Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Desidratador Solar

WoD

Hifa
Membro Ativo
20/06/2018
178
15
Oi gente,

Estou pensando em construir um desidratador solar simples utilizando uma caixa de madeira e algumas latinhas de cerveja usadas.

Alguém que mora em locais de clima mais quente já utilizou o sol pra secar os cubensis? Li em alguns locais que isto pode ocasionar em uma perda de potência devido a incidência de raios UV que quebrariam a molécula.

No meu sistema, estou pensando em usar o sol pra desidratá-los usando o deslocamento de ar produzido por convecção de calor. Ou seja, o sol vai esquentar uns canos de alumínio produzidos a partir de latas, vou por esses canos de forma que o ar deles seja direcionado para uma câmara onde estarão os alimentos a serem secados. O deslocamento de ar quente será responsável pelo ressecamento.

O que vocês acham da ideia?

Me baseei numa série de videos gringos youtube. Basta por lá "solar dehydrator". Eles fazem utilizando madeira bonitinha e uma série de ferramentas caras. Eu estou pensando em fazer algo que custe menos de 30 pila e seja re-utilizável. Sílica para comestíveis tá cara.
 
Última edição:
Não sei sobre a perda da magia sob o calor...

Mas quero acompanhar essa ideia sua pq to afim de construir um pra desidratar cogus comestiveis :D
 
Alguém que mora em locais de clima mais quente já utilizou o sol pra secar os cubensis? Li em alguns locais que isto pode ocasionar em uma perda de potência devido a incidência de raios UV que quebrariam a molécula.
.
Realmente não se aconselha secar os cubensis com calor não... Muita gente concorda que ele perde potência, tem quem diga que até atrás da geladeira não seja ideal.
Por que você não faz o popular túnel do vento, ele seca que é uma beleza, depois pode-se conservar em arroz ou se quiser cracker-dry pode-se usar um anti-mofo (sem deixar o cogu em contato com o mesmo).
A ideia parece boa mas é bom estudar bem para ver se compensa mesmo.
 
Olha esse video:

View: https://www.youtube.com/watch?v=U-Gyr4dMbH0


Parece bastante simples.

Ao invés de usar uma estrutura de madeira na câmara de desidratação, podia ser simplesmente uma caixa de papelão forrada com papel alumínio ou aquelas caixas de leite.

Ao invés de usar a estrutura de madeira + vidro pra manter as latas juntas, eu acho que amarrá-las usando um saco plástico transparente já daria conta.

No vídeo, o equiq do cara fez 45°. Aqui no NE, eu acho que eu pego 50°. Se não, mais.
 
Mas e se os flushes vierem naquela semana de chuva ??
No NE as chuvas são mais do que previsíveis :D

Gente, pesquisei melhor e o que o @Mitopilubare falou é verdade. Eu havia pensado no aquecedor solar, pois vi que a temperatura que a molécula de Psilocina e Psilocibina aguenta é bem grande, então eu não conseguiria quebrá-la simplesmente aquecendo.

Esse raciocínio seria válido se estivesse tentando dissecar cristais dessas substâncias. Quando contidas nos cogumelos, elas não estão lá sozinhas. Outros compostos com potencial oxidante também estão. Aumentar a temperatura aumenta a velocidade dessas reações de oxidação e destrói as nossas Vitaminas P.

Ideia descartada.
 
Na minha humilde opinião, se você tiver uns cobres pra gastar (250), tem esse bichinho pra cozinha que vale a pena, pois serve pra muitos outros alimentos:

https://www.shoptime.com.br/produto...rm=COMPARADORES&sellerId=0&voltagem=110 volts

A temperatura em que opera é muito aquém de uma temperatura que quebraria as moléculas de psilocibina.

Se for secar na base do túnel de vento, recomendo um mínimo de sessenta horas, para depois preservar num invólucro com o anti-mofo neutro de cloreto de cálcio, deixando-os separadinhos, e não amontoados. Nada pior que abrir o invólucro e vê-los mofados.
 
Eu uso esse trem aí... seca em 6 h ! Top !! Perdi varios flushes antes da chegada desse nenem ...
 
Tem toda uma literatura que diz que secar com calor diminui consideravelmente a potência (posso procurar depois o trecho do TMC que diz isso caso queiram). Parem de tentar reinventar a roda!!

Eu entendo o entusiasmo de criar novas soluções, mas secar no vento e depois finalizar na sílica ainda é a melhor opção (a não ser que você tenha um liofilizador $$$).
 
Tem toda uma literatura que diz que secar com calor diminui consideravelmente a potência (posso procurar depois o trecho do TMC que diz isso caso queiram). Parem de tentar reinventar a roda!!

Eu entendo o entusiasmo de criar novas soluções, mas secar no vento e depois finalizar na sílica ainda é a melhor opção (a não ser que você tenha um liofilizador $$$).

É reinventando a roda que se produzem rodas melhores.
NASA ‘reinventa a roda’ para explorar Marte

:D:D:D:)
 
E se embalar cogumelos frescos naqueles embaladores à vácuo???
Aí você vai embalar cogumelos contendo água, o que vai manter as reações de oxidação acontecendo. Além disso particulas invisíveis de mofo e outros agentes podem ir na embalagem também, fazendo com que mofe com o tempo.
 
É reinventando a roda que se produzem rodas melhores.
NASA ‘reinventa a roda’ para explorar Marte

:D:D:D:)
Beleza, mas você não foi o primeiro a pensar nisso em anos de micologia dos psilocbes. Já foi pensado e rechaçado.
Tente reinventar uma roda nova... ;)

E se embalar cogumelos frescos naqueles embaladores à vácuo???
O vácuo é usado para impedir o desenvolvimento de micro-organismos aeróbicos. Mas não vai impedir que micros anaeróbicos continuem a se desenvolver, como o cobweb (se estiverem secos isto não ocorre pois os anaeróbicos precisam de água)...

Edit:
"Flash" dring at high temperatures should be avoided since the mushrooms lose much of their nutritive value and, as the case ma be, much of their psilocbin content.
— The Mushroom Cultivator
 
Última edição:
Ok ! Entendi !
Mas eu uso o desidratador pq lí aqui em algum topico que ele era o " cara" o "sonho de consumo " e que a temperatura dele nao era o sificiente para degradar o principio ativo .

Outra pergunta :
E o tempo de exposicao ao vento "frio", o qual passa de um dia , não afeta de alguma forma o cogumelo ?

Vou fazer uma experiência desligando a serpentina do desidratador de alimentos "Cozinha Divertida" e secar à temp ambiente e depois vou compararar os efeitos com os ( 1 Ton) que ja tenho secos à quente
:eba:
 
Última edição por um moderador:
Vou fazer uma experiência desligando a serpentina do desidratador de alimentos "Cozinha Divertida" e secar à temp ambiente e depois vou compararar os efeitos com os ( 1 Ton) que ja tenho secos à quente

Esta seria uma experiência interessante, mas tudo indica que, se houver alguma diferença, será tão sutil que poderá muito bem ser atribuída aos detalhes do momento (seu humor no dia, etc.) ou mesmo ao fato de alguns cogumelos serem naturalmente mais concentrados que outros em termos de psilocibina, apesar de apresentarem o mesmo peso.

Uma dica pra quem tem uma grande quantidade deles secos... é muito prático e cabe uma quantidade vitalícia, comprei e achei sensacional:

Tightvac Pote Hermético Vácuo 3,8l Branco - R$ 145,00

Quanto à citação do The Mushroom Cultivator ("Flash" drying at high temperatures), certamente se refere a métodos realmente "Flash" de secagem (tais como fornos), e não ao uso de desidratadores de alimentos que levam horas para secar os cogumelos a baixas temperaturas. De fato, parece ser um consenso em sites internacionais (como o Shroomery) a eficácia de desidratadores de alimentos para este fim. Há inclusive defensores de métodos ainda mais rápidos de secagem, inclusive utilizando fornos, mas daí já não tenho a menor ideia. Seja como for, se a psilocibina se degenerasse a temperaturas tão baixas quanto as do brinquedinho em questão, pode ter certeza que ninguém aqui sequer conheceria a expressão "chá de cogumelo". Aparentemente, a psilocibina não é uma molécula tão delicadinha quanto se possa imaginar... O que penso que ocorre é um cuidado relativamente exagerado por parte dos entusiastas, justamente por saberem da preciosidade que aí existe. Pessoalmente, penso que 50 horas de vento são tão ou mais psilo-oxidantes que algumas horinhas no desidratador.

Para fechar com chave de ouro: melhor perder um pouquinho da potência (se é que tal perda de fato se processa) do que correr o risco do mofo, então seja qual for o método, tenha certeza que estarão cracker-dry.
 
Seja como for, se a psilocibina se degenerasse a temperaturas tão baixas quanto as do brinquedinho em questão, pode ter certeza que ninguém aqui sequer conheceria a expressão "chá de cogumelo". Aparentemente, a psilocibina não é uma molécula tão delicadinha quanto se possa imaginar...
Ok, vou tentar explicar melhor o que ocorre. Não ocorre preciosismo algum... A cor azulada representa principio ativo oxidado como já sabemos e consequentemente principio ativo perdido. Sabemos a facilidade para azular um cogumelo, basta uma leve fissura em seu tecido. A substância não é tão estável assim.

A psilocibina é uma molécula bem mais estável que a psilocina pelo acido fosfórico que o mesmo carrega. A psilocina foi comparada pelo próprio Hofmann ao LSD pela sua alta volatilidade (lembrando que o LSD é sensível ao ar e até a luz). O que ocorre é que a temperatura mais alta pode contribuir para a desfosforilação da molécula que não ocorre de uma hora pra outra, por isso o chá deve ser tomado de imediato e não é aconselhado guarda-lo, diferente do que ocorre na desidratação em que a intenção é justamente isso.

Edit: Existe até um artigo interessante aqui no fórum que relaciona até a interação com certos tipos de metais com a desfosforilação indicando que até o material da panela usada para fazer o chá pode diminuir a potencia.
Pessoalmente, penso que 50 horas de vento são tão ou mais psilo-oxidantes que algumas horinhas no desidratador.
Tem o fato de que com o calor as fibras do cogumelo se dilatam deixando-o mais exposto. Perda sempre haverá, a questão é tentar diminui-la.
Para fechar com chave de ouro: melhor perder um pouquinho da potência (se é que tal perda de fato se processa) do que correr o risco do mofo, então seja qual for o método, tenha certeza que estarão cracker-dry.
Ok, cada um é livre para fazer o que quiser com seus cogumelos, mas acho que esses pontos precisam ser levantados.
 
Última edição:
Tem o fato de que com o calor as fibras do cogumelo se dilatam deixando-o mais exposto. Perda sempre haverá, a questão é tentar diminui-la.

Um tunel de ar com resfriamento aliviaria a perda de princípio ativo aí. Ou botar o tuúnel de vento normal, dentro do congelador.
 
Quanto à citação do The Mushroom Cultivator ("Flash" drying at high temperatures), certamente se refere a métodos realmente "Flash" de secagem (tais como fornos), e não ao uso de desidratadores de alimentos que levam horas para secar os cogumelos a baixas temperaturas.
Ah.. esqueci de comentar esta parte. Toda secagem com temperatura elevada é "flash" já que a intenção de elevar a temperatura é justamente para o processo ser mais rápido, e é isso que o Stamets se refere no livro.
De fato, parece ser um consenso em sites internacionais (como o Shroomery) a eficácia de desidratadores de alimentos para este fim. Há inclusive defensores de métodos ainda mais rápidos de secagem, inclusive utilizando fornos, mas daí já não tenho a menor ideia.
Bem, realmente desconheço esse consenso todo, a não ser que algo tenha mudado desde a época em que eu parei de frequentar o Shroomery.
Sobre a utilização do forno, no caso das amanitas é necessário seca-las em uma temperatura mais alta sim, pois com a temperatura mais alta ela perde a toxidade um pouco mais. No caso de psilocybes é totalmente desaconselhado.
 
Bom, o fato é que não precisa de muito para secar cogumelos com eficácia. Ta aí a minha engenharia e o resultado da secagem dela. Super eficiente. :)
20180817_165855-1.jpg
 
Back
Top