas propriedades (existem temperaturas de maior atividade biológica sim, mas dentro de determinada variação a substância continua intacta e, caso retorne a temperatura ideal, terá uma atuação ideal)... Eles perdem suas propriedades pq atingiram determinadas temperaturas e foram degradados (ou diluídos em água).
Sim, o isolamento de uma genética não garante a potência exata de um cogumelo, mas garante a principal variável a altera a potência... E claro a as demais condições, como umidade, tempo de cultivo, substrato e etc, vão influir na potência... Mas, no geral, há a produção de frutos muito muito muito parecidos em potência com o isolamento.
Eu não disse que a temperatura não afeta a degradação ou aumenta a oxidação... Eu disse q a temperatura em si tem pouquíssima influência dentro de um limite aceitável e que a oxidação é um fator sabidamente mais agressivo aos ativos dos cogumelos.
Na teoria secar em temperatura de 150⁰ seria mais benéfico ainda, pois diminuiria o tempo de secagem e, consequentemente, a oxidaçao... Eu particularmente não tenho experiência nessas temperaturas, mas existem vários relatos lá no shroomery. No entanto, eu mesmo pretendo testar nas próximas colheitas.
Na real, a questão do substrato não é o preço pq wbs (sementes de pássaro) e rye (centeio) são MT mais caro (inclusive essa eh a justificativa q alguns usam pra trabalhar com milho)... Mas, mesmo sendo mais caro, eles dão preferência a esses grãos por criarem mais pontos de inoculação no substrato.
Em relação ao preço da desidratadora, é meio salgado msm, mas vai do q seja mais em conta pra ti. Pra mim, por exemplo, vale MT mais a pena, principalmente pelo preço em que eu conseguiria a sílica gel.
 
Meus querides,

Moro nas "montanhas" de MG e estou buscando o método mais simples possível. Meus cogumelos são colhidos no pasto aqui de casa e por ter uma energia elétrica limitadíssima, tenho optado pela desidratação solar, feita com uma caixa de madeira com um vidro em cima.

Achei muito interessantes todos os pontos. Ainda sigo na busca de entender se meu método de secagem é muito prejudicial pros meus cogumelos, em questão de perda de potência.
 
Meus querides,

Moro nas "montanhas" de MG e estou buscando o método mais simples possível. Meus cogumelos são colhidos no pasto aqui de casa e por ter uma energia elétrica limitadíssima, tenho optado pela desidratação solar, feita com uma caixa de madeira com um vidro em cima.

Achei muito interessantes todos os pontos. Ainda sigo na busca de entender se meu método de secagem é muito prejudicial pros meus cogumelos, em questão de perda de potência.
Oi delua, como você pode observar a discussão sobre a degradação da psilocibina ao ser exposta ao calor é bem complexa e ainda sem um veredito final.

No seu caso, como muitos que relatam coleta direto do pasto, na minha opinião, antes da preocupação com preservação de potência, há o fator da segurança alimentar, pois não se pode esquecer que esses cogumelos estão em contato direto com as fezes de animais, ainda expostos à insetos e suas larvas, tudo isso, fonte de microorganismos potencialmente perigosos.

Portanto, mesmo após sua secagem ao sol, que pessoalmente não vejo muitos problemas, apenas não os deixaria totalmente confinados, afinal a ventilação ajuda a dissipar a água evaporada, penso que é fundamental você fervê-los em água, por no mínimo 10 minutos, antes do consumo.

Esse método de infusão, além de ser medida de segurança, não causará perdas significativas de potência dos cogumelos, segundo incontáveis relatos. Ainda, como você tem o privilégio de morar nesse lugar paradisíaco, e quantidade de cogumelos não é um problema, você pode ir ajustando as doses com a experiência e assim ir descobrindo os níveis até onde quer chegar.
 
Back
Top